LITERATURA CLÁSSICA EM AÇÃO
PARA O ENSINO MÉDIO:
1o ANO => DG - A
1o ANO => DG - B
🙋 GÊNERO ÉPICO 👀
1. ILÍADA, de Homero
2. ODISSEIA, de Homero
3. ENEIDA, de Virgílio
LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/eneida.pdf
4. OS LUSÍADAS, de Luís Vaz de Camões
LINK AQUI => http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000162.pdf
5. ROBINSON CRUSUÉ, de Daniel Defoe
LINK AQUI => https://www.itapema.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Robinson-Crusoe.pdf
6. O CONDE DE MONTE CRISTO, de Alexandre Dumas
LINK AQUI => https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/3-O-Conde-de-Monte-Cristo-Alexandre-Dumas-1_compressed1.pdf
🙋 GÊNERO DRAMÁTICO 👀
7. HAMLET, de William Shakespeare
LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf
8. ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare
LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf
9. MACBATH, de William Shakespeare
LINKAQUI=> https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187471/A%20trag%C3%A9dia%20de%20Macbeth%20e-book.pdf?sequence=1&isAllowed=y
10. A MEGERA DOMADA, de William Shakespeare
LINK AQUI => http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/megera.pdf
11. REI LEAR, de William Shakespeare
LINK AQUI => http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/lear.pdf
12. AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente
LINK AQUI => http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00111a.pdf
13. AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Suassuna
LINKAQUI=> https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5419645/mod_resource/content/1/Auto%20da%20Compadecida.pdf
Adaptações para a nossa SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Conforme o esquema proposto acima, faremos algumas adaptações para as apresentações teatrais, na seguinte ordem:
1. Apresentação da situação: neste momento, explicarei os gêneros literários, quais sejam: épico, lírico e dramático. Em seguida, serão focalizados os gêneros épico e dramático. Depois, serão apresentados resumos das obras. Assim, os estudantes escolhem um dos livros sugeridos. Nessa direção, as equipes serão formadas e os exemplos serão vivenciados em pequenas apresentações.
2. Produção inicial: os estudantes farão um "recorte" de uma cena depois de lerem os livros e de assistirem ao vídeo curto (fragmento da cena escolhida). Na sequência, escreverão um esboço da apresentação (encenação).
3. Módulo 1: os estudantes serão orientados a escrever roteiro a partir do livro escolhido. Assim sendo, as equipes definirão: personagem, figurino, sonoplastia e cenário (com uso de slides e datashow, farão projeções ao fundo).
4. Módulo 2: neste estágio, os estudantes farão um ensaio no auditório da escola a partir do resultado do módulo anterior.
5. Produção final: culminância para a apresentação das cenas no auditório da escola.
🙌 DEIXE O SEU COMENTÁRIO 📲
Nenhum comentário:
Postar um comentário