🙋 GÊNERO ORAL - SEMINÁRIO - ÊNFASE EM ARGUMENTAÇÃO
Argumento
=> "é a justificativa para convencer o leitor a concordar com
a tese defendida. Assim, cada argumento deve responder a pergunta “por quê?” em
relação à tese defendida".
Estratégias
argumentativas=> "são recursos utilizados para desenvolver os
argumentos, de modo a convencer o leitor: exemplos, dados estatísticos,
estatísticas, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas
especializadas no assunto; pequenas narrativas ilustrativas; alusões
históricas; e comparação entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos".
ATIVIDADE:
...............................................
CRITÉRIOS BÁSICOS:
Respeito total aos Direitos Humanos e ao espaço escolar
=> LINK DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS <=
Grupos com 5 (cinco) ou 6 (seis) componentes;
Cada componente deverá escrever um resumo crítico e destacar a fonte de pesquisa;
Cada componente terá que apresentar em: no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 3 (três) minutos;
Os ouvintes deverão anotar os dados apresentados dos trabalhos apresentados.
Atenção! A nota será individual, portanto, cada componente deverá se concentrar em sua própria pesquisa. Nesse sentido, se qualquer componente faltar a culminância, não irá interferir nas apresentações dos demais membros.
...............................................
Vamos
levantar algumas informações sobre os assuntos elencados logo abaixo. Antes,
porém, pesquise dados confiáveis a partir das seguintes fontes: (1) Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); (2) Agência Nacional de
Vigilância Sanitário (ANVISA); (3) Constituição Federal de 1988, (4)
Organização Mundial de Saúde (OMS); Fundo das Nações Unidas para a Infância
(UNICEF*);
(5) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Agora, leia as sugestões
temáticas, acompanhe as orientações e inicie da atividade.
* United Nations International
Children’s Emergency Fund. Disponível em: <https://www.unicef.org/about-unicef/frequently-asked-questions#:~:text=in%20New%20York.-,What%20does%20the%20acronym%20UNICEF%20stand%20for%3F,Nations%20International%20Children's%20Emergency%20Fund.>
Acesso em: 08 de abr. de 2022.
a) Água potável (para consumo humano);
b) Alimentos: produção e distribuição;
c) Infância e Adolescência: deveres e direitos;
Descarte adequado de medicamento;
d) Violência nos grandes centros urbanos;
e) Moradia: construções precárias/ aglomerados urbanos;
f) Saúde no Brasil/ Atendimento público e exploração privada;
g) Fome no Brasil/ (In)segurança alimentar;
h) Analfabetismo no Brasil no século XXI/ Analfabetismo funcional;
i) (In)justiça social no Brasil.
Mencione a fonte, conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Exemplo:
Condições de saúde mental em
adolescentes: transtornos emocionais, segundo a Organização Pan-Americana da
Saúde (OPAS):
“Em todo o mundo, a depressão é a
9ª causa de doença e incapacidade entre todos os adolescentes, a ansiedade é a
8ª. principal causa” Disponível em <https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes> Acesso em: 20 de abr. de 2022.
Outros exemplos:
Segundo dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção da população
brasileira é de 214.452.340 habitantes.
Conforme o Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego
chegou a 12,6%.
Desempregado
(desocupados) 12,0
milhões 4º.
Trimestre de 2021 |
Desalentados
4,8
milhões 4º.
Trimestre de 2021 |
Taxa
de subutilização 24,3% 4º.
Trimestre de 2021 |
APRESENTAÇÕES (em equipe) no
período de 30/05/2022 até 02/06/2022.
1º. A
=> quinta-feira => 02/06/2022
1º. B
=> segunda-feira => 30/05/2022
1º. C
=> segunda-feira => 30/05/2022
1º. D
=> quarta-feira => 02/05/2022
1º. E
=> segunda-feira => 30/05/2022
ATENÇÃO! É FUNDAMENTAL QUE CADA ESTUDANTE APRESENTE UM RESUMO CRÍTICO (ESCRITO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário