sábado, 13 de março de 2021

AULA 009 - 3os. ANOS - ENSINO MÉDIO - SIMULADO - PARTE 1 - 12-3-2021

 AULA 009 - 3os. ANOS - ENSINO MÉDIO - COMENTÁRIOS: SIMULADO (PARTE 1) APLICADO EM: 12/3/2021.

🙋SIMULADO


👇Resposta: 
A composição que retrata cinco prostitutas marca importante ruptura em relação ao paradigma tradicional de arte.
Comentário👀
As Vanguardas Europeias provocaram uma importante ruptura na concepção de arte. No contexto europeu, portanto, a obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso, revela essa mudança. Segundo Altarriba (2001, p. 22), Picasso "no verão de 1907, sentiu a fascinação da arte africana e da Oceania, e isto o induziu a criar uma desarmonia".   


👇 Resposta 

Em: "Há exatamente uma ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a covid-19 como pandemia", poderíamos substituir o verbo "haver" pelo verbo "fazer", sem prejuízo semântico. 

Comentário👀

Como expliquei nas aulas, o verbo "haver" fica na 3a. pessoa do singular, porque está no sentido de tempo transcorrido. Neste caso, teremos uma oração sem sujeito, pois o verbo nessa acepção é impessoal. Diante do contexto acima, poderíamos substituir o verbo "haver" por "fazer" sem qualquer prejuízo semântico (de sentido). Isso se dá, porque o verbo "fazer" pode assumir impessoalidade quando significa tempo (igualmente, transcorrido). 



👇 Resposta:

Os três filmes tomam como mote a ideia central das obras: Os Sertões, Triste Fim de Policarpo Quaresma e Sítio do Picapau Amarelo, respectivamente.

Comentário👀

Naturalmente, há diferenças entre o conteúdo dos filmes em relação aos livros. Como mencionei nas aulas, a produção audiovisual é uma leitura do texto-matriz, logo, não podemos afirmar que se trata de uma representação integral (ou fiel).


Questão adaptada para o simulado (ENEM, 2013).



👇 Resposta:
De crítica e humor.

Comentário👀
Aqui, antes de tudo, convém destacar que os itens multimodais contribuem para a produção de sentido. Nesse sentido, o produto da tirinha expõe a realidade da falta de ética nas 'redes digitais'. Como se vê, o produtor desse texto em análise usa a ironia em toda a sequência dos quadrinhos para reforçar a argumentação. Além disso, registramos a criticidade e o humor. 





👇 Resposta:
Os itens multimodais do texto 2 (charge) revelam a razão da ideia central do texto 1 (manchete).

Comentário👀
Na charge (31/1/2021), a representação da dimensão do Brasil no mapa (aparece menor do que nos mapas convencionais) para traduzir total falta de engajamento do "governo" brasileiro no combate à pandemia. Assim, ao compararmos a manchete mais recente (11/3/2021) com a charge, vemos que a razão da ideia central da charge reflete (ou traz como consequência) a ideia central da manchete (com dados atualizados).   


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