🙋CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO => 1o. ANO => ENSINO MÉDIO
LÉXICO: PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS: EFEITO DE SENTIDO EM: ANÚNCIOS, CHARGES, MANCHETES ETC.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ESTUDO:
Na manchete: "Excesso de procedimentos estéticos pode ser sinal de dismorfofobia, explicam especialistas" (Folha de São Paulo, 28/11/2021).
DISMORFOFOBIA é formada pelo acréscimo de um prefixo a uma palavra composta por dois radicais gregos.
DIS -(prefixo grego) - pode significar: dificuldade, enfraquecimento ou ação lenta.
MORFO - (radical grego) - significa forma.
FOBIA - (radical grego) - significa: que tem horror, medo ou aversão.
O termo, portanto, está relacionado ao Transtorno Dismórfico Corporal. Assim, segundo Brandão (2011, apud B.J. Sadock & V. A. Sadock , 2007), a dismorfofobia "envolve sintomas de preocupação excessiva em relação a um defeito mínimo ou imaginário na aparência e que traz prejuízos na vida social".
Em outra manchete, podemos encontrar: "Como a ômicron, nova variante da Covid, ganhou seu nome" (Folha de São Paulo, 28/11/2021).
Observem que o termo ÔMICRON alude a 15a. letra do alfabeto grego para designar a variante B.1.1529.
SEMÂNTICA
MULTIMODALIDADE
ARCADISMO: CONTEXTO HISTÓRICO, CARACTERÍSTICAS E PRODUÇÃO LITERÁRIA. TEMAS TRANSVERSAIS QUE EMANAM DOS TEXTOS; INTERSEMIOSE: PINTURA E LITERATURA; LITERATURA E ATUALIDADE.
🙋CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO => 2o. ANO => ENSINO MÉDIO
RELAÇÕES DE SENTIDO; COESÃO E COERÊNCIA;SEMÂNTICA DAS CONJUNÇÕES E DAS PREPOSIÇÕES; TEMAS TRANSVERSAIS; MULTIMODALIDADE; TEXTO, GÊNERO E DISCURSO; INTERTEXTUALIDADE; AMBIGUIDADE; HUMOR; RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA.
SIMBOLISMO: CONTEXTO HISTÓRICO; INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA; CARACTERÍSTICAS; PRODUÇÃO LITERÁRIA; RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS: PINTURA E LITERATURA
ATENÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário