terça-feira, 7 de abril de 2015

EM DIA COM O ENEM


Em dia com o ENEM - 2016
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Recife, 4 de abril de 2015.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
#ENEM

Com o advento das redes sociais e afins, o hashtag tem sido empregado largamente na dinâmica comunicativa atual. Este recurso, representado pela cerquilha (#), é usado especialmente no Twitter, além disso, pode-se adicioná-lo ao Facebook, ao Google+ ou ao Instagram. Por outro lado, verifica-se a aplicabilidade  desse sinal tipográfico (#) em anúncios, cartazes, tirinhas, etc. Esse sinal ganhou tanta notoriedade que o dicionário Oxford o adicionou ao seu repertório. Assim sendo, hashtag é definido como “palavra ou frase após uma cerquilha para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico...” Por esse motivo, penso que haverá uma questão, na prova do  ENEM 2015, direcionada à abrangência sígnica do (#) Hashtag.

Leonardo Ferreira
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Recife, 11 de abril de 2015.

          QR CODE  ENEM


          Esta semana, eu estava a ler um dos jornais de Pernambuco e observei, desta feita com mais profundidade, uma sugestão codificada no final de algumas colunas.  É certo que muitas vezes lemos os textos e não paramos para observar os diferentes códigos que povoam um suporte como um jornal. Assim, quero me deter a um código pouco mencionado nos livros didáticos.   Trata-se do QR Code. A propósito, você sabe o que significa essa sigla?

          Certamente você já viu essa nova forma de registro em: jornais, revistas, embalagens, etc. Esse código vem da expressão: Quick Response, ou seja, resposta rápida. Assim, tal recurso pode ser decodificado a partir de qualquer celular com câmera ( para tanto, é necessário "baixar" o leitor de códigos QR Code Reader). O processo é muito simples: basta submeter a referida imagem à lente do aparelho, que o selo é convertido em texto (interativo). Essas informações podem vir em cadeia de caracteres, número de telefone, e-mail, localização, um contato ou um SMS.
          Diante da versatilidade desse "novo" processo linguístico, recomendo uma pesquisa sobre o uso dessas barras bidimensionais, uma vez que a imagem codificada  pode ser um forte palpite para o ENEM 2015.

Leonardo Ferreira
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Recife, 19 de abril de 2015.
 "ESC THE MACHINE"

          O professor e chefe do departamento de comunicação da Indiana University of Pennsylvania, Luís Camilo Almeida,  lança uma campanha nos Estados Unidos e também no Brasil: "ESC THE MACHINE". Para o pesquisador, a exposição exagerada às máquinas pode acarretar uma séries de prejuízos à saúde. O educador confessou, em entrevista, que foi diagnosticado  com uma espécie de labirintite causada por estresse e pelo uso excessivo do computador, por essa razão, ele propõe a "desconexão" a fim de trazer à reflexão a relação homem-máquina.  Segundo o conceituado estudioso, o uso exagerado da tecnologia "faz o homem se comportar como máquina".   

Leonardo Ferreira
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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Queridos estudantes, no meu entendimento, o ENEM 2015 dará ênfase a intergenericidade, uma vez que a hibridação entre os gêneros tem sido uma constante nas relações humanas.

Em primeiro lugar, é importante que os candidatos estudem os gêneros digitais, porque esses recursos permitem uma série de possibilidades sígnicas. Assim sendo, por considerar essas novas propostas textuais riquíssimas em significado, em minhas aulas, fiz algumas observações sobre o hipertexto e outros usos da internet de modo síncrono (chat) e assíncrono (e-mail).

Quanto ao estudo da imagem, os estudantes deverão atentar para as produções artísticas, sobretudo na pintura. Assim, destaco os seguintes nomes: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cícero Dias e outros que veremos ao logo das aulas.

Além dos artistas clássicos, os candidatos deverão levar em consideração a pintura marginal. Sendo assim, trago alguns exemplos dessa tendência, a saber: a arte naïf, e o Graffiti. Ainda nesse raciocínio, quero salientar a importância da fotografia, dos vídeos e das performances (dança, canto, mímica, teatro, etc.) como formas multimodais da linguagem.

Do ponto de vista gramatical, no que tange as relações semânticas dos conectivos, é provável que as questões abordem comparação de sentido entre as conjunções nos diferentes textos. Por exemplo, a conjunção expressando oposição (com destaque para a conjunção coordenativa adversativa) e outra também expressando oposição (com destaque para a conjunção subordinativa concessiva) ou a primeira (conjunção coordenativa adversativa "mas") indicando em um contexto adição e em outro soma. 

Voltando aos gêneros, no que diz respeito às tirinhas e aos anúncios, as questões do referido certame exigirão do estudante uma observação mais apurada dos aspectos textuais. Em outro momento, a compreensão da ideia central desses textos exigirá do candidato: conhecimento de mundo, conhecimento enciclopédico e conhecimento linguístico.  Lembre-se de que esses textos têm o caráter multimodal, ou seja, leva em consideração todos os detalhes (linguagem verbal, linguagem não verbal, formas, cores, etc.).

Por fim, façam revisões constantes sobre algumas abordagens presentes em revistas e jornais que exigem do leitor maior atenção, tais como: infográficos, mapas e tabelas, uma vez que algumas questões irão requerer do estudante, como já foi dito, uma compreensão linguística mais ampla, inclusive a linguagem  matemática no âmbito da multimodalidade.   Diante disso, não se esqueçam de que pode surgir uma questão envolvendo texto e infográfico ao mesmo tempo.



Leonardo Ferreira  

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