sexta-feira, 7 de março de 2025

VAMOS EXERCITAR - QUESTÕES SOBRE O ROMANTISMO - 2025- I TRIMESTRE

 



ROMANTISMO (PARTE 1)

01. Assinale a alternativa que rotula adequadamente o tratamento dado ao elemento indígena, nos romances O Guarani, de José de Alencar, e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, respectivamente:

a) Nacionalismo exaltado, nacionalismo caricatural.

b) Idolatria nacionalista, derrotismo nacional.

c) Aversão ao colonizador, aversão ao progresso.

d) Aversão ao colonizador, derrotismo nacional.

e) Nacionalismo exaltado, aversão ao progresso.

COMENTÁRIO👀

É importante ressaltar que esta questão envolve duas obras de períodos e estilos literários distintos, isto é, a primeira obra O Guarani, de José de Alencar, pertence ao Romantismo, ao passo que, o livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, está inscrita no Pré-Modernismo (1902-1922). Neste sentido, como se pode registrar LOGO ABAIXO, na prova do SSA 2-UPE (Processo de Ingresso 2025), encontramos a relação entre épocas diferentes, que envolveu o texto do Jornal da USP,  um texto publicado em ambiente digital (Cercos e resistências) na interface com um excerto do poema I-JUCA PIRAMA, de Gonçalves dias, da Primeira Geração do Romantismo. 

VEJA COMO A UPE ABORDA O ROMANTISMO NA QUESTÃO A SEGUIR:




Resposta: letra E (Refere-se, portanto, a um presente e futuro ainda incertos para os indígenas).


02. Oh! ter vinte anos sem gozar de leve

A ventura de uma alma de donzela!

E sem na vida ter sentido nunca

Na suave atração de um róseo corpo

Meus olhos turvos se fechar de gozo!

Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas

Passam tantas visões sobre meu peito!

Palor de febre meu semblante cobre,

Bate meu coração com tanto fogo!

Um doce nome os lábios meus suspiram,

Um nome de mulher... e vejo lânguida

No véu suave de amorosas sombras

Seminua, abatida, a mão no seio,

Perfumada visão romper a nuvem,

Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras

O alento fresco e leve como a vida

Passar delicioso... Que delírios!

Acordo palpitante... inda a procuro;

Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas

Banham meus olhos, e suspiro e gemo...

Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!

Só o leito deserto, a sala muda!

Amorosa visão, mulher dos sonhos,

Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!

Nunca virás iluminar meu peito

Com um raio de luz desses teus olhos?

Os versos acima integram a obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. Da leitura deles podemos depreender que o poema

a) ilustra a dificuldade de conciliar a ideia de amor com a de posse física.

b) manifesta o desejo de amar e a realização amorosa se dá concretamente em imagens de sonho.

c) concilia sonho e realidade e ambos se alimentam da presença sensual da mulher amada.

d) espiritualiza a mulher e a apresenta em recatado pudor sob “véu suave de amorosas sombras”.

e) revela sentimento de frustração provocado pelo medo de amar e pela recusa doentia e deliberada à entrega amorosa.

03. Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.

b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.

c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.

d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.

e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heroica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

04. Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião.

..................desejava; ..................amava; ...................adorava.

(*organizações = personalidades)

(José de Alencar, O Guarani)

Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de

a) Álvaro/Peri/D. Diogo.

b) Loredano/Álvaro/Peri.

c) Loredano/Peri/D. Diogo.

d) Álvaro/D. Diogo/Peri.

e) Loredano/D. Diogo/Peri.

05. I -“.......... o recebia cordialmente e o tratava como amigo; seu caráter nobre simpatizava com aquela natureza inculta.”

II - “Em .........., o índio fizera a mesma impressão que lhe causava sempre a presença de um homem daquela cor; lembrara-se de sua mãe infeliz, da raça de que provinha.”

III - “Quanto a .........., via em Peri um cão fiel que tinha um momento prestado um serviço à família, e a quem se pagava com um naco de pão.”

Nestes excertos, registram-se as reações de três personagens de O Guarani à presença de Peri, quando este começa a frequentar a casa de D. Antônio de Mariz. Apenas seus nomes foram omitidos.

Mantida a ordem da sequência, essas três personagens são

a) D. Antônio; Cecília; Isabel.

b) Álvaro; Isabel; Cecília.

c) D. Antônio; Isabel; D. Lauriana.

d) D. Diogo; Cecília; D. Lauriana.

e) D. Diogo; Isabel; Cecília.

06. A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.

b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.

c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.

d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.

e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

07. Fragmento I

Pálida à luz da lâmpada sombria,

Sobre o leito de flores reclinada,

Como a lua por noite embalsamada,

Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar na escuma fria

Pela maré das águas embalada!

Era um anjo entre nuvens d’alvorada

Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Fragmento II

É ela! é ela! - murmurei tremendo,

E o eco ao longe murmurou - é ela!

Eu a vi - minha fada aérea e pura -

A minha lavadeira na janela!

(…)

Esta noite eu ousei mais atrevido

Nas telhas que estalavam nos meus passos

Ir espiar seu venturoso sono,

Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!

Como dormia! que profundo sono!…

Tinha na mão o ferro do engomado…

Como roncava maviosa e pura!…

Quase caí na rua desmaiado!

(…)

É ela! é ela! - repeti tremendo;

Mas cantou nesse instante uma coruja…

Abri cioso a página secreta…

Oh! meu Deus! era um rol de roupa suja!

Os fragmentos acima são de Álvares de Azevedo e desenvolvem o tema da mulher e do amor. Caracterizam duas faces diferentes da obra do poeta. Comparando os dois fragmentos, podemos afirmar que,

a) no primeiro, manifesta-se o desejo de amar e a realização amorosa se dá plenamente entre os amantes.

b) no segundo, apesar de haver um tom de humor e sátira, não se caracteriza o rebaixamento do tema amoroso.

c) no primeiro, o poeta figura a mulher adormecida e a toma como objeto de amor jamais realizado.

d) no segundo, o poeta expressa as condições mais rasteiras de seu cotidiano, porém, atribui à mulher traços de idealização iguais aos do primeiro fragmento.

e) no segundo, ao substituir a musa virginal pela lavadeira entretida com o rol de roupa suja, o poeta confere ao tema amoroso tratamento idêntico ao verificado no primeiro fragmento.

08. O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século ....., retratando sobretudo .....; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de ..... .

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:

a) XVII - a alta aristocracia - conto.

b) XVIII - o mundo burguês - folhetim.

c) XVIII - o mundo burguês - crônica.

d) XIX - o mundo burguês - folhetim.

e) XIX - a alta aristocracia - crônica.

09. Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Foi característica das preocupações ........... do poeta .......... tomar como protagonista de seus poemas a figura do ............, afirmando em seu caráter heroico, em sua bravura, em sua honra - qualidades que a rigor o identificavam com o mais digno dos cavaleiros medievais.

a) nacionalistas - Gonçalves Dias - índio brasileiro.

b) mitificadoras - Álvares de Azevedo - sertanejo solitário.

c) cosmopolitas - Castro Alves - operário nordestino.

d) ufanistas - Monteiro Lobato - caipira paulista.

e) regionalistas - João Cabral de Melo Neto - trabalhador rural.

10. Preencha corretamente as lacunas do trecho apresentado que segue:

 

Vista de forma panorâmica, a poesia romântica brasileira é muito rica em temas e em tons: estão nela a bravura do silvícola cantada por ............., a timidez amorosa e idealizante da lira de ........., a pujança oratória dos versos...............de Castro Alves.

  

a) Casimiro de Abreu - Olavo Bilac - líricos.

b) Fagundes Varela - Gonçalves Dias - anti-abolicionistas.

c) Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - condoreiros.

d) Álvares de Azevedo - Fagundes Varela - satíricos.

e) Olavo Bilac - Casimiro de Abreu - libertários.


SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário