quinta-feira, 6 de outubro de 2022

PRÁTICA DE ORALIDADE: ATIVIDADE: DEBATE REGRADO - IV UNIDADE

🙋 SEMANA DE PLANEJAMENTO 👀


PRÁTICA DE ORALIDADE: DEBATE REGRADO

Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de nota. Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro. Polidez linguística.

(EM13LP25PE) Promover e participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for o caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.

BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

(EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.

(EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula. 

PARTE 1

REGRAS

1. Os participantes não podem ignorar os assuntos que foram sugeridos (PARTE 4).

2. Os participantes precisam respeitar o turno de fala dos oponentes ao longo do debate.

3. A plateia não pode se manifestar com gestos, cartazes, comentários etc. 

4. Todos precisam respeitar os direitos humanos e o ambiente escolar.

5. Os participantes poderão direcionar perguntas escritas para os candidatos no último bloco.

6. Os candidatos devem se caracterizar em trajes adequados para o momento do debate (orientação de figurino).

7. Os participantes precisam argumentar com: exemplos, apresentação de dados confiáveis (neste caso, podem ler as próprias anotações), podem fazer comparações dos assuntos e fatos, podem fazer alusões históricas etc. 

8. Os participantes devem procurar usar a variedade "padrão" da língua portuguesa.

9. Os dados trazidos pelos candidatos serão checados por uma equipe em tempo real.

10. Um colegiado julgará eventuais necessidades de intervenção.

_______________________________________

*ATENÇÃO! Os estudantes não poderão fazer alusão aos candidatos que disputam e/ou disputaram uma vaga nas eleições 2022. Como expliquei ao longo das atividades, os participantes não poderão fazer qualquer menção aos posicionamentos político-partidários. Portanto, fica vetado usar: qualquer expressão que possa provocar desconforto. Muito pelo contrário, procuraremos desenvolver uma atividade que promova leitores proficientes, críticos e que possam exercer a cidadania a partir dos estudos linguísticos.

                                                                               __________________________________

PARTE 2

ROTEIRO:

1. As equipes deverão estudar os temas sugeridos e, em seguida, devem debatê-los entre os componentes.

2. As equipes deverão eleger (através de voto escrito) um candidato titular e um vice para que os escolhidos possam participar do debate interno, isto é, na sala de aula.

3. Cada equipe deverá preencher* a ficha de inscrição: nome do candidato titular, nome do vice, sigla do partido, cor, slogan, 10 (dez) propostas de governo (a partir dos assuntos sugeridos).

4. O primeiro debate (entre os titulares da turma) realizar-se-á no auditório da escola.

5. No estágio seguinte, cada turma elegerá o seu candidato, que irá participar do debate interclasse. Neste particular, o debate envolverá um representante de cada turma.

6. Na culminância, os candidatos eleitos por turma irão participar do debate final na seguinte ordem:

    6.1 O professor sorteia as perguntas e direciona aos candidatos respectivamente. Para isso, os candidatos terão até dois minutos para responder cada questionamento (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse  período, dois estudantes fazem comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).

    6.2 No segundo momento, os candidatos direcionam perguntas uns aos outros respeitando a ordem do sorteio prévio. (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse  momento, dois estudantes continuam a fazer comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).

    6.3 No último bloco, a plateia direciona perguntas (escritas) aos candidatos. Neste momento, cada candidato terá até dois minutos para responder. Vale lembrar que cada candidato responderá 3 (três) perguntas do público.

7. Momento para relembrar os objetivos, fazer comentários, e agradecer a todos.

PARTE 3

CRITÉRIOS:  compromisso ético, domínio do conteúdo, argumentação (explicações, exemplificações, comparações, apresentação de dados confiáveis e alusão histórica); noção de causa e consequência; proposta de intervenção, postura, tom de voz, objetividade nas respostas, respeito à mudança de turno, originalidade e criatividade nas respostas, domínio da variedade urbana de prestígio etc.

PARTE 4

ASSUNTOS SUGERIDOS: 

(1) CRISE HÍDRICA

(2) EDUCAÇÃO (11,3 MILHÕES DE ANALFABETOS - segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2019); 

(3) MOBILIDADE URBANA

(4) SAÚDE (citar o SUS - Sistema Único de Saúde); 

(5) DESEMPREGO - CERCA DE 10,1 MILHÕES DE DESEMPREGADOS (TRABALHO FORMAL E INFORMAL, DESALENTADOS - conforme o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2o. trimestre de 2022); 

(6) FOME - insegurança alimentar (33,1 MILHÕES - segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, 8 de jun. de 2022.  Destaquem o MAPA DA FOME; Façam menção ao livro: GEOGRAFIA DA FOME, DE JOSUÉ DE CASTRO;

(7) MEIO AMBIENTE - segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, "até agora, cerca de 729 mil Km2 já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos anos..." => BIOMAS BRASILEIROS (MATA ATLÂNTICA, AMAZÔNIA, PANTANAL, CAATINGA - 222.798 FOCOS DE QUEIMADAS EM 2021); 

(8) SEGURANÇA PÚBLICA (Brasil representa 10% dos homicídios do mundo, segundo pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - G1.globo.com de 2016).

(9) MORADIA (O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES PRECÁRIAS: FAVELAS, CONSTRUÇÕES EM MORROS E AS PALAFITAS - MENCIONAR OS RIBEIRINHOS); 

(10) SISTEMA DE COTAS (Publicada em 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas - Lei No. 12.711); 

(11) TERRAS INDÍGENAS (Constituição de 1988, Artigo 231 "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens"; 

(12) QUILOMBOLAS (De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - há no Brasil cerca de 386.750 quilombolas - terra.com.br  - 8 de set. de 2022) ; 

(13) IMPOSTOS

(14) COMBUSTÍVEIS

(15) ENERGIA

(16) GUERRA NA UCRÂNIA (RELAÇÕES EXTERIORES); 

(17) ARMAS DE FOGO

(18) ABORTO

(19) AGROPECUÁRIA (AGRONEGÓCIO); 

(20) AGROTÓXICOS

(21) MINERAÇÃO

(22) POLUIÇÃO

(23) ACESSIBILIDADE

(24) VIOLÊNCIA (ATLAS DA VIOLÊNCIA); 

(25) PANDEMIA (COVID-19) - MAIS DE 686 MIL ÓBITOS;  

(26) PRIVATIZAÇÕES

(27) CORRUPÇÃO

(28) PROGRAMAS SOCIAIS

(29) RACISMO  Lei no. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Artigo 20: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.  INJÚRIA RACIALCódigo Penal - Decreto Lei no. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Artigo 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: §3o. Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.  

(30) CIBERSEGURANÇA;

(31)  CIBERBULLYING

(32) DISCURSO DE ÓDIO;

(33) FAKE NEWS.  

COMENTEM AQUI  👀

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário