quarta-feira, 1 de abril de 2020

ENSINO MÉDIO SEGUNDO ANO - 2020

A primeira postagem com planejamento foi publicada neste blog: terça-feira, 28 de janeiro de 2020.

Edição: acréscimo, em 26/3/2020



"La simplicité est la barbarie de la pensée. La complexité est la civilisation des idées." 
Edgar Morin
(A simplicidade é a barbárie do pensamento. A complexidade é a civilização das ideias)




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💁ENSINO MÉDIO - 2020 
☟UNIDADE I - SEGUNDOS ANOS 
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Estudem todo o material enviado através do Google Classroom 👀
®Leonardo Ferreira da Silva
➤LÍNGUA/LINGUAGEM 
MORFOLOGIA - substantivo, adjetivo e artigo.
Aulas expositivas (dialogadas) com o uso da lousa (tópicos, exemplificações etc.)

➤LITERATURA 
ROMANTISMO - origem, contexto histórico, características, produção literária etc.
PARTE 1 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso da lousa (tópicos e explicações)
PARTE 2 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso de slides (PowerPoint)

AtençãoEstudem as questões comentadas da avaliação diagnóstica.

➤PRODUÇÃO DE TEXTO 
NOTÍCIA
DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA 

➤LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 
ESTUDO DO GÊNERO - conto, crônica, tirinha, anúncio, artigo de opinião etc.

  ✍Importante! Não esqueçam o LIVRO DIDÁTICO!


☟ Continuação


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💁 DETALHAMENTO DE CONTEÚDO - ENSINO MÉDIO - SEGUNDOS ANOS - 2020
I - BIMESTRE 
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LÍNGUA/LINGUAGEM 
🚶 Um passeio pela gramática...🚶

Edição: acréscimo, em 27/3/2020
®Leonardo Ferreira da Silva


➤Substantivo – é a palavra variável em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo) que nomeia os seres em geral.

Do ponto de vista da gramática escolar, o substantivo pode ser:

1. Primitivo – quando não origina de outra palavra do léxico da língua portuguesa.
Exemplos: framboesa, livro, pirâmide etc.

2. Derivado – quando provém de outra palavra do léxico da língua portuguesa.
Exemplos: jornaleiro, ferreiro, olaria etc.

3. Simples – quando apresenta um radical.
Exemplos: couve, gavião, pão etc.

4. Composto – quando a palavra é constituída por dois ou mais radicais.
Exemplos: jararaca-de-cauda-branca, salário-família, lugar-comum etc.

Observaçãoneste item, é fundamental destacar as regras do uso do hífen que estão presentes no Novo Acordo Ortográfico (implementado sem obrigatoriedade em 2009 e que entrou em vigor em 1º. de fevereiro de 2016).

5. Comum – se a palavra designar de maneira genérica seres da mesma espécie.
Exemplos: carro, cidade, país, engenheiro etc.

6. Próprio – no caso, é usado para designar um ser de modo particular, individualizado.
Exemplos: Recife, França, Luís etc.

7. Concreto – quando a palavra designa seres de existência independente.
Exemplos: casa, automóvel, alma, bruxa etc.

Atenção! São substantivos concretos seres fictícios ou imaginários, como: fada, saci e outros.

8. Abstrato  quando a palavra designa seres de existência dependente.
Exemplos: saudade, coragem, trabalho, beleza etc. 

Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?

 Acompanhem!

                                                                         
Questão 1 - Assinale a alternativa em que aparece substantivos simples, respectivamente, concreto abstrato:
A) água, vinho
B) Pedro, Jesus
C) Pilatos, verdade
D) Lucas, abaixo-assinado
E) Olinda, alma
Comentário👀
Observem que "Pilatosé substantivo concreto e "verdade" é substantivo abstrato. Portanto, nossa resposta é letra C. Para que não fiquem dúvidas, a palavra "alma" é um substantivo concreto.
®Leonardo Ferreira da Silva


🙋 A seguir, revisem alguns substantivos coletivos.

Acervo - de obras artísticas.
Antologia - de trechos literários ou textos escolhidos.
Arquipélago - de ilhas.
Assembleia - de pessoas reunidas com objetivo de um fim comum.

Observaçãocomo expliquei na aula sobre acentuação, palavra paroxítona com ditongo aberto não receberá acento gráfico. É, portanto, o caso de assembleia.

Atlas - de mapas.
Banca - de examinadores.
Cardume - de peixes.
Clero - de sacerdotes.
Concílio - de bispos.
Congresso - de cientistas, de parlamentares.
Elenco - de artistas.
Enxame - de abelhas
Fauna - de todos os animais de uma região.
Flora - de vegetais de uma região. 
Galeria - de objetos de arte.
Júri - de jurados. 
Orquestra - de músicos.
Pinacoteca - de quadros.
Ramalhete - de flores.
Resma - de papel.
Súcia - de pessoas desonestas, de gente ordinária em geral.
Vocabulário - de palavras
®Leonardo Ferreira da Silva
🔃 Só para destacar alguns. No entanto, convém que o estudante aprofunde a pesquisa.


➤Adjetivo – é a palavra variável em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo) que caracteriza o substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser.
Entendamos, agora, a flexão dos adjetivos:
➥Gênero:
1. Uniforme – professor jovem/ professora jovem 
2. Biforme – professor honesto/ professora honesta
➥Número
1.      Singular – estudante responsável
2.      Plural – estudantes responsáveis


🔃 Estudem o plural dos adjetivos compostos - farei alguns acréscimos 

➥Grau
Comparativo
1.      Comparativo igualdade
       Exemplo: "O empregado é tão responsável quanto (ou como) o empregador".
2.      Comparativo de superioridade
       Exemplo: "O computador que eu vi, mês passado, é mais eficiente que (ou do que) este do anúncio".
3.      Comparativo de inferioridade
       Exemplo: "Esta série é menos interessante que (ou do que) uma sugerida hoje".

Superlativo
1.      Superlativo absoluto sintético
      Exemplo: "Estes estudantes são inteligentíssimos". 
       Superlativo absoluto analítico
      Exemplo:  "A leitura de livros clássicos é  muito relevante". 

2.      Superlativo relativo 
De superioridade
Exemplo: "O Chevrolet Camaro é o mais sofisticado da loja".
De inferioridade
Exemplo: "Este sistema de engrenagem é o menos eficiente ". 
®Leonardo Ferreira da Silva
🙋 Observem os adjetivos no grau superlativo absoluto sintético erudito:

Acre – acérrimo
Áspero – aspérrimo
Célebre – celebérrimo
Doce – dulcíssimo
Frio – frigidíssimo
Pobre – paupérrimo

®Leonardo Ferreira da Silva
🙋 Não para por aqui, acompanhem uma relação de adjetivos pátrios:  


Amazonas – amazonense
Buenos Aires – buenairense ou portenho
Chipre – cipriota
Egito – egípcio
Espírito Santo – capixaba
Jerusalém – hierosolimitano
Marrocos – marroquino
Minas Gerais – mineiro
Pequim – pequinês
Rio de Janeiro (cidade) – carioca
Rio de Janeiro (estado) – fluminense
São Paulo (cidade) – paulistano
São Paulo (estado) – paulista
Tirol (Áustria) – tirolês
Três Corações – tricordiano

®Leonardo Ferreira da Silva
🙋 Em seguida, leiam as locuções adjetivas com seus respectivos adjetivos correspondentes:

De abdômen – abdominal
De abelha – apícola
De aluno – discente
De boca – oral ou bucal (não confunda com “bocal” – embocadura) 
De campo – rural
De chumbo – plúmbeo
De chuva – pluvial ou chuvoso
De cidade – citadino (uso mais restrito) ou urbano
De coração – cardíaco ou cordial 
De dinheiro – pecuniário
De fábrica – fabril
De fêmur – femoral (vejam que há uma mudança ortográfica)
De morte – mortal ou letal
De pai – paterno ou paternal
De peixe – písceo
De pele – epidérmico ou cutâneo
De pescoço – cervical
De professor – docente
De raposa – vulpino
De rim – renal
De rio – fluvial
De selo –filatélico
De selva – silvestre
De sonho – onírico
De touro – taurino
De trigo – tritíceo
De umbigo – umbilical
De vaca – vacum
De velho – senil
De verão – estival
De vidro - vítreo
®Leonardo Ferreira da Silva
...

Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?

 Acompanhem!


Questão 2 - desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno.
Na frase acima, as palavras em destaque comportam-se, respectivamente, como:

A) substantivo, adjetivo, substantivo
B) adjetivo, advérbio, verbo
C) substantivo, adjetivo, verbo
D) substantivo, advérbio, substantivo
E) adjetivo, adjetivo, verbo
Comentário👀
A palavra "desagradável" é um substantivo, porque aparece precedida por um determinante (ou seja, o artigo "o"). Na sequência, a palavra "mau" é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo "humor" e, finalmente, a palavra "troca" é substantivo pelo fato de vir precedida por um artigo (note que o artigo "a" está contraído em: de + a = daEntão, a nossa resposta é letra A.
®Leonardo Ferreira da Silva


Que tal aplicar a gramática ao texto?
®Leonardo Ferreira da Silva
✍ Vamos começar por uma tirinha:



Questão 3 - Leia a tira abaixo e responda:



A) Em primeiro lugar, em que consiste o humor da tira?

B) Qual a relevância do adjetivo presente no texto para a produção de sentido?

C) Explique o sentido gerado pela relação entre a palavra "tão" com o adjetivo.



✍ Sigamos, então, com um anúncio publicitário:
®Leonardo Ferreira da Silva
☞Registrem! A questão abaixo cumpre o item 2.1 do programa SSA - UPE 2: "gênero que se organiza em torno de recursos multimodais."

Além disso, estamos cumprindo o descritor 5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.)

(PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB: ensino médio:matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC. SEB; Inep, 2008, p.  37)


Questão 4 - Leia o anúncio a seguir:



A) Qual a importância dos itens multimodais* (cores, imagens, fontes etc.) para a produção de sentido neste anúncio?

B) No plano da semântica (significado), o que "super leves" pode significar?

C) Explique a relação entre as palavras: "(super)leves", "gostoso" e "saudável", para cumprir o objetivo da peça publicitária.


* Aprofundo este debate no meu livro: Linguagem visual: letramento, ensino e produção de sentido. Olinda: Livro Rápido, 2018. 



®Leonardo Ferreira da Silva
Artigo - é a palavra variável em gênero e número que, geralmente, precede o substantivo para determiná-lo de modo preciso (definido) ou indeterminá-lo de modo vago (indefinido).
Exemplos:
O estudante redigiu a dissertação-argumentativa.
Um estudante redigiu uma dissertação-argumentativa  

®Leonardo Ferreira da Silva

Vamos detalhar a caracterização do artigo:

1. Do ponto de vista semântico, o artigo revela uma significação particular e informa o gênero. Além disso, o artigo pode representar uma ideia vaga ou precisa, conforme já salientei.
2. No plano morfológico, o artigo é um morfema gramatical que pode se flexionar em gênero
e número.
3. No âmbito da sintaxe, o artigo é um determinante de um núcleo de um sintagma nominal
(substantivo ou palavra substantivada). Nesse particular, o artigo funcionará como ‘adjunto 
adnominal’.


     TABELA  1 - Artigos definidos e indefinidos

Emprego do artigo
A gramática escolar orienta não usar artigo depois do pronome relativo cujo (e variações).
Exemplo:
Feliz é o professor cujos alunos apreciam a leitura.
No entanto, a mesma gramática recomenda usar o artigo definido entre o numeral ambos
(significa os dois) e o substantivo.
Exemplo:

Ambos os livros são importantíssimos.

Se houver um pronome possessivo, o uso do artigo será facultativo.

Exemplo:

O meu livro preferido pode não ser o teu.

As palavras terra (no sentido de chão firme) e casa  (no sentido de lar, moradia) não admitem
(artigo.

Exemplos:

Passaremos a quarentena em casa.
Os tripulantes da embarcação não puderam permanecer em  terra.

Vamos exercitar? 

Questão 1 - Explique a diferença de significado das expressões em destaque:

A) O estudante leu todo o poema.
B) Todo poema deve ser lido.

Questão 2 - Para preencher as lacunas abaixo, a gramática escolar exige dos estudantes certo
conhecimento ( como conhecer o gênero das palavras, o significado etc.). Nesse sentido, use o
artigo definido conforme a variedade urbana de prestígio.

__ dó; __champanha; __ grama (unidade de massa); __ alface; __ pêsames; __ núpcias; __olheiras;
__ óculos, __guaraná; __ plasma 




     II BIMESTRE - 2020     

Numeral – é a palavra variável que pode indicar quantidade, ordem, divisão ou multiplicação. Além disso, esse item lexical pode acompanhar ou substituir um substantivo.
Ao pesquisarmos nas gramáticas escolares, verificamos a seguinte classificação:
1.      Cardinal é aquele que designa quantidade de seres.
Exemplos:
um, dois, três, onze, sessenta, mil, trilhão etc.
2.      Ordinal é o tipo de numeral que indica a ordem de sucessão ou até a posição de um determinado ser.
Exemplos:
primeiro, segundo, terceiro, milésimo, milionésimo etc.
3.      Multiplicativo é aquele que sugere multiplicação.
Exemplos:
dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo etc.
4.      Fracionário (ou partitivo) é aquele que designa divisão, fração.
Exemplos:
meio, metade, terço, quarto, treze avos etc.
Como se sabe, a gramática escolar prescreve algumas regras para o uso dos numerais.
Curiosidade: em pleno século XXI, usamos algarismos arábicos e algarismos romanos.
É possível verificar em textos formais (diversos gêneros) numerais que estão de acordo com a gramática normativa.

PARTE 1 – Como algarismos romanos são utilizados (até o décimo no formato ordinal) para designar: séculos, reis, papas, capítulos. A partir do décimo primeiro, mesmo em algarismo romano, a leitura ou a escrita será como cardinal.
Exemplos:
Paulo VI (sexto)
Leão X (décimo
PARTE 2 – Na numeração de leis, usa-se o ordinal até o nono (inclusive) e o cardinal a partir do dez (inclusive)
Artigo 5º. da Constituição
Parágrafo 4º.
Inciso 9º.
Artigo 11
Artigo 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente (direitos de saúde da gestante e do recém-nascido).

OUTROS USOS DOS NUMERAIS
Em expressões hiperbólicas (ou seja, quando exprime exagero).
“Já li esse livro mil vezes”.
Em expressões que indicam qualidade.
Comprei carne de primeira.

®Leonardo Ferreira da Silva


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☟ Continua para os 2os. Anos

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Edição: acréscimo, em 28/3/2020

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
🚶 Em busca do sentido...🚶
®Leonardo Ferreira da Silva


Em dia com a  UPE -SSA - 2 

Nostalgia do futuro


          Em uma fazenda americana, nos anos 60, o garoto Frank Walker (Thomas Robinson) persegue o sonho de inventar uma engenhoca capaz de fazê-lo voar. O pai lhe dá uma bronca perder tempo com tal sandice. Seu primeiro teste revela-se um doloroso anticlímax. Nem por isso Frank desanima. "Não vou desistir nunca", diz. O filme de autoajuda contido na frase é uma premonição do gosto que restará na garganta do espectador ao fim de Tomorrowland (Estados Unidos, 2015). Na produção da Disney em cartaz no país, o personagem sonhador surge, já adulto, na pele de George Clooney, para narrar os estranhos fatos que se surgiram à apresentação de sua máquina na Feira Mundial de Nova York, em 1964. Na ocasião, o garoto é humilhado pelo chefe da comissão de novas invenções do evento. Nix (Hugh Laurie). Mas a enigmática menina Thena (Raffey Cassidy) vê tudo e percebe que está diante de alguém especial. O rumo da vida de Frank muda quando ela lhe dá de presente um item prosaico - um broche com a letra T. Ao passar em um brinquedo que parece saído dos parques de diversão da Disney, ele atravessa o portal para outra dimensão: na Tomorrowland do título, os cidadãos voam em versões modernosas de seu propulsor e aerotrens cruzam os ares em meio à selva de edifícios high-tech. Corta para o começo dos anos 2000. Filha de um engenheiro da Nasa ameaçado de perder o emprego com o ocaso da indústria espacial, a adolescente Casey Newton (Britt Robertson) vai para a cadeia após invadir a base de Cabo Canaveral, na Flórida. Por vias misteriosas, um broche como o de Frank cai em suas mãos. Da mesma forma que ocorrera com o garoto décadas antes, o artefato a transportará para a cidade futurista. Com um empurrão da mesma menina enigmática, Casey se conecta ao adulto Frank, ao lado de quem tentará impedir um cataclismo relacionado àquele mundo paralelo.
          Tomorrowland deriva da ala futurista homônima que se pode visitar em vários parques da Disney - cujo espírito está na base do Epcot, em Orlando. A ideia de um futuro de arquitetura sinuosa e modalidades flamantes de transporte era fixação do fundador da companhia, Walt Disney (1901-1966). No momento em que seu primeiro parque está para completar sessenta anos, é curioso notar como envelheceu aquela noção de futuro - assim como tantas outras desde os livros do francês Júlio Verne, que descreviam, com as lentes do século XIX, um mundo por vir. Apesar do frenesi de videogame, Tomorrwland cheira a um compêndio de design retrô, com seus robôs e naves malucas. Como fica explícito em sua ode à era da corrida espacial, o filme expressa um paradoxo: a nostalgia do futuro. Até porque o futurismo dos parques da Disney foi assimilado na arquitetura  pós-moderna de cidades como Dubai, Xangai ou Las Vegas. Disney, enfim, ajudou a moldar o mundo de hoje - só que, no processo, seu futurismo virou item de museu.
          Na verdade, o componente nostálgico é um fator de empatia do filme. O deslize está em outro detalhe: a indecisão existencial. Tomorrowland fica a meio caminho entre a aventura juvenil e a distopia tecnológica à la Matrix. Para os jovens, a pirotecnia não compensará o enfado com tanto papo-cabeça - o que talvez explique por que a produção de 180 milhões de dólares decepcionou nas bilheterias americanas. para os adultos, a causa das frustrações será diversa: sob a casca futurista, há um artigo requintadíssimo - a mensagem edificante de que as pessoas não devem se deixar anestesiar diante da ameaça do aquecimento global e das guerras. Com essa conversa para robô dormir, nem os cabelos grisalhos de George Clooney fariam algum filme ter futuro.


Marcelo Marthe. Veja, ed. 2429, ano 48, no. 23, 10 de jun. 2015. p. 110-111. Adaptado. 

®Leonardo Ferreira da Silva


Questão 1 - Com base nos elementos textuais e discursivos do Texto (Nostalgia do futuro) , é CORRETO afirmar que o seu propósito comunicativo é, fundamentalmente:

A) apresentar um resumo da história que compõe o enredo do filme Tomorrowland, para que o leitor tome conhecimento do tema abordado.
B) divulgar o filme Tomorrowland, a fim de atrair aos cinemas um grande contingente de espectadores de um perfil especializado.
C) emitir, para um público especializado, uma opinião técnica sobre Tomorrowland, capaz de influenciar a produção cinematográfica.
D) fazer a análise crítica de um objeto cultural (um filme), de modo a destacar suas características narrativas e qualificá-lo técnica e esteticamente.
E) trazer informações para o público leitor da revista acerca da história dos parques da Disney e do seu fundador, e também anunciar o lançamento do filme Tomorrowland.

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 2 - Outro elemento essencialmente narrativo é a marcação da passagem do tempo. No texto (Nostalgia do futuro), a marcação do tempo leva em conta o gênero da narrativa no seguinte trecho:

A) "nos anos 60" (1o. parágrafo).
B) "Na ocasião" (1o. parágrafo).
C) "Corta para o início dos anos 2000" (1o. parágrafo).
D) "décadas antes" (1o. parágrafo).
E) "No momento em que" (2o. parágrafo).

Edição: acréscimo, em 6/4/2020
®Leonardo Ferreira da Silva
☟ ☟ Em dia com o ENEM


®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - Leia e responda:

KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração, 2008.
®Leonardo Ferreira da Silva
 O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil,  Kuczynskiego usa sua arte para:
A)     Difundir a imagem de marcantes diferenças sociais.
B)      Estabelecer uma postura positiva da sociedade.
C)      Provocar a reflexão sobre essa realidade.
D)     Propor alternativas para solucionar esse problema.
E)      Retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.
....
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 2 - Observe a imagem e responda:

(Tradução da placa: "Não me esqueçam quando eu for um nome importante.")
NAZARETH, P. Mercado de Artes/ Mercado de Bananas. Miami Art Basel, EUA, 2011.
®Leonardo Ferreira da Silva
A contemporaneidade identificada na performance/ instalação do artística mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele:
A)     Resgata conhecidas referências do modernismo mineiro.
B)      Utiliza técnicas e suportes tradicionais na construção das formas.
C)      Articula questões de identidade, território e códigos de linguagens.
D)     Imita o papel das celebridades no mundo contemporâneo.
E)      Camufla o aspecto plástico e a composição visual de sua montagem. 
Farei comentários, em breve!

Acréscimo, em: 5/4/2020.
 Em dia com o     SAEB  
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

®Leonardo Ferreira da Silva


🙋
 Atenção, SEGUNDOS ANOS! Vamos antecipar as revisões do SAEB. 
 


Nesta seção, exibirei algumas questões (com os respectivos descritores) e farei uma revisão seguida de comentários sobre as exigências do SAEB.

Só para exemplificar, destaco o descritor 6.


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Descritor 6 - Identificar o tema de um texto. 
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®Leonardo Ferreira da Silva

Um arriscado esporte nacional 


Os leigos sempre se medicam por conta própria, já que de médicos e de loucos todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmácia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenças de fazer inveja à própria indústria de material bélico. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu faturamento da venda "livre" de seus produtos - isto é, das vendas realizadas sem receita médica.
Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que necessariamente, faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a gastar mais em consultas médicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedicam por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo mundo"maravilhoso" dos medicamentos "novos"ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos.
 MEDEIROS, Geraldo. Revista Veja, 18 de dezembro de 1985.

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - O tema abordado no texto é:

A) os riscos constantes da automedicação.
B) o crescimento da indústria farmacêutica.
C) a venda ilegal de medicamentos.
D) a luta pela manutenção da juventude.
E) o faturamento das consultas médicas.






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☟ Continua para os 2os. Anos


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LITERATURA BRASILEIRA 
®Leonardo Ferreira da Silva
🚶 Caminhos da literatura...🚶
➤Romantismo 
➥Origem/ origens 

➥Contextualização

Características do Romantismo
Sentimentalismo
Subjetivismo
Evasão
Nacionalismo
Valorização da natureza 
Liberdade formal
Idealização

Primeira geração - O Nacionalismo
Gonçalves Dias
Produção literária - a lírica gonçalvina 

Segunda geração - mal do século
Álvares de Azevedo 
Noite na taverna 
Lira dos vinte anos 
Casimiro de Abreu
Junqueira Freire
Fagundes Varela

Terceira geração - Condoreira
Castro Alves
Sousândrade (Joaquim de Sousa Andrade) - farei comentários sobre este autor, em breve!


®Leonardo Ferreira da Silva
Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?

 Acompanhem!

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 -  Leia e responda:

"Era um sonho dantesco ... O tombadilho,
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar ...”

      A)    Por que Castro Alves é chamado condoreiro?

      B)     De que obra são extraídos os versos acima?

  Questão 2 - Quais as características românticas que se opõem, respectivamente, às seguintes características clássicas: objetivismo, linguagem erudita, paganismo, uso da razão?

    Questão 3 -  A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão:

A) Do culto à natureza
B) Do cientificismo
C) Da arte pela arte
D) Do culto ao "bom selvagem"
E) Do mal do século
  
     


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      EM BREVE 




      🔺 EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO 










  ☟ ☟  Aqui, comentários dos estudantes do - 2o. Ano 
  ☞☞Atenção! Usem pseudônimos (ou seja, nomes fictícios)!

14 comentários:

  1. Exemplo de postagem:
    NOME: Machado de Assis - SÉRIE: 2o. B ou C
    Prezados estudantes, esta é mais uma ferramenta para as nossas aulas. Assim, espero que todos aproveitem o que preparei com dedicação e esmero para que todos possam ser contemplados. Neste sentido, conforme orientações, escrevam um comentário neste campo do blog a fim de que eu possa avaliar a percepção de cada com relação ao conteúdo exposto
    nesta página assíncrona. Então, espero que todos possam usar este recurso com respeito e
    com ética, como tem sido feito ao longo de nossas atividades. Muitíssimo obrigado!

    6 de abril de 2020 13:00

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  2. Yasmin Victória Oliveira Santos - SÉRIE 2o. B
    Boa tarde professor! Achei interessantíssimo os livros indicados para leitura. Devo admitir que apenas li um deles (A escrava Isaura de Bernardo Guimarães), mas pretendo ler as obras de José de Alencar e Castro Alves, que além de ser uma leitura de suma importância, me parece ser envolvente pelo que percebi nas atividades passadas em sala e na plataforma Google Classroom. O conteúdo de Linguagem que o senhor já havia dado em sala e pela plataforma online, facilitou ainda mais minha compreensão das questões acima, além da minha breve leitura do conteúdo do blog, que me fez relembrar conceitos importantes para entender as perguntas. Achei o blog muito rico em informações, é educativo e interessante, ele disponibiliza todo o conteúdo que o senhor mesmo já deu, então, se quisermos relembrar algo tem disponibilizado, muito bom!

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  3. Kaylane Beatriz -SÉRIE: 2o. B
    Boa tarde professor! O blog foi uma ideia muito boa pois assim como nos ensinar em aulas, a publicação dos assuntos no blog é bastante importante para o nosso aprendizado, caso tenhamos alguma dúvida ou quisermos revisar tal assunto dado em sala, até mesmo para a maior fixação do assunto, e também é de fácil acesso, já que é digital e a maioria dos alunos são conectados à internet.
    Os exercícios que o senhor passou, as anotações, e textos tanto em sala como na plataforma digital (Classroom) e agora publicando no blog as revisões do que o senhor já passou como o Romantismo, linguagem, me ajudou muito para maior entendimento.
    Achei de extrema importância, assim como os Livros que o senhor indicou para lermos, ainda não li nenhum, porém pretendo.

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  4. João Vitor- SÉRIE- 2°C

    Boa tarde professor! O blog e uma ferramenta muito importante para o aprendizado do aluno ter a opção de associar o assunto dado em sala de aula com os que o senhor disponibiliza aqui, serve também como uma ferramenta de revisão e fixação, e melhor entendimento da sua didática.
    Os exercícios passados plataforma (Google Classroom) juntamente com os oque são repassados aqui,ajudaram não só a mim, mas acredito que muitos alunos que tem dificuldade de aprendizado.
    A questão dos livros também achei muito interessante, não tive a oportunidade de ler nenhum desses que foram recomendados, mas pretendo iniciar a leitura o mais breve possível, para assim ampliar meus conhecimentos!

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  5. Matheus Cavalcanti 2°C

    Boa Noite professor Leonardo.
    Não conseguimos ter muitas aulas presenciais com o senhor, porém conseguiu abordar assuntos importantes e fazer o mais necessário, cultivar nosso aprendizado para um melhor rendimento no futuro! Sobre os assuntos abordados no Google Classroom, foquei bastante na parte de morfologia e me aprofundei um pouco em Romantismo, suas características e noções básicas para conseguir entender todo contexto desse assunto. Acompanhei todas atividades passadas na plataforma, fiz resumos e pesquisas, creio que o 2°C aprendeu muito com todo conteúdo passado. Não li um livro completo dos que o senhor mencionou, porém li algumas páginas do Navio Negreiro e vou começar a ler Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias.

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  6. Ana Vitória Ramos dos Santos 2°B
    Olá professor, boa noite. O Blog é bem interessante, pois nele, o senhor resume o assunto, tornando o seu entendimento mais fácil. Acho muito bom os exemplos e questões sobre o tema que ajuda bastante na prática da compreensão de texto, que cai bastante nas provas. Ótimo para praticarmos, revisarmos e até mesmo copiar no caderno, pra servir como mais um meio de estudo.
    Sobre os livros, confesso que não li nenhum, mas sei que são de bastante importância. Irei perguntar a alguns amigos que já terminaram os estudos, se eles têm um desses livros pra me emprestar, e assim eu realizarei a leitura.
    Agora, que temos mais tempo, em relação à quando tínhamos aula, da pra assistir os filmes sugeridos e ter mais um meio de aprender sobre literatura e sua história.

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  7. Júlia Aniceto 2b
    boa tarde professor! o blog é muito interessante pois tem um resumo em geral de todos os assunto e que tornam o entendimento do assunto bem mais fácil. vi que o senhor prioriza bastante a prática de exercicios para realizações de provas de concursos como o enem e o ssa. temos todos os assuntos em sala de aula e podemos usar o blog como um apoio e para ter um intendimento a mais.
    sobre os assuntos do google sala de aula estou gostando de realizar os exercios que o senhor coloca la na plataforma.
    atualmente estou relendo o livro os miseráveis para obter um intendimento melhor. mais irei procurar ler e assistir os filmes e livros sugeridos.

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  8. Rebeca wanderley 2B
    Olá professor boa tarde. O blog é uma ferramenta fácil, prática é muito rápida de usar, admito que com ela estou conseguindo realizar minhas atividades numa maneira com mais aprendizado e rápida, sem sair do nosso conforto. Sobre suas atividades elas me ajudaram bastante pois como os seriados, enem vem aí, elas tem auxiliado bastante me fazendo aprender, e adquirir novos conhecimentos e assim tenho exercitado.
    Sobre os livros, e filmes não li nenhum confesso, irei pesquisar mais sobre eles, ou ver se alguns colegas já leram para debatermos sobre, creio que seja uma boa forma de aprendermos, como estamos com mais tempo irei mais afundo nisso, e pesquisar mais sobre. Filmes eu vi alguns trailers e achei muito interessante, irei procurar assistir e fazer alguns resumos, para melhor fixação.

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  9. Tamires Victória 2C

    Olá, Professor. O blog foi uma ótima ideia para que possamos ter uma noção do que estudamos e do que o Sr. propôs para todos nós. Não tivemos muitas aulas, porém através desse sites, das atividades na plataforma podemos estudar com mais facilidade e com mais entendimento, em questão das aulas presenciais não me recordo muito quais foram os materiais usados, pois como eu disse, não tivemos aulas o suficientes para que o Sr. desse todo o assunto. Porém, está ótimo com esses planejamentos de atividades e o blog que ajuda muito!

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  10. Makaveli (Arianne Nicolle)- 2C

    Boa tarde, professor. O blog é uma ferramenta bem eficaz, para que possamos revisar e aprender nesse período em que não estamos tendo aulas presenciais, o que torna tudo mais complicado, mas com os resumos bem explicados do blog será mais fácil para o aprendizado. E também as atividades passadas tanto aqui como no Google class room são bem práticas, os resumos ajudam muito a responder, fora que nos ajuda muito nas provas dos vestibulares. Achei muito interessante os livros e os filmes que o senhor recomendou para melhor entendimento, vou começar a ler e assistir, já que tenho mais tempo livre agora. Muito obrigada, por proporcionar esse material para nós alunos, isso facilita muito nossa vida escolar.

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  11. Jamille david - 2°C

    Olá professor, eu achei bem útil e eficaz a proposta do blog, acredito que vai facilitar muito no aprendizado de muita gente, inclusive o meu, nós não tivemos muitas aulas presenciais, mas pelo que o senhor explicou nessas poucas aulas que tivemos, e pelo que ta sendo passado no classroom, eu admito que estou tendo mais facilidade em aprender os conteúdos, creio eu que por ta tendo mais tempo, para explorar esses assuntos.
    Não li nenhum desses livros ainda, mais pretendo ler, para assim ir aprimorando meu aprendizado.

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  12. Juliany lira 2b

    Olá professor,o blog foi uma ótima ideia para que possamos aprender e tirar as nossas dúvidas sobre o assunto,não tivemos muitas aulas no decorrer do ano, porém através da plataforma,das atividades e das aulas olline conseguimos entender o assunto mais facilmente,sobre as atividades elas estão me ajudando muito a prática, a adquirir e buscar resposta sobre a questão,eu gostei bastante dos livros e filmes que foram sugeridos ultimamente não estou lendo nenhum livro,mais pretendo começar.

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  13. Fabrício Falcão 2 C
    Olá professor, boa tarde, Eu gostei muito da ideia que o senhor teve em colocar as atividades em seu blog, sei que apesar de estar sendo difícil esse momento de crise em que estamos passando, vai facilitar muito em meu aprendizado e de muitos outros que estão utilizando esse benefício que o senhor nos propôs, nós não tivemos muitas aulas presenciais, mas pelo que eu pude aprender nessas poucas aulas que tivemos, e pelo que o senhor está passando no classroom, (Google Classroom) juntamente com os oque são repassados aqui,ajudaram não só a mim, mas acredito que muitos outros. Não li nenhum desses livros ainda, mais pretendo ler, para assim ir aprimorando meu aprendizado.

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  14. Paulo Vinícius 2ano B. Olá professor boa tarde,o blog é muito interessante e importante, pois tem um resumo em geral de todos os conteúdos tornando o conhecimento estudantil mais eficaz e aprimorado.eu analisei de extrema importância que o senhor ajuda bastante a prática de exercícios e atividades para realizações de provas do Enem e SSA e demais concursos.Otimo para praticar e deixar no cadernos todos esses exercícios pra servir como base de revisão de estudo pra ajudar educativamente o processo de estudo.Eu admito que estou explorando muito dos conteúdos e atividades que vc passa pelo blog e Google clasroom,pois facilita muito meu procedimento de estudo online.Enfim,as atividades escolares online tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem dos alunos dos mais variados cursos,elas fazem com que seja estimulado a motivação e aprendizado dos estudantes.sobre os livros e filmes sugeridos gostei bastante deles,eu vou começar a ler e assistir eles,pra explorar meu conhecimento e ter um grande aprendizado escolar.

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