Qual a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário?
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
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Saberes docentes
"... o professor tem de trabalhar com grupos, mas também tem de se dedicar aos indivíduos; deve dar a sua matéria , mas de acordo com os alunos, que vão assimilá-la de maneira muito diferente; deve agradar aos alunos, mas sem que isso se transforme em favoritismo; deve motivá-los... devem avalia-los, sem excluí-los, etc. Ensinar é, portanto, fazer escolhas constantemente em plena interação com os alunos." (TARDIF, Muarice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010, p.132)
"O
que os linguistas brasileiros vêm efetivamente combatendo é o caráter
excessivamente artificial do nosso padrão; é a concepção do padrão como uma
camisa-de-força e todos os preconceitos daí advindos."
(FARACO,
Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola
Editorial, 2008, p.79.)
"No
Brasil, as diferenças linguísticas socialmente condicionadas não são seriamente
levadas em conta. A escola é norteada para ensinar a língua da cultura
dominante; tudo o que se afasta desse código é defeituoso e deve ser
eliminado... A escola não pode ignorar as diferenças sociolinguísticas. "
(BORTONI-RICARDO,
Stella Maris. A variedade linguística como processo identitário:
sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editora, 2005, p. 14-15.)
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