sábado, 30 de abril de 2022

II BIMESTRE - REVISÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAS AULAS DESTA SEMANA: FONÉTICA E FONOLOGIA - SEMANA DE 25/04/2022 ATÉ 29/04/2022

 FONÉTICA E FONOLOGIA 

                                                                   ®Leonardo Ferreira da Silva

    Convém destacar que Fonética Fonologia são duas disciplinas convergentes. De forma mais objetiva, a Fonética "determina a natureza física e fisiológica das distinções observadas" (BECHARA, 2010, p.556). Em outras palavras, para Silva (2015, p. 23), a Fonética "é a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala".  A Fonologia, por seu turno, "estuda o número de oposições utilizadas e suas relações mútuas" Bechara (2010, p. 556). Em outra análise, a Fonologia estuda os sons do ponto de vista funcional.

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE FALA



Figura 1 - desenho: cabeça em corte sagital (acervo particular)

®Leonardo Ferreira da Silva
    
       No contexto da Fonética e da Fonologia, é imprescindível considerar os órgãos que possibilitam a produção de fala. Assim, é importante visitar o estudo de anatomia dos órgãos que participam do processo articulatório, como se vê parcialmente acima (Figura 1). 

    Como se sabe, participam da produção de fala, desde o sistema respiratório (que é formado por: pulmões, músculos pulmonares, brônquios, traqueia), passando pelo sistema fonatório (glote), até o sistema articulatório (língua, palato, dentes, cavidade nasal, úvula). Nessa direção, reforçamos a relevância do aspecto fisiológico para o mecanismo de produção de fala. Não só isso, mas concordamos com o entendimento do mestre genebrino, quando ele afirma que a língua é "ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica" (SAUSSURE, 1999, p. 17).

Curiosidade... 

Atenção! Farei a tradução dos vídeos nas aulas presenciais. 

VÍDEO EM INGLÊS -  OBSERVE O PROCESSO DE FONAÇÃO
VÍDEO - VOZ 

VÍDEO EM FRANCÊS - OBSERVE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VOZ HUMANA

®Leonardo Ferreira da Silva

🙋Para exemplificar, faremos dois destaques sobre o modo de articulação:

1) Labiodental - ocorre quando o lábio inferior toca nos dentes incisivos superiores causando uma obstrução (ou oclusão) do ar egressivo dos pulmões. São exemplos concretos dessa realização: [f, v].

2) Dental ou Alveolar - ocorre quando a língua encosta por trás dos dentes incisivos superiores (dentais) ou quando a língua toca nos alvéolos (alveolares). Podemos destacar: [t, d, s, z, l, n ...]

 Além disso, estudamos alguns conceitos importantes que vão nortear os estudos de ortografia. Vale ressaltar que frisamos algumas concepções de:

Letra(grafema); fonema, alofone, segmento consonantal, dígrafo, dífono (dois sons como no segmento consonantal "x" - com som de /ks/, da forma como se registra em: fixo e tóxico), segmento vocálico (aqui, estudamos os conceitos de: ditongo, tritongo e hiato - com objetivo de compreender a separação silábica na margem direita de certos gêneros discursivos), sílaba (quanto ao número e quanto à posição da sílaba tônica), fonêmica, introdução ao estudo de convenções ortográfica, relações entre aspectos sonoros e a escrita etc.

Por um ensino linguístico...

Lembre-se de que podemos fazer referência aos nossos estudos de variedade/variação linguística e, ao mesmo tempo, trazemos à memória as observações de Marcos Bagno sobre "Preconceito Linguístico". 


EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO...

Referências 


BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1999. 

SILVA, Thaïs Cristófano. Fonética e fonologia: roteiros de estudos e guias de exercícios. São Paulo: Contexto, 2015.

II BIMESTRE - ATIVIDADE 03 => SOLETRANDO - "SPELLING GAME" - VAMOS "BRINCAR COM PALAVRAS" DE FORMA CRÍTICA - de 16/05/2022 a 20/05/2022

 SPELLING GAME


Quando será a atividade, professor?

De 27/05/2022 até 03/06/2022.

Vamos "brincar" com palavras!

Este “Spelling Game” tem o objetivo de trazer o lado lúdico da atividade com palavras que serão contextualizadas no uso efetivo da língua, especialmente, em gêneros textuais orais e escritos. Nessa direção, não se trata de uma atividade de memorização e repetição estanque, sob as amarras do Behaviorismo (que me oponho fortemente), mas trago as "palavras" que fazem parte da dinâmica sociointeracional em diferentes domínios discursivo. Para ser mais claro, as palavras utilizadas neste “soletrando” serão devidamente contextualizadas e problematizadas em contextos situados discursivamente, como já pontuado. Por exemplo, a palavra “censo”, quando estudada de forma isolada, perde a sua “potência funcional”, porém, nesta perspectiva que trago aqui, essa palavra (censo) ganha funcionalidade, isto é, a palavra “censo” pode ser estudada do ponto de vista da forma, da semântica e da pragmática. Nesse sentido, além da identificação e da "atividade de soletrar", os estudantes irão verificar essa palavra (censo) em manchetes, em textos especializados, em verbetes e entendê-la a partir de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em contextos de uso. Isso significa dizer que, neste “Spelling Game”, as palavras serão aplicadas em uma dimensão holística.

Observação: utilizo expressões em inglês com a finalidade de inserir esta atividade no universo lexical fortemente afetado por estrangeirismos. No entanto, provoco criticamente tais usos a fim de ampliar o debate que será estudado em aulas posteriores sobre estrutura e formação de palavras.

Step by step (passo a passo)

1.      Estudar, inicialmente,  a grafia das palavras sugeridas;

2.      Compreender o significado das palavras do “game”;

3.      Aplicar as palavras na produção de gêneros discursivos orais ou escritos estudados

       Exemplos: a palavra "censo", que pode significar "pesquisa", aparece em gêneros discursivos como: reportagem (impressa), artigo científico, manchete, cartaz etc.; a palavra "tráfego", que pode significar "trânsito", está presente em notícia, reportagem ao vivo (gênero discursivo oral) etc. 

4.      Compreender a semântica (significado) das palavras do jogo em certos contextos com objetivos discursivos;

5.      Refletir sobre o aspecto pragmático (uso) das palavras estudadas aplicando-as ao texto.

Atenção! Estudem as palavras sugeridas (quais os significados e determinados usos?), pesquisem o uso dessas palavras em diferentes gêneros discursivos e em seus múltiplos contextos.  

SUCESSO!


terça-feira, 26 de abril de 2022

II BIMESTRE - ATIVIDADE 01 - 23/05 ATÉ 26/05/2022 => CONFECÇÃO DE CARTAZES - CAMPANHAS - ELABORAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL

🙋 II BIMESTRE - ATIVIDADE 01 - 23/05 ATÉ 26/06/2022 => APRESENTAÇÃO DE CARTAZES


Disponível em <www.google.com.br> Acesso em: 26 de abr. de 2022.

ANTES DE ELABORAR OS CARTAZES, LEIAM O TEXTO A SEGUIR:

Vacinação cai e traz de volta a rubéola, caxumba, catapora e sarampo

Isabel Dourado e Maria Eduarda Cardim, Correio Braziliense (17/04/2022)

As consequências da queda da cobertura de diversas vacinas no Brasil verificada desde 2017, começaram a ser percebidas mais claramente com o arrefecimento da pandemia de COVID-19. O retorno de doenças já erradicadas no país, como o sarampo, é um desses danos. Este ano, até 26 de fevereiro, nove casos da doença foram confirmados.

Segundo dados de um estudo técnico produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nenhuma das regiões do Brasil conseguiu atingir patamares mínimos entre os imunizantes disponíveis contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora (veja infográfico ao lado). J. Brant, professor da Universidade de Brasília (UnB) e epidemiologista, explica que, no caso do sarampo, devido à imensa transmissibilidade, é necessário que haja uma alta taxa de cobertura vacinal para impedi-lo de se proteger.

“A gente viu agora, com a COVID-19, um cenário com a variante ômicron, que trouxe ao debate a importância da taxa de transmissibilidade de uma doença. Em uma população não imunizada, cerca de 12 pessoas se infectam a partir de um caso”, salientou.

A meta de imunização pela vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%. Só que, conforme dados coletados pelo DataSUS e organizados pela CNM, essa cobertura caiu nos últimos anos. Em 2019, a segunda dose da tríplice viral alcançou 81, 55% do público alvo, mas, no ano passado, apenas 49,62% desta população foi atingida.

FATORES

Para Brant, o movimento antivacina no Brasil ainda é recente para ser apontado como um fator de peso na queda das coberturas. “A gente vê uma queda importante nos últimos anos, mas que não se atribui diretamente ao movimento antivacina, e sim à necessidade de reposicionamento do sistema de saúde frente às mudanças pelas quais a sociedade passou”, observou.

Outro problema é o desconhecimento de diversas doenças, inclusive por profissionais de saúde, que foram extintas graças às campanhas de vacinação no Brasil e no mundo. “Temos uma doença que foi eliminada das Américas e que, desde o início dos anos 2000, o número de casos é muito baixo.  Com isso, a formação da última geração de médicos do país não a conheceu. Nosso grande desafio é aumentar a sensibilidade desses profissionais para que consigam diagnosticar e suspeitar os casos de sarampo”, afirmou Brant.

O epidemiologista salienta, ainda, que em um contexto de desnutrição, o sarampo favorece o aumento da taxa de mortalidade infantil. “Por isso, a doença segue em algumas regiões do mundo como uma importante causa de óbitos de crianças”, afirmou. Este ano, até o momento nenhuma morte por sarampo foi notificada. Mas, em 2021, foram registrados dois óbitos causados pela doença, no Amapá, de bebês menores de um ano de idade.

Hepatite desconhecida atinge crianças na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que monitora de hepatite aguda grave de origem desconhecida em crianças na Europa. De acordo com a entidade, até o dia 8 de abril, foram notificados 74 casos no Reino Unido, sendo 10 deles na Escócia.  Há relatos também de três casos confirmados na Espanha e ao menos seis, em investigação, na Irlanda.

De acordo com a OMS, é “muito provável” que mais casos da doença sejam diagnosticados nos próximos dias. Exames laboratoriais descartaram a possibilidade de a doença ser provocada pelos vírus já conhecidos de hepatite: A, B, C, D (quando aplicável) e E.

SINTOMAS

Os sintomas da doença incluem elevada taxa de enzimas hepáticas, vômitos, diarreia e dores abdominais. No Reino Unido, a doença foi detectada em crianças de 1 a 10 anos. Seis pacientes passaram por transplante de fígado. Até o momento, não há relatos de mortes em decorrência da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa ainda que há relatos de “vários casos” da nova doença em crianças infectadas pelo novo coronavírus e/ou adenovírus, embora o papel desses vírus na patogênese (mecanismo pelo qual a doença se desenvolve) ainda não esteja claro.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando de perto a situação com outros estados membros e o Reino Unido e parceiros para casos com perfis semelhantes”, diz nota da OMS, que pede aos membros da organização para estarem atentos e reportarem casos semelhantes. 

AGORA, VAMOS DEBATER UM POUCO SOBRE O CONTEÚDO DO TEXTO.

PROTAGONISTAS, VAMOS FAZER A NOSSA CAMPANHA!

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE CARTAZES:

CRITÉRIOS BÁSICOS

01. Todo o conteúdo deverá respeitar os direitos humanos e o ambiente escolar.

=> LINK DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS <=

02. Confecção de cartaz* em dupla (participação obrigatória dos dois estudantes na pesquisa e na elaboração do cartaz) => veja as dimensões no modelo a seguir:

* Considero o cartaz um gênero discursivo do domínio publicitário. Para fundamentar teoricamente essa afirmação, apoio-me nos estudos de Marcuschi (2008, p. 196). 

🙋Atenção! Use material reciclado. 

Advertência: procure higienizar o material que será reciclado e, quando terminar a apresentação, faremos uma exposição na sala de aula.

03. Apresentação individual em dois ou três minutos;

04. Uso criativo de itens multimodais (imagens, recortes, gráficos, fontes, cores etc.);

05. Os ouvintes deverão anotar no caderno as informações mais importantes de cada cartaz apresentado.

LEMBRETE! Mostrarei outros detalhes na aula presencial.

🔎 PROFESSOR, O QUE DEVO PESQUISAR

(1) COMBATE AO AEDES AEGYPTI (ELIMINAÇÃO DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUYA);

(2) VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 (PARA CRIANÇAS);

(3) CAMPANHA SOBRE O DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTO (TRATA-SE DE UM TEMA PARA CONSCIENTIZAÇÃO, QUE NÃO FOI MENCIONADO NO TEXTO ACIMA. NO ENTANTO, ESSE ASSUNTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA);

(4) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO;

(5) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE;

(6) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA HUMANA;

(7) CAMPANHA CONTRA A RUBÉOLA;

(8) CAMPANHA CONTRA A CAXUMBA;

(9) CAMPANHA CONTRA A CATAPORA;

(10) CAMPANHA CONTRA  OS MOVIMENTOS ANTIVACINA (FOCO EM CAMPANHA MISTA, OU SEJA, EXPONHA A IMPORTÂNCIA DE COMBATER VÁRIAS DOENÇAS).

ATENÇÃO! AS DUPLAS PODEM MESCLAR AS CAMPANHAS COM TOTAL CRIATIVIDADE, COMO NO EXEMPLO A SEGUIR, QUE ENVOLVE OS CUIDADOS CONTRA O CORONAVÍRUS E CONTRA A DENGUE. ACOMPANHE:


                           Disponível em <www.google.com.br> Acesso em 27 de abr. de 2022.

APRESENTAÇÕES (em dupla) no período de 23/05/2022 até 26/05/2022.

1º. A => quinta-feira => 26/05/2022

1º. B => segunda-feira => 23/05/2022

1º. C => segunda-feira => 23/05/2022

1º. D => quarta-feira => 25/05/2022

1º. E => segunda-feira => 23/05/2022

Atenção! As datas poderão ser alteradas, porque procuraremos considerar o calendário escolar.

SUCESSO!

II BIMESTRE - ATIVIDADE 02 => EM GRUPO => SEMINÁRIO => 30/05/2022 até 02/06/ 2022 => ÊNFASE EM ARGUMENTAÇÃO

🙋 GÊNERO ORAL - SEMINÁRIO - ÊNFASE EM ARGUMENTAÇÃO 

Disponível em <https://doity.com.br/blog/importancia-do-seminario-na-vida-academica/> Acesso em 18 de maio de 2022.


Argumento => "é a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Assim, cada argumento deve responder a pergunta “por quê?” em relação à tese defendida".

Estratégias argumentativas=> "são recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor: exemplos, dados estatísticos, estatísticas, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; pequenas narrativas ilustrativas; alusões históricas; e comparação entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos".

ATIVIDADE:

...............................................





CRITÉRIOS BÁSICOS:

Respeito total aos Direitos Humanos e ao espaço escolar

=> LINK DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS <=

Grupos com 5 (cinco) ou 6 (seis) componentes;

Cada componente deverá escrever um resumo crítico e destacar a fonte de pesquisa;

Cada componente terá que apresentar em: no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 3 (três) minutos;

Os ouvintes deverão anotar os dados apresentados dos trabalhos apresentados.

Atenção! A nota será individual, portanto, cada componente deverá se concentrar em sua própria pesquisa. Nesse sentido, se qualquer componente faltar a culminância, não irá interferir nas apresentações dos demais membros.

............................................... 

Vamos levantar algumas informações sobre os assuntos elencados logo abaixo. Antes, porém, pesquise dados confiáveis a partir das seguintes fontes: (1) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); (2) Agência Nacional de Vigilância Sanitário (ANVISA); (3) Constituição Federal de 1988, (4) Organização Mundial de Saúde (OMS); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF*); (5) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Agora, leia as sugestões temáticas, acompanhe as orientações e inicie da atividade.

* United Nations International Children’s Emergency Fund. Disponível em: <https://www.unicef.org/about-unicef/frequently-asked-questions#:~:text=in%20New%20York.-,What%20does%20the%20acronym%20UNICEF%20stand%20for%3F,Nations%20International%20Children's%20Emergency%20Fund.> Acesso em: 08 de abr. de 2022.

a)      Água potável (para consumo humano);

b)     Alimentos: produção e distribuição;

c)      Infância e Adolescência: deveres e direitos; 

      Descarte adequado de medicamento; 

d)      Violência nos grandes centros urbanos;

e)      Moradia: construções precárias/ aglomerados urbanos;

f)       Saúde no Brasil/ Atendimento público e exploração privada;

g)      Fome no Brasil/ (In)segurança alimentar;

h)     Analfabetismo no Brasil no século XXI/ Analfabetismo funcional;

i)        (In)justiça social no Brasil.

Mencione a fonte, conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Exemplo:

Condições de saúde mental em adolescentes: transtornos emocionais, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS):

“Em todo o mundo, a depressão é a 9ª causa de doença e incapacidade entre todos os adolescentes, a ansiedade é a 8ª. principal causa” Disponível em <https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes> Acesso em: 20 de abr. de 2022.

Outros exemplos:

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção da população brasileira é de 214.452.340 habitantes.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego chegou a 12,6%.

 

Desempregado (desocupados)

12,0 milhões

4º. Trimestre de 2021

Desalentados

4,8 milhões

4º. Trimestre de 2021

Taxa de subutilização

24,3%

4º. Trimestre de 2021




🙌Veja os gráficos de forma mais nítida no site descrito acima.

APRESENTAÇÕES (em equipe) no período de 30/05/2022 até 02/06/2022.

1º. A => quinta-feira => 02/06/2022

1º. B => segunda-feira => 30/05/2022

1º. C => segunda-feira => 30/05/2022

1º. D => quarta-feira => 02/05/2022

1º. E => segunda-feira => 30/05/2022

ATENÇÃO! É FUNDAMENTAL QUE CADA ESTUDANTE APRESENTE UM RESUMO CRÍTICO (ESCRITO).  

 SUCESSO!


segunda-feira, 4 de abril de 2022

EM DIA COM O ENEM - 2022

🙋ATENÇÃO, FERAS!

INICIA-SE HOJE (SEGUNDA-FEIRA, 04/04/2022) O PERÍODO DE ISENÇÃO PARA O ENEM 2022.

CONFIRA OS DETALHES NO => LINK INEP  

OS FERAS PODERÃO SE INSCREVER NO PERÍODO DE 04/04/2022 ATÉ 15/04/2022

SUCESSO!
 

domingo, 3 de abril de 2022

EM DIA COM O SSA - UPE => PARA 2023

NESTE TRIÊNIO, A UPE IRÁ EXPLORAR AS COMPETÊNCIAS DA BNCC PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

ACESSE AQUI SITE DA UPE 👀

NO SITE DA UPE, OS CANDIDATOS PODERÃO ENCONTRAR OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA  O SSA 1 (TRIÊNIO 2022 - 2023 - 2024). ALÉM DISSO, É POSSÍVEL ENCONTRAR O PROGRAMA DE LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS:

1. Leitura, gêneros textuais e textualidade em Língua Portuguesa;

2. Literatura, leitura crítica do texto literário, intertextualidade e letramento literário;

3. Gêneros literários: concepções, tipologia, análise de textos representativos;

4. Leitura e análise contextualizada de textos literários representativos de diferentes estilos de época - Quinhentismo, Barroco e Arcadismo;

5. Reflexão sobre os usos cultos da língua.


ATENÇÃO, FERAS! OBSERVEM AS MUDANÇAS PARA O SSA-UPE - 2023

 LIVROS RECOMENDADOS PARA 2023

1. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática,

2019. (Série Bom Livro).

2. MATOS, Gregório de. Poemas Escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

(Seleção e organização José Miguel Wisnik).

3. MIRANDA, Ana. Boca do inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. (Edição

Comemorativa).

4. MUNDURUKU, Daniel. O Karaíba: uma História do pré-Brasil. São Paulo: Editora

Melhoramentos, 2018.

5. OLIVIERI, Antonio Carlos; VILLA, Marco Antonio (Orgs.). Cronistas do

Descobrimento. São Paulo: Editora Ática, 2019. (Série Bom Livro).

6. VICENTE, Gil. Autos e farsas de Gil Vicente. São Paulo: Editora Melhoramentos,

2012. (Clássicos da Literatura – Versão Escolar).


ATENÇÃO, FERAS! 

SUGESTÕES DE FILMES PARA ÁREA DE CONHECIMENTO DE

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 2023