sexta-feira, 26 de maio de 2023

1o ANO - ENSINO MÉDIO - NOSSO TEATRO - TURMA: 1o DG - A / TURMA: 1o DG - B

 


LITERATURA CLÁSSICA EM AÇÃO
PARA O ENSINO MÉDIO:

1o ANO => DG -
1o ANO => DG - B

🙋 GÊNERO ÉPICO 👀

1. ILÍADA, de Homero
 
2. ODISSEIA, de Homero

3. ENEIDA, de Virgílio

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/eneida.pdf

4. OS LUSÍADAS, de Luís Vaz de Camões 

LINK AQUI => http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000162.pdf

5. ROBINSON CRUSUÉ, de Daniel Defoe

LINK AQUI => https://www.itapema.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Robinson-Crusoe.pdf 

6. O CONDE DE MONTE CRISTO, de Alexandre Dumas

LINK AQUI => https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/3-O-Conde-de-Monte-Cristo-Alexandre-Dumas-1_compressed1.pdf


🙋 GÊNERO DRAMÁTICO 👀


7. HAMLET, de William Shakespeare

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf  

8. ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf

9. MACBATH, de William Shakespeare

LINKAQUI=> https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187471/A%20trag%C3%A9dia%20de%20Macbeth%20e-book.pdf?sequence=1&isAllowed=y

10. A MEGERA DOMADA, de William Shakespeare 

LINK AQUI => http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/megera.pdf

11. REI LEAR, de William Shakespeare 

LINK AQUI => http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/lear.pdf

12. AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente 

LINK AQUI => http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00111a.pdf

13. AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Suassuna 

LINKAQUI=> https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5419645/mod_resource/content/1/Auto%20da%20Compadecida.pdf


Adaptações para a nossa SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Conforme o esquema proposto acima, faremos algumas adaptações para as apresentações teatrais, na seguinte ordem:

1. Apresentação da situação: neste momento, explicarei os gêneros literários, quais sejam: épico, lírico e dramático. Em seguida, serão focalizados os gêneros épico e dramático.  Depois, serão apresentados resumos das obras. Assim, os estudantes escolhem um dos livros sugeridos. Nessa direção, as equipes serão formadas e os exemplos serão vivenciados em pequenas apresentações.
2. Produção inicial: os estudantes farão um "recorte" de uma cena depois de lerem os livros e de assistirem ao vídeo curto (fragmento da cena escolhida). Na sequência, escreverão um esboço da apresentação (encenação).
3. Módulo 1: os estudantes serão orientados a escrever roteiro a partir do livro escolhido. Assim sendo, as equipes definirão: personagem, figurino, sonoplastia e cenário (com uso de slides e datashow, farão projeções ao fundo).
4. Módulo 2: neste estágio, os estudantes farão um ensaio no auditório da escola a partir do resultado do módulo anterior.
5. Produção final: culminância para a apresentação das cenas no auditório da escola.

🙌 DEIXE O SEU COMENTÁRIO 📲

Nenhum comentário:

Postar um comentário