domingo, 19 de novembro de 2023

UPE - DIVULGA TEMA DE REDAÇÃO - SSA - 3a FASE

 




Disponível em: <https://www.upe.br/noticias/upe-divulga-tema-da-reda%C3%A7%C3%A3o-do-ssa-4.html >Acesso em: 19 de nov. 2023.


💁 COMENTÁRIO 👀

Considero o tema fácil, porém não menos importante do que outros que assumem relevância nas interações sociodiscursivas da atualidade. Diante das discussões globais, esperávamos que a Universidade de Pernambuco (UPE) explorasse temas como: mudanças climáticas, questões referentes ao hidrogênio verde, saneamento básico, segurança alimentar entre outros. No entanto, a comissão procurou se aproximar, em parte, da proposta do ENEM, o que demonstra certo grau de superficialidade.

Quanto ao texto motivador, penso que a proposta foi muito acanhada, haja vista a própria relevância que cerca o assunto (sexismo). Supomos que houvesse uma proposta com infográfico, trechos de reportagens ou até fragmento de artigo de opinião que explorasse melhor o assunto. Contudo, a comissão preferiu expor um texto de cunho metalinguístico que atende à sequência explicativa.


segunda-feira, 6 de novembro de 2023

TÓPICOS DE REVISÃO - LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA APLICADA AO TEXTO E LITERATURA - IV UNIDADE DIDÁTICA - 2023

 


Língua Portuguesa e Literatura

1os ANOS -  ENSINO MÉDIO

Prof. Leonardo Ferreira

Tópicos de Revisão:

01.   Léxico: estrangeirismo (meio digital, japonês), a palavra latina status (que funciona nos meios digitais), compreensão de texto, Tik Tok (estrangeirismo formado a partir de onomatopeia);

02.   Verbo (flexões no plano verbal), conjunção concessiva, comparação, modalização (deôntico e epistêmico);

03.   Sequência descritiva, hipérbole, gênero discursivo de domínio ficcional, poema (estudar o processo de formação de palavras);

04.   Poema: eu lírico, pronome oblíquo (apenas reconhecimento), ideia central e neologismo.

05.   Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles (uma crítica à escravização), comparar com as obras de Tomás Antônio Gonzaga Marília de Dirceu e Cartas Chilenas, estude os pseudônimos: Dirceu, Doroteu, Critilo, Fanfarrão Minésio, Glauceste Satúrnio;

06.   Artes plástica: tela Nicolas Lancret, comparação com os livros Uraguai e Caramuru, estilo Rococó (apenas reconhecimento das características), bucolismo, pastoralismo, carpe diem e locus amoenos;



07.   Análise de anúncio: multimodalidade, estrangeirismo, horizontal: ideal e real;

08.   Caramuru (Moema) e Uraguai (Lindoia);

09.   Citações: Laurentino Gomes e Darcy Ribeiro;

10.   Charge: compreensão, multimodalidade, intertextualidade, humor.

11.   Texto (comparação entre textos): estude a etimologia e o processo de formação das palavras:  “nomofobia”, autoestima, autoeficácia, empobrecimento e isolamento.

12.   Compreensão de texto da esfera jornalística;

13.   Compreensão de texto da esfera jornalística;

14.   Análise de manchete e de lide: ideia central, pressupostos e implícito.

15.   Segunda fase do Arcadismo: prenúncio do Romantismo: Uraguai (o título do livro é uma variante da palavra Uruguai): leia sobre a morte de Lindoia e Caramuru: leia sobre a morte de Moema.

   CONFIRA AS TELAS (ARTES PLÁSTICAS) => LEITURA INTERSEMIÓTICA

      (1) MOEMA (1866), de Victor Meirelles => simboliza a personagem do livro CARAMURU.

      (2) LINDOIA (1882), de José Maria de Medeiros  => retrata a personagem do livro URAGUAI

     CANTO V

Faltava apenas Lindoia para dar início a estranha festa de casamento no meio da guerra e sem cumprir o luto oficial. Muitos procuram e descobrem, através de Tanajura, que ela penetra na parte mais remota do antigo bosque. Lá, Caitutu encontra, entre jasmins e rosas, Lindoia junto a uma pedra que lhe servia de lápide e um fúnebre cipreste que lhe cobria com uma sombra melancólica. No seu corpo se enrola um serpente verde que Caitutu, depois de hesitar três vezes, acerta com uma flecha, mas já é tarde demais. Caitutu, ao tomar a irmã nos braços descobre os sinais do veneno, ela já havia sido picada,e percebe o quanto era bela a morte no rosto de Lindoia.

domingo, 5 de novembro de 2023

GABARITO EXTRAOFICIAL - ENEM 2023 - PROVA BRANCA

 

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/enem-e-vestibular/guia/gabarito-enem-2023-veja-correcao-extraoficial-do-1o-dia-de-provas.ghtml> Acesso em: 5 de nov. de 2023.

TEMA DA REDAÇÃO ENEM 2023

Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/tema-da-redacao-desafios-para-o-enfrentamento-da-invisibilidade-do-trabalho-de-cuidado-realizado-pela-mulher-no-brasil> Acesso em: 5 de nov.  2023.


  "DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DO TRABALHO DE CUIDADO REALIZADO PELA MULHER NO BRASIL"

UMA ENTREVISTA COM O PROF. LEONARDO FERREIRA 

Professor Leonardo Ferreira, o que dizer do trabalho de cuidado?


Trata-se do trabalho não remunerado que as mulheres desenvolvem em sua jornada diária. Essa atividade, sem qualquer margem de dúvida, é obliterada de tal forma, que as mulheres brasileiras enfrentam uma luta desigual, pois precisam acumular tarefas no cuidado com os filhos e com as atividades domésticas para o bem-estar da família.

Segundo dados da Oxfan, o trabalho feminino não remunerado pode chegar a mais 10 trilhões em valores globais. No caso do Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que, só em 2017, representou um impacto de 11% no Produto Interno Bruto (PIB). 


Professor Leonardo, como iniciar um texto dessa natureza? De que forma uma introdução poderia ser delineada?


É importante ressaltara que, neste caso particular, poderíamos trazer uma introdução que anuncia causas e consequências. Poderíamos, em outra situação, problematizar razões históricas, que perpetuam práticas machistas/ patriarcais e que relegam as mulheres ao serviço doméstico ou ao cuidado de membros da família (filhos, idosos e pessoas com doenças e/ou com limitações físicas e mentais). Acreditamos ser possível expor outra possibilidade de introdução, isto é: uma tese apoiada nos seguintes tópicos frasais: (1) a ausência de políticas públicas que possam reconhecer o problema e, ao mesmo tempo, combatê-lo e, por seu turno, a inanição do poder judiciário (que teria o dever de fazer valer as leis trabalhistas, no caso de reconhecimento dessa nova modalidade de emprego). Por fim, seria viável, ainda, elaborar um parágrafo de introdução a partir de uma citação, por exemplo, trazer para o texto o que declarou Lélia Gonzalez, em seu livro "Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos", a seguinte declaração: "Quanto à doméstica, ela nada mais é que a mucama permitida, a da prestação de bens e serviços, ou seja, o burro de carga que carrega sua família e a dos outros nas costas"

Professor Leonardo Ferreira, em sua visão, qual seria a consequência imediata do acúmulo de trabalho?


Ao analisarmos a questão de forma crítica, a dupla jornada de trabalho tem sido um fator de desvantagem para as mulheres. Por isso mesmo, já se discute, inclusive, sobre as consequências negativas dessa dupla tarefa, que resulta numa espécie de Bornout materno. Não só isso, mas convém frisar que outras questões são colocadas em foco, como os próprios direitos trabalhistas. Nessa mesma direção, é importante evidenciar que, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TSE), no panorama brasileiro, as atividades laboriosas sem remuneração afetam, majoritariamente, mulheres negras.


Professor Leonardo Ferreira, diante de tudo isso, de que forma poderíamos construir uma conclusão e que propostas de intervenção seriam viáveis, tomando por base o tema da redação do ENEM 2023?


De pronto, poderíamos começar uma conclusão sobre o assunto em pauta, assim: 

Portanto, é imprescindível que as autoridades governamentais garantam os direitos trabalhistas desse público, com a implementação de um programa de governo inclusivo, a fim de que possa corrigir a desvantagem trabalhista acumulada historicamente. Além disso, é urgente que o poder judiciário brasileiro procure fiscalizar e acompanhar o processo de reparação dos direitos laborais, para que esse público possa ser reconhecido pelas tarefas que realizam. Com isso, será possível uma proximidade da equidade no aspecto laboral brasileiro.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ENEM - 2023 - ASSUNTOS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DE REDAÇÃO

 


ASSUNTOS PROVÁVEIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM:

algumas sugestões para a redação do próximo dia 5/11/2023.

Produção de alimento: importação e exportação - crescimento do setor de agronegócio e agropecuária;

Consequências do avanço do agronegócio: desmatamento, grilagem, bancada ruralista (política), exportação, qualidade dos alimentos, transgênicos etc.

Agrotóxicos, pesticidas, contaminação de lençóis freáticos, riscos para a saúde.

Letalidade policial: casos recentes na Bahia e no Rio de Janeiro

O ciberespaço e os ataques nas escolas; casos de cyberbullying, jogos violentos, redes digitais, "deep web" etc.

Fronteiras: tráfico de armas e drogas.

Violência nos grandes centros urbanos brasileiros – o crime organizado.

Desarmamento: uma questão de urgência (consequências, como a seca no Norte do Brasil).

O jovem e a política: um compromisso ético.

Inteligência Artificial – nudes gerados por inteligência artificial potencializam os crimes cibernéticos

Nova feição econômica: hidrogênio verde.

Novas matrizes econômicas.

Racismo ambiental e cidades inteligentes: as contradições do Brasil.

Políticas étnico-raciais: perspectivas educacionais.

A desinformação, fake News, negacionismo e teoria da conspiração.

Fome no Brasil: um país campeão de exportação que abriga famintos.

Aborto: novas discussões no século XXI.

Debate em torno da possibilidade de descriminalização das drogas

Desperdício de alimento.

Acesso à informação - milhares de brasileiros não têm acesso à informação.

As diferentes comunidades estrangeiras no Brasil: italianos, japoneses, espanhóis etc.

Cultura: cultivar.

Uberização do Brasil: formas de exploração no trabalho.

Futuro da juventude brasileira: educação e trabalho.

A inversão da pirâmide etária no Brasil – o país envelheceu, segundo dados do IBGE.

Brasil: um país de maioria feminina (dados do IBGE).