quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA - 2014 (ENSINO FUNDAMENTAL II)

MATERIAL EXCLUSIVO DO 6o. ANO
*** Paradidáticos:
A viuvinha, de José de Alencar; (Este será o primeiro livro)
Questões sobre o livro:

01.  Quem chegava à janela da casa e dizia com voz doce e afável: “Olha o sereno, Carolina!”?

 Dom Quixote, Miguel de Cervantes.
____________________________________________
Lembre-se! Todos os exercícios devem acompanhar o GUIA DE ESTUDO da coleção.
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA
____________________________________________

Atenção! Em construção. *** Crônica, p. 18; Linguagem (verbal e não verbal), p .20; Língua, p. 21; Variedades linguísticas (variedades linguísticas, variedade padrão); Linguagem formal e informal, p.3 1; gíria ou jargão, p. 33; Fonema e letra, p. 36-39; Narrativa: o enredo; Conto, p.46; Substantivo, p. 48-54; Flexão do substantivo (flexões: de gênero, de número, de grau), p.60-68; Ortografia (família de palavras), p. 69-71; Narrativa: a descrição, p. 72-77; O romance, p. 78; Determinantes do substantivo, p. 80-85; Adjetivo, p.88-93; Ortografia ( S e Z nas terminações -ÊZ, -EZ e -ESA, -EZA, p.94-95;Crônica com diálogo, p. 104-105; Flexão do adjetivo, p.106-111;Sinais de pontuação, p.116-123; Ortografia(o fonema /s/, p.124-125; Artigo, p. 140-145; Numeral, p.150-155; A argumentação, p.165-171; Artigo de opinião, p.172-173; Pronome 1, p. 174-182; Pronome 2, p. 188-195; Separação de sílabas, p. 196-199; A linguagem poética, p. 208-213; Poema, p.214-215; Verbo 1, p. 216-221; Verbo 2, p. 228-235; Ortografia (sílaba tônica: monossílabos átonos e tônicos, p. 236-239; A linguagem das histórias em quadrinhos, p. 240-249; Advérbio, p. 252-257; interjeição, p. 262-267; Ortografia (acentuação das oxítonas e das paroxítonas, p. 268-271;

NAS PEGADAS DAS AULAS

AULA 1 -                      3/02/2014
Produção de texto:
Apresentação do livro didático.
Título: "A casa da fazenda."
AULAS 2, 3 -                 5/02/2014
A narrativa: a ação, p. 12,13. 
Leitura, p. 14,15.
Atividade para ser realizada em casa:
Livro didático, p. 16,17.
Caderno: Linguagem verbal, não verbal e mista (colagem)
Leitura e análise da crônica, p. 18, 19.
AULAS 4, 5        6/02/2014
Continuação dos exercícios, p. 20.
Exercício de aplicação (caderno)
Recolhimento das redações para correção.
Atividade para ser realizada em casa: "GUIA DE ESTUDO", p. 12-15.
Entrega: 13/02/2014.

AULA 6,7      12/02/2014

Leitura: a hora da fábula (Interpretação de texto)
Produção de texto: CARTA
Orientações para a leitura do paradidático
Pesquisa sobre: "Bullying e Ciberbullying".
Entrega da pesquisa: 14/02/2014
AULA 8    13/02/2014
Correção da pesquisa: "Bullying e Cyberbullying"
Produção de texto: redija uma "dissertação-argumentativa" sobre o assunto pesquisado (Bullying e Cyberbullying). Prorrogado
Revisão dos exercícios.
AULA 9 - 14/02/2014
Resolução dos exercícios: GUIA DE ESTUDO, p. 12-15.
Correção da pesquisa: "Bullying e Cyberbullying"
Produção de texto: redija uma "dissertação-argumentativa" sobre o assunto pesquisado (Bullying e Cyberbullying).
Entrega: 21/02/2014
_____________________________
Lembre-se! Usaremos sempre:
1. Livro didático;
2. Guia de estudo;
3. Paradidático (Como está o leitor?);
4. Dicionário
5. Caderno

________________________________________________
MATERIAL EXCLUSIVO DO 7o. ANO 
*** Paradidáticos para o 7o. Ano:
Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto;(Este será o primeiro livro)

 Senhora, de José de Alencar.
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

***Narrativa: a personagem, p. 12-17; Tira, p. 18-19; Revisão determinantes do substantivo e flexão do substantivo, p. 20-28; Revisão pronome, p. 34-40; Revisão: acentuação das proparoxítonas e das oxítonas, p.41-43; O tempo na narrativa, p. 44-51; Revisão: verbo, p. 54-61; Notícia, p. 64-65; Verbo 1, p. 66-71; Acentuação das paroxítonas, p. 72-73; Narrativa: a descrição, p. 74-79; Verbo 2, p.82-88; Conto de aventura, p.94-95; Verbo 3, p.96-102; Acentuação nos hiatos e ditongos abertos, p. 103-105; A entrevista, p. 106-113; Revisão advérbio, p. 116-119; Reportagem, p. 122-123; Elementos de ligação 1: a preposição, p. 124-129; Acentuação das paroxítonas, do i e do u nos hiatos e dos ditongos abertos, p. 130-131; Elementos de ligação 2: a conjunção, p. 146-151;
 
NAS PEGADAS DAS AULAS

AULAS 1, 2    -            5/02/2014
Narrativa: a personagem, p. 12, 13.
Leitura: a tira.
Produção de texto, p. 18, 19.
Atividade para ser realizada em casa:
Cole figuras e crie uma "HQ"(História em Quadrinho) a partir do tema: " ECOLOGIA".

AULAS 3, 4  -            6/02/2014
Continuação da resolução dos exercícios, p. 20.
Flexões dos substantivos
Pesquisa: gênero do substantivo (masculino, feminino, comum de dois, sobrecomum e epiceno) Entrega: 13/02/2014
Atividade para ser realizada em casa: "GUIA DE ESTUDO", p. 13, 14.
AULA 6,7          12/02/2014
Correção dos exercícios, p. 20-23.
Exercício de Aplicação (gênero dos substantivos e coletivos.)
Flexão de número (substantivos)

AULA 8,9  13/02/2014

Plural das palavras compostas
Questionário sobre o paradidático e orientação de leitura

AULA 10  14/02/2014
Resolução dos exercícios: GUIA DE ESTUDO

________________________________________
Lembre-se! Usaremos sempre:
1. Livro didático;
2. Guia de estudo;
3. Paradidático (Como está o leitor?);
4. Dicionário
5. Caderno


MATERIAL EXCLUSIVO DO 8o. ANO  
*** Paradidáticos para o 8o. Ano:
Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida;

01.  Quais as principais personagens da obra?

Dom Casmurro, de Machado de Assis.


CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O narrador, p. 13;Conto em 3ª. pessoa, p.18 e 19; Revisão: sujeito, predicado, adjunto adnominal, predicativo do sujeito, p.20-25; Relato autobiográfico, p. 28-29; Revisão: transitividade verbal, objeto direto e objeto indireto, predicado verbal, adjunto adverbial, p.30-36; Acentos diferenciais, p. 37-39;Narrativa: ponto de vista, p. 40-45; Predicativo do objeto, predicado verbo-nominal, p. 48-51; Reportagem, p.56-57; Vozes verbais, p. 58-63; Grafia de algumas palavras e expressões, p. 65-67; A descrição objetiva e a subjetiva, p. 68-73; Complemento nominal, p.76-81;A descrição subjetiva no diário de viagem, p.86-87;  Aposto e vocativo, p. 88-92; Emprego de Ç/C e SS/S, p.93-95; A estrutura do texto teatral, p. 96-103; Adaptação de texto para teatro, p.104-105; Pontuação nos períodos simples e compostos (vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, travessão), p. 106-113;Revisão: oração e período, período composto por subordinação, p. 120-123; Emprego de h, emprego de “e” ou “i”, p.124-127; Formas de organização da exposição, p. 134-139; Reportagem, p. 140-141; Orações subordinadas substantivas (parte 1), p.142-148; Artigo expositivo, p.152-153;Orações subordinadas substantivas (parte 2), p. 154-160; Locução prepositiva e locução  conjuntiva, p.161-165; A argumentação, p.170-177; Artigo de opinião, p. 178-179; Orações subordinadas adverbiais (parte 1), p.180-187; Orações subordinadas adverbiais (parte 2), p. 192-197;Emprego de “o” ou “u” e de “u”, “l” ou “o”, p.198-201;Recursos da linguagem poética, p.206-211; Poema, p. 212-213; Pronomes relativos, p. 214-220; Poema, p.224-225; Orações subordinadas adjetivas, p. 226-231; Verbos no plural: ter, vir, ver, crer, ler e dar, p.232-233; Artigo de opinião, p.246-247; Emprego da vírgula no período composto por subordinação, p. 248-252; Revisão: morfossintaxe, p. 260-265.
___________________________________________
NAS PEGADAS DAS AULAS

AULA    -        5/02/2014
Estudo da imagem: o narrador
Leitura, p. 14,15.
Interpretação de texto, p. 16.

AULA  2   -        6/02/2014
Produção de texto, p. 18.
Revisão: sujeito e predicado, p. 20.

AULAS 3, 4 - 7/02/2014
Tipos de sujeito e resolução de exercício, p. 21.
Adjunto adnominal, p. 22.
Exercício para ser resolvido em casa: "GUIA DE ESTUDO", p. 13- 16.
Entrega: 11/02/2014

AULA 5  -   7/02/14
Continuação dos exercícios, p. 23.
Atividade para ser realizada em casa: "GUIA DE ESTUDO", 13, 14.
AULA 6  -  12/02/2014
Exercício (sujeito e predicado):análise de tirinhas e de fragmentos do texto indicado.
Atividade para ser realizada em casa: "GUIA DE ESTUDO", p.13-15.
AULA 7 - 13/02/2014
Resolução dos exercícios(classificação do sujeito)
AULAS 8,9  - 14/02/2014
Continuação, p. 22.
Predicativo do sujeito, p. 23.
Atividade para ser realizada em casa, p. 24.
Questionário sobre o paradidático
Entrega: 21/02/2014
Produção de texto: "dissertação-argumentativa"
Assunto: "Redes sociais e você."
Entrega: 19/02/2014

_______________________________
Lembre-se! Usaremos sempre:
1. Livro didático;
2. Guia de estudo;
3. Paradidático (Como está o leitor?);
4. Dicionário
5. Caderno
 
 
 


MATERIAL EXCLUSIVO DO 9o. ANO
*** Paradidáticos para o 9o. Ano:
Otelo, de William Shakespeare;

01.   O que motivou a revolta de Iago contra Otelo?

Iago já estava descontente por ser subordinado a um mouro pagão. Além disso, um fato do general ter promovido o jovem Cássio, um matemático de Florença à patente de primeiro tenente.
02.   Qual foi o plano de Iago para expor Otelo a um grande constrangimento entre as autoridades de Veneza?

03.   Qual foi a “sentença” escolhida pelo conselho para resolver definitivamente o escândalo do casamento do mouro com a jovem Desdêmona?

04.   Não é personagem do livro Otelo, de William Shakespeare.

A)     Montano
B)      Cássio
C)      Iago
D)     Brabâncio
E)      Romeu

05.   Assinale opção falsa em relação à pessoa de Desdêmona.

A)     Filha de um rico comerciante e senador de Veneza.
B)      A jovem tinha cabelos loiros e encaracolados.
C)      Fugiu com o mouro, porque temia contar a verdade ao pai.
D)     Jovem que tinha por religião o catolicismo.
E)      Mulher bonita e astuciosa que traiu a confiança do general.

06.   Por que Otelo não foi aceito na sociedade veneziana?

07.   Ocorreu definitivamente um rapto envolvendo o general e  Desdêmona? Explique.

08.   Quem liderou a frota veneziana para proteger  Chipre? Por quem a ilha estava sendo atacada e qual o seu valor de Chipre para Veneza.

09.   Qual foi o episódio que permitiu a entrada de Otelo  para o exército de Veneza?

10.   Faça um relato sobre o primeiro presente que o guerreira dera a graciosa Desdêmona. Qual a importância desse objeto para o enredo do livro? 

Dom Casmurro, de Machado de Assis.


Conteúdo de Língua Portuguesa
Narrativa: a construção do humor, p. 12-15; Crônica de humor, p. 16-17; Revisão: morfossintaxe, p. 18-24; Revisão: orações subordinadas, p. 30-36; Ortoepia e prosódia, p.37-39; Narrativa: a construção da verossimilhança, p. 40-47; Orações coordenadas, p. 50-55; Conto de suspense, p. 60-61; Conjunções coordenativas, p. 62-65; Empregos de porque, porquê, por que e por quê, p.66-69; Narrativa: a descrição, p. 70-75; A descrição no relato, p. 76-77;  Emprego da vírgula, p. 78-84;  Relato de viagem, p. 88-89; Colocação pronominal, p.90-97;  Acentuação: verbos com pronomes enclíticos, p.98-99; As estruturas do texto expositivo, p. 104-109; Artigo expositivo, p. 110-111; Concordância nominal, p. 112-117; Concordância verbal, p. 120-127; O fonema /s/, p.128-129; Argumentação: o debate, p. 134-139; Debate, p. 142-143;  Regência verbal, p. 144-149; Regência nominal, p. 156-158; Revisão: acentuação, p. 159-161;  Argumentação, p. 162-169;  Artigo de opinião, p. 170-171; Crase (parte 1), p. 172-175; Crase (parte 2), p. 182-187; Emprego de “há” ou “a”, p. 188-191; Poema visual. Prosa poética, p. 196-201;  Figuras de linguagem (parte 1), p. 202-209; Conto em prosa poética, p. 214-215; Figuras de linguagem (parte 2), p. 216-221; Linguagem publicitária, p. 226-235; Anúncio publicitário com apelo ético, p. 236-237;  Estrutura das palavras, p. 238-247; Anúncio publicitário com recursos poéticos, p. 252-253; Processos de formação de palavras, p. 254-261; Emprego do hífen, p. 262-265.
_______________________________

Lembre-se! Usaremos sempre:
1. Livro didático;
2. Guia de estudo;
3. Paradidático (Como está o leitor?);
4. Dicionário
5. Caderno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário