sábado, 29 de outubro de 2022

PRODUÇÃO DE TEXTO => RESENHA CRÍTICA => AVALIE O DEBATE REGRADO DO DIA 26/10/2022



28/10/2022 e  31/10/2022.

💁 ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO: RESENHA CRÍTICA 👀

01.  O que é uma resenha crítica?

A resenha crítica é um gênero discursivo que permite a apreciação crítica de produções do universo cultural. Nessa direção, a resenha crítica permite que o redator faça avaliações, levante posicionamentos críticos através do fio condutor da argumentação. 

Assim sendo, escreva uma resenha crítica de caráter avaliativo sobre a culminância do debate regrado (que foi realizado na quarta-feira, 26 de outubro de 2022). Caso o estudante, por alguma razão, não esteve presente nesse debate regrado; poderá escrever uma resenha crítica sobre os "debates internos" (que foram realizados em cada sala de aula) ou, ainda, terá a opção de escrever sobre os temas que são ofertados aqui neste blog (veja a publicação do dia 06/10/2022).

📖 Atenção! Escreva, no máximo 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 25 (vinte e cinco).

02.   Simplificando, o que devo realizar? 

Os estudantes deverão escrever uma resenha crítica sobre uma das opções a seguir, ou seja, poderão escrever sobre:

(1)   Debate regrado geral que foi apresentado no espaço do refeitório. Como se sabe, nessa ocasião, os representantes das cinco turmas expuseram as propostas construídas ao longo do processo;

(2)   Debates internos que foram desenvolvidos em cada sala ou

(3)   Temas apresentados neste blog (veja a publicação do dia 06/10/2022).

Quanto à estrutura, a resenha crítica deverá apresentar: introdução, desenvolvimento e conclusão. Quanto ao conteúdo, os estudantes precisam abordar um dos três itens acima (leia o item 02). Quanto à linguagem, cada estudante deverá fazer o uso formal da língua portuguesa (com respeito às regras da gramática escolar).

📌O que é crítica? Segundo Houaiss (2015, p. 274), crítica é a “arte ou técnica de julgar a obra de um autor, período etc.”. Por seu caráter de julgamento, a crítica exige análise, aprofundamento, conhecimento, atualização, compreensão da diferença entre “fato” e “opinião” etc.

Nesta atividade, enfatizamos o uso da crítica numa perspectiva construtiva/ positiva. Assim, objetivamos aprimorar o senso crítico de modo que possibilite a reflexão e o enriquecimento das temáticas ofertadas ao longo de toda a atividade (debate regrado).

🙋 Sucesso!👀

Nenhum comentário:

Postar um comentário