domingo, 5 de novembro de 2023

TEMA DA REDAÇÃO ENEM 2023

Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/tema-da-redacao-desafios-para-o-enfrentamento-da-invisibilidade-do-trabalho-de-cuidado-realizado-pela-mulher-no-brasil> Acesso em: 5 de nov.  2023.


  "DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DO TRABALHO DE CUIDADO REALIZADO PELA MULHER NO BRASIL"

UMA ENTREVISTA COM O PROF. LEONARDO FERREIRA 

Professor Leonardo Ferreira, o que dizer do trabalho de cuidado?


Trata-se do trabalho não remunerado que as mulheres desenvolvem em sua jornada diária. Essa atividade, sem qualquer margem de dúvida, é obliterada de tal forma, que as mulheres brasileiras enfrentam uma luta desigual, pois precisam acumular tarefas no cuidado com os filhos e com as atividades domésticas para o bem-estar da família.

Segundo dados da Oxfan, o trabalho feminino não remunerado pode chegar a mais 10 trilhões em valores globais. No caso do Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que, só em 2017, representou um impacto de 11% no Produto Interno Bruto (PIB). 


Professor Leonardo, como iniciar um texto dessa natureza? De que forma uma introdução poderia ser delineada?


É importante ressaltara que, neste caso particular, poderíamos trazer uma introdução que anuncia causas e consequências. Poderíamos, em outra situação, problematizar razões históricas, que perpetuam práticas machistas/ patriarcais e que relegam as mulheres ao serviço doméstico ou ao cuidado de membros da família (filhos, idosos e pessoas com doenças e/ou com limitações físicas e mentais). Acreditamos ser possível expor outra possibilidade de introdução, isto é: uma tese apoiada nos seguintes tópicos frasais: (1) a ausência de políticas públicas que possam reconhecer o problema e, ao mesmo tempo, combatê-lo e, por seu turno, a inanição do poder judiciário (que teria o dever de fazer valer as leis trabalhistas, no caso de reconhecimento dessa nova modalidade de emprego). Por fim, seria viável, ainda, elaborar um parágrafo de introdução a partir de uma citação, por exemplo, trazer para o texto o que declarou Lélia Gonzalez, em seu livro "Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos", a seguinte declaração: "Quanto à doméstica, ela nada mais é que a mucama permitida, a da prestação de bens e serviços, ou seja, o burro de carga que carrega sua família e a dos outros nas costas"

Professor Leonardo Ferreira, em sua visão, qual seria a consequência imediata do acúmulo de trabalho?


Ao analisarmos a questão de forma crítica, a dupla jornada de trabalho tem sido um fator de desvantagem para as mulheres. Por isso mesmo, já se discute, inclusive, sobre as consequências negativas dessa dupla tarefa, que resulta numa espécie de Bornout materno. Não só isso, mas convém frisar que outras questões são colocadas em foco, como os próprios direitos trabalhistas. Nessa mesma direção, é importante evidenciar que, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TSE), no panorama brasileiro, as atividades laboriosas sem remuneração afetam, majoritariamente, mulheres negras.


Professor Leonardo Ferreira, diante de tudo isso, de que forma poderíamos construir uma conclusão e que propostas de intervenção seriam viáveis, tomando por base o tema da redação do ENEM 2023?


De pronto, poderíamos começar uma conclusão sobre o assunto em pauta, assim: 

Portanto, é imprescindível que as autoridades governamentais garantam os direitos trabalhistas desse público, com a implementação de um programa de governo inclusivo, a fim de que possa corrigir a desvantagem trabalhista acumulada historicamente. Além disso, é urgente que o poder judiciário brasileiro procure fiscalizar e acompanhar o processo de reparação dos direitos laborais, para que esse público possa ser reconhecido pelas tarefas que realizam. Com isso, será possível uma proximidade da equidade no aspecto laboral brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário