TÓPICOS DE REVISÃO - III UNIDADE - 2023👀
🙋ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA - 1o ANO
01.
Textos: Comparação entre textos: gênero
discursivo e ideia central.
Estratégias
argumentativas; hipônimo e hiperônimo
02.
Anúncio publicitário (itens
multimodais); texto alfabético.
03.
Carta de Pero Vaz de Caminha e Viagens
de Hans Staden
https://prioste2015.files.wordpress.com/2018/10/duas-viagens-ao-brasil-hans-staden.pdf
https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf
Hans Staden – duas viagens ao Brasil--Primeiros registros sobre o Brasil
04.
Análise de informações de embalagens,
acentuação, informações implícitas etc.
05.
Era Colonial; discurso pragmático;
nativo; interesses econômicos; contato entre estrangeiro, mão de obra indígena;
extração de pau-brasil (Hans Staden, Terra Papagalli, Darcy Ribeiro).
Link do livro aqui => Terra Papagalli
06.
Cândido Portinari (telas), Sebastião
Salgado (fotos)
07.
Literatura na Era Colonial: destruição da
natureza; exploração do humano – comparação com manchetes de jornais (atuais)
com temas equivalentes.
08.
Literatura na Era Colonial e citações:
Eduardo Galeano – As veias abertas da América Latina.
09.
Telas barroquistas: Caravaggio, Peter Paul
Rubens; feição atua do Barroco e poemas.
10. Homônimos e Parônimos (Ficha de palavras).
🙋ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA - 3o ANO
01.
Comparação: charge; Texto da esfera
jornalística; crítica, complementariedade.
02.
Reflexões sobre as questões climáticas;
passado e presente; contexto da produção de 1930; José Américo de Almeida;
Rachel de Queiroz; Graciliano Ramos.
03. Comparação entre telas de Cândido Portinari e a produção literária de 1930; Intertextualidade; trechos das obras; personagens; cenário desolador da seca.
Criança morta (1944-45).Retirantes (1944)04.
Texto da esfera jornalística:
compreensão e concordância verbal; verbo “haver” (em duas acepções: existir e
fazer – na indicação de tempo transcorrido); variedade urbana de prestígio e
coloquialismo; a palavra no campo artístico.
05.
Texto do domínio discursivo
jornalístico; conectivos que promovem a coesão e coerência, compreensão; orações
subordinadas (adverbiais).
06.
Texto do domínio discursivo literário:
poema; concordância verbal, verbo: “haver”, coloquialismo, variedade urbana de
prestígio, a linguagem no domínio literário.
07. Segunda Geração do Modernismo: Carlos Drummond de Andrade (fases da produção poética de Drummond: Sentimento do mundo, A Rosa do Povo, Alguma poesia e Brejo das almas), Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Jorge de Lima e Mário Quintana; Comparação de poemas com temáticas relevantes – tanto as vivenciadas no passado quanto as vividas no presente.
SELEÇÃO DE POEMAS:
No meio do Caminho
Carlos Drummond de Andrade
No
meio do caminho tinha uma pedra
tinha
uma pedra no meio do caminho
tinha
uma pedra
no
meio do caminho tinha uma pedra
Nunca
esquecerei desse acontecimento
na
vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca
me esquecerei que no meio do caminho
tinha
uma pedra
tinha
uma pedra no meio do caminho
no
meio do caminho tinha uma pedra.
Sentimento do mundo
Carlos Drummond de Andrade
Tenho
apenas duas mãos
e
o sentimento do mundo,
mas
estou cheio de escravos
minhas
lembranças escorrem
e
o corpo transige
na
confluência do amor.
Quando
me levantar, o céu
estará
morto e saqueado,
eu
mesmo estarei morto,
morto
meu desejo, morto
o
pântano sem acordes
Os
camaradas não disseram
que
havia uma guerra
e
era necessário
trazer
fogo e alimento.
Sinto-me
disperso,
anterior
a fronteiras,
humildemente
vos peço
que
me perdoeis.
Quando
os corpos passarem,
eu
ficarei sozinho
desfiando
a recordação
do
sineiro, da viúva e do microscopista
que
habitavam a barraca
e
não foram encontrados
ao
amanhecer
mais
noite que a noite.
Mãos Dadas
Carlos Drummond de Andrade
Não
serei o poeta de um mundo caduco.
Também
não cantarei o mundo futuro.
Estou
preso à vida e olho meus companheiros.
Estão
taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre
eles, considero a enorme realidade.
O
presente é tão grande, não nos afastemos.
Não
nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não
serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não
direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não
distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não
fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins,
O
tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a
vida presente
08.
Poemas de Cecília Meireles, fugacidade
da vida, o sentimentalismo (similar ao Romantismo, embora esteja na segunda
fase do Modernismo); linguagem, eu poemático, comparação entre os poemas de
Cecília.
Motivo
Cecília Meireles
Eu
canto porque o instante existe
e
a minha vida está completa,
Não
sou alegre nem sou triste:
sou
poeta.
Irmãos
das coisas fugidias,
não
sinto gozo nem tormento.
Atravesso
noites e dias
no
vento.
Se
desmorono ou se edifico,
se
permaneço ou me desfaço,
–
não sei, não sei. Não sei se fico
ou
se passo.
Sei
que canto. E a canção é tudo.
Tem
sangue eterno a asa ritmada.
E
um dia sei que estarei mundo:
–
mais nada.
Retrato
Cecília Meireles
Eu
não tinha este rosto de hoje,
Assim
calmo, assim triste, assim magro,
Nem
estes olhos tão vazios,
Nem
o lábio amargo.
Eu
não tinha estas mãos sem força,
Tão
paradas e frias e mortas;
Eu
não tinha este coração
Que
nem se mostra.
Eu
não dei por esta mudança,
Tão
simples, tão certa, tão fácil:
–
Em que espelho ficou perdida
a
minha face?
09.
Jorge Amado; Capitães da areia;
concordância nominal
10.
Invenção do Nordeste e Geração de 1930.
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