TÓPICOS E OBJETIVOS
ENSINO MÉDIO - 2os. e 3os. ANOS - 2020
ENSINO MÉDIO – 2º.
ANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. LEONARDO FERREIRA
Dia:
24/3/2020
ROMANTISMO
– POESIA
1.
“CANÇÃO
DO EXÍLIO”, de Gonçalves Dias:
Entender
os aspectos linguísticos do poema;
Fazer
pesquisa sobre outras produções que estabelecem intertextualidade com o poema
CANÇÃO DO EXÍLIO, de Gonçalves Dias (Exemplos: “Canto de regresso à pátria”, de
Oswald de Andrade e “Nova canção do exílio”, de Carlos Drummond de Andrade).
2.
“SE
EU MORRESSE AMANHÔ, de Álvares de Azevedo:
Identificar
a relação entre o conteúdo do poema e o contexto histórico vivido pelo autor (o
que, provavelmente, inspirou o autor?).
3.
“MEUS
OITO ANOS”, de Casimiro de Abreu e “COTOVIA”, de Manuel Bandeira (o caso da
paródia):
Estabelecer
relação intertextual entre os dois poemas sugeridos, embora sejam de épocas
diferentes.
4.
NAVIO
NEGREIRO, de Castro Alves:
Estabelecer
relação entre a temática trazida por Castro Alves e destacar qual a relação
entre passado e presente (quais as consequências do passado histórico para o
século XXI?).
Dia:
31/3/2020
GRAMÁTICA, COMPREENSÃO E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1.
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA (COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – ENEM):
Responder
às questões e justificar cada uma delas.
2.
ATIVIDADE COM QUESTÕES DISCURSIVAS:
As
questões versam sobre: interpretação de texto de texto, morfologia,
infográfico, charge e sintaxe.
Responder
às questões e justificar cada uma delas (no caderno).
Dia:
7/4/2020
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS
TECNOLOGIAS
1.
ATIVIDADE
- A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Explorar
toda a página do blog e fazer um comentário na própria página (do blog),
conforme as instruções enviadas (leve em conta: lista de filmes sugeridos pelo
SSA-UPE, relação de livros, questões do SSA 2-UPE, ENEM, SAEB e SAEPE).
2.
ATIVIDADE
- A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Resolver
as questões do blog e comentar cada uma delas (no caderno).
Dia:
22/4/2020
LITERATURA E AUDIOVISUAL
1.
ASSISTIR
AO FILME: “GUERRA DE CANUDOS” (1997), de Sérgio Rezende; RECOMENDADO PARA O SSA
2 – UPE:
Responder
às questões do roteiro (no caderno)
2.
ACOMPANHAR
CONTEÚDO NO BLOG:
Fazer
um comentário curto na página sobre “ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO” (link – ENSINO
MÉDIO - SEGUNDO ANO).
3.
MATERIAL
DE APOIO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO:
Acompanhar
o material sugerido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (conforme as
instruções apresentadas).
Objetivos:
Analisar para compreender os aspectos
linguísticos de poemas das três gerações do Romantismo;
Estabelecer “pontes” entre o passado e o
presente;
Refletir sobre os temas centrais da/na poesia que
se desdobram nas três fases do Romantismo brasileiro;
Sensibilizar os educandos sobre a relevância da
literatura clássica;
Explorar o texto literário a partir do audiovisual;
Avaliar para traçar novas ações de aprendizagem
de língua/ linguagem;
Avaliar para planejar estratégias de ensino para
orientar a leitura, a compreensão e a interpretação de texto (em diferentes
gêneros);
Explorar o conteúdo vivenciado em ambiente
virtual a partir de atividades discursivas;
Refletir sobre os temas centrais e periféricos de
diversificados gêneros textuais;
Explorar palavras e frases em questões
discursivas;
Examinar textos em diferentes gêneros em seus
aspectos multimodais.
(Re)orientar os estudos com a finalidade de
superar as dificuldades apresentadas na avaliação diagnóstica; Conscientizar os
discentes sobre a importância de avaliações e de "certames", como:
SAEB, SAEPE, ENEM, SSA-UPE e outros;
Detalhar os conteúdos bimestrais através de blog
para dirimir as dúvidas;
Propiciar o acesso dos conteúdos através de
ambiente virtual assíncrono;
Viabilizar a possibilidade dos aprendizes
participarem através de comentários na página do blog e no fórum da plataforma Google Classroom;
Levar os discentes à reflexão para que saibam:
informar, comunicar, argumentar e agir no campo virtual com ética e com
responsabilidade.
ENSINO MÉDIO – 3º.
ANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. LEONARDO FERREIRA
Dia:
24/3/2020
MODERNISMO
– PRIMEIRA FASE
1.
Vídeo:
“Mário de Andrade: Reinventando o Brasil”:
Anotar os tópicos e redigir um
resumo sobre o conteúdo do vídeo.
2.
Vídeo:
Manuel Bandeira:
Assistir
ao vídeo, fazer uma pesquisa sobre a biografia do autor, pesquisar três poemas
(que não aparecem no vídeo) e escrever um comentário em forma de resumo.
3.
Vídeo:
Vidas Secas, de Graciliano Ramos:
Assistir
ao filme e fazer a interface entre o conteúdo dessa produção e a(s) temática(s)
presente(s) na atualidade (em pleno século XXI), como seca, êxodo etc., sem
desprezar o livro (Vidas Secas).
Dia:
31/3/2020
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA
1.
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA (Interpretação e compreensão de texto ENEM):
Responder
às questões e fazer comentário sobre cada uma delas.
2.
ATIVIDADE
COM QUESTÕES DISCURSIVAS: A GRAMÁTICA APLICADA AO TEXTO (análise de charge –
observar o humor, classificar o sujeito das orações recomendadas, julgar a
função sintática dos pronomes oblíquos, estabelecer a concordância verbal,
entender a transitividade verbal, classificar o predicado):
Responder
às questões discursivas e justificá-las.
Dia:
7/4/2020
GRAMÁTICA,
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1.
ATIVIDADE
- A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Explorar
todo o conteúdo do blog e fazer um comentário na própria página (do blog).
2.
ATIVIDADE
– A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Responder
às questões disponíveis no blog e fazer comentário sobre cada uma delas.
Dia:
22/4/2020
LITERATURA
E AUDIOVISUAL
1.
ASSISTIR
AO FILME: “MORTE E VIDA SEVERINA”, de Walter Avancini - RECOMENDADO PARA O SSA
3 – UPE:
Assistir
ao filme e responder o roteiro (que foi enviado em anexo).
2.
ATIVIDADE
– A PARTIR DO BLOG DO PROFESSOR (conforme orientações enviadas):
Acompanhar
a revisão sobre CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL (o conteúdo do blog aparece
detalhado, com questões resolvidas, exemplos etc.);
Fazer
um comentário curto na própria página do blog (conforme instruções).
3.
MATERIAL
DE APOIO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO:
Acompanhar
o material sugerido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (conforme as
instruções apresentadas).
Objetivos:
Sensibilizar os estudantes para a apreciação da
literatura clássica;
Refletir sobre os temas centrais e periféricos
trazidos pelos autores;
Ampliar os recursos linguísticos para a análise
de aspectos do significado das palavras no plano da produção literária;
Examinar poemas e trechos de romances;
Estabelecer uma ponte entre o passado e o
presente;
Contextualizar a temática do romance "Vidas
Secas", de Graciliano Ramos com as temáticas atuais (como a crise hídrica,
êxodo rural e outros);
Ser capaz de elaborar crítica ou proposta através
da escrita a partir da produção literária.
Avaliar para (re)orientar o grau de envolvimento
dos estudantes com textos de diferentes gêneros (com ênfase para o ENEM - Exame
Nacional do Ensino Médio);
Motivar a revisão de sintaxe para a compreensão
do processo de "concordância verbal";
Compreender e usar a língua portuguesa (na
leitura e na escrita) como "substância" geradora de significação;
Alertar para os níveis de dificuldade de questões
objetivas e outras discursivas (as quais exigem reflexão e produção escrita).
Conscientizar os educandos sobre a importância
dos descritores do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do SAEPE
(Avaliação Educacional de Pernambuco), bem como orientá-los sobre o grau de
dificuldade de questões comuns ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao
SSA (Sistema Seriado de Avaliação) 3 - da UPE (Universidade de Pernambuco);
Ser capaz de identificar a ideia central de um
texto;
Explorar os efeitos de sentido no plano textual;
Explorar palavras e frases para a produção de sentido; Identificar e
classificar o gênero textual indicado em cada questão;
Alertar para os implícitos do texto, bem como
para a semântica e a pragmática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário