TÓPICOS DE REVISÃO
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Tópicos de Revisão:
01.
Léxico:
estrangeirismo (meio digital, japonês: emoji, karaokê, sushi, sashimi, jiu-jitsu, sensei etc.), a palavra latina status (que funciona
nos meios digitais), compreensão de texto, Tik
Tok (estrangeirismo formado a partir de onomatopeia);
02.
Verbo
(flexões no plano verbal), conjunção concessiva, comparação, modalização
(deôntico: permissão, obrigação e proibição. Exemplo: Você deve estudar para a avaliação de português) e epistêmico: probabilidade. Exemplo: Os estudantes podem estar estudando agora);
03.
Sequência
descritiva, hipérbole, gênero discursivo de domínio ficcional, poema (estudar o
processo de formação de palavras);
04.
Poema: eu
lírico, pronome oblíquo (apenas reconhecimento), ideia central e neologismo.
05.
Romanceiro
da Inconfidência – Cecília Meireles (uma crítica à escravização), comparar com
as obras de Tomás Antônio Gonzaga Marília de Dirceu e Cartas Chilenas, estude
os pseudônimos: Dirceu, Doroteu, Critilo, Fanfarrão Minésio, Glauceste
Satúrnio;
06.
Artes
plástica: tela Nicolas Lancret, comparação com os livros Uraguai e Caramuru,
estilo Rococó (apenas reconhecimento das características), bucolismo,
pastoralismo, carpe diem e locus amoenus;
07.
Análise de
anúncio: multimodalidade, estrangeirismo, horizontal: ideal e real;
08.
Caramuru
(Moema) e Uraguai (Lindoia). Veja detalhes no tópico 15.
09.
Citações:
Laurentino Gomes e Darcy Ribeiro. Leiam os fragmento, a seguir, e façam uma relação com o contexto histórico do Arcadismo.
“Em meados do século XVIII, a
vida útil de um escravo em Minas Gerais não ia além dos doze anos. [...] Na
garimpagem... o escravo passava, em média, doze horas por dia com o corpo
encharcado e mergulhado até a cintura nos riachos de água gelada...” GOMES. Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas
até a chegada de D. João ao Brasil. Rio de Janeiro, 2021, p. 297.
“A empresa escravista, fundada na
apropriação de seres humanos através da violência mais crua e da coerção
permanente, exercida através dos castigos mais atrozes, atua como uma mó
desumanizadora...” RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo:
Global, 2015, p. 89.
10.
Charge:
compreensão, multimodalidade, intertextualidade, humor.
11.
Texto
(comparação entre textos): estude a etimologia e o processo de formação das
palavras: “nomofobia”, autoestima,
autoeficácia, empobrecimento e isolamento.
12.
Compreensão
de texto da esfera jornalística;
Veja o exemplo, a seguir:
Confusão com ‘pistolas de bolas de gel’ termina
com 18 pessoas detidas e um ferido em SP
Segundo a PM, um grupo realizou diversos
disparos contra um estabelecimento comercial no Jardim São Luís, Zona Sul, e
uma pessoa acabou sendo atingida no olho
De acordo com a Secretaria
de Segurança Pública, policiais militares foram acionados para dispensar uma
briga no bairro. Assim que notaram a viatura, diversas pessoas que estavam com
as chamadas “pistolas de bola de gel” tentaram fugir, mas foram contidas.
No local, as equipes
souberam que o grupo estava efetuando disparos contra um estabelecimento
comercial em que estava uma pessoa, que acabou sendo atingida nos olhos. O
estado de saúde dela não foi divulgado.
Todos os envolvidos
foram encaminhados à delegacia, entre eles os menores de idade, que precisaram
ser acompanhados pelos pais.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/09/11/confusao-com-pistolas-de-bolas-de-gel-termina-com-18-pessoas-detidas-e-um-ferido-na-zona-sul-de-sp.ghtml
Acesso em: 30 nov. 2024.
13.
Compreensão
de texto da esfera jornalística;
14.
Análise de
manchete e de lide: ideia central, pressupostos e implícito.
15. Segunda fase do Arcadismo: prenúncio do Romantismo: Uraguai (o título do livro é uma variante da palavra Uruguai): leia sobre a morte de Lindoia e Caramuru: leia sobre a morte de Moema. Nas aulas, destaquei a relação intersemiótica entre as telas e os seguintes livros: Uraguai e Caramuru, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário