Como frisei nas aulas, as questões que seguem são de minha autoria e têm como objetivo trazer reflexões sobre diferentes temas.
AVALIAÇÃO APLICADA EM 24 DE SETEMBRO DE 2023.
01. Leia e responda:
Texto 1
JC, 22/7/2023.
Texto 2
Julho é das
Pretas, mas o protagonismo é da Barbie!
Como o mês
reconhecido como Julho das Pretas foi tomado por uma onda de rosa, tão
contundentemente branca?
Primeiramente,
e antes de mais nada, este não é um artigo maniqueísta, ou seja, não pretende
dizer aqui que o filme Barbie é ruim e nem nada similar. Embora eu ainda tenha
assistido, amigos e colegas
próximos disseram que o filme é bom, atual, cheio
de empoderamento e conteúdo, e eu acredito que seja verdade. Inclusive, em
algum momento em que esteja procurando um entretenimento para desconstruir.
Contudo,
o que eu quero trazer aqui nesta conversa e que realmente considero uma
reflexão essencial, é o seguinte questionamento: como o mês reconhecido como
Julho das Pretas, em razão do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
(25/07) – em que se esperava que tivéssemos uma grande onda de diálogos,
protagonismo negro e conversas, em que seria possível debater sobre os 29% da
população brasileira (mulheres negras) que seguem à margem das melhores
posições nas empresas e na sociedade –, foi tomado por uma onda rosa, tão
contundentemente branca? (...)
Disponível
em: https://diplomatique.org.br/o-julho-e-das-pretas-mas-o-protagonismo-e-da-barbie/ Acesso em: 9 de
set. de 2023.
Compare a charge
com o fragmento da reportagem e escolha a alternativa incoerente.
A)
O
Texto 1 apresenta uma crítica sobre a questão da disparidade econômica que
está intrinsecamente ligada a razões histórico-culturais.
B)
“[...]
as mulheres negras têm a maior proporção de subutilização entre os
trabalhadores” G1, 19/11/2022. Esse fragmento demonstra o contexto da charge no
Texto 1.
C)
Há
complementariedade entre a ideia central da charge frente ao tema central do
Texto 2, da reportagem do Le Monde
Diplomatique Brasil.
D)
Os
Textos 1 e 2 se completam, pois o mote do longa-metragem é legítimo e fortalece
a dimensão lúdica dos aficionados pelo filme despretensioso.
E)
O
Textos 2 não nega o Texto 1, não obstante isso, ambos assumem uma posição
discursiva diametralmente oposta ao longa-metragem.
02. Leia e responda
Prepare-se para o El Ninõ: fenômeno incomum terá
seca ‘impactante’ no Norte e no Nordeste do país
Região Sul será
impactada por fortes chuvas, inclusive de granizo, que podem causar perda nas
lavouras
“Prepare-se para
o EL Niño”, diz o título de novo relatório da Organização Meteorológica
Mundial, da ONU. O documento, divulgado nesta quarta-feira, dá o tom do debate
e da preocupação da entidade. O Fenômeno climático que não acontece há sete
anos, deve ocorrer até setembro, segundo a ONU, podendo levar as temperaturas
globais a novos recordes – entre outros diversos efeitos. No Brasil, o Norte e
o Nordeste enfrentarão uma seca “impactante”, como disse ao GLOBO a
meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (inmet), Andrea Ramos.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/05/prepare-se-para-o-el-nino-fenomeno-incomum-tera-seca-impactante-no-norte-e-no-nordeste-do-pais.ghtml Acesso em: 9 de
set. de 2023.
Diante da realidade iminente, assinale a alternativa
que destoa do contexto e da produção literária da Geração de 1930, cujo
cenário é similar ao apresentado no fragmento acima.
A)
A Bagaceira, de José Américo de Almeida,
revela questões concernentes à seca e, portanto, evidencia o êxodo rural
representando a saída da família de Soledade para um lugar melhor.
B)
O
Quinze, de Rachel de Queiroz, expõe questões relacionadas à seca de 1915, que afetou o Nordeste brasileiro e, na ficção, obrigou a família de Chico Bento a abandonar
Quixadá na esperança de melhorar de vida em Fortaleza.
C)
Vidas
Secas, de Graciliano Ramos, expõe a saga da família de Fabiano, que deixa soa
terra-natal com sua mulher Sinhá Vitória e seus dois filhos, na tentativa de
escapar da seca que assolou o Nordeste à época.
D)
Tanto
na obra Vidas Secas, como na obra O Quinze, a questão da seca está associada à
temática da fome, o que compele as famílias de retirantes a deixarem suas
terras.
E)
A
Bagaceira, de José Américo de Almeida, traz à tona a discussão em torno da
morte de Dagoberto, em virtude da terrível seca que assolou o Nordeste, o que
deixou Soledade viúva.
03. Leia e responda.
Texto 1
Texto 2
A série Retirantes, de Cândido Portinari, traduz
imagens que podem ser vistas nas entrelinhas de obras como: A Bagaceira, O
Quinze e Vidas Secas. Nessa direção, escolha a opção incoerente com os
nossos estudos literários.
A)
No
Texto 1, Portinari destaca a temática
da morte tomando por base uma intertextualidade com a obra Pietà, de
Michelangelo, sem perder o foco temático em relação às obras citadas no enunciado.
B)
Pode-se
afirmar que Portinari exacerbou a representação simbólica nas duas composições,
como ocorre num capítulo de A Bagaceira, no qual o autor declara: “Era o êxodo
da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos...”.
C)
Nas
duas composições, as crianças podem representar os dois filhos de Fabiano, como
aparece na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ao mesmo tempo que faz menção
aos milhares que morrem em decorrência da seca e da fome.
D)
No
Texto 2, podemos registra uma
família de retirantes, como a de Chico Bento, que deixou Quixadá com toda a sua
família, o que lhe poupou de óbitos entre os seus filhos.
E) Nos Textos 1 e 2, é possível compreender o cenário desolador da seca, como acontece nas descrições feitas por Rachel de Queiroz, como em: “encostado a uma jurema seca, defronte ao juazeiro que a foice dos cabras ia pouco a pouco mutilando...”
04. Leia e responda
Professores aprendem a abordar temática em cursos de
formação
Há dez anos, a
legislação brasileira determina como obrigatória a inserção das relações
etnorraciais nos currículos da educação brasileira. Cursos de formação
continuada oferecidos pelas redes de educação de estados e municipais ajudam os
professores da educação básica a elaborar projetos criativos sobre o tema.
“O preconceito
morre com o conhecimento, que gera frutos belíssimos em sala de aula, a começar
com o nascimento da tolerância”, ensina a professora Fátima de Castro, que
leciona artes na Unidade de Educação Básica Rubem Teixeira Goulart, em São
Luís, Maranhão. Há três anos, ela inclui estudantes do sétimo ao nono ano do
ensino fundamental no projeto pedagógico Cultura Afro-brasileira na Sala de
Aula. São ações multidisciplinares que envolvem, principalmente, pesquisas.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/cultura-afro-brasileira Acesso em: 9 de
set. de 2023.
Assinale a afirmativa inapropriada que
envolve compreensão e concordância verbal.
A)
O
verbo “haver”, que aparece em dois momentos, permanece na 3ª. pessoa do
singular, porque apresenta sentido de tempo transcorrido, conforme orienta a
gramática escolar. Caso substituíssemos essas duas ocorrências pelo verbo “ter”,
essa aplicação não seria adequada ao gênero discursivo.
B)
Poder-se-ia
substituir o verbo “haver” pelo verbo “fazer”, nas duas ocorrências, sem
qualquer prejuízo semântico, pois esses verbos na acepção de tempo transcorrido
exigem a 3ª. pessoa do singular, porque são impessoais.
C)
Em
“Há dez anos, a legislação brasileira determina como obrigatória a inserção das
relações etnorraciais no currículo da educação brasileira”, o teor temporal do
verbo “haver” introduz uma oposição implícita de descumprimento da lei.
D)
Em
“Há três anos, ela inclui estudantes do sétimo ao nono ano do ensino
fundamental...”, observa-se que o verbo “haver” projeta uma insistência da
professora em fazer valer a lei.
E)
Pode-se
afirmar que há displicência das autoridades governamentais com referência ao
cumprimento do ensino de cultura afro-brasileira. Nessa declaração, o verbo
“haver” tem equivalência semântica os usados no texto.
05. Leia e responda
Unesco publica 1ª orientação para uso de IA na
educação
Organização das Nações Unidas pediu limite de idade
para usuários
Apesar da
orientação servir como “colchão” de apoio e base à IA, a agência não deixou de
apelar para a prevenção do uso excessivo, apontando para a privação de
oportunidades de desenvolver capacidades cognitivas e sociais mediante
observações do mundo real, práticas empíricas como experiências, discussões com
outros seres humanos e raciocínio lógico independente.
Vale lembrar que
a Lei de IA da União Europeia, uma das primeiras leis relevantes e que
possivelmente servirá de guia para outros países, deve ser aprovada ainda este
ano. Mais adiantada, a China já divulgou suas regras.
Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/09/07/internet-e-redes-sociais/unesco-publica-1a-orientacao-para-uso-de-ia-na-educacao/ Acesso em: 9 de
set. de 2023.
Quanto ao uso dos conectivos para promover a coesão
e a coerência, assinale a opção inadequada.
A)
No
primeiro parágrafo, verifica-se a presença de uma circunstância de oposição,
uma vez que o período composto por subordinação é iniciado com a locução
conjuntiva subordinativa “apesar de”.
B)
Em
“[...] como ‘colchão’ de apoio...”, a palavra “como” tem valor semântico de
conformidade, embora possa representar uma causa.
C)
Em
“[...] desenvolver capacidades cognitivas e sociais mediante observações do
mundo real...”, a conjunção coordenativa aditiva “e” indica uma soma de
prejuízos decorrentes do uso excessivo da IA.
D)
Não
há disjunção no texto em análise, no entanto, é possível verificar a presença
de três conjunções coordenativas aditivas.
E)
Em
“Vale lembrar que a Lei de IA da União Europeia...”, há uma conjunção
subordinativa integrante, que permite a conexão sintática entre períodos que se
completam.
06. Leia e responda
No meio do
caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do
caminho tinha uma pedra
Nunca me
esquecerei desse acontecimento
Na vida de
minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me
esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do
caminho tinha uma pedra
(Carlos Drummond
de Andrade)
Quanto à
concordância verbal, assinale a alternativa que não está de acordo com
os nossos estudos linguísticos.
A)
O
verbo “ter” é utilizado de modo a se
distanciar da regra estabelecida pela gramática escolar.
B)
No
uso coloquial, é comum o emprego do verbo “ter”
em lugar do verbo “haver” sem
prejuízo comunicativo.
C)
O
poema estaria certo se o verbo “ter” fosse substituído pelo verbo “haver”,
mesmo que fosse empregado no pretérito.
D)
O
poeta tem total liberdade para manejar a linguagem, porque o fim último de sua
produção é produzir arte.
E)
Se
a palavra “ter” fosse substituído pelo verbo “haver”, este seria impessoal,
teria sentido de “existir”, o que o deixaria sempre na 3ª. pessoa do singular.
07. Leia e responda
Congresso internacional do medo
Provisoriamente
não cantaremos o amor,
Que se refugiou
mais abaixo dos subterrâneos
Cantaremos o
medo, que esteriliza os abraços,
Não cantaremos o
ódio, porque este não existe,
Existe apenas o
medo, nosso pai e nosso companheiro,
O medo grande
dos sertões, dos mares dos desertos,
O medo dos
soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
Cantaremos o
medo dos ditadores, o medo dos democratas,
Cantaremos o
medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois,
morreremos de medo
E sobre nossos
túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
(Carlos Drummond
de Andrade)
Guerra na Ucrânia completa 500 dias, um ‘marco
sombrio’, segundo as Nações Unidas
ONU registrou a
morte de mais de 9 mil civis desde o início da invasão, mas reconhece que o
número real deve ser muito mais alto
Flores com as
cores da bandeira ucraniana em uma visita à ilha da Cobra, que virou símbolo da
resistência desde que foi retomada das forças russas.
As Nações Unidas
destacaram que os 500 dias de guerra são um marco sombrio. A ONU registrou a
morte de mais de 9 mil civis desde o início da invasão, mas reconhece que o
número real deve ser muito mais alto.
A ONU reforçou
também a importância de uma convenção para banir bombas de fragmentação,
assinada por mais de 100 países há mais de 15 anos. Na sexta-feira (7), os
Estados Unidos anunciaram o envio dessas armas que liberam explosivos menores,
capazes de causar destruição em amplas áreas...
A Rússia disse
que o envio americano é um ato de desespero, e continuou a atacar, inclusive
com bombas de fragmentação, segundo autoridades ucranianas...
Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/08/guerra-na-ucrania-completa-500-dias-um-marco-sombrio-segundo-as-nacoes-unidas.ghtml Acesso em: 11 de
set. de 2023.
Apesar da distância cronológica entre os dois
textos, ambos estão entrelaçados pela temática da guerra. Assim, por um lado, o
poeta itabirano vivenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial e, por outro
lado, o mundo assiste a mais um episódio de estupidez. Guardadas as devidas
proporções, escolha a opção que não coaduna com o tema centra dos dois
textos.
A)
O
sentimento de protesto impulsionou Carlos Drummond de Andrade a escrever o
livro Sentimento do mundo, que faz parte das reflexões políticas do autor.
B)
No
fragmento de texto da esfera jornalística não se vê o teor crítico presente no poema de
Carlos Drummond de Andrade.
C)
O
sujeito lírico do poema se coloca consciente das hecatombes de seu tempo e,
portanto, registra essa imagem em torno da palavra “medo”.
D)
Semelhantemente
aos dois textos, no que se refere à guerra, Drummond revisita as temáticas
políticas em seu livro “A Rosa do Povo” (1945).
E)
O
tom crítico do poema pode ser encontrado na fase gauche (1930) como nas obras
Alguma poesia e Brejo das almas.
08. Leia e responda.
Canção
Pus o meu sonho
num navio
E o navio em
cima do mar;
– depois, abri o
mar com as mãos,
Para o meu sonho
naufragar.
Minhas mãos
ainda estão molhadas
Do azul das
ondas estreabertas,
E a cor que
escorre de meus dedos
Colore as areias
desertas.
O vento vem vindo
de longe,
A noite se curva
de frio;
Debaixo da água
vai morrendo
Meu sonho,
dentro de um navio...
Chorarei quanto
for preciso,
Para fazer com
que o mar cresça,
E o meu navio
chegue ao fundo
E o meu sonho
desapareça.
Depois, tudo
estará perfeito;
Praia lisa,
águas ordenadas,
Meus olhos secos
como pedras
E as minhas duas
mãos quebradas.
(Cecília
Meireles)
Assinale a
alternativa que não encontra coerência com os nossos estudos literários.
A)
O
eu poemático esboça certo egocentrismo em decorrência de uma crise existencial.
B)
O
poema e construído em torno de uma linguagem figurada, com uso de metáfora,
sinestesia, aliteração e personificação.
C)
Pode-se
afirmar que o poema atende a função emotiva da linguagem, visto que é
construído em torno da primeira pessoa do singular.
D)
É
possível afirmar que esse poema modernista traz consigo características
peculiares do Romantismo.
E)
O
eu poético revela o mesmo conteúdo do poema “Retrato”, que, igualmente, gira em
torno da primeira pessoa do singular.
09. Leia e responda.
O trapiche
Neste trecho, a realidade miserável dos Capitães da
Areia é apresentada.
[...] Moleques
de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que à
noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circulava o
casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas
vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...
E aqui também
que mora o chefe dos Capitães da areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado
assim, desde os seus cinco anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas
ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a
cidade.
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Rio de Janeiro.
Record, 2005, p. 19-21. (Fragmento).
Na concordância nominal, o adjetivo, o artigo, o
numeral e o pronome adjetivo concordam em gênero (masculino e feminino) e
número (singular ou plural) com o substantivo a que se refere. Nessa lógica,
escolha a opção incoerente com os nossos estudos linguísticos.
A)
O
adjetivo “indiferentes” concorda em
gênero e número com o substantivo “moleques”.
B)
As
palavras “os” e “presos” concordam em gênero e número
com o substantivo “ouvidos”.
C)
Se a palavra “sozinho” estivesse no plural, o adjetivo “só”, que pode ser seu equivalente, iria para o plural.
D)
A palavra “muitas” está no plural, porque funciona como palavra indicadora de
circunstância.
E)
O artigo definido masculino plural “os” e o adjetivo “puxados” concordam em gênero e número com o substantivo “olhos”.
10. Leia e responda.
“Já o tipo
regional nordestino vai sendo elaborado, ao longo dos anos 20, na confluência
de um discurso político e de um movimento cultural regionalista, que tem como
centro a cidade do Recife, para onde acorria grande parte dos filhos das elites
agrárias dos Estados que eram identificados como pertencentes ao Nordeste...”
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Invenção
do Nordeste, p. 139.
Ao compararmos a declaração de Albuquerque Júnior
com os nossos estudos literários sobre a Geração de 1930, assinale a
alternativa imprópria.
A)
Albuquerque
Júnior revela largo e exaustivo conhecimento sobre a produção literária da
Geração de 1930.
B)
Ao
contrário do que declara Albuquerque Júnior, é possível que o realismo da
geração de 1930 tenha se comprometido verdadeiramente com uma proposta de
denúncia social.
C)
Albuquerque
Júnior desconsidera o aspecto crítico da Geração de 1930.
D)
Frente
ao contexto sócio-político do Brasil, o “grupo do Nordeste” se eximiu das
demandas referentes à espoliação do humano.
E)
Além
da Geração de 1930, escritores de outras épocas também são alvos das críticas
de Albuquerque Júnior.
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