sábado, 18 de abril de 2020

EM DIA COM O ENEM

Edição: acréscimo, em 18/4/2020

☟ ☟ Em dia com o ENEM

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 1 - Leia e responda:
Apesar de
Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca. MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011 (adaptado).

Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é:
A)    “Gostar daquilo que é gostável é fácil [...]”.
B)      “[...] tudo isso a gente tem em estoque [...]”.
C)     “[...] na hora em que conhece uma pessoa[...]”.
D)     “[...] resolve conquistá-la.”
E)      “[...] para resolver essa encrenca.”  
.....


      
®Leonardo Ferreira da Silva
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    Questão 2 - Leia e responda:


    Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”. Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa. Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia. Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias. 
                                                                    FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973

  Nesse texto o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refiro-me/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para:
A) confirmar
B) contradizer
C) destacar
D) retificar
E) sintetizar 
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®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 3 - Leia e responda:

Ela é muito diva!”, gritou a moça aos amigos, com uma câmera na mão. Era a quinta edição da Campus Party, a feira deinternet que acontece anualmente em São Paulo, na última terça-feira, 7. A diva em questão era a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Pará”. Simpática, Gaby sorriu e posou pacientemente para todos os cliques. Pouco depois, o rapper Emicida, palestrante ao lado da paraense e do também rapper MV Bill, viveria a mesma tietagem. Se cenas como essa hoje em dia fazem parte do cotidiano de Gaby e Emicida, ambos garantem que isso se deve à dimensão que suas carreiras tomaram através da internet — o sucesso na rede era justamente o assunto da palestra. Ambos vieram da periferia e são marcados pela disponibilização gratuita ou a preços muito baixos de seus discos, fenômeno que ampliou a audiência para além dos subúrbios paraenses e paulistanos. A dupla até já realizou uma apresentação em conjunto, no Beco 203, casa de shows localizada no Baixo Augusta, em São Paulo, frequentada por um público de classe média alta. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos que promovem o encadeamento das ideias e a progressão do tema abordado. A esse respeito, identifica-se no texto em questão que: 
A)     a expressão “pouco depois”, em “Pouco depois, o rapper Emicida”, indica permanência de estado de coisas no mundo.
B)     o vocábulo “também”, em “e também rapper MV Bill”, retoma coesivamente a expressão “o rapper Emicida”.
C)     o conectivo “se”, em “Se cenas como essa”, orienta o leitor para conclusões contrárias a uma ideia anteriormente apresentada.
D)    O pronome indefinido “isso”, em “isso se deve”, marca uma remissão a ideias do texto.

E)     as expressões “a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a ‘Beyoncé do Pará'", “ambos” e “a dupla” formam uma cadeia coesiva por retomarem as mesmas personalidades.
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Acréscimo de três questões, em 4/4/2020.
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentários do professor👀, em 14/4/2020.

   Questão 4 - Sobre o Modernismo, responda:





O quadro Les demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela:
A)    Pintura de modelos em planos irregulares.
B)     Mulher como temática central da obra.
C)     Cena representada por vários modelos.
D)    Oposição entre tons claros e escuros.

E)     Nudez explorada como objeto de arte.
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®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
Como se pode ver, Les Demoiselles d'Avignon (1907) é uma obra anterior ao cubismo que revolucionou a pintura moderna. Nessa tela, Pablo Picasso evidenciou cinco corpos despidos (prostitutas de um bordel de Barcelona), embora o título da tela seja traduzido como "As jovens senhoras de Avignon". Vale lembrar que Avignon é uma cidade localizada na região da Provença, no Sudeste da França. Mesmo diante dessa complexidade, o principal destaque dessa composição reside na criação de uma desarmonia. Nesse sentido, a resposta mais sensata é letra A, que apresenta pintura de modelos em planos irregulares. 
(Grandes Maestros de la Pintura, Barcelona: Ediciones Altaya, 2001.)


Questão 5 - Responda:



®Leonardo Ferreira da Silva
 Observe o quadro Abaporu, em tupi “homem que come gente”, produzido por Tarsila do Amaral, em 1928, e atualmente exposto no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA)
O quadro de Tarsila do Amaral insere-se no movimento antropofágico (Primeira fase do Modernismo brasileiro).
A)    Por seu caráter nacionalista e ufanista, de elogio acrítico do país.
B)     Ao revelar influência do Cubismo do pintor Pablo Picasso.
C)     Ao assimilar elementos estéticos das vanguardas europeias, submetendo-os a uma reelaboração crítica em função da realidade nacional.
D)    Ao opor pelas linhas curvas como princípio organizacional.

E)     Ao inserir em sua pintura o cacto, elemento da paisagem nacional que já fora valorizado na poesia modernista de Manuel Bandeira.
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®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
 Motivada pelas vanguardas europeias, a obra Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral inspirou o Manifesto Antropófago. Essa composição da artista brasileira representa, portanto, a "devoração simbólica" da cultura estrangeira. Diante do que propõe a questão 5, o movimento antropofágico não se prendia ao nacionalismo ufanista, como ocorreu no Romantismo, mas, ao contrário disso, a preocupação maior é defender um nacionalismo crítico. Logo, a melhor resposta é letra C.


Questão 6 - Leia o cartaz e responda:




®Leonardo Ferreira da Silva
O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que
A)    O discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.
B)     A preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.
C)     A acomodação da tipografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.
D)    O descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.
E)     A agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.
Acréscimo em, 22/4/2020.
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®Leonardo Ferreira da Silva

  Questão 7 - Leia o texto.

De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço - um simples lenço! -, e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia.
[...] O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
     - E era inocente - vinha eu dizendo rua abaixo -; que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu?
    (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 2006, p. 170-171)

   No trecho acima, o romance Dom Casmurro, Machado de Assis estabelece intertextualidade com a tragédia Otelo, de William Shakespeare. Releia o trecho e assinale a alternativa que aponta um dos elementos comuns às obras de Shakespeare  e Machado:

A) as duas obras apresentam adultérios cometidos com a convivência da sociedade, que ajuda o casal adúltero a manter oculto seus encontros.
B) ambos os protagonistas, Otelo e Bentinho Santiago, consideram-se vítimas de adultério.
C) nas duas narrativas, um lenço, perdido por acaso pelas heroínas, desempenha papel fundamental para a precipitação do desfecho.
D) Iago e Pádua desempenham, nas respectivas obras, o papel de maledicentes  que despertam o ciúme de seus amos.
E) as protagonistas da história, Capitu e Desdêmona, traíram seus maridos, no entanto, não podemos considerar que as punições são justas, já que elas têm o direito de amar  quem bem entendem.   

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