III - UNIDADE - 1o. ANO - ENSINO MÉDIO
Barroco (pintura, escultura, música e literatura)
Revisão dos slides
Panorama histórico
Características
Principais autores e obras
Ficha de exercícios
Anotações
Exercícios do livro didático
LINGUAGEM
Fonética e Fonologia
Revisão dos slides
Acentuação gráfica
Ortografia
Homônimos e Parônimos
Ficha de exercícios
Anotações
Exercícios do livro didático
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Produção de texto: gêneros digitais, artigo de opinião e debate regrado (conforme o livro didático)
BARROCO
Os sentimentos se exaltam, não são mais controlados pela razão.
A linguagem não segue a clareza do Classicismo e é construída tortuosamente, no sentido de captar, através de antíteses e imagens sugestivas, o que é a vida, a morte, o destino, o amor.
A antítese entre vida e morte está no centro da arte barroca.
Surge em um momento histórico conturbado, da Contrarreforma e de muitas guerras.
A LINGUAGEM BARROCA
Cultismo (ou gongorismo)
Utiliza-se do jogo de palavras, das antíteses, das hipérboles, das metáforas, das frases tortuosas.
Linguagem preciosa e rebuscada.
Um dos grandes poetas cultistas foi o espanhol Luís de Gôngora; por isso, o cultismo é também conhecido por gongorismo.
Conceptismo (ou quevedismo)
O rebuscamento se dá na expressão do raciocínio, com a exploração do jogo de ideias e sutilezas de argumentação.
O espanhol Francisco de Quevedo foi o expoente desse estilo.
GREGÓRIO DE MATOS
Maior nome da poesia barroca brasileira.
Não teve nenhum livro publicado em vida
Sua obra pode ser dividida em três linhas temáticas: religiosa, amorosa, satírica.
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Padre jesuíta e um dos melhores oradores do século XVII.
Discutiu questões políticas, criticou os impostos injustos que sangravam o Brasil e participou ativamente das expedições de catequese.
Principais sermões:
Sermão do mandato - aborda o amor místico de Cristo.
Sermão da sexagésima - discorre sobre a arte de pregar.
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda - proferido por ocasião do cerco dos holandeses à cidade da Bahia.
Sermão de Santo Antônio aos peixes - trata da escravidão do indígena.
BARROCO
Os sentimentos se exaltam, não são mais controlados pela razão.
A linguagem não segue a clareza do Classicismo e é construída tortuosamente, no sentido de captar, através de antíteses e imagens sugestivas, o que é a vida, a morte, o destino, o amor.
A antítese entre vida e morte está no centro da arte barroca.
Surge em um momento histórico conturbado, da Contrarreforma e de muitas guerras.
A LINGUAGEM BARROCA
Cultismo (ou gongorismo)
Utiliza-se do jogo de palavras, das antíteses, das hipérboles, das metáforas, das frases tortuosas.
Linguagem preciosa e rebuscada.
Um dos grandes poetas cultistas foi o espanhol Luís de Gôngora; por isso, o cultismo é também conhecido por gongorismo.
Conceptismo (ou quevedismo)
O rebuscamento se dá na expressão do raciocínio, com a exploração do jogo de ideias e sutilezas de argumentação.
O espanhol Francisco de Quevedo foi o expoente desse estilo.
GREGÓRIO DE MATOS
Maior nome da poesia barroca brasileira.
Não teve nenhum livro publicado em vida
Sua obra pode ser dividida em três linhas temáticas: religiosa, amorosa, satírica.
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Padre jesuíta e um dos melhores oradores do século XVII.
Discutiu questões políticas, criticou os impostos injustos que sangravam o Brasil e participou ativamente das expedições de catequese.
Principais sermões:
Sermão do mandato - aborda o amor místico de Cristo.
Sermão da sexagésima - discorre sobre a arte de pregar.
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda - proferido por ocasião do cerco dos holandeses à cidade da Bahia.
Sermão de Santo Antônio aos peixes - trata da escravidão do indígena.
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