domingo, 6 de abril de 2025

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I TRIMESTRE - ENSINO MÉDIO - 2os ANOS -- ESTUDE MAIS!

 



ENSINO MÉDIO - 2os ANOS
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA & LITERATURA 👀

🙋DETALHAMENTO DE CONTEÚDO POR QUESTÃO - PARA MELHOR DIRECIONAR OS ESTUDOS.

01. LER E COMPREENDER - IDEIA CENTRAL, IMPLÍCITOS, DIFERENCIAR FATO DE OPINIÃO E IDENTIFICAR A SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA.
Atenção! Mostrei nas aulas de revisão que o termo sequência textual é mais usado por Jean-Michel Adam. No entanto, é mais comum encontrarmos o termo tipologia textual, como defende Luiz Antônio Marcuschi. Em seu livro Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão, Marcuschi ressalta que "tipo textual designa uma espécie de construção teórica {em geral uma sequência subjacente aos textos} definida pela natureza linguística de sua composição". Em continuidade, Marcuschi acrescenta que: "em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção" (MARCUSCHI, 2008, p. 154-155, grifos do autor).

02. COESÃO E COERÊNCIA - CONECTORES - aplicação ao texto.

03. CHARGE - MULTIMODALIDADE - nesta questão, abordaremos relação entre textos, isto é, comparação entre charge e manchete ou entre charge e porma. Além disso, convém atentar para os itens multimodais que contribuem para a produção de sentido. Para isso, consulte anotações feitas na aula de revisão - intertextualidade.
Exemplo: 



IBGE: país tem 2,1 milhões de trabalhadores de plataformas digitais 
Pnad Contínua sobre trabalho por aplicativo é divulgado pela 1a vez

04. TELAS E TEXTO LITERÁRIO OU COMPARAÇÃO COM MANCHETE - Aqui, os estudantes devem atentar para o conteúdo das telas (de Jean-Baptiste Debret) na interface com textos de Castro Alves. Além disso, os estudantes precisam contextualizar o conteúdo das telas frente às demandas do século XXI - intertextualidade.
Discutir a lei 7.716, de janeiro de 1989.

LINK => LEI 7. 716 DE 5 JANEIRO DE 1989https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm

Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.







Comparação com manchete da Folha de São Paulo:

Ministério diz que doméstica foi resgatada de trabalho análogo à escravidão em MG
Trabalhadora atuava como empregada doméstica em Além Paraíba (MG) desde 1996 e não recebia salários, segundo a investigação

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/12/ministerio-diz-que-domestica-foi-resgatada-de-trabalho-analogo-a-escravidao-em-mg.shtml> Acesso em: 6 abr. 2025.



05. INFOGRÁFICO - MULTIMODALIDADE E INTERTEXTUALIDADE  

relação entre manchete e infográfico:

Moradores de favelas são mais jovens e mais negros que média do país

No total da população brasileira, 10,9% tem 65 anos ou mais. Em comunidades, este índice cai para 6,6%



Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2024/11/08/moradores-de-favelas-sao-mais-jovens-e-mais-negros-que-media-do-pais.ghtml> Acesso em: 6 abr. 2025.


06. ROMANTISMO – estudar a relação entre os textos indianistas, de Gonçalves Dias (por exemplo, leiam o I Canto, que está descrito abaixo) na interface com Macunaíma (PUBLICADO EM 1928), de Mário de Andrade. Leiam o epílogo, p. 182.  Apesar da distância  cronológica entre Romantismo (1836) e Modernismo (1922), os dois estilos de época podem ser ligados pela temática, pela crítica ou  por qualquer outra relação intertextual. 

I Cantos (poema de Gonçalves Dias)

O Canto do Guerreiro

I

Aqui na floresta

Dos ventos batida,

Façanhas de bravos

Não geram escravos,

Que estimem a vida

Sem guerra e lidar.

- Ouvi-me, Guerreiros.

- Ouvi meu cantar.

II

Valente na guerra

Quem há, como eu sou?

Quem vibra o tacape

Com mais valentia?

Quem golpes daria

Fatais, como eu dou?

- Guerreiros, ouvi-me;

- Quem há, como eu sou?

III

Quem guia nos ares

A frecha emplumada,

Ferindo uma presa,

Com tanta certeza,

Na altura arrojada

Onde eu a mandar?

- Guerreiros, ouvi-me,

- Ouvi meu cantar.

IV

Quem tantos inimigos

Em guerras preou?

Quem canta seus feitos

Com mais energia?

Quem golpes daria

Fatais, como eu dou?

- Guerreiros, ouvi-me:

- Quem há, como eu sou?

V

Na caça ou na lide,

Quem há que me afronte?!

A onça raivosa

Meus passos conhece,

O inimigo estremece,

E a ave medrosa

Se esconde no céu.

- Quem há mais valente,

- Mais destro do que eu?

 Atenção! Observem como o herói se comporta em Gonçalves Dias e em Mário de Andrade, com base na leitura dos textos.

07.Estudar o livro IRACEMA, de José de Alencar. Leiam o primeiro capítulo do livro Iracema, de José de Alencar. Disponível em: http://www.culturatura.com.br/obras/iracema.pdf Acesso em: 6 abr. 2025.

08.REALISMO – estudar a relação entre Romantismo e Realismo, isto é, de que forma a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, pode ser um ponto de divergência em relação ao Romantismo. Para esta questão, observe, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, características que negam o estilo romântico. Leiam, especialmente o capítulo XXVII – Disponível em: https://www.google.com/search?q=mem%C3%B3rias+p%C3%B3stumas+de+br%C3%A1s+cubas+pdf&sca_esv=97738bc548d5078c&rlz=1C1OKWM_pt-BRBR795BR795&ei=i3zyZ5D9Hfbd1sQPxqOjwA0 Acesso em: 6 abr. 2025.


09.NATURALISMO – estude o livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Leiam o capítulo IV, de O Cortiço (PDF, em anexo). Disponível em: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/assets/download/obras-literarias/aluisio-de-azevedo/o-cortico.pdf Acesso em: 6 abr. 2025.


10. PRONOME RELATIVO - COESÃO E COERÊNCIA - aplicação ao texto.

11. FUNÇÕES DO "QUE" - COESÃO E COERÊNCIA - CONJUNÇÃO COORDENATIVA, CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA (INTEGRANTE, CAUSAL, CONSECUTIVA), PRONOME RELATIVO, PRONOME INTERROGATIVO, SUBSTANTIVO, INTERJEIÇÃO, PARTÍCULA EXPLETIVA/ REALCE (EX.: Enquanto que os parlamentares discutiam a emenda, a população não sabia de nada - neste caso, a palavra "que" não apresenta função morfossintática e, geralmente, equivale a expressão "é que".). Outro exemplo de partícula expletiva ou de realce: Quase que ele lê Os Miseráveis em um dia.

12. ESTILÍSTICA - FIGURAS DE LINGUAGEM - METÁFORA, METONÍMIA, HIPÉRBATO, HIPÉRBOLE, PERSONIFICAÇÃO, PERÍFRASE - "O Poeta dos Escravos morreu aos 24 anos" (= Castro Alves), SINESTESIA, ELIPSE, PLEONASMO, POLISSÍNDETO, ANACOLUTO - é a quebra ou interrupção da frase ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. Exemplo: "Esses colonos que se viram desalojados do Congo, não digo propriamente nada contra eles, mas não servem para nós" Rachel de Queirós. Outro exemplo: "A rua onde moras, nela é que desejo morar". SILEPSE, IRONIA, PARADOXO E ONOMATOPEIA.

13. CAMPO SEMÂNTICO -- SELEÇÃO LEXICAL E INTENCIONALIDADE NO MANEJO DAS PALAVRAS PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDO.

14. GÊNEROS DO DISCURSO - NOTÍCIA - REPORTAGEM, POEMA, CONTO, CRÔNICA, ARTIGO DE OPINIÃO. IDENTIFICAR, DIFERENCIAR E DESTACAR CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADE. => intertextualidade

15. SEQUÊNCIAS TEXTUAIS/ TOPOLOGIA TEXTUAL - DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO, INJUNÇÃO E ARGUMENTAÇÃO.  Atenção! Leiam a observação do primeiro tópico acima sobre sequência textual/ tipologia textual.

16. SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR - LEIAM O CAPÍTULO XIII


ATENÇÃO!👇 Os demais exemplos serão aplicados ao texto "Estudos indicam redução de massa cerebral por uso excessivo de tala"  (Brain Rot), que foi publicado neste Blog no dia 30 de março de 2025.  Veja a sequência de publicação aqui abaixo. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/01/25/estudos-indicam-reducao-de-massa-cerebral-por-uso-excessivo-de-tela.ghtml Acesso em 30 abr. 2025.

🙋 Lembrem-se de que que o LIVRO DIDÁTICO👀 é imprescindível para aprofundar os nossos estudos!

Sucesso!

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