quarta-feira, 11 de junho de 2025

PRODUÇÃO DE TEXTO - MICROPROPOSTAS PARA EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO


EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO 

🙋PROPOSTA 1


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quarta-feira (18) o lançamento da campanha “O que você tem a ver com isso?”, de combate ao capacisitmo – atitudes e práticas que subestimam a capacidade das pessoas com deficiência. “O capacitismo está em toda a sociedade, e essa campanha traz a reflexão do papel da família, da escola, do Estado, das empresas, da polícia e, principalmente, do Poder Judiciário no enfrentamento à discriminação contra as pessoas com deficiência no país”, afirmou o ministro.

A prática também é tipificada como crime e pode resultar em pena de um a três anos e multa, conforme o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, Barroso observou que o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência. A taxa de participação da força de trabalho entre pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência ela cai para 29,2%. Segundo ele, no Judiciário esses números são ainda menores. “Apenas 0,8% de magistrados e 2,9% de servidores são pessoas com deficiência”, informou.

Disponível em: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-e-cnj-lancam-campanha-de-combate-ao-capacitismo/ Acesso em: 11 jun. 2025.

Capacitismo: o que é, como combater e por que é tão importante falar sobre o tema

Dados do Disque 100 revelam que em 2023 mais de 394 mil violações de direitos humanos contra pessoas com deficiência foram registradas no Brasil

Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/capacitismo-o-que-e-como-combater-e-por-que-e-tao-importante-falar-sobre-o-tema#:~:text=Considerada%20uma%20das%20mais%20recorrentes,exerc%C3%ADcio%20da%20cidadania%20dessas%20pessoas. Acesso em: 11 jun. 2025.

DE 👀 NO REPERTÓRIO:

LEI 
Art. 88 da Lei Brasileira de Inclusão, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

FILMES:
(1) EXTRAORDINÁRIO => LINK => Trailer do filme

(2) CODA: NO RITMO DO CORAÇÃO => LINK => Trailer do filme

LIVRO:

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Tradução de Mana Tereza Redig de Carvalho Barrocas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. 

🙋PROPOSTA 2

Menos de 2% das crianças pobres no Brasil atingem a renda dos mais ricos

Apesar de avanços na educação, 2/3 dos 50% mais pobres continuam iguais ao país

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/06/menos-de-2-das-criancas-pobres-no-brasil-atingem-a-renda-dos-mais-ricos.shtml Acesso em: 11 jun. 2025.

DE 👀 NO REPERTÓRIO

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

LIVRO:

DIMENSTEIN, Gilberto, 1956- O cidadão de papel : a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil / Gilberto Dimenstein. - 24.ed. - São Paulo : Ática, 2012. 168p. : il. 

"Percebemos a ausência de cidadania, por exemplo, quando uma sociedade gera uma criança de rua. Ela é o sintoma mais agudo da crise social. Os pais são pobres e não conseguem garantir a educação dos filhos, que muitas vezes são obrigados a trabalhar desde crianças. Por isso esses filhos, quando crescem, vão continuar pobres, já que sem formação educacional é difícil arrumar bons empregos. E os filhos de seus filhos também não terão condições de progredir. Então surge a pergunta: a família é pobre porque não conseguiu estudar ou é porque não estudou que continua pobre?

Esse círculo vicioso não atinge só os que têm menos dinheiro. Revela uma sociedade que fecha oportunidade a todos, inclusive a você" Dimenstein (2012, p. 10).

🙋PROPOSTA 3

ONU celebra Dia Mundial dos Oceanos com apelo a governos do mundo

Este 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. Juntos, eles produzem pelo menos 50% do oxigênio do planeta.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a data serve para soar o alerta a governos em todo o mundo sobre fazer mais para proteger os mares. Os oceanos fornecem ar, alimentos, empregos e um clima do qual se depende.

A poluição plástica, no entanto, está acabando com cardumes, levando à perda de ecossistemas marinhos assim como ao aumento da temperatura que eleva o nível do mar.

Comunidades costeiras e Estados litorâneos

Segundo a ONU, pelo menos 40 milhões de pessoas deverão ser empregadas na indústria oceânica até 2030.

Guterres defende investimentos massivos na ciência, na conservação e na economia azul sustentável além de ampliar o apoio às comunidades costeiras, pessoas indígenas e aos Pequenos Estados-Ilha, que já sofrem com as consequências da mudança climática.

Os mares absorvem 30% do carbono gerado por seres humanos sendo um grande aliado na luta contra as alterações do clima.

O secretário-geral lembra que é preciso proteger a biodiversidade marinha, rejeitando práticas que levaram a danos irreparáveis. A proposta de Guterres é de que os países cumpram as promessas previstas no Acordo de Biodiversidade Além da Jurisdição Nacional.

A Conferência dos Oceanos começa nesta segunda-feira, 9 de junho, em Nice, na França. Para a ONU, o evento será uma oportunidade de avançar com as prioridades e a renovar os compromissos coletivos de proteção dos oceanos.

 Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2025/06/1849231 Acesso em: 11 jun. 2025.

PODCAST - G1 Globo => Natuza Nery

DE 👀 NO REPERTÓRIO:

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

DO MEIO AMBIENTE 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

RÁDIO AGÊNCIA BRASIL

COSTA BRASILEIRA ESTÁ ENTRE AS 20 MAIS EXTENSAS DO MUNDO

"Com uma extensão litorânea superior a 10 mil quilômetros,o Brasil está entre os 20 países com o maior litoral do mundo. Porém todo esse potencial ainda é subaproveitado.

A Amazônia Azul - como é chamada a área marinha brasileira com 5,7 milhões de quilômetros quadrados- equivale a dois terços do território continental e abriga alta biodiversidade em uma grande variedade de habitats.

Esses e outros dados estão no mais completo levantamento já realizado sobre o tema, o "1o Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" lançado nesta terça feira (23) pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e serviços Ecossistêmicos e pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano..."

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-11/costa-brasileira-esta-entre-20-mais-extensas-do-mundo Acesso em: 11 jan. 2025.


🙋PROPOSTA 4

Disponível em: https://grupoparanacomunicacao.com.br/casos-de-intolerancia-e-discursos-de-odio-batem-recordes-nas-re Acesso em: 12 jun. 2025.


MAIORIA DO STF VOTA A FAVOR DA RESPONSABILIZAÇÃO DAS REDES

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-06/maioria-do-stf-vota-favor-da-responsabilizacao-das-redes-sociais Acesso em: 12 jun. 2025.

PODCAST - G1 Globo => Natuza Nery

LINK AQUI => PODCAST - OS CAMINHOS PARA A RESPONSABILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS 

DE 👀 NO REPERTÓRIO:

LINK AQUI => MARCO CIVIL DA INTERNET


🙋PROPOSTA 5


Disponível em: 
https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/geracao-nem-nem-ja-soma-11-milhoes-de-jovens Acesso em: 15 jun. 2025.

NÚMERO DE JOVENS NEM-NEM CAI PARA 10,3 MILHÕES, O MENOR JÁ REGISTRADO

Ainda assim, 21,2% dos brasileiro que têm entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Nos domicílios mais pobres, percentual chega à metade 

O Globo, 4/12/2024.

Atenção! NEM-NEM é um neologismo usado para designar um determinado grupo social que não trabalha nem estudam formalmente. Nesse sentindo, evitem o uso do termo nesta primeira experiência de produção textual. 

POR QUE O BRASIL AINDA TEM TANTOS JOVENS QUE NÃO FAZEM NADA?

Estadão, 15/06/2025.

DE 👀 NO REPERTÓRIO:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Nenhum comentário:

Postar um comentário