CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Práticas e processos de produção de gêneros, orais e escritos, do
campo de atuação na vida pública produzidos em ambientes digitais ou não.
Propósito comunicativo: interlocutores, suporte, especificidades e
regularidades dos gêneros; Apreciação e réplica. Contexto de produção, recepção
e circulação de gêneros das culturas juvenis; Especificidades
linguístico-discursivas dos gêneros que compõem os letramentos de reexistência:
hip hop, grafite, repente, slams, cordel etc.
Contexto de produção, circulação e recepção de textos do campo de práticas de estudo e pesquisa (relatório, relatório multimidiático de campo, reportagem científica, mapas dinâmicos etc.) Ideias principais e secundárias; palavras-chave. Produção de resumo e resenha; Curadoria de informação; Especificidades dos gêneros de divulgação científica: linguagem; mídias, recursos multissemióticos e efeitos de sentido. Apreciação e réplica; Seleção vocabular e efeitos de sentido. Inferências e implícitos (pressupostos e subentendidos); Modalizadores. Estratégias argumentativas. Condições de produção, circulação e recepção de diversos autores(as), gêneros e estilos da literatura brasileira e ocidental, canônicos ou não. Especificidades da linguagem literária; Recursos linguísticos, multissemióticos e efeitos de sentido. Práticas de letramento literário; Realismo; Naturalismo. Parnasianismo. Contexto de produção, circulação e recepção de textos literários; Intertextualidade e interdiscursividade. Práticas de letramento literário. Planejamento e (re)textualização (produção, revisão, edição), considerando especificidades dos textos. Contexto de produção, recepção e circulação; Aspectos linguísticos, semânticos, multissemióticos e efeitos de sentido. Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala; tomada de nota; réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro; Estratégias típicas de negociação. Polidez linguística. Curadoria de informações. Gêneros textuais: resumo e resenha. Marcas do discurso reportado e de citações. Leitura e análise das especificidades de gêneros de divulgação científica; Contexto de produção, circulação e recepção de textos de apresentações orais. Especificidades de softwares e aplicativos de apresentação (visão crítica). Tratamento de conteúdos. Recursos linguísticos, multissemióticos e efeitos de sentido; Contexto de produção, circulação e recepção de textos do campo jornalístico-midiático.
Projetos editoriais, suas especificidades linguísticas, semânticas, multissemióticas e efeitos de sentido. Curadoria da informação. Critérios de curadoria: evidências, fontes, contexto, propósito, atualidade, relevância, autoridade; Regularidades das fake news (manchetes sensacionalistas, ausência de fontes etc.) e das marcas de radicalização do discurso (generalizações, usos de chavões e expressões feitas, desconsideração do lugar e da perspectiva do outro); Apreciação e réplica.
ATENÇÃO! Darei maior ênfase aos assuntos em negrito.
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