segunda-feira, 29 de setembro de 2025

PRODUÇÃO DE TEXTO: III TRIMESTRE - LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 


PRODUÇÃO DE TEXTO - III TRIMESTRE - LIBERDADE DE EXPRESSÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO COM BASE NO PODCAST: G1: GLOBO - NATUZA NERY - LIBERDADE DE EXPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL - ENTREVISTADO: THIAGO AMPARO  - 29/09/2025.

ACESSO AQUI => PODCAST - G1: GLOBO - O ASSUNTO - NATUZA NERY

RESPONDA:

CONSIDERE O TEXTO E O PODCAST (AMBOS NO LINK ACIMA) E RESPONDA.

01. Que paralelo poderá ser feito entre a liberdade de expressão nos EUA e no Brasil?

02. Por que o tema tem sido tratado INDISCRIMINADAMENTE nas redes digitais? Levante hipóteses e dê um exemplo e explique.

03. Sobre repertório, que citações você poderia sugerir no caso de uma dissertação escolar? Cite duas e comente.

Por exemplo:

Constituição Federal de 1988, Art. 5o., Inciso IV.


SOBRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL

🙋PROJETO DE TEXTO👀

04, Como você iniciaria uma introdução? Evidencie uma tese e dois tópicos frasais.

05. Que argumentos você defenderia nos desenvolvimentos (para isso, use: citações, comparações, dados confiáveis, alusões históricas etc.)? Neste caso, sugiro dois desenvolvimentos oriundos dos dois tópicos frasais da introdução.

06. Cite duas propostas de intervenção que estejam relacionadas aos problemas levantados na introdução e tratados nos desenvolvimentos. 

07. Ainda sobre o parágrafo de conclusão, escreva na seguinte sequência: AGENTE (Estado, Governo etc)+ AÇÃO (valorizar, implementar etc.) + MEIO (por meio do Ministério da Educação etc.) + FINALIDADE  (a fim de, para que...)+ DETALHAMENTO (órgão federal detentor do papel educacional brasileiro...). Além disso, escolha uma conjunção ou locução conjuntiva (coordenativa conclusiva, como: portanto, logo, então, desse modo, por conseguinte etc.) que irá introduzir sua conclusão.

ATENÇÃO! Durante as aulas, estudaremos (detalhadamente) as cinco competências exigidas na REDAÇÃO ENEM.

O QUE É UM PROJETO DE TEXTO? 

Segundo o Inep/MEC (2023, p. 16),

"É o planejamento prévio à escrita da redação. É o esquema que se deixa perceber pela organização estratégica dos argumentos presentes no texto. É nele que são definidos quais são os argumentos que serão mobilizados para a defesa do ponto de vista  e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente. Assim, o texto que atende às expectativas referentes à Competência III é aquele no qual é possível perceber a presença implícita de um projeto de texto, ou seja, aquele em que é claramente identificável a estratégia escolhida para defender o ponto de vista."


 

ESQUEMA:

1o PARÁGRAFO => Introdução: apresente: tema e tese => que tipo de introdução você pretende redigir? Aqui, sugiro: (a) alusão histórica, (b) definição, (c) citação, (d) contestação... Evidencie a tese, contextualize e exponha dois tópicos frasais (trata-se de um segmento que apresenta a ideia central daquilo que será desenvolvido). Atenção! Considere as palavras-chave do tema.

2o PARÁGRAFO => Desenvolvimento 1: argumento 1 => desenvolva o tópico frasal 1 => lembre-se de que este é o espaço da argumentação, portanto faça uso de seu repertório e das estratégias argumentativas de forma clara, com total coesão e coerência.

3o PARÁGRAFO => Desenvolvimento 2: argumento 2 => desenvolva o tópico frasal 2 => de igual modo que no parágrafo anterior, argumente com citações adequadas.

4o PARÁGRAFO => Conclusão: proposta de intervenção => quem é o agente? Qual a ação? De que modo a ação será implementada? Qual a finalidade? Mostre de forma detalhada. Aqui, você poderá iniciar o parágrafo da seguinte forma: 

          Portanto, é essencial que o Governo...

                                                                       ou

          Evidencia-se, portanto, que... 

COMPETÊNCIAS 



Sucesso! 

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