ATENÇÃO! Após cada aula, os estudantes deverão escrever um resumo sobre o tema central abordado. Para isso, é preciso destacar: a metodologia e os recursos utilizados pelo professor, bem como os principais tópicos trabalhados.
1. RESUMO - sobre morfologia (estrutura das palavras e o estudo dos radicais gregos e latinos)
CONTEÚDO
Língua Portuguesa e
Literatura – IV Unidade 8/10/2018.
Literatura
Arcadismo
Foco
na imagem
Contexto
de produção e recepção do Arcadismo
Produção
literária
Principais
autores
Cláudio
Manuel da Costa – Obras/ Obras poética
Tomás
Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu e Cartas chilenas
Frei
José de Santa Rita Durão – Caramuru
Basílio
da Gama – Uraguai
Bocage
– sonetos
Foco
no texto:
sonetos de Bocage; sonetos de Cláudio Manuel da Costa;
trechos de Marília de Dirceu e Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.
sonetos de Bocage; sonetos de Cláudio Manuel da Costa;
trechos de Marília de Dirceu e Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.
Língua
e Linguagem
Anúncio
publicitário
Morfologia
(parte I)
Processo
de formação de palavras
Morfologia (parte II)
____________________________________
IMPORTANTE!
Radicais
gregos e latinos
Prefixos
gregos e latinos
Sufixos
gregos e latinos (nominais e verbais)
____________________________________
Produção de texto
Projeto campanha contra o Cyberbullying
________________________________________
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:
LÍNGUA E LINGUAGEM
01. A opção em que o elemento mórfico destacado está analisado incorretamente é:
A) capacidade - vogal temática
B) visualizar - sufixo
C) existe - desinência número-pessoal
D) juiz - radical
E) conheça - desinência modo-temporal
RESPOSTA: C - (o elemento em destaque é vogal temática)
02. Certas palavras,como "possível", apresentam o sufixo "-vel" e, ao receberem um novo sufixo, têm "-vel" substituído por "bil". Isso ocorre em todos os casos a seguir, à exceção de:
A) amabilidade
B) habilidade
C) mobilidade
D) miserabilidade
E) vulnerabilidade
RESPOSTA: B - (habilidade vem de hábil)
LITERATURA
03. Leia os versos do poeta Bocage.
Vem, oh Marília, vem lograr comigo
Destes alegres camposa beleza,
Destas copadas árvores o abrigo
Deixa louvar da corte a vã grandeza;
Quanto me agrada mais estar contigo,
Notamos as perfeições da Natureza!
Nestes versos,
A) o poeta encara o amor de forma negativa por causa da fugacidade do tempo.
B) a linguagem, altamente subjetiva, denuncia características pré-românticas do autor.
C) a emoção predomina sobre a razão, numa ânsia de se aproveitar o tempo presente.
D) o amor e a mulher são idealizados pelo poeta, portanto, inacessíveis a ele.
E) o poeta propõe, em linguagem clara, que se aproveite o presente de forma simples junto à natureza.
RESPOSTA: E
________________________________________
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:
LÍNGUA E LINGUAGEM
01. A opção em que o elemento mórfico destacado está analisado incorretamente é:
A) capacidade - vogal temática
B) visualizar - sufixo
C) existe - desinência número-pessoal
D) juiz - radical
E) conheça - desinência modo-temporal
RESPOSTA: C - (o elemento em destaque é vogal temática)
02. Certas palavras,como "possível", apresentam o sufixo "-vel" e, ao receberem um novo sufixo, têm "-vel" substituído por "bil". Isso ocorre em todos os casos a seguir, à exceção de:
A) amabilidade
B) habilidade
C) mobilidade
D) miserabilidade
E) vulnerabilidade
RESPOSTA: B - (habilidade vem de hábil)
LITERATURA
03. Leia os versos do poeta Bocage.
Vem, oh Marília, vem lograr comigo
Destes alegres camposa beleza,
Destas copadas árvores o abrigo
Deixa louvar da corte a vã grandeza;
Quanto me agrada mais estar contigo,
Notamos as perfeições da Natureza!
Nestes versos,
A) o poeta encara o amor de forma negativa por causa da fugacidade do tempo.
B) a linguagem, altamente subjetiva, denuncia características pré-românticas do autor.
C) a emoção predomina sobre a razão, numa ânsia de se aproveitar o tempo presente.
D) o amor e a mulher são idealizados pelo poeta, portanto, inacessíveis a ele.
E) o poeta propõe, em linguagem clara, que se aproveite o presente de forma simples junto à natureza.
RESPOSTA: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário