segunda-feira, 15 de outubro de 2018

IV - UNIDADE


ATENÇÃO! Após cada aula, os estudantes deverão escrever um resumo sobre o tema central abordado. Para isso, é preciso destacar: a metodologia e os recursos utilizados pelo professor, bem como os principais tópicos trabalhados. 

1. RESUMO  - sobre morfologia (estrutura das palavras e o estudo dos radicais gregos e latinos)

CONTEÚDO
Língua Portuguesa e Literatura – IV Unidade                         8/10/2018.
Literatura
Arcadismo
Foco na imagem
Contexto de produção e recepção do Arcadismo
Produção literária
Principais autores
Cláudio Manuel da Costa – Obras/ Obras poética 
Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu e Cartas chilenas
Frei José de Santa Rita Durão – Caramuru
Basílio da Gama – Uraguai
Bocage – sonetos  
Foco no texto: 
sonetos de Bocage; sonetos de Cláudio Manuel da Costa; 
trechos de Marília de Dirceu e Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.

Língua e Linguagem

Anúncio publicitário
Morfologia (parte I)
Processo de formação de palavras
Morfologia (parte II)
____________________________________

IMPORTANTE!
Radicais gregos e latinos
Prefixos gregos e latinos
Sufixos gregos e latinos (nominais e verbais)
____________________________________

Produção de texto 

Projeto campanha contra o Cyberbullying

________________________________________

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:

LÍNGUA E LINGUAGEM 

01.  A opção em que o elemento mórfico destacado está analisado incorretamente é:
A) capacidade - vogal temática
B) visualizar - sufixo
C) existe - desinência número-pessoal
D) juiz - radical
E) conheça - desinência modo-temporal 

RESPOSTA: C - (o elemento em destaque é vogal temática)

02. Certas palavras,como "possível", apresentam o sufixo "-vel" e, ao receberem um novo sufixo, têm "-vel" substituído por "bil". Isso ocorre em todos os casos a seguir, à exceção de:
A) amabilidade
B) habilidade
C) mobilidade
D) miserabilidade 
E) vulnerabilidade 

RESPOSTA: B - (habilidade vem de hábil)

LITERATURA

03. Leia os versos do poeta Bocage.
Vem, oh Marília, vem lograr comigo
Destes alegres camposa beleza,
Destas copadas árvores o abrigo

Deixa louvar da corte a vã grandeza;
Quanto me agrada mais estar contigo,
Notamos as perfeições da Natureza!

Nestes versos,
A) o poeta encara o amor de forma negativa por causa da fugacidade do tempo.
B) a linguagem, altamente subjetiva, denuncia características pré-românticas do autor.
C) a emoção predomina sobre a razão, numa ânsia de se aproveitar o tempo presente.
D) o amor e a mulher são idealizados pelo poeta, portanto, inacessíveis a ele.
E) o poeta propõe, em linguagem clara, que se aproveite o presente de forma simples junto à natureza.

RESPOSTA: E 

Nenhum comentário:

Postar um comentário