LETRAMENTO POLÍTICO & CIDADANIA
PRÁTICA DE ORALIDADE: DEBATE REGRADO
Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de nota. Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro. Polidez linguística.
(EM13LP25PE) Promover e participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for o caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.
BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)
(EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
(EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula.
REGRAS
1. Os participantes não podem ignorar os assuntos que foram sugeridos (LEIA A PARTE 4).
2. Os participantes precisam respeitar o turno de fala dos oponentes ao longo do debate.
3. A plateia não pode se manifestar com gestos, cartazes, comentários etc.
4. Todos precisam respeitar os preceitos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e o ambiente escolar.
5. Os participantes poderão direcionar perguntas escritas para os candidatos no último bloco.
6. Os candidatos devem se caracterizar em trajes adequados para o momento do debate (orientação de figurino).
7. Os participantes precisam argumentar (LEIA A PARTE 3) com: exemplos, apresentação de dados confiáveis (neste caso, podem ler as próprias anotações), podem fazer comparações dos assuntos e fatos, podem fazer alusões históricas etc.
8. Os participantes devem procurar usar a variedade "padrão" da língua portuguesa.
9. Os dados trazidos pelos candidatos serão checados por uma equipe em tempo real.
10. Um colegiado julgará eventuais necessidades de intervenção.
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*ATENÇÃO! Os estudantes não poderão fazer alusão aos candidatos que disputam e/ou disputaram uma vaga no PLEITO ATUAL ou EM MOMENTOS PASSADOS. Como expliquei, ao longo das atividades, os participantes não poderão fazer qualquer menção aos posicionamentos político-partidários. Portanto, fica vetado usar: qualquer expressão que possa provocar desconforto. Muito pelo contrário, procuraremos desenvolver uma atividade que promova leitores proficientes, críticos e que possam exercer a cidadania a partir dos estudos linguísticos.
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PARTE 2
ROTEIRO:
1. As equipes deverão estudar os temas sugeridos e, em seguida, devem debatê-los entre os componentes.
2. As equipes deverão eleger (através de voto escrito) um candidato titular e um vice para que os escolhidos possam participar do debate interno, isto é, na sala de aula.
3. Cada equipe deverá preencher* a ficha de inscrição: nome do candidato titular, nome do vice, sigla do partido, cor, slogan, 10 (dez) propostas de governo (a partir dos assuntos sugeridos).
4. O primeiro debate (entre os titulares da turma) realizar-se-á no auditório da escola.
5. No estágio seguinte, cada turma elegerá o seu candidato, que irá participar do debate interclasse. Neste particular, o debate envolverá um representante de cada turma.
6. Na culminância, os candidatos eleitos por turma irão participar do debate final na seguinte ordem:
6.1 O professor sorteia as perguntas e direciona aos candidatos respectivamente. Para isso, os candidatos terão até dois minutos para responder cada questionamento (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse período, dois estudantes fazem comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).
6.2 No segundo momento, os candidatos direcionam perguntas uns aos outros respeitando a ordem do sorteio prévio. (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse momento, dois estudantes continuam a fazer comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).
6.3 No último bloco, a plateia direciona perguntas (escritas) aos candidatos. Neste momento, cada candidato terá até dois minutos para responder. Vale lembrar que cada candidato responderá 3 (três) perguntas do público.
7. Momento para relembrar os objetivos, fazer comentários, e agradecer a todos.
PARTE 3
CRITÉRIOS: compromisso ético, domínio do conteúdo, argumentação (explicações, exemplificações, comparações, apresentação de dados confiáveis e alusão histórica); noção de causa e consequência; proposta de intervenção, linguagem corporal: postura, tom de voz; objetividade nas respostas, respeito à mudança de turno, originalidade e criatividade nas respostas, domínio da variedade urbana de prestígio etc.
ARGUMENTAÇÃO: é fundamental apresentar: dados (IBGE, OMS, ANVISA etc.), exemplos, comparações, citações, alusões históricas etc.
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO: seria interessante usar a seguinte ordem: AGENTE (gestão pública, sociedade, poder jurídico ou ONGs) => AÇÃO (investir, implementar etc.) => MEIO (através de campanhas, órgãos fiscalizadores, núcleos executores etc.) => FINALIDADE (a fim de que... para que...) => DETALHAMENTO (especificar de forma detalhada).
PARTE 4
ASSUNTOS SUGERIDOS:
(1) SEGURANÇA HÍDRICA;
(2) EMPREENDEDORISMO;
(3) MOBILIDADE URBANA;
(4) SAÚDE ;
(5) DESEMPREGO;
(6) INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
(7) MEIO AMBIENTE;
(8) SEGURANÇA PÚBLICA;
(9) HABITAÇÃO ;
(10) IMPOSTOS;
(11) ENERGIA LIMPA
(12) SUSTENTABILIDADE
(13) TURISMO
(14) ACESSIBILIDADE
(15) JUSTIÇA E CIDADANIA;
(16) POLUIÇÃO;
(17) VIOLÊNCIA (ATLAS DA VIOLÊNCIA);
(18) EDUCAÇÃO;
(19) PRIVATIZAÇÕES;
(20) CORRUPÇÃO;
(21) PROGRAMAS SOCIAIS;
(22) RACISMO AMBIENTAL
(23) CIDADES INTELIGENTES
(24) (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR
(25) SANEAMENTO BÁSICO
(26) FAKE NEWS
(27) DESINFORMAÇÃO
(28) CULTURA
(29) ECONOMIA
(30) ESPORTES
(31) CIBERSEGURANÇA;
(32) CIBERBULLYING;
(33) DISCURSO DE ÓDIO;
ORGANIZAÇÃO PARA A CULMINÂNCIA DO DIA 11/09/2024
UM CANDIDATO TITULAR PARA CADA TURMA, UM VICE E UM SUPLENTE.
MEDIADORES: DOIS ESTUDANTES QUE FARÃO A APRESENTAÇÃO E IRÃO EXPOR AS REGRAS DO DEBATE;
O DEBATE OCORRERA EM DOIS MOMENTOS. EM PRIMEIRO LUGAR, OS CANDIDATOS NA CONDIÇÃO DE VICE PARTICIPAM DE UMA RODADA DE PERGUNTAS RESPOSTAS COM RÉPLICAS E TRÉPLICAS EM APENAS UM BLOCO.
NO SEGUNDO MOMENTO, OS MEDIADORES APRESENTAM AS REGRAS DO DEBATE EM TRÊS BLOCOS: (1) PERGUNTAS SORTEADAS AOS CANDIDATOS; (2) PERGUNTAS ENTRE OS CANDIDATOS (com direito à réplica e à tréplica); (3) PARTICIPAÇÃO DO AUDITÓRIO: PERGUNTAS ESCRITAS SÃO DIRECIONADAS AOS CANDIDATOS.
APRESENTA-SE NO TELÃO UM VÍDEO CURTO (COM FOTO E INDICAÇÃO DO PARTIDO CRIADO NA SALA E PRINCIPAIS PROPOSTAS) COM OS PRINCIPAIS PLANOS DE GOVERNO, PEQUENA BIOGRAFIA DO CANDIDATO, JINGLE ELEITORAL (DIFERENTE DAQUELES QUE DISPUTAM O PLEITO ATUAL OU OS ANTERIORES) E SLOGAN.
HAVERÁ UMA COMISSÃO DE "CHECAGEM" DE DADOS (REPRESENTADA POR UM REPRESENTANTE DE CADA TURMA);
NOS INTERVALOS DOS BLOCOS, REPÓRTERES FAZEM PERGUNTAS AOS ELEITORES.
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