terça-feira, 28 de abril de 2020

ESTUDAMOS NO I BIMESTRE - 2020

TÓPICOS E OBJETIVOS 
ENSINO MÉDIO -  2os. e 3os. ANOS - 2020


ENSINO MÉDIO – 2º. ANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. LEONARDO FERREIRA
Dia: 24/3/2020
ROMANTISMO – POESIA
1.      “CANÇÃO DO EXÍLIO”, de Gonçalves Dias:
Entender os aspectos linguísticos do poema;
Fazer pesquisa sobre outras produções que estabelecem intertextualidade com o poema CANÇÃO DO EXÍLIO, de Gonçalves Dias (Exemplos: “Canto de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade e “Nova canção do exílio”, de Carlos Drummond de Andrade).

2.      “SE EU MORRESSE AMANHÔ, de Álvares de Azevedo:
Identificar a relação entre o conteúdo do poema e o contexto histórico vivido pelo autor (o que, provavelmente, inspirou o autor?).
3.      “MEUS OITO ANOS”, de Casimiro de Abreu e “COTOVIA”, de Manuel Bandeira (o caso da paródia):
Estabelecer relação intertextual entre os dois poemas sugeridos, embora sejam de épocas diferentes.
4.      NAVIO NEGREIRO, de Castro Alves:
Estabelecer relação entre a temática trazida por Castro Alves e destacar qual a relação entre passado e presente (quais as consequências do passado histórico para o século XXI?).
Dia: 31/3/2020
GRAMÁTICA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1.      AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – ENEM):
Responder às questões e justificar cada uma delas.
2.      ATIVIDADE COM QUESTÕES DISCURSIVAS:
As questões versam sobre: interpretação de texto de texto, morfologia, infográfico, charge e sintaxe.
Responder às questões e justificar cada uma delas (no caderno).
Dia: 7/4/2020
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.      ATIVIDADE - A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):  
Explorar toda a página do blog e fazer um comentário na própria página (do blog), conforme as instruções enviadas (leve em conta: lista de filmes sugeridos pelo SSA-UPE, relação de livros, questões do SSA 2-UPE, ENEM, SAEB e SAEPE).

2.      ATIVIDADE - A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Resolver as questões do blog e comentar cada uma delas (no caderno).

Dia: 22/4/2020
LITERATURA E AUDIOVISUAL
1.      ASSISTIR AO FILME: “GUERRA DE CANUDOS” (1997), de Sérgio Rezende; RECOMENDADO PARA O SSA 2 – UPE:
Responder às questões do roteiro (no caderno)
2.      ACOMPANHAR CONTEÚDO NO BLOG: 
Fazer um comentário curto na página sobre “ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO” (link – ENSINO MÉDIO - SEGUNDO ANO).
3.      MATERIAL DE APOIO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO:
Acompanhar o material sugerido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (conforme as instruções apresentadas).
Objetivos:
Analisar para compreender os aspectos linguísticos de poemas das três gerações do Romantismo;
Estabelecer “pontes” entre o passado e o presente;
Refletir sobre os temas centrais da/na poesia que se desdobram nas três fases do Romantismo brasileiro;
Sensibilizar os educandos sobre a relevância da literatura clássica;
Explorar o texto literário a partir do audiovisual;
Avaliar para traçar novas ações de aprendizagem de língua/ linguagem;
Avaliar para planejar estratégias de ensino para orientar a leitura, a compreensão e a interpretação de texto (em diferentes gêneros);
Explorar o conteúdo vivenciado em ambiente virtual a partir de atividades discursivas;
Refletir sobre os temas centrais e periféricos de diversificados gêneros textuais;
Explorar palavras e frases em questões discursivas;
Examinar textos em diferentes gêneros em seus aspectos multimodais.
(Re)orientar os estudos com a finalidade de superar as dificuldades apresentadas na avaliação diagnóstica; Conscientizar os discentes sobre a importância de avaliações e de "certames", como: SAEB, SAEPE, ENEM, SSA-UPE e outros;
Detalhar os conteúdos bimestrais através de blog para dirimir as dúvidas;
Propiciar o acesso dos conteúdos através de ambiente virtual assíncrono;
Viabilizar a possibilidade dos aprendizes participarem através de comentários na página do blog e no fórum da plataforma Google Classroom;
Levar os discentes à reflexão para que saibam: informar, comunicar, argumentar e agir no campo virtual com ética e com responsabilidade.



ENSINO MÉDIO – 3º. ANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. LEONARDO FERREIRA
Dia: 24/3/2020
MODERNISMO – PRIMEIRA FASE
1.      Vídeo: “Mário de Andrade: Reinventando o Brasil”:
              Anotar os tópicos e redigir um resumo sobre o conteúdo do vídeo.
2.      Vídeo: Manuel Bandeira:
Assistir ao vídeo, fazer uma pesquisa sobre a biografia do autor, pesquisar três poemas (que não aparecem no vídeo) e escrever um comentário em forma de resumo.

3.      Vídeo: Vidas Secas, de Graciliano Ramos:
Assistir ao filme e fazer a interface entre o conteúdo dessa produção e a(s) temática(s) presente(s) na atualidade (em pleno século XXI), como seca, êxodo etc., sem desprezar o livro (Vidas Secas).
Dia: 31/3/2020
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
1.      AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (Interpretação e compreensão de texto ENEM):
Responder às questões e fazer comentário sobre cada uma delas.
2.      ATIVIDADE COM QUESTÕES DISCURSIVAS: A GRAMÁTICA APLICADA AO TEXTO (análise de charge – observar o humor, classificar o sujeito das orações recomendadas, julgar a função sintática dos pronomes oblíquos, estabelecer a concordância verbal, entender a transitividade verbal, classificar o predicado):
Responder às questões discursivas e justificá-las.
Dia: 7/4/2020
GRAMÁTICA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1.      ATIVIDADE - A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas): 
Explorar todo o conteúdo do blog e fazer um comentário na própria página (do blog).
2.      ATIVIDADE – A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Responder às questões disponíveis no blog e fazer comentário sobre cada uma delas.
Dia: 22/4/2020
LITERATURA E AUDIOVISUAL
1.      ASSISTIR AO FILME: “MORTE E VIDA SEVERINA”, de Walter Avancini - RECOMENDADO PARA O SSA 3 – UPE:
Assistir ao filme e responder o roteiro (que foi enviado em anexo).

2.      ATIVIDADE – A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas): 
Acompanhar a revisão sobre CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL (o conteúdo do blog aparece detalhado, com questões resolvidas, exemplos etc.);
Fazer um comentário curto na própria página do blog (conforme instruções).

3.      MATERIAL DE APOIO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO:
Acompanhar o material sugerido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (conforme as instruções apresentadas).
Objetivos:
Sensibilizar os estudantes para a apreciação da literatura clássica;
Refletir sobre os temas centrais e periféricos trazidos pelos autores;
Ampliar os recursos linguísticos para a análise de aspectos do significado das palavras no plano da produção literária;
Examinar poemas e trechos de romances;
Estabelecer uma ponte entre o passado e o presente;
Contextualizar a temática do romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos com as temáticas atuais (como a crise hídrica, êxodo rural e outros);
Ser capaz de elaborar crítica ou proposta através da escrita a partir da produção literária.
Avaliar para (re)orientar o grau de envolvimento dos estudantes com textos de diferentes gêneros (com ênfase para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio);
Motivar a revisão de sintaxe para a compreensão do processo de "concordância verbal";
Compreender e usar a língua portuguesa (na leitura e na escrita) como "substância" geradora de significação;
Alertar para os níveis de dificuldade de questões objetivas e outras discursivas (as quais exigem reflexão e produção escrita).
Conscientizar os educandos sobre a importância dos descritores do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do SAEPE (Avaliação Educacional de Pernambuco), bem como orientá-los sobre o grau de dificuldade de questões comuns ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao SSA (Sistema Seriado de Avaliação) 3 - da UPE (Universidade de Pernambuco);
Ser capaz de identificar a ideia central de um texto;
Explorar os efeitos de sentido no plano textual; Explorar palavras e frases para a produção de sentido; Identificar e classificar o gênero textual indicado em cada questão;

Alertar para os implícitos do texto, bem como para a semântica e a pragmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário