sábado, 30 de abril de 2022

II BIMESTRE - ATIVIDADE 03 => SOLETRANDO - "SPELLING GAME" - VAMOS "BRINCAR COM PALAVRAS" DE FORMA CRÍTICA - de 16/05/2022 a 20/05/2022

 SPELLING GAME


Quando será a atividade, professor?

De 27/05/2022 até 03/06/2022.

Vamos "brincar" com palavras!

Este “Spelling Game” tem o objetivo de trazer o lado lúdico da atividade com palavras que serão contextualizadas no uso efetivo da língua, especialmente, em gêneros textuais orais e escritos. Nessa direção, não se trata de uma atividade de memorização e repetição estanque, sob as amarras do Behaviorismo (que me oponho fortemente), mas trago as "palavras" que fazem parte da dinâmica sociointeracional em diferentes domínios discursivo. Para ser mais claro, as palavras utilizadas neste “soletrando” serão devidamente contextualizadas e problematizadas em contextos situados discursivamente, como já pontuado. Por exemplo, a palavra “censo”, quando estudada de forma isolada, perde a sua “potência funcional”, porém, nesta perspectiva que trago aqui, essa palavra (censo) ganha funcionalidade, isto é, a palavra “censo” pode ser estudada do ponto de vista da forma, da semântica e da pragmática. Nesse sentido, além da identificação e da "atividade de soletrar", os estudantes irão verificar essa palavra (censo) em manchetes, em textos especializados, em verbetes e entendê-la a partir de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em contextos de uso. Isso significa dizer que, neste “Spelling Game”, as palavras serão aplicadas em uma dimensão holística.

Observação: utilizo expressões em inglês com a finalidade de inserir esta atividade no universo lexical fortemente afetado por estrangeirismos. No entanto, provoco criticamente tais usos a fim de ampliar o debate que será estudado em aulas posteriores sobre estrutura e formação de palavras.

Step by step (passo a passo)

1.      Estudar, inicialmente,  a grafia das palavras sugeridas;

2.      Compreender o significado das palavras do “game”;

3.      Aplicar as palavras na produção de gêneros discursivos orais ou escritos estudados

       Exemplos: a palavra "censo", que pode significar "pesquisa", aparece em gêneros discursivos como: reportagem (impressa), artigo científico, manchete, cartaz etc.; a palavra "tráfego", que pode significar "trânsito", está presente em notícia, reportagem ao vivo (gênero discursivo oral) etc. 

4.      Compreender a semântica (significado) das palavras do jogo em certos contextos com objetivos discursivos;

5.      Refletir sobre o aspecto pragmático (uso) das palavras estudadas aplicando-as ao texto.

Atenção! Estudem as palavras sugeridas (quais os significados e determinados usos?), pesquisem o uso dessas palavras em diferentes gêneros discursivos e em seus múltiplos contextos.  

SUCESSO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário