quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

LÍNGUA PORTUGUESA

O português é língua oficial em oito países, a saber: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Segundo alguns pesquisadores, esse idioma  é falado por uma comunidade superior a 230 milhões de pessoas.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

PRODUÇÃO TEXTUAL

OUTRAS CONTRIBUIÇÕES TEMÁTICAS

Longevidade e qualidade de vida na terceira idade
O novo perfil de leitor no século XXI
A depressão em crianças e adolescentes
A automedicação: os riscos de uma atitude irresponsável
Tradição e modernidade: como conciliar?
Pós-Modernidade e a crise da verdade
Ficção científica e a realidade tecnológica

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PRODUÇÃO TEXTUAL - NOVAS PROPOSTAS TEMÁTICAS

PRÊMIO NOBEL: AS CONQUISTAS DA CIÊNCIA

NOBEL DE LITERATURA
Jornalista bielorrussa de 67 anos -  SVETLANA ALEXIEVICH -  venceu o NOBEL DE LITERATURA.

TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO AVANÇA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS NO BRASIL
(Polêmicas, bioética, novas descobertas no exterior, biossegurança, etc.)

LEI DA PALMADA
LEI No. 13010 DE JUNHO DE 2014.
Quais as principais polêmicas? Quem "deve educar": família ou Estado? Educação através de castigo físico (sofrimento físico, humilhação, etc.)? Quais as consequências? Quais os caminhos da disciplina? Como tratar os casos de agressão?

domingo, 4 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL - 2015

ENSINO MÉDIO - 2015

ATENÇÃO!!!

A AVALIAÇÃO PARCIAL IV  DE PRODUÇÃO TEXTUAL SERÁ APLICADA EM:
19/10/2015

OS TEXTOS MOTIVADORES PODERÃO ABORDAR:

1. A ARTE COMO ANTÍDOTO NO SÉCULO XXI (3o. ANO)
2. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A OPINIÃO DOS JOVENS (1o. ANO)
3. AS PRÁTICAS ECONÔMICAS E O SEU REFLEXO NO COMPORTAMENTO HUMANO NO SÉCULO XXI (2o. ANO)
4. O HOMEM E A MÁQUINA: RISCOS E BENEFÍCIOS (2o. ANO)
5. A SEGURANÇA "CIBERNÉTICA": VULNERABILIDADE GLOBAL (3o. ANO)
6. "NAVEGAR É PRECISO": O HOMEM E O ESPAÇO INTERPLANETÁRIO (3o. ANO)
7. CONFLITOS NA SÍRIA E AS INTERVENÇÕES DAS GRANDES POTÊNCIAS (3o. ANO)
8. O SENSACIONALIMO E A BANALIZAÇÃO DO SER HUMANO (3o. ANO)
9. O QUE É DEMAGOGIA?  (2o. ANO)
É uma palavra de origem grega (δημαγωγία) que significa em linhas gerais: "a arte de conduzir o povo". O seu cultor, ou seja, o demagogo está intimamente relacionado com a política. Dessa forma, atua de forma cínica apelando para as emoções do público. Com isso, o cultivador dessa prática supervaloriza ou estimula: preconceitos, medos e vaidades por meio da retórica a fim de alcançar benefícios pessoais.
10. OS PASSOS DA POLÍTICA BRASILEIRA E OS REFLEXOS NA ECONOMIA ATUAL ( 3o. ANO)
11. OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO SÉCULO XXI (1o. ANO)
12.VÍCIO EM TECNOLOGIA (1o. ANO)
Durante o Congresso Brasileiro de Pediatria no Rio de Janeiro, o cyberbullying e o vício em tecnologia foram discutidos por especialistas como uma doença séria que está afetando crianças. Assim, esse mal foi comparado a dependência química, podendo causar ansiedades e depressão nos infantes. Disponível em: www.r7.com.
13. TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO AVANÇA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS NO BRASIL (3o. ANO)
14. LEI DA PALMADA ( 1o. e 2o. ANOS)
LEI 13.010 DE JUNHO DE 2014

Você poderá enviar uma pergunta ou fazer um comentário.
Obrigado por visitar o BLOG!

domingo, 2 de agosto de 2015

LINGUAGEM

"É preciso reivindicar o valor da palavra, poderosa ferramenta que pode mudar nosso mundo mesmo nessa época de satélites e computadores." (William Golding)

AULA DE PORTUGUÊS
Carlos Drummond de Andrade
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é que sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância
Figuras  de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
(In Andrade - 1979)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Linguagem e Literatura


A função da escola, na área da linguagem, é introduzir a criança no mundo da escrita, tornando-a um cidadão funcionalmente letrado, isto é, capaz de fazer uso da linguagem  escrita para sua necessidade individual de crescer cognitivamente e para atender às várias demandas de uma sociedade que prestigia esse tipo de linguagem como um dos instrumentos de comunicação (KATO, 1995, p.7).



Negar a fruição (usufruto) da Literatura é mutilar nossa humanidade (CÂNDIDO, 1995, p. 235)



 
 


terça-feira, 7 de abril de 2015

EM DIA COM O ENEM


Em dia com o ENEM - 2016
........................................................................................................................................................


Recife, 4 de abril de 2015.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
#ENEM

Com o advento das redes sociais e afins, o hashtag tem sido empregado largamente na dinâmica comunicativa atual. Este recurso, representado pela cerquilha (#), é usado especialmente no Twitter, além disso, pode-se adicioná-lo ao Facebook, ao Google+ ou ao Instagram. Por outro lado, verifica-se a aplicabilidade  desse sinal tipográfico (#) em anúncios, cartazes, tirinhas, etc. Esse sinal ganhou tanta notoriedade que o dicionário Oxford o adicionou ao seu repertório. Assim sendo, hashtag é definido como “palavra ou frase após uma cerquilha para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico...” Por esse motivo, penso que haverá uma questão, na prova do  ENEM 2015, direcionada à abrangência sígnica do (#) Hashtag.

Leonardo Ferreira
.....................................................................


Recife, 11 de abril de 2015.

          QR CODE  ENEM


          Esta semana, eu estava a ler um dos jornais de Pernambuco e observei, desta feita com mais profundidade, uma sugestão codificada no final de algumas colunas.  É certo que muitas vezes lemos os textos e não paramos para observar os diferentes códigos que povoam um suporte como um jornal. Assim, quero me deter a um código pouco mencionado nos livros didáticos.   Trata-se do QR Code. A propósito, você sabe o que significa essa sigla?

          Certamente você já viu essa nova forma de registro em: jornais, revistas, embalagens, etc. Esse código vem da expressão: Quick Response, ou seja, resposta rápida. Assim, tal recurso pode ser decodificado a partir de qualquer celular com câmera ( para tanto, é necessário "baixar" o leitor de códigos QR Code Reader). O processo é muito simples: basta submeter a referida imagem à lente do aparelho, que o selo é convertido em texto (interativo). Essas informações podem vir em cadeia de caracteres, número de telefone, e-mail, localização, um contato ou um SMS.
          Diante da versatilidade desse "novo" processo linguístico, recomendo uma pesquisa sobre o uso dessas barras bidimensionais, uma vez que a imagem codificada  pode ser um forte palpite para o ENEM 2015.

Leonardo Ferreira
..........................................................................
Recife, 19 de abril de 2015.
 "ESC THE MACHINE"

          O professor e chefe do departamento de comunicação da Indiana University of Pennsylvania, Luís Camilo Almeida,  lança uma campanha nos Estados Unidos e também no Brasil: "ESC THE MACHINE". Para o pesquisador, a exposição exagerada às máquinas pode acarretar uma séries de prejuízos à saúde. O educador confessou, em entrevista, que foi diagnosticado  com uma espécie de labirintite causada por estresse e pelo uso excessivo do computador, por essa razão, ele propõe a "desconexão" a fim de trazer à reflexão a relação homem-máquina.  Segundo o conceituado estudioso, o uso exagerado da tecnologia "faz o homem se comportar como máquina".   

Leonardo Ferreira
 .............................................................................................................................

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Queridos estudantes, no meu entendimento, o ENEM 2015 dará ênfase a intergenericidade, uma vez que a hibridação entre os gêneros tem sido uma constante nas relações humanas.

Em primeiro lugar, é importante que os candidatos estudem os gêneros digitais, porque esses recursos permitem uma série de possibilidades sígnicas. Assim sendo, por considerar essas novas propostas textuais riquíssimas em significado, em minhas aulas, fiz algumas observações sobre o hipertexto e outros usos da internet de modo síncrono (chat) e assíncrono (e-mail).

Quanto ao estudo da imagem, os estudantes deverão atentar para as produções artísticas, sobretudo na pintura. Assim, destaco os seguintes nomes: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cícero Dias e outros que veremos ao logo das aulas.

Além dos artistas clássicos, os candidatos deverão levar em consideração a pintura marginal. Sendo assim, trago alguns exemplos dessa tendência, a saber: a arte naïf, e o Graffiti. Ainda nesse raciocínio, quero salientar a importância da fotografia, dos vídeos e das performances (dança, canto, mímica, teatro, etc.) como formas multimodais da linguagem.

Do ponto de vista gramatical, no que tange as relações semânticas dos conectivos, é provável que as questões abordem comparação de sentido entre as conjunções nos diferentes textos. Por exemplo, a conjunção expressando oposição (com destaque para a conjunção coordenativa adversativa) e outra também expressando oposição (com destaque para a conjunção subordinativa concessiva) ou a primeira (conjunção coordenativa adversativa "mas") indicando em um contexto adição e em outro soma. 

Voltando aos gêneros, no que diz respeito às tirinhas e aos anúncios, as questões do referido certame exigirão do estudante uma observação mais apurada dos aspectos textuais. Em outro momento, a compreensão da ideia central desses textos exigirá do candidato: conhecimento de mundo, conhecimento enciclopédico e conhecimento linguístico.  Lembre-se de que esses textos têm o caráter multimodal, ou seja, leva em consideração todos os detalhes (linguagem verbal, linguagem não verbal, formas, cores, etc.).

Por fim, façam revisões constantes sobre algumas abordagens presentes em revistas e jornais que exigem do leitor maior atenção, tais como: infográficos, mapas e tabelas, uma vez que algumas questões irão requerer do estudante, como já foi dito, uma compreensão linguística mais ampla, inclusive a linguagem  matemática no âmbito da multimodalidade.   Diante disso, não se esqueçam de que pode surgir uma questão envolvendo texto e infográfico ao mesmo tempo.



Leonardo Ferreira  

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PRODUÇÃO DE TEXTO - ENSINO MÉDIO

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)
......................................................................................................
 

É muito importante considerar os diferentes componentes associados ao texto (mesmo no ato da correção), sendo assim, irei desenvolver um estudo sobre: coesão, coerência, informatividade e intertextualidade. Penso que é muito válido destacar o que defende Irandé Antunes (2010, p. 38) quando afirma que "o fato de apenas nos fixarmos em questões de gramática, sobretudo naquelas ligadas à norma-padrão, nos fez deixar de ver muitos outros componentes também fundamentais para a comunicação relevante e adequada socialmente". (grifo nosso) 
Além disso, pretendo vislumbrar outros aspectos relacionados à produção de texto ao longo do nosso projeto. 

DIFERENÇA ENTRE TÍTULO E TEMA

Sabe-se que TÍTULO e TEMA têm significados distintos. A esse respeito, conforme defende Branca Granatic, o TÍTULO pode ser explicado como uma referência vaga a um assunto, por essa razão se constitui por uma expressão curta e, na maioria das ocorrências, não há a presença de verbo. Por outro lado, o TEMA é uma afirmação sobre um assunto qualquer em que se percebe uma tomada de posição. Assim, o TEMA normalmente apresenta um começo, um meio e um final. Por apresentar ao menos um verbo, o TEMA pode ser uma oração. Exemplo:
TÍTULO:  "O jovem e a política".
TEMA: "Ultimamente se observa um considerável interesse dos jovens em participar da vida política do Brasil".
..........................................................................................................
 
ASSUNTOS RELEVANTES:
 
ÁGUA
Queridos estudantes, durante esta semana, iremos pensar um pouco sobre a crise hídrica que o Brasil enfrenta. Aproveitaremos o ensejo para debater sobre o FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA que ocorrerá em Brasília em 2018. Diante dos dilema do século XXI, iremos discorrer sobre os fatores que contribuíram para a grande seca no território nacional (em especial no Sudeste), sobre  os impactos da Transposição do rio São Francisco (trata-se da integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste setentrional) e sobre as implicações políticas relacionadas ao assunto em questão. 
[...]
 
PETROBRAS
Segundo dados da Petrobras, a província pré-sal já ultrapassa a 360 milhões de barris e a produção cresceu dez vezes mais. Em 2010, foram registrados 42 mil barris por dia, porém, em 2014 (até maio)  esse número cresceu para 441 mil barris por dia. Acredita-se que, em 2018, a produção chegará a 52%  de todo o petróleo da companhia. PETROBRAS <www.petrobras.com.br> Acesso em: 12/02/2015.
Embora essas informações sejam alvissareiras, a Petrobras enfrenta uma crise política. De acordo com os jornais mais importantes do país (Folha de S. Paulo, O Globo, etc.), a estatal apresentou um prejuízo de aproximadamente 249 bilhões.
[...]
ECONOMIA
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil apresentou, em 2014, um PIB (Produto Interno Bruto) de 5,52 trilhões.
[...]
DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CRESCE 195% EM MARÇO DE 2015 (SEGUNDO ONG)
[...]
BRASIL: PÁTRIA EDUCADORA
[...]
MOVIMENTOS ESTUDANTIS
[...]
DIREITOS HUMANOS
[...]
DITADURA MILITAR NO BRASIL: PÁGINA MANCHADA DA HISTÓRIA
[...]
COMISSÃO DA VERDADE OU MANIPULAÇÃO HISTÓRICA?
[...]
PRODUÇÃO DE ALIMENTO E MULTIPLICAÇÃO DE FAMINTOS
[...]
CRISE POLÍTICA
[...]
AS MULTIFACES DA VIOLÊNCIA NO SÉCULO XXI
[...]
JUVENTUDE:  PRESENTE VAZIO E  FUTURO INCERTO
[...]
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO.
[...]
MAPA DA VIOLÊNCIA: JOVENS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO (A PROJEÇÃO É QUE  3.816  SERÃO MORTOS ATÉ 2015)
[...]
GENOMA: DESAFIOS DA BIOÉTICA NO SÉCULO XXI
[...]
OS TRANSGÊNICOS E A LEI DE BIOSSEGURANÇA
[...]
OBESIDADE
[...]
A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
[...]
NOVOS RUMOS DA TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI: INFORMÁTICA, ROBÓTICA, MEDICINA, COMUNICAÇÃO, ETC.
[...]
FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO; A QUESTÃO DA IDENTIDADE (STUART HALL)
[...]
RACISMO: NO BRASIL E NO MUNDO
[...]
A PENA DE MORTE NO MUNDO
[...]
EUTANÁSIA
[...]
ABORTO: SIM OU NÃO (DEBATE EM TORNO DA LEGALIZAÇÃO)
[...]
O PROBLEMA DO LIXO - DESTINO, POLÍTICA, COLETA SELETIVA, RECICLAGEM
[...]
A QUESTÃO DO TRÁFICO  (HUMANO, DE ARMAS, DE DROGAS)
[...]
AS FRONTEIRAS DO BRASIL
[...]
CONSUMISMO
[...]
FATOR PREVIDENCIÁRIO: O QUE MUDA?
[...]
TERRORISMO: AS ZONAS MAIS TENSAS DO MUNDO
[...]
A COMUNIDADE INDÍGENA
[...]
AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
[...]
REFORMA AGRÁRIA
[...]
EPIDEMIAS: EBOLA, AIDS, ETC.
[...]
GLOBALIZAÇÃO
[...]
O DESEMPREGO E O TRABALHO INFORMAL
[...]
CRESCIMENTO POPULACIONAL
[...]
A MATRIZ ENERGÉTICA DO BRASIL: PRIORIDADES, DESAFIOS, FONTES RENOVÁVEIS (EÓLICA, SOLAR, ÓLEO VEGETAL), ENERGIA NUCLEAR; GÁS NATURAL
[...]
ECONOMIA (NO BRASIL E NO MUNDO); ALÉM DISSO, G20 E BRICS.
[...]
G20; BRICS E MERCOSUL

[...]
INDÚSTRIA
[...]
EXPLORAÇÃO INFANTIL (PROSTITUIÇÃO, TRÁFICO, TRABALHO, ETC.)
[...]
SANEAMENTO
[...]
CLONAGEM
[...]
POLÍTICA DE INCLUSÃO (BOLSA FAMÍLIA, FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, PRONATEC E OUTROS)
[...]
ONDAS DE PROTESTOS POR TODO BRASIL
[...]
CRISE ECONÔMICA NO BRASIL (CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS, NO ÂMBITO MUNDIAL, FUTURO, ETC.)
[...]
ACESSIBILIDADE
[...]
O ACORDO NUCLEAR DAS POTÊNCIAS
[...]
ÉTICA E CIDADANIA
[...]
REDES SOCIAIS
[...]
HABITAÇÃO: TRAGÉDIA SOCIAL
[...]
INOVAÇÕES NA MEDICINA (ROBÔ CIRURGIÃO, TRANSPLANTE DE FACE, TRANSPLANTE DE CABEÇA, ETC.), POR OUTRO LADO, ATENDIMENTO PRECÁRIO...
[...]
LIXO: DESTINO E RECICLAGEM
[...]
GLOBALIZAÇÃO NO SÉCULO XXI
[...]
INTERNAUTAS: QUANTO TEMPO PARA A VIDA?
[...]
O JOVEM E A POLÍTICA
[...]
AS CONTRADIÇÕES NA ERA DA COMUNICAÇÃO
[...]
OS GRANDES DILEMAS URBANOS
[...]
AS RAÍZES DA CRISE DE REFUGIADOS DA SÍRIA (PROPAGAÇÃO, INCONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS EUROPEUS E REPERCUSSÃO)
[...]
O QUE É IDEOLOGIA DE GÊNERO?
[...]

CONFIRAM AS PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM (2000 ATÉ 2014)


01. OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ENEM 2000)

02.COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (ENEM 2001)

03.O DIREITO DE VOTAR: COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES DE QUE O BRASIL NECESSITA (ENEM 2002)

04.A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO? (ENEM 2003)

05.COMO GARANTIR A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E EVITAR ABUSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ( ENEM 2004)
O TRABALHO INFANTIL ( ENEM 2005)
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA ( ENEM 2006)

06.O DESAFIO DE SE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS (ENEM 2007)

07.SUSPENDER IMEDIATAMENTE O DESMATAMENTO; DAR INCENTIVO FINANCEIRO A PROPRIEDADES QUE DEIXAREM DE DESMATAR; AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO E APLICAR MULTAS A QUEM DESMATAR. (EM 2008 FORAM TRÊS PROPOSTAS)

08.O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL (ENEM 2009)

09.O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA (ENEM 2010)

10.VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (ENEM 2011)

11.O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI (ENEM 2012)

12.EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL (ENEM 2013)


13.PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL (2014)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

VOZ DO ESTUDANTE

PRODUÇÃO DE TEXTO
__________________________________________


No dia 7 de janeiro de 2015, acompanhamos - através da mídia -  notícias sobre o ataque à sede do jornal Charlie Hebdo. Segundo as informações da polícia parisiense, doze pessoas foram assassinadas e onze ficaram feridas por ocasião do atentado.
 
Diante do nosso debate recente sobre as questões éticas e de direito que permeiam o tema a seguir, responda com clareza e força argumentativa:

HÁ ALGUM LIMITE PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Ον γάρ επαισχύνομοι το ευαγγέλιον δύναμις

γαρ θεου εστιν είς σωτηρίαν παντι τω πιστευοντι

Ιουδαιω τε πτωτον και

Ελληνι