🙋 SEMANA DE PLANEJAMENTO 👀
PRÁTICA DE ORALIDADE: DEBATE REGRADO
Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de
nota. Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e
ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas
típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro.
Polidez linguística.
(EM13LP25PE) Promover e participar de reuniões na escola (conselho de
escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos,
entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a
escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma
fundamentada, respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas
de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio
e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento,
detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro,
parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la),
considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando
for o caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.
BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)
(EF01LP01)
Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de
falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas,
trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
(EF01LP02)
Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que
organizam a convivência em sala de aula.
REGRAS
1. Os participantes não podem ignorar os assuntos que foram sugeridos (PARTE 4).
2. Os participantes precisam respeitar o turno de fala dos oponentes ao longo do debate.
3. A plateia não pode se manifestar com gestos, cartazes, comentários etc.
4. Todos precisam respeitar os direitos humanos e o ambiente escolar.
5. Os participantes poderão direcionar perguntas escritas para os candidatos no último bloco.
6. Os candidatos devem se caracterizar em trajes adequados para o momento do debate (orientação de figurino).
7. Os participantes precisam argumentar com: exemplos, apresentação de dados confiáveis (neste caso, podem ler as próprias anotações), podem fazer comparações dos assuntos e fatos, podem fazer alusões históricas etc.
8. Os participantes devem procurar usar a variedade "padrão" da língua portuguesa.
9. Os dados trazidos pelos candidatos serão checados por uma equipe em tempo real.
10. Um colegiado julgará eventuais necessidades de intervenção.
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*ATENÇÃO!
Os estudantes não poderão fazer alusão
aos candidatos que disputam e/ou disputaram uma vaga nas eleições 2022. Como expliquei ao
longo das atividades, os participantes não poderão fazer qualquer menção aos posicionamentos
político-partidários. Portanto, fica vetado usar: qualquer expressão que possa provocar desconforto. Muito pelo contrário, procuraremos desenvolver uma
atividade que promova leitores proficientes, críticos e que possam exercer a
cidadania a partir dos estudos linguísticos.
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PARTE 2
ROTEIRO:
1. As equipes deverão estudar os temas sugeridos e, em seguida, devem debatê-los entre os componentes.
2. As equipes deverão eleger (através de voto escrito) um candidato titular e um vice para que os escolhidos possam participar do debate interno, isto é, na sala de aula.
3. Cada equipe deverá preencher* a ficha de inscrição: nome do candidato titular, nome do vice, sigla do partido, cor, slogan, 10 (dez) propostas de governo (a partir dos assuntos sugeridos).
4. O primeiro debate (entre os titulares da turma) realizar-se-á no auditório da escola.
5. No estágio seguinte, cada turma elegerá o seu candidato, que irá participar do debate interclasse. Neste particular, o debate envolverá um representante de cada turma.
6. Na culminância, os candidatos eleitos por turma irão participar do debate final na seguinte ordem:
6.1 O professor sorteia as perguntas e direciona aos candidatos respectivamente. Para isso, os candidatos terão até dois minutos para responder cada questionamento (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse período, dois estudantes fazem comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).
6.2 No segundo momento, os candidatos direcionam perguntas uns aos outros respeitando a ordem do sorteio prévio. (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse momento, dois estudantes continuam a fazer comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).
6.3 No último bloco, a plateia direciona perguntas (escritas) aos candidatos. Neste momento, cada candidato terá até dois minutos para responder. Vale lembrar que cada candidato responderá 3 (três) perguntas do público.
7. Momento para relembrar os objetivos, fazer comentários, e agradecer a todos.
PARTE 3
CRITÉRIOS: compromisso ético, domínio do conteúdo, argumentação (explicações, exemplificações, comparações, apresentação de dados confiáveis e alusão histórica); noção de causa e consequência; proposta de intervenção, postura, tom de voz, objetividade nas respostas, respeito à mudança de turno, originalidade e criatividade nas respostas, domínio da variedade urbana de prestígio etc.
PARTE 4
ASSUNTOS SUGERIDOS:
(1) CRISE HÍDRICA;
(2) EDUCAÇÃO (11,3 MILHÕES DE ANALFABETOS - segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2019);
(3) MOBILIDADE URBANA;
(4) SAÚDE (citar o SUS - Sistema Único de Saúde);
(5) DESEMPREGO - CERCA DE 10,1 MILHÕES DE DESEMPREGADOS (TRABALHO FORMAL E INFORMAL, DESALENTADOS - conforme o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2o. trimestre de 2022);
(6) FOME - insegurança alimentar (33,1 MILHÕES - segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, 8 de jun. de 2022. Destaquem o MAPA DA FOME; Façam menção ao livro: GEOGRAFIA DA FOME, DE JOSUÉ DE CASTRO;
(7) MEIO AMBIENTE - segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, "até agora, cerca de 729 mil Km2 já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos anos..." => BIOMAS BRASILEIROS (MATA ATLÂNTICA, AMAZÔNIA, PANTANAL, CAATINGA - 222.798 FOCOS DE QUEIMADAS EM 2021);
(8) SEGURANÇA PÚBLICA (Brasil representa 10% dos homicídios do mundo, segundo pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - G1.globo.com de 2016).
(9) MORADIA (O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES PRECÁRIAS: FAVELAS, CONSTRUÇÕES EM MORROS E AS PALAFITAS - MENCIONAR OS RIBEIRINHOS);
(10) SISTEMA DE COTAS (Publicada em 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas - Lei No. 12.711);
(11) TERRAS INDÍGENAS (Constituição de 1988, Artigo 231 "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens";
(12) QUILOMBOLAS (De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - há no Brasil cerca de 386.750 quilombolas - terra.com.br - 8 de set. de 2022) ;
(13) IMPOSTOS;
(14) COMBUSTÍVEIS;
(15) ENERGIA;
(16) GUERRA NA UCRÂNIA (RELAÇÕES EXTERIORES);
(17) ARMAS DE FOGO;
(18) ABORTO;
(19) AGROPECUÁRIA (AGRONEGÓCIO);
(20) AGROTÓXICOS;
(21) MINERAÇÃO;
(22) POLUIÇÃO;
(23) ACESSIBILIDADE;
(24) VIOLÊNCIA (ATLAS DA VIOLÊNCIA);
(25) PANDEMIA (COVID-19) - MAIS DE 686 MIL ÓBITOS;
(26) PRIVATIZAÇÕES;
(27) CORRUPÇÃO;
(28) PROGRAMAS SOCIAIS;
(29) RACISMO - Lei no. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Artigo 20: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. INJÚRIA RACIAL - Código Penal - Decreto Lei no. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Artigo 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: §3o. Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
(30) CIBERSEGURANÇA;
(31) CIBERBULLYING;
(32) DISCURSO DE ÓDIO;
(33) FAKE NEWS.
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Sucesso!
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