quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

LER E COMPREENDER - ENSINO MÉDIO - 05-02-2025

LER E COMPREENDER 

Prof.  Leonardo Ferreira

ATIVIDADE 1 

Leia o texto a seguir como base para o nosso primeiro debate-regrado. Para isso, faça algumas anotações no caderno.

MEC orienta escolas sobre a proibição de celulares; veja os detalhes

Lei estabelece regras para a utilização de smartphones na educação básica. Aparelhos só serão permitidos em atividades pedagógicas ou em casos excepcionais, como os de alunos com deficiência que necessitam de tecnologia assertiva

 

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), um evento virtual para orientar as escolas na proibição de uso de celulares durante aulas e intervalos. Esse veto aos aparelhos foi formalizado em 15 de janeiro, após o presidente Lula sancionar uma lei que se estende a toda educação básica, pública e particular (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

A pasta anunciou também que duas novas medidas devem ser tomadas em fevereiro:

Um decreto presidencial que esclarecerá pontos específicos da lei;

Uma resolução com diretrizes operacionais a ser emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

“A gente quer otimizar o uso, potencializar os benefícios e mitigar os efeitos nocivos [da tecnologia]” afirma Kátia Schweickardt, secretária da Educação Básica do MEC.

Aléssio Costa Lima, presidente da Undime, que une as secretarias municipais de ensino, reforçou a importância desses direcionamentos mais específicos. “Essa lei precisa constar nos regimentos escolares. Como vai ser a materialização dela no dia a dia? Isso precisa ser detalhado”, diz.

Veja as principais recomendações da pasta, transmitidas tanto no evento quanto em guias disponibilizados publicamente para as redes:

- As escolas devem reforçar que a medida foi tomada para proteger os alunos. “Vai haver resistência, como também houve quando cintos de segurança passaram a ser obrigatórios”, Diz Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC.

- As exceções devem ser respeitadas. Uso de celular é permitido em situações relacionadas:

A fins pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor em atividades planejadas;

À inclusão e à acessibilidade de estudantes com deficiência;

Ao atendimento a condições de saúde e garantia de direitos fundamentais.

“A lei não tira a tecnologia da educação. É sobre como utilizar  os dispositivos de forma intencional. Os professores precisam saber usá-los a seu favor” afirma Stefani.

- O local onde os celulares ficarão guardados será uma decisão de cada escola. O MEC não estipulará se os aparelhos devem permanecer na mochila do aluno ou em uma caixa controlada pelo professor. “não há uma imposição única. Colocamos algumas possibilidades no material de referência para as escolas”, afirma Stefani.

O guia diz que o ideal é que os alunos sequer levem os celulares para a aula. Mas, como é uma medida por vez inviável, é preciso “indicar um lugar seguro para que [os smartphones] fiquem retidos”.

- As secretarias de educação deverão desenvolver ações de apoio à saúde mental dos alunos. Nas escolas, a recomendação é que haja um processo de escuta e acolhimento.

Washington Bandeira, secretário da Educação do Piauí e membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), destacou a importância de os professores lidarem com a “abstinência” que crianças e jovens podem enfrentar quando forem privados de usar a tecnologia. O g1 noticiou casos de bebês que, em escolas que já proibiram o celular, sequer aceitavam comer sem ver um vídeo ao mesmo tempo.

- As restrições ao uso dos celulares deve se manter inclusive no “tempo livre”. “Precisa reservar o recreio e os intervalos para favorecer a necessidade social do convívio”, diz Lima. Ele ressaltou a importância de as crianças poderem brincar longe das telas.

- As práticas adotadas devem ser revistas periodicamente para ajustes e melhorias.

Entre a última segunda-feira (27) e a 1ª semana de fevereiro, a maior parte dos colégios públicos e dos particulares no Brasil inicia o ano letivo de 2025. No caso das instituições que ainda permitiam o uso do celular em sala de aula, é o início de uma “nova era”.

Em que momentos os celulares não poderão ser usados?

De acordo com a lei, o uso de celulares será proibido durante as aulas, recreios, intervalos e atividades extracurriculares.

Em algumas escolas e redes de ensino, por decisões locais, essa limitação já estava valendo em 2024. 

Existem exceções? Sim. Como dito no início da reportagem, a nova lei até permite que estudantes portem celulares nas escolas, desde que o uso fique restrito a situações excepcionais, como emergências e necessidades de saúde. Em atividades guiadas pelo professor, o uso também é liberado.

Qual é a justificativa para a lei? O MEC ressalta os principais problemas nas salas de aula na proibição dos celulares: distração de alunos; falta de interação social; problemas de saúde mental; impacto negativo no aprendizado.

O relator do projeto no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou estudos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que indicam os impactos negativos do uso excessivo de smartphones. Segundo o relatório de 2022, alunos que passaram mais de cinco horas diárias conectados obtiveram, em média, 49 pontos a menos em matemática do que aqueles que utilizaram os dispositivos por até uma hora.

No Brasil, 80% dos estudantes relataram distrações, durante as aulas, bem acima da média de outros países, como Japão (18%) e Coréia do Sul (32%). Além disso, Vieira apontou que o consumo excessivo de redes sociais está associado a transtornos de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental entre jovens.

Quando a medida começa a valer? Após a sanção de Lula, o projeto precisará ser regulado. Isso significa que regras para a aplicação da norma deverão ser estipuladas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que as orientações para aplicação serão traçadas ainda em janeiro. Um prazo será definido para adaptação das redes de ensino.

Como será feita a fiscalização? Onde os celulares ficarão guardados? O ministro Camilo Santana explicou que detalhes operacionais, como o local de armazenamento dos celulares (mochilas, caixas ou áreas específicas) dependerão da estrutura e da decisão de cada escola.

As consequências para os alunos que não seguirem a regra também deverão ser definidas pelas próprias instituições de ensino.

Santana destacou que a ideia principal é permitir o uso apenas para fins pedagógicos, evitando o uso individual fora das disciplinas escolares.

Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/01/31/proibicao-de-celulares-durante-aulas-e-intervalos-orientacoes-mec.ghtml> Acesso em: 05 fev. 2025.

 ATIVIDADE 2 

Para responder as questões a seguir, faça a audição do Podcast (link abaixo) e leia o texto da lei 15.100/2025 (link abaixo).


AUDIÇÃO DE PODCAST

ASSUNTO# 1.393 - G1: PODCAST. Natuza Nery: Lei que proíbe. Escolas sem celulares: crise de abstinência e adaptação. data Podcast disponível em: Acesso em: 05 fev. 2025.

ACESSE AQUI =>  PODCAST

LEI QUE PROÍBE USO DE CELULARES NA ESCOLA

LEIA AQUI =>  LEI 15.100/2025

Exemplo: leia a resposta das questões 1 e 9.

1.      O que é abstinência? Exemplo de resposta: Segundo o dicionário da Academia Brasileira de Letras (ABL), significa: “privação de algo, especialmente, prazeres...”. No aulete, o termo significa: "ação de se privar de algo, ou seja, de se abster". Rádio Câmara, Nomofobia: o vício  ao celular: o que saber e como evitar. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar/#:~:text=Leihge%20Roselle%20nos%20explica%20o,e%20principalmente%20nas%20rela%C3%A7%C3%B5es%20sociais.%E2%80%9D>Acesso em: 5 fev. 2025.

2.      Quais são os demais aparelhos, similares ao celular, citados na reportagem?

3.      Tendo em vista o conteúdo da reportagem,  existe alguma condição para o uso do celular?

4.      Que consequências imediatas são apontadas pela reportagem, quando os celulares são retirados dos estudantes?

5.      Quais os benefícios da lei para o crescimento psicossocial dos estudantes?

6.  Segundo o conteúdo do Podcast, existiria alguma relação entre atenção em sala de aula e uso de dispositivos celulares e similares?

7.      O que mais impactou a pesquisadora Luiza Tenente? Comente. 

8.      Quais são os argumentos favoráveis ao afastamento dos celulares (e similares) das salas de aula?

9.      O que diz a lei no 15.100/2025? Exemplo de resposta: A lei busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica Legislação foi sancionada nesta segunda-feira 13 de janeiro, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

10.  Comente a declaração do Ministro da Educação, Camilo Santana: “o objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”.

11.  Explique a relação entre o uso do celular para fins pedagógicos e o uso desses dispositivos móveis para atividades recreativas.

12.   Você é favorável à lei 15.100/2005? Explique.

13.  Os pais têm controle sobre os dispositivos móveis dos filhos? Explique?

14.  É possível conciliar o uso do celular com os estudos? Explique.

15.  De que forma a escola que você estuda tem tratado o assunto da lei 15.100/2025? Você concorda? Explique.


SUCESSO!

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