terça-feira, 12 de setembro de 2023

TÓPICOS DE REVISÃO - ENSINO MÉDIO - III UNIDADE - 12/09/2023

 

TÓPICOS DE REVISÃO - III UNIDADE - 2023👀

🙋ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA - 1o ANO

01.  Textos: Comparação entre textos: gênero discursivo e ideia central.

Estratégias argumentativas; hipônimo e hiperônimo

02.  Anúncio publicitário (itens multimodais); texto alfabético.

03.  Carta de Pero Vaz de Caminha e Viagens de Hans Staden

https://prioste2015.files.wordpress.com/2018/10/duas-viagens-ao-brasil-hans-staden.pdf

https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf

Hans Staden – duas viagens ao Brasil--Primeiros registros sobre o Brasil

04.  Análise de informações de embalagens, acentuação, informações implícitas etc.


Quanto à acentuação gráfica, podemos destacar palavras como: contém (oxítona terminada em "-em"; enertico (todas as proparoxítonas são acentuadas); proteínas (temos, aqui, um caso de hiato); dio (paroxítona terminada em "ditongo crescente"); glúten (paroxítona terminada em "n") e outras.
Atenção! Leve em conta os itens multimodais, isto é: fontes, cores, "linguagem matemática", ícones, imagem fotográfica do produto etc.

05.  Era Colonial; discurso pragmático; nativo; interesses econômicos; contato entre estrangeiro, mão de obra indígena; extração de pau-brasil (Hans Staden, Terra Papagalli, Darcy Ribeiro).

       Link do livro aqui => Terra Papagalli

06.  Cândido Portinari (telas), Sebastião Salgado (fotos)

Colheita de Mel de Abelha Indígena, Portinari (1958).


Exemplo de fotografia feita por Sebastião Salgado.


07.  Literatura na Era Colonial: destruição da natureza; exploração do humano – comparação com manchetes de jornais (atuais) com temas equivalentes.

08.  Literatura na Era Colonial e citações: Eduardo Galeano – As veias abertas da América Latina.

09.  Telas barroquistas: Caravaggio, Peter Paul Rubens; feição atua do Barroco e poemas.

Crucifixión of Saint-Peter, Caravaggio (1600).
A Assunção da Virgem Maria, Peter Paul Rubens (1625).


10.  Homônimos e Parônimos (Ficha de palavras).



🙋ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA - 3o ANO

01.  Comparação: charge; Texto da esfera jornalística; crítica, complementariedade.

02.  Reflexões sobre as questões climáticas; passado e presente; contexto da produção de 1930; José Américo de Almeida; Rachel de Queiroz; Graciliano Ramos.

03.  Comparação entre telas de Cândido Portinari e a produção literária de 1930; Intertextualidade; trechos das obras; personagens; cenário desolador da seca. 

Criança morta (1944-45).

Retirantes (1944)

04.  Texto da esfera jornalística: compreensão e concordância verbal; verbo “haver” (em duas acepções: existir e fazer – na indicação de tempo transcorrido); variedade urbana de prestígio e coloquialismo; a palavra no campo artístico.

05.  Texto do domínio discursivo jornalístico; conectivos que promovem a coesão e coerência, compreensão; orações subordinadas (adverbiais).

06.  Texto do domínio discursivo literário: poema; concordância verbal, verbo: “haver”, coloquialismo, variedade urbana de prestígio, a linguagem no domínio literário.

07.  Segunda Geração do Modernismo: Carlos Drummond de Andrade (fases da produção poética de Drummond: Sentimento do mundo, A Rosa do Povo, Alguma poesia e Brejo das almas), Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Jorge de Lima e Mário Quintana; Comparação de poemas com temáticas relevantes – tanto as vivenciadas no passado quanto as vividas no presente.

      SELEÇÃO DE POEMAS:

No meio do Caminho

Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra

 

Nunca esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

 

Sentimento do mundo

Carlos Drummond de Andrade

Tenho apenas duas mãos

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio de escravos

minhas lembranças escorrem

e o corpo transige

na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu

estará morto e saqueado,

eu mesmo estarei morto,

morto meu desejo, morto

o pântano sem acordes

Os camaradas não disseram

que havia uma guerra

e era necessário

trazer fogo e alimento.

Sinto-me disperso,

anterior a fronteiras,

humildemente vos peço

que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,

eu ficarei sozinho

desfiando a recordação

do sineiro, da viúva e do microscopista

que habitavam a barraca

e não foram encontrados

ao amanhecer

mais noite que a noite.


Mãos Dadas

Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins,

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente 


08.  Poemas de Cecília Meireles, fugacidade da vida, o sentimentalismo (similar ao Romantismo, embora esteja na segunda fase do Modernismo); linguagem, eu poemático, comparação entre os poemas de Cecília.


Motivo

Cecília Meireles

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa,

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

 

Irmãos das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

 

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

– não sei, não sei. Não sei se fico

ou se passo.

 

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mundo:

– mais nada.

Retrato

Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

– Em que espelho ficou perdida

a minha face?

09.  Jorge Amado; Capitães da areia; concordância nominal

10.  Invenção do Nordeste e Geração de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário