SPELLING GAME
Quando será a atividade, professor?
De 27/05/2022 até 03/06/2022.
Vamos "brincar" com
palavras!
Este
“Spelling Game” tem o objetivo de
trazer o lado lúdico da atividade com palavras que serão contextualizadas no uso efetivo da
língua, especialmente, em gêneros textuais orais e escritos. Nessa direção, não
se trata de uma atividade de memorização e repetição estanque, sob as amarras do Behaviorismo (que me oponho fortemente), mas
trago as "palavras" que fazem parte da dinâmica sociointeracional em diferentes
domínios discursivo. Para ser mais claro, as palavras utilizadas neste
“soletrando” serão devidamente contextualizadas e problematizadas em contextos
situados discursivamente, como já pontuado. Por exemplo, a palavra “censo”, quando estudada de forma
isolada, perde a sua “potência funcional”, porém, nesta perspectiva que trago
aqui, essa palavra (censo) ganha funcionalidade, isto é, a palavra “censo” pode ser
estudada do ponto de vista da forma, da semântica e da pragmática. Nesse
sentido, além da identificação e da "atividade de soletrar", os estudantes irão
verificar essa palavra (censo) em manchetes, em textos especializados, em
verbetes e entendê-la a partir de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE) em contextos de uso. Isso significa dizer que, neste “Spelling Game”, as palavras serão aplicadas em
uma dimensão holística.
Observação: utilizo expressões em inglês com
a finalidade de inserir esta atividade no universo lexical fortemente afetado
por estrangeirismos. No entanto, provoco criticamente tais usos a fim de
ampliar o debate que será estudado em aulas posteriores sobre estrutura e
formação de palavras.
Step by
step (passo a
passo)
1. Estudar, inicialmente, a grafia das palavras sugeridas;
2. Compreender o significado das
palavras do “game”;
3. Aplicar as palavras na produção de gêneros discursivos orais ou escritos estudados;
Exemplos: a palavra "censo", que pode significar "pesquisa", aparece em gêneros discursivos como: reportagem (impressa), artigo científico, manchete, cartaz etc.; a palavra "tráfego", que pode significar "trânsito", está presente em notícia, reportagem ao vivo (gênero discursivo oral) etc.
4. Compreender a semântica (significado) das
palavras do jogo em certos contextos com objetivos discursivos;
5. Refletir sobre o aspecto
pragmático (uso) das palavras estudadas aplicando-as ao texto.
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