ROMANTISMO (PARTE 1)
01. Assinale a alternativa que rotula
adequadamente o tratamento dado ao elemento indígena, nos romances O Guarani,
de José de Alencar, e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto,
respectivamente:
a)
Nacionalismo exaltado, nacionalismo caricatural.
b)
Idolatria nacionalista, derrotismo nacional.
c)
Aversão ao colonizador, aversão ao progresso.
d)
Aversão ao colonizador, derrotismo nacional.
e)
Nacionalismo exaltado, aversão ao progresso.
COMENTÁRIO👀
É importante ressaltar que esta questão envolve duas obras de períodos e estilos literários distintos, isto é, a primeira obra O Guarani, de José de Alencar, pertence ao Romantismo, ao passo que, o livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, está inscrita no Pré-Modernismo (1902-1922). Neste sentido, como se pode registrar LOGO ABAIXO, na prova do SSA 2-UPE (Processo de Ingresso 2025), encontramos a relação entre épocas diferentes, que envolveu o texto do Jornal da USP, um texto publicado em ambiente digital (Cercos e resistências) na interface com um excerto do poema I-JUCA PIRAMA, de Gonçalves dias, da Primeira Geração do Romantismo.
VEJA COMO A UPE ABORDA O ROMANTISMO NA QUESTÃO A SEGUIR:
Resposta: letra E (Refere-se, portanto, a um presente e futuro ainda incertos para os indígenas).
02. Oh! ter vinte
anos sem gozar de leve
A
ventura de uma alma de donzela!
E
sem na vida ter sentido nunca
Na
suave atração de um róseo corpo
Meus
olhos turvos se fechar de gozo!
Oh!
nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam
tantas visões sobre meu peito!
Palor
de febre meu semblante cobre,
Bate
meu coração com tanto fogo!
Um
doce nome os lábios meus suspiram,
Um
nome de mulher... e vejo lânguida
No
véu suave de amorosas sombras
Seminua,
abatida, a mão no seio,
Perfumada
visão romper a nuvem,
Sentar-se
junto a mim, nas minhas pálpebras
O
alento fresco e leve como a vida
Passar
delicioso... Que delírios!
Acordo
palpitante... inda a procuro;
Embalde
a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham
meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro
uma ilusão... tudo é silêncio!
Só
o leito deserto, a sala muda!
Amorosa
visão, mulher dos sonhos,
Eu
sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca
virás iluminar meu peito
Com
um raio de luz desses teus olhos?
Os versos acima integram a obra
Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. Da leitura deles podemos depreender
que o poema
a)
ilustra a dificuldade de conciliar a ideia de amor com a de posse física.
b)
manifesta o desejo de amar e a realização amorosa se dá concretamente em
imagens de sonho.
c)
concilia sonho e realidade e ambos se alimentam da presença sensual da mulher
amada.
d)
espiritualiza a mulher e a apresenta em recatado pudor sob “véu suave de
amorosas sombras”.
e)
revela sentimento de frustração provocado pelo medo de amar e pela recusa
doentia e deliberada à entrega amorosa.
03. Das alternativas abaixo, indique a que
CONTRARIA as características mais significativas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel
Antônio de Almeida.
a)
Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de
Janeiro, na época de D. João VI.
b) Narrativa de
malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro
amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.
c)
Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra
a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.
d)
Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o
Realismo/Naturalismo.
e) Romance
histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heroica da vida brasileira,
como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.
04. Assim, o amor
se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos
bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião.
..................desejava;
..................amava; ...................adorava.
(*organizações
= personalidades)
(José
de Alencar, O Guarani)
Neste excerto de O Guarani, o
narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens
masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a sequência, os trechos
pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de
a) Álvaro/Peri/D. Diogo.
b) Loredano/Álvaro/Peri.
c) Loredano/Peri/D. Diogo.
d) Álvaro/D. Diogo/Peri.
e)
Loredano/D. Diogo/Peri.
05. I -“..........
o recebia cordialmente e o tratava como amigo; seu caráter nobre simpatizava
com aquela natureza inculta.”
II
- “Em .........., o índio fizera a mesma impressão que lhe causava sempre a
presença de um homem daquela cor; lembrara-se de sua mãe infeliz, da raça de
que provinha.”
III
- “Quanto a .........., via em Peri um cão fiel que tinha um momento prestado
um serviço à família, e a quem se pagava com um naco de pão.”
Nestes excertos, registram-se as
reações de três personagens de O Guarani à presença de Peri, quando este começa
a frequentar a casa de D. Antônio de Mariz. Apenas seus nomes foram omitidos.
Mantida a ordem da sequência,
essas três personagens são
a)
D. Antônio; Cecília; Isabel.
b)
Álvaro; Isabel; Cecília.
c)
D. Antônio; Isabel; D. Lauriana.
d)
D. Diogo; Cecília; D. Lauriana.
e) D.
Diogo; Isabel; Cecília.
06. A questão central, proposta no romance
Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um
todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.
a)
O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance
estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b)
Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz
caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c)
O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo
no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d)
A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da
experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O
romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com
final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
07. Fragmento I
Pálida
à luz da lâmpada sombria,
Sobre
o leito de flores reclinada,
Como
a lua por noite embalsamada,
Entre
as nuvens do amor ela dormia!
Era
a virgem do mar na escuma fria
Pela
maré das águas embalada!
Era
um anjo entre nuvens d’alvorada
Que
em sonhos se banhava e se esquecia!
Fragmento
II
É ela! é
ela! - murmurei tremendo,
E
o eco ao longe murmurou - é ela!
Eu
a vi - minha fada aérea e pura -
A
minha lavadeira na janela!
(…)
Esta
noite eu ousei mais atrevido
Nas
telhas que estalavam nos meus passos
Ir
espiar seu venturoso sono,
Vê-la
mais bela de Morfeu nos braços!
Como
dormia! que profundo sono!…
Tinha
na mão o ferro do engomado…
Como
roncava maviosa e pura!…
Quase
caí na rua desmaiado!
(…)
É
ela! é ela! - repeti tremendo;
Mas
cantou nesse instante uma coruja…
Abri
cioso a página secreta…
Oh!
meu Deus! era um rol de roupa suja!
Os fragmentos acima são de
Álvares de Azevedo e desenvolvem o tema da mulher e do amor. Caracterizam duas
faces diferentes da obra do poeta. Comparando os dois fragmentos, podemos
afirmar que,
a)
no primeiro, manifesta-se o desejo de amar e a realização amorosa se dá
plenamente entre os amantes.
b)
no segundo, apesar de haver um tom de humor e sátira, não se caracteriza o
rebaixamento do tema amoroso.
c)
no primeiro, o poeta figura a mulher adormecida e a toma como objeto de amor
jamais realizado.
d)
no segundo, o poeta expressa as condições mais rasteiras de seu cotidiano,
porém, atribui à mulher traços de idealização iguais aos do primeiro fragmento.
e) no
segundo, ao substituir a musa virginal pela lavadeira entretida com o rol de
roupa suja, o poeta confere ao tema amoroso tratamento idêntico ao verificado
no primeiro fragmento.
08. O romance é um
gênero literário que veio a se desenvolver no século ....., retratando
sobretudo .....; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma
de ..... .
Preenchem corretamente as lacunas
do texto acima, pela ordem:
a)
XVII - a alta aristocracia - conto.
b)
XVIII - o mundo burguês - folhetim.
c)
XVIII - o mundo burguês - crônica.
d)
XIX - o mundo burguês - folhetim.
e) XIX -
a alta aristocracia - crônica.
09. Assinale a alternativa cujos termos
preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Foi
característica das preocupações ........... do poeta .......... tomar como
protagonista de seus poemas a figura do ............, afirmando em seu caráter
heroico, em sua bravura, em sua honra - qualidades que a rigor o identificavam
com o mais digno dos cavaleiros medievais.
a)
nacionalistas - Gonçalves Dias - índio brasileiro.
b)
mitificadoras - Álvares de Azevedo - sertanejo solitário.
c)
cosmopolitas - Castro Alves - operário nordestino.
d)
ufanistas - Monteiro Lobato - caipira paulista.
e)
regionalistas - João Cabral de Melo Neto - trabalhador rural.
10.
Preencha corretamente as lacunas do
trecho apresentado que segue:
Vista de forma panorâmica, a
poesia romântica brasileira é muito rica em temas e em tons: estão nela a
bravura do silvícola cantada por ............., a timidez amorosa e idealizante
da lira de ........., a pujança oratória dos versos...............de Castro
Alves.
a)
Casimiro de Abreu - Olavo Bilac - líricos.
b)
Fagundes Varela - Gonçalves Dias - anti-abolicionistas.
c)
Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - condoreiros.
d)
Álvares de Azevedo - Fagundes Varela - satíricos.
e) Olavo
Bilac - Casimiro de Abreu - libertários.
SUCESSO!
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