quarta-feira, 1 de abril de 2020

ENSINO MÉDIO TERCEIRO ANO - 2020


A primeira postagem com planejamento foi publicada neste blog: terça-feira, 28 de janeiro de 2020.

Edição: acréscimo, em 1o./4/2020



"La simplicité est la barbarie de la pensée. La complexité est la civilisation des idées." 
Edgar Morin
(A simplicidade é a barbárie do pensamento. A complexidade é a civilização das ideias)






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💁ENSINO MÉDIOS - 2020
☟UNIDADE I - TERCEIROS ANOS
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Leonardo Ferreira da Silva
Estudem todo o material enviado através do Google Classroom 👀

➤LÍNGUA/LINGUAGEM
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES - revisão sobre os termos da oração e concordância verbo-nominal.

➤LITERATURA 
PRÉ-MODERNISMO - considerações iniciais, panorama histórico (contextualização), características e produção literária.
VANGUARDAS EUROPEIAS 
PARTE 1 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso da lousa (tópicos e explicação)  
PARTE 2 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso de slides (PowerPoint)
MODERNISMO
PARTE 1 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso da lousa (tópicos e explicações)
PARTE 2 - conteúdo da aula expositiva (dialogada) com uso de slides (PowerPoint)

AtençãoEstudem as questões comentadas da avaliação diagnóstica.

➤PRODUÇÃO DE TEXTO 
ARTIGO DE OPINIÃO - enviarei as instruções em ocasião oportuna (Google Classroom).
DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA 


➤LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
ESTUDO DO GÊNERO - notícia, reportagem, conto, crônica, artigo de opinião, anúncio publicitário, poema, entrevista etc.

Importante! Não esqueçam o LIVRO DIDÁTICO!



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💁 DETALHAMENTO DE CONTEÚDO - ENSINO MÉDIO - TERCEIROS ANOS  - 2020
I - BIMESTRE 
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LÍNGUA/LINGUAGEM 
®Leonardo Ferreira da Silva
🚶 Um passeio pela gramática...🚶

Acréscimo em 25/3/2020
➤CONCORDÂNCIA VERBAL

Do ponto de vista na gramática normativa, o verbo concorda com o sujeito em número pessoa. Em outras palavras, o verbo se "alinha harmonicamente" ao sujeito em número (singular ou plural) e em pessoa [1a. (eu, nós), 2a. (tu, vós) e 3a. (ele/ela, eles/elas)] com o sujeito.

Exemplos:

Coronavírus: Congresso e governo dos EUA chegam a acordo por pacote de US$ 2 tri
                                                                                       (Estadão, 25/3/2020)

Comentário👀
Nesta manchete, o verbo "chegaram" concorda na 3a. pessoa do plural com o sujeito composto "Congresso e governo dos EUA" (observe que o sujeito composto "Congresso e governo dos EUA" equivale ao pronome "eles", portanto o verbo se harmoniza com essa ideia de 3a. pessoa do plural)
®Leonardo Ferreira da Silva

Coronavírus: montadoras do Brasil se preparam para produzir respiradores
                                                                                     (O Globo, 25/3/2020)

Comentário👀
Neste outro exemplo, o verbo "preparam" concorda com o sujeito "montadoras do Brasil". Como pode ser visto, o verbo fica na 3a. pessoa do plural tal qual o sujeito "montadoras do Brasil", que se encontra na 3a. pessoa do plural.
®Leonardo Ferreira da Silva
Olimpíada é adiada para 2021
                                                                                  (Folha de S. Paulo, 24/3/2020)

Comentário👀
Aqui, o verbo "é" permanece na 3a. pessoa do singular para assentir com o sujeito "Olimpíada", que também está na 3a. pessoa do singular (o sujeito "Olimpíada" equivale ao pronome "ela").

®Leonardo Ferreira da Silva

No Rio, favelas esperam a chegada do vírus sem água e com aglomeração
                                                                                 (Folha de S. Paulo, 22/3/2020)

Comentário👀
Este exemplo é interessante, porque há um adjunto adverbial de lugar deslocado. Em casos como o da manchete em análise, existem aqueles que têm dificuldade de encontrar o sujeito, logo, inevitavelmente, muitos se deparam com esse impedimento de estabelecer a concordância. Assim sendo, depois que localizado o sujeito "favelas", fica mais fácil entender que o verbo "esperam" concorda com tal sujeito na 3a. pessoa do plural. Então, reitero, fica compreensível que o verbo "esperam" assume a 3a. pessoa do plural para se "adequar harmônica e solidariamente" ao sujeito "favelas". 

Observação: vale lembrar que os textos da esfera jornalística são mais monitorados, portanto a linguagem é tida como formal. Por essa razão, os editores adotam, na maioria dos casos, as regras da gramática normativa.
®Leonardo Ferreira da Silva

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OUTRAS REGRAS
Concordância do verbo com sujeito composto
A complexidade da língua/linguagem exige um estudo detalhado sobre certos usos em determinados gêneros. O sujeito composto, por exemplo, pode se manifestar em diferentes textos de forma a atender uma lógica específica. Assim, é imprescindível destacar, no plano ainda da gramática escolar, algumas dessas regras.
Acompanhem os exemplos a seguir:

🔺Em processo de construção...



Edição: acréscimo, em 29/3/2020
®Leonardo Ferreira da Silva
Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?



Atenção!  A questão a seguir exigirá do estudante o conhecimento de concordância verbo-nominal. 

 Acompanhem!
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 – Responda:

I – Todos estavam meios cansados, porque já era meio-dia e meia e fazia muito calor.

II – Fazem trinta anos que nos conhecemos.

III – Nenhum dos presentes à festa souberam dizer se houveram tiros dentro ou fora da casa durante o assalto.

Quanto à concordância verbo-nominal, assinale:

A)    Se apenas I está correta.

B)     Se apenas II e III estão corretas.

C)     Se todas estão corretas.

D)    Se apenas II está correta.

E)     Se todas estão incorretas.

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 2 – Algumas construções do português, apesar de descritas pelas gramáticas tradicionais, não são sempre utilizadas pelos falantes.

I.                    Esqueceram-me meus primeiros anos em Belo Horizonte.

II.                 Custa-me crer que ela pense dessa forma.

III.               Fazem três anos que não nos vemos.



A)    Todos os períodos atendem à gramática normativa vigente.

B)     Nenhum dos períodos atende à gramática normativa vigente.

C)     Somente os períodos I e II atendem à gramática normativa vigente.

D)    Somente os períodos I e III atendem à gramática normativa vigente.

E)     Apenas o período III atende à gramática normativa vigente.

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 3 – Indique a alternativa que não está de acordo com a gramática escolar:

A)    Deram duas horas.

B)     Tinha soado seis horas.

C)     O relógio deu duas horas.

D)    Bateu uma hora.

E)     O sino bateu duas horas

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 4 – Assinale a opção em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais indicadas entre parênteses:

A)    Um dos seus sonhos _____ morrer na terra natal. (era/eram)

B)     Aqui não ____ os sítios onde eu brincava (existe/existem)

C)     Uma porção de sabiás ____ na laranjeira. (cantava/cantavam)

D)    Não ____ em minha terra belezas naturais. (falta/faltam)

E)     Sou eu que ____ viver ouvindo o canto do sabiá (quero/quer)

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 5 – Assinale a alternativa que não segue às exigências da gramática escolar:

A)    Os Lusíadas imortalizaram Camões.

B)     Quais de vós ireis à sala?

C)     Quem de nós pagará as despesas?

D)    Fomos nós quem se responsabilizou.

E)     Outrora poderia existir opiniões diferentes sobre o assunto.





☟ Continua para os 3os. Anos


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Edição: acréscimo, em 28/3/2020

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
🚶 Em busca do sentido...🚶
®Leonardo Ferreira da Silva

Em dia com a  UPE -SSA - 3 


Ter mais e ter menos 


          Vários leitores me escreveram para acusar os "tempos modernos", em que ter é mais do que "ser". Hoje, o que temos nos define, à condição, claro de ostentá-lo o suficiente para que os outros saibam: constatando nossos "bens", eles reconheceriam nosso valor social.
           Essa seria a razão da cobiça de todos e, em última instância, da facilidade com a qual todos nos tornamos criminosos. A partir dessa constatação, alguns de meus correspondentes tentam explicar uma diferença entre ricos e pobres em matéria de crime. O argumento básico funciona mais ou menos assim: 1) para ser alguém, na nossa sociedade, é preciso ter e ostentar bens; 2) quem vale menos na consideração social ( o desfavorecido, o excluído, o miserável) teria um anseio maior de conquistar aqueles bens que aumentariam seu valor aos olhos dos outros.
          Em suma, precisamos ter para ser - e, se formos poco relevantes ou invisíveis socialmente, só poderemos querer ter mais e com mais urgência. À primeira vista, faz sentido. Mas, antes de desenvolver o raciocínio, uma palavra em defesa da modernidade.
          Tudo bem, uma sociedade em que as diferenças são decididas pelo "ter" (vale mais quem tem mais) pode parecer um pouco sórdida. Acharíamos mais digna uma sociedade na qual valeria mais quem "é" melhor, não que acumulou mais riquezas.
          O problema é que, em nosso passado recente, as sociedades organizadas pelo "ser" já existiram, e não foram exatamente sociedades para onde a gente voltaria alegremente - eu, ao menos, não gostaria de voltar para lá.
          Geralmente, uma sociedade organizada pelo "ser" é uma sociedade imóvel. Por exemplo, no antigo regime, você poderia nascer nobre, perder todos os bens e sua família, inclusive a honra, e continuaria nobre, porque você já era nobre. Inversamente, você podia nascer numa sarjeta urbana e enriquecer pelo seu trabalho ou pela sua sabedoria, e nem por isso você se tornaria nobre, porque você o não o era. Ou seja, em matéria de mobilidade social, as sociedades nas quais o que importa é o "ser" são sociedades lentas, se não paradas, e as sociedades nas quais o que importa é o "ter" são sociedades nas quais a mudança é possível, se não encorajada.
          É bom lembrar disso quando criticamos criticamos nossa "idolatria" consumista ou nossa vaidade. Podemos sonhar com uma sociedade organizada pelas qualidades supostamente intrínsecas a cada um (haveria os sábios, os generosos, os fortes etc.), mas a alternativa real a uma sociedade do "ter" são sociedades em que castas e dinastias exercem uma autoridade contra a qual o indivíduo não pode quase nada.
          Voltemos agora à observação de que, numa sociedade do "ter" como a nossa, os que têm menos seriam, por assim dizer, famintos - e, portanto, propensos a qualquer custo. Eles recorreriam ao crime porque sua dignidade social depende desse "ter" - para eles, ter (como navegar) é preciso.
          Agora, o combustível de uma sociedade de "ter" é uma mistura de cobiça com vaidade. Por cobiça, preferimos os bens materiais a nossas eventuais virtudes, mas essa cobiça está a serviço da vaidade. A riqueza que acumulamos não vale "em si", ela vale para ser vista e reconhecida pelos outros: é a inveja deles que afirma nossa desejada "superioridade". Em outras palavras, os bens que desejamos são indiferentes ; o que importa é o reconhecimento que esperamos receber graças a eles. Por consequência, nenhum bem pode nos satisfazer, e a insatisfação é parte integrante de nosso modelo cultural.
          Não é que estejamos insatisfeitos porque nos falta alguma coisa (aí seria fácil, bastaria encontrá-la). Somos ( e não estamos) insatisfeitos porque o reconhecimento dos outros é imaterial, difícil de ser médio e nunca suficiente. A procura por bens é infinita ou, no mínimo, indefinida, como é indefinida a procura pelo reconhecimento dos outros.
          Os bens que conquistamos (roubando ou não, tanto faz) não estabelecem nenhum "ser", apenas alimentam, por um instante, um olhar que gratificaria nossa vaidade. Não existe uma acumulação a partir da qual nós nos sentiríamos ao menos parcialmente acalmados em nossa busca por esse reconhecimento. Ao contrário, é provável que a cobiça e a vaidade cresçam com o ter. Ou seja, é bem possível que a tentação do crime seja maior para quem tem mais do que para quem tem menos.


Contardo Calligaris. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2015/05/1634384-ter-mais-e-ter-menos.shtml. Acesso em: 27/6/15. Adaptado.
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - O autor do texto (Ter mais e ter menos) defende, fundamentalmente, a ideia de que:
A) nos tempos atuais, quem exibe bens materiais consegue obter mais vantagens e prestígio social.
B) os mais pobre desejam conquistar bens materiais a fim de atender as suas necessidades básicas.
C) quem recorre ao crime para obter bens deveria ter justificadas as suas ações ilegais, visto que apenas anseia por dignidade.
D) para se tornarem mais dignos, os cidadãos deveriam valorizar mais o "ser" do que o "ter".
E) a busca pelo "ter", na verdade" é uma busca pelo "ser" e está fadada ao fracasso, porque o "ser" é intangível.
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 2 - Para desconstruir a ideia amplamente difundida de que "vale mais quem 'é' melhor, não quem acumula mais riquezas", o autor utiliza o seguinte argumento:
A) a vontade de querer ter mais está relacionada a um desejo profundo de ser aceito pelo outro.
B) as sociedades que defendem o "ter" em detrimento do "ser" devem ser consideradas indignas.
C) as sociedades orientadas pelo "ser" costumam manter-se estagnadas, sem permitir a ascensão de outros membros.
D) o sonho de uma sociedade organizada, conforme as qualidades de seus membros, levaria à suspensão da 'idolatria consumista'.
E) a conquista de bens materiais é importante, porque permite que cheguemos ao que realmente importa: o "ser".


☟ Continua para os 3os. Anos


Edição: acréscimo, em 29/3/2020

☟ ☟ Em dia com o ENEM

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 1 - Leia e responda:
Apesar de
Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e s então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca. MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011 (adaptado).

Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é:
A)    “Gostar daquilo que é gostável é fácil [...]”.
B)      “[...] tudo isso a gente tem em estoque [...]”.
C)     “[...] na hora em que conhece uma pessoa[...]”.
D)     “[...] resolve conquistá-la.”
E)      “[...] para resolver essa encrenca.”  
.....


      
®Leonardo Ferreira da Silva
.    
    Questão 2 - Leia e responda:


    Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”. Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa. Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia. Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias. 
                                                                    FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973

  Nesse texto o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refiro-me/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para:
A) confirmar
B) contradizer
C) destacar
D) retificar
E) sintetizar 
...

®Leonardo Ferreira da Silva

Questão 3 - Leia e responda:

Ela é muito diva!”, gritou a moça aos amigos, com uma câmera na mão. Era a quinta edição da Campus Party, a feira deinternet que acontece anualmente em São Paulo, na última terça-feira, 7. A diva em questão era a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Pará”. Simpática, Gaby sorriu e posou pacientemente para todos os cliques. Pouco depois, o rapper Emicida, palestrante ao lado da paraense e do também rapper MV Bill, viveria a mesma tietagem. Se cenas como essa hoje em dia fazem parte do cotidiano de Gaby e Emicida, ambos garantem que isso se deve à dimensão que suas carreiras tomaram através da internet — o sucesso na rede era justamente o assunto da palestra. Ambos vieram da periferia e são marcados pela disponibilização gratuita ou a preços muito baixos de seus discos, fenômeno que ampliou a audiência para além dos subúrbios paraenses e paulistanos. A dupla até já realizou uma apresentação em conjunto, no Beco 203, casa de shows localizada no Baixo Augusta, em São Paulo, frequentada por um público de classe média alta. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos que promovem o encadeamento das ideias e a progressão do tema abordado. A esse respeito, identifica-se no texto em questão que: 
A)     a expressão “pouco depois”, em “Pouco depois, o rapper Emicida”, indica permanência de estado de coisas no mundo.
B)     o vocábulo “também”, em “e também rapper MV Bill”, retoma coesivamente a expressão “o rapper Emicida”.
C)     o conectivo “se”, em “Se cenas como essa”, orienta o leitor para conclusões contrárias a uma ideia anteriormente apresentada.
D)    O pronome indefinido “isso”, em “isso se deve”, marca uma remissão a ideias do texto.

E)     as expressões “a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a ‘Beyoncé do Pará'", “ambos” e “a dupla” formam uma cadeia coesiva por retomarem as mesmas personalidades.
...
Acréscimo de três questões, em 4/4/2020.
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentários do professor👀, em 14/4/2020.

   Questão 4 - Sobre o Modernismo, responda:





O quadro Les demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela:
A)    Pintura de modelos em planos irregulares.
B)     Mulher como temática central da obra.
C)     Cena representada por vários modelos.
D)    Oposição entre tons claros e escuros.

E)     Nudez explorada como objeto de arte.
...
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
Como se pode ver, Les Demoiselles d'Avignon (1907) é uma obra anterior ao cubismo que revolucionou a pintura moderna. Nessa tela, Pablo Picasso evidenciou cinco corpos despidos (prostitutas de um bordel de Barcelona), embora o título da tela seja traduzido como "As jovens senhoras de Avignon". Vale lembrar que Avignon é uma cidade localizada na região da Provença, no Sudeste da França. Mesmo diante dessa complexidade, o principal destaque dessa composição reside na criação de uma desarmonia. Nesse sentido, a resposta mais sensata é letra A, que apresenta pintura de modelos em planos irregulares. 
(Grandes Maestros de la Pintura, Barcelona: Ediciones Altaya, 2001.)


Questão 5 - Responda:



®Leonardo Ferreira da Silva
 Observe o quadro Abaporu, em tupi “homem que come gente”, produzido por Tarsila do Amaral, em 1928, e atualmente exposto no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA)
O quadro de Tarsila do Amaral insere-se no movimento antropofágico (Primeira fase do Modernismo brasileiro).
A)    Por seu caráter nacionalista e ufanista, de elogio acrítico do país.
B)     Ao revelar influência do Cubismo do pintor Pablo Picasso.
C)     Ao assimilar elementos estéticos das vanguardas europeias, submetendo-os a uma reelaboração crítica em função da realidade nacional.
D)    Ao opor pelas linhas curvas como princípio organizacional.

E)     Ao inserir em sua pintura o cacto, elemento da paisagem nacional que já fora valorizado na poesia modernista de Manuel Bandeira.
......  
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
 Motivada pelas vanguardas europeias, a obra Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral inspirou o Manifesto Antropófago. Essa composição da artista brasileira representa, portanto, a "devoração simbólica" da cultura estrangeira. Diante do que propõe a questão 5, o movimento antropofágico não se prendia ao nacionalismo ufanista, como ocorreu no Romantismo, mas, ao contrário disso, a preocupação maior é defender um nacionalismo crítico. Logo, a melhor resposta é letra C.


Questão 6 - Leia o cartaz e responda:




®Leonardo Ferreira da Silva
O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que
A)    O discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.
B)     A preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.
C)     A acomodação da tipografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.
D)    O descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.
E)     A agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.
...
Acréscimo, em: 5/4/2020.
 Em dia com o     SAEB  
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

®Leonardo Ferreira da Silva


🙋
 
Nesta seção, irei me deter aos descritores e, ao mesmo tempo, farei uma revisão seguida de comentários sobre as exigências do SAEB.



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Descritor 1 - Localizar informações explícitas em um texto.
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®Leonardo Ferreira da Silva
Namoro

"O melhor do namoro, claro, é o ridículo. Vocês dois no telefone:
- Desliga você.
- Não, desliga você.
- Você.
- Você.
- Então vamos desligar juntos.
- Tá. Conta até três.
- Um ... Dois... Dois e meio ...
Ridículo agora, porque na hora não era não. Na hora nem os apelidos secretos que vocês tinham um para o outro, lembra?, eram ridículos. Ronron. Suzuca. Alcizanzão. Surusuzuca. Gongonha. (Gongonha!) Mamosa. Purupupuca...
Não havia coisa melhordo que passar tardes inteiras no sofá, olho no olho, dizendo:
- 'As' dondonzeira ama os dondonzeiro?
- Ama.
- Mas os dondonzeiro ama as dondonzeira mais do que as dondonzeira ama os dondonzeiro.
- Na-na-não. AS dondonzeira ama os dondonzeiro mais do que etc.
E, entremeando o diálogo, longos beijos, profundos beijos, beijos mais do que de língua, beijos de amígdalas, beijos catetéticos. Tardes inteiras. Confesse: ridículo só porque nunca mais.
Depois do ridículo, o melhor do namoro são as brigas. Quem diz que nunca, como quem não quer nada, arquitetou um encontro casual com a ex ou o ex só para ver se ela ou ele está com alguém, ou para fingir que não vê, ou para ver e ignorar, ou para dar um abano amistoso querendo dizer que ela ou ele agora significa tão pouco que podem até ser amigos, está mentindo. Ah, está mentido.
E melhor do que as brigas são as reconciliações. Beijos ainda mais profundos, apelidos ainda mais lamentáveis, vistos de longe. A gente brigava mesmo era para se reconciliar depois, lembra? Oito entre dez namorados "ficam" pela primeira vez fazendo as pazes. Não estou inventando. O IBGE tem as estatísticas. 
(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Correio Braziliense. 13/6/1999. Adaptado)
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - No texto, considera-se que o melhor do namoro é o ridículo associado:
A) às brigas por amor
B) às mentiras inocentes.
C) às reconciliações felizes.
D) aos apelidos carinhosos.
E) aos telefonemas intermináveis.

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Descritor  3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
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®Leonardo Ferreira da Silva

Todo ponto de vista é a vista de um ponto 


Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de que olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. 
Boff, Leonardo. A águia e a galinha. 4a. ed. RJ: Sextante, 1999.
®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 2 - A expressão "com os olhos que tem", no texto, tem o sentido de:

A) enfatizar a leitura.
B) incentivar a leitura.
C) priorizar a leitura
D) valorizar a leitura.
E) individualizar a leitura.
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Descritor 4 - Inferir uma informação implícita no texto.
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®Leonardo Ferreira da Silva

Motoristas de batom conquistam a Urca
Moradores aprovam a adoção de mulheres na linha 107


Batom, lápis nos olhos, brincos. Foi a essa mistura que a empresa Amigos Unidos apelou para contornar as constantes reclamações dos motoristas da Urca contra os motoristas da linha 107 (Central-Urca). Há um mês a empresa removeu sete mulheres de outros trajetos para formar um time de primeira linha. "O público da Urca é muito exigente." Os passageiros reclamam que os motoristas homens não paravam no ponto e dirigiam de forma perigosa. "Agora, só recebemos elogios", contou o gerente de Recursos Humanos da empresa, Mário Mattos.
Elogios que, às vezes, não se limitam ao desempenho profissional. Hoje (ontem), um homem falou que queria ser o meu volante", contou a motorista Ana Paula da Silva, 24 anos. Na empresa há três meses, Ana Paula da Silva faz da profissão uma forma de dar carinho a idosos e deficientes - os que mais têm dificuldades para entrar nos ônibus. "Às vezes, levanto para ajudar alguém a descer. Já parei o carro para atravessar a rua com um deficiente visual", contou. 
Casada com um motorista de ônibus, Márcia Cristina Pereira, 38 anos, diz que não enfrenta dificuldades com os colegas de profissão, ainda que reconheça que, no começo, a desconfiança não foi pequena. "Eles me dão força. Recebo muitos elogios", disse. Ao contrário de Márcia, a motorista Janaína de Lima, 32 anos, diz que se relaciona bem com todos os colegas, mas acha que já há competição. "Falta muito para os homens se relacionarem bem com os idosos e deficientes", comparou. Morador da Urca há 25 anos, Ednei Bernardes aprovou a adoção de motoristas mulheres no bairro. "Elas respeitam mais as pessoas e as leis de trânsito", resumiu.
JB, 23/7/2002 - Cidade. C1. 

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 3 - Um dos usuários do ônibus concluiu:
"Elas respeitam mais as pessoas e as leis de trânsito." Tal afirmativa, no contexto, permite concluir que:

A) as empresas de ônibus preferem os serviços das mulheres.
B) os homens são grosseiros e desrespeitam as leis de trânsito.
C) os idosos e os deficientes passa a receber um tratamento melhor.
D) os homens criam mais problemas com os colegas de profissão.
E) a população da Urca tornou-se mais exigente no transporte urbano.
...



Edição: acréscimo, em 10/4/2020.
 Em dia com o    SAEPE  
Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco
®Leonardo Ferreira da Silva
A pipoca 


      A culinária me fascina. De vez em quando eu até me atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras que com as panelas. Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado. [...]
       As comidas [...] provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto. que [...] um dia [...] a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.
       A pipoca, milho mirrado, grãos redondos redondos e duros . [...]
     Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo [...]. Houve alguém que teve a ideia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos [...] pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. [...] repentinamente, os grãos começaram a estourar, [...]. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. [...]
     [...] Assim aconteceu com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito [...] São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. [...]
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura. [...] ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. [...] Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: pum! - e ela aparece como uma outra coisa [...] que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge de casulo como borboleta voante.
        Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. [...] Piruá é o milho[...] que se recusa a estourar. [...]
          Mas acho que o poder metafórico dos piruás é muito maior. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. [...] Vão focar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. [...]
ALVES. Rubem. Disponível em: rubemalves.com.br  Acesso em: 7 de jul. 2014. Adaptado.

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - Qual é o gênero desse texto?
A) Anúncio
B) Crônica
C) Receita
D) Reportagem
E) Resenha   

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 2 - Nesse texto, o trecho que apresenta a informação principal é:
A) "De vez em quando eu até me atrevo a cozinhar".
B) "Mas o fato é que sou mais competente com as palavras que com as panelas".
C) "As comidas [...] provocam a minha capacidade de sonhar".
D) "As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo".
E) "Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá".

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 3 - No trecho "... que ela mesma nunca havia sonhado", o temo em destaque  refere-se a: 
A) borboleta voante
B) casca
C) lagarta rastejante
D) panela
E) pipoca

®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 4 - No trecho "... e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas..." o termo em destaque marca ideia de:
A) causa
B) comparação
C) condição
D) finalidade
E) oposição
...



🔺Em processo de construção... Aguardem um pouco mais: em construção... 



☟ Continua para os 3os. Anos




..............................................................................................................
Edição: acréscimo, em 28/3/2020

LITERATURA BRASILEIRA 
®Leonardo Ferreira da Silva
🚶 Caminhos da literatura...🚶

Pré-Modernismo
 Contextualização 
⏩Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.
Vanguardas europeias
✧Futurismo 
✧Cubismo
✧Expressionismo
✧Dadaísmo
✧Surrealismo

Modernismo

✧Semana de Arte Moderna ⟿ aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo
Primeira fase ➯( de 1922 a 1930)
Segunda fase ➯(1930-1945)  

🙋Sobre esta segunda fase, enviei para vocês um material sobre: O Quinze, de Rachel de Queiroz e o filme sobre Vidas Secas, de Graciliano Ramos (este último, através do Google Classroom). 







       



      EM BREVE 





      🔺 EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO 





   Aqui - comentários dos estudantes do - 3o. Ano 
☞☞Atenção! Usem pseudônimos (ou seja, nomes fictícios)!

21 comentários:

  1. NOME: Machado de Assis - SÉRIE: 3o. A ou B
    Prezados estudantes, esta é mais uma ferramenta para as nossas aulas. Assim, espero que todos aproveitem o que preparei com dedicação e esmero para que todos possam ser contemplados. Neste sentido, conforme orientações, escrevam um comentário neste campo do blog a fim de que eu possa avaliar a percepção de cada com relação ao conteúdo exposto
    nesta página assíncrona. Então, espero que todos possam usar este recurso com respeito e
    com ética, como tem sido feito ao longo de nossas atividades. Muitíssimo obrigado!

    6 de abril de 2020 13:00

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  2. Para começar com o Pé direito , nada melhor do que falarmos da sétima arte , O Cinema. Nos filmes listados na página do Blog , assisti apenas dois deles , Sociedade dos Poetas mortos e Auto da Compadecida , mas , vejo logo um
    título que me chama bastante atenção pelo seu Diretor que já conheço , assistir Meia Noite em Paris me parece um ótima idéia.
    A Literatura não é dos meus fortes , sou de exatas , mas , já li alguns livros que particularmente me fizeram pensar de outra maneira e me deixaram ansiando por mais , um bom exemplo é Morte e Vida Severina , um livro de poesias com frases marcantes e história cativante. Outros livros que valem apena destacar mas que eu não os li completamente são : Eu , de Augusto dos Anjos ; Lira dos Cinquent'anos , de Manoel Bandeira ; Macunaíma , de Mario de Andrade ; Os Sertões , de Euclides da Cunha e Vidas Secas , de Graciliano Ramos. Destaco aqui livros que darei uma olhada , Poesia em Pânico , de Murilo Mendes ; Espectros , de Cecília Meireles e Poemas Negros , de Jorge Lima .
    Sobre as Atividades não tenho muito a comentar , questões do SSA e Enem , para nós desafiar e afiar o nosso intelecto , como sempre o Professor Leonardo nós confeccionando para mostrarmos o nosso melhor.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Bom eu sou muito mais fã do campo cinematográfico, do que o literário, dentre as opções que o Professor Leonardo Ferreira nos deu, já havia assistido o clássico Auto da Compadecida de produção literária do fantástico Ariano Suassuna e direção de Guel Arraes, além desse, também assisti Lisbela e o Prisioneiro, outra direção fantástica de Guel Arraes. Me chama a atenção
    os filmes: Morte e Vida Severina, e Meia Noite em Paris. Pretendo assisti-los em breve. Na questão literária, li pouco dos clássicos nacionais, dentre os citados, li Senhora de José de Alencar. Tenho bastante interesse em ler: Iracema, e O Guarani, escritos por José de Alencar.
    Sobre os exercícios relacionados ao Enem e ao SSA, são bastante importantes para praticarmos, e melhorarmos nossa capacidade intelectual.
    Obrigado Leonardo Ferreira por todo conhecimento e conteúdo compartilhado conosco.

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  5. Irei falar dos seguinte livros: Macunaíma de Mário de Andrade e Triste fim de policarpo quaresma de Lima barreto.
    Macunaíma (herói sem caráter) . É um dos primeiros livros do modernismo, Mário andrade buscou aprofundar-se nos defeitos que via no homem brasileiro e nas desventuras vividas pelo mesmo. Essa é uma obra que abrange que fantástico, crenças populares, mitologia e lendas.
    Triste fim de policarpo quaresma é um romance do pré-modernismo que conta a história de Policarpo quaresma um funcionario público apaixonado pelo seu país extremamente patriota que propõe ao ministro o reconhecimento da língua tupi como língua nacional, sendo dado como louco encarando grandes consequências e uma total mudança de vida ao decorrer de toda a história.
    Sobre os filmes eu já assisti "O auto da compadecida" que é um ótimo exemplo de filme nacional e "O diário de um motociclista" que conta muito bem as aventura de "Che Guevara" e seu melhor amigo Alberto Granado pela América do Sul.  
    Todos os assuntos expostos no Google classrom foram abordados em sala e por meio de atividades esses assuntos estão sendo abordados de forma organizada e com um bom entendimento da matéria.

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  6. No segundo ano do ensino médio me apaixonei pela literatura quando conheci dois autores José de Alencar com o livro Senhora e Machado de Assis com o Livro Memória Póstumas de Brás Cubas.No final de 2019 fizemos uma representação do livro de Euclides da Cunha :"Os Sertões",foi um livro muito difícil pois representa três temas diferentes fazendo referência a uma característica do Pré-Modernismo sendo ela a denúncia da realidade brasileira.Neste ano conhecemos o autor que é considerado o melhor na gramática e uma de suas características podem ser comparadas as de Machado de Assis que é o pessimismo e alguns fatores da ciência. Já assisti o filme "Auto da compadecida" e "Morte e vida Severina" que foram tratados no primeiro ano do ensino médio.Li alguns trechos de Iracema, O Guarani entre outros livros e ainda preciso ler e ver vários filmes para preparação do Enem 2020. Mário de Andrade me chama atenção por ser um dos mais importantes autores da semana da arte moderna em 1922, o Autor Monteiro Lobato tem como alvo o público infantil, porém uma obra dele me chamou atenção "Negrinha" então vemos um contraste. Ainda preciso estudar outros Autores e melhorar na parte da gramática.
    Desde já agradeço seus esforços em nos manter ativos e cheios de informações de uma forma mais dinâmica, Obrigada Professor Leonardo Ferreira.

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    1. Professor é Kaliane Monaliza

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    2. •No segundo ano do ensino médio, me apaixonei pela literatura quando conheci dois autores José de Alencar, com o livro Senhora e Machado de Assis, com o livro Memória Póstumas de Brás Cubas. No final de 2019, fizemos uma representação do livro de Euclides da Cunha :"Os Sertões“. Foi um livro muito difícil, pois representa três temas diferentes fazendo referência a uma característica do Pré-Modernismo sendo ela a denúncia da realidade brasileira. Neste ano, conhecemos o autor que é considerado o melhor na gramática e uma de suas características podem ser comparadas as de Machado de Assis que é o pessimismo e alguns fatores da ciência. Já assisti aos filmes "Auto da compadecida" e "Morte e vida Severina" que foram tratados no primeiro ano do ensino médio. Li alguns trechos de Iracema, de O Guarani entre outros livros e ainda preciso ler e ver vários filmes para preparação do Enem 2020. Mário de Andrade me chama atenção por ser um dos mais importantes autores da Semana da Arte Moderna, em 1922. O autor Monteiro Lobato tem como alvo o público infantil, porém uma obra dele me chamou atenção "Negrinha“, então vemos um contraste. Ainda preciso estudar outros autores e melhorar na parte de gramática.
      Desde já, agradeço seus esforços em nos manter ativos e cheios de informações de uma forma mais dinâmica. Obrigada Professor Leonardo Ferreira.

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  7. Irei fazer uma resenha sobre o livro: Lucíola de José de Alencar e sobre o filme Diário de Motocicleta de Walter Salles. -Lucíola (uma cortesã ou prostituta). Paulo é o narrador e narra sua chegada ao Rio de Janeiro em 1855, onde vê Lúcia a primeira vez. Sem saber que ela era cortesã, ele se apaixona por ela nesse primeiro momento, porque a vê como uma menina encantadora, meiga e angelical. Ele descobre tudo sobre ela, e começa a desprezar o se amor. Apos eles se casarem Paulo perde um pouco da inocência enquanto Lúcia será “purificada”, abandonando a cortesã e revivendo a virgem pura que foi. Ela conta toda sua história a ele, e se aproximam cada vez mais, até ela engravidar mas ela fica doente e morre gravida. -Diário de Motocicleta. Che Guevara era um jovem estudante de medicina e decide viajar com seu amigo Alberto Granado pela América do Sul. A viagem é feita de moto, que após 8 meses se quebra, mas eles não desistem e continuam a sua viagem com caro nas e caminhadas , conhecendo vários lugares . Quando chegam a Machu Pichu conhecem a uma colônia de leprosos e começam a questionar economia que beneficia uma peque na parte da população. já assistir.

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  8. -João Francisco 3ºB-
    Este blog é muito importante para nós estudantes estarmos sempre conectados com a Língua portuguesa de forma geral. Revendo conteúdos trabalhados com o professor Leonardo Ferreira, fazendo exercícios e observando as instruções didáticas referentes a temas vistos em sala de aula. Nesta plataforma, assim como no "Google Classroom" conseguimos ter acesso de forma clara a várias dicas que o nosso orientador fornece, dicas relacionadas a livros, filmes , autores... Uma esfera de conhecimentos linguístico-literários. Este espaço estudantil traz consigo uma proposta de ensino excelente, pois, assuntos de aulas expositivas, como o Pré-modernismo, são tratados aqui de forma ampla, para que nós alunos tenhamos um ambiente onde a educação seja incentivada de forma mais dinâmica. Como já citados, neste ambiente é postado conteúdos de bimestre trabalhados em sala de aula, assim também como referências importantes de temas são postados nesta plataforma, juntamente com atividades e anotações referente a conteúdos ou pesquisas.
    Aqui, há referências de livros que são essenciais para os estudantes de ensino médio, muitos eu já li ou trabalhei, são eles:
    * Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida.
    * Lucíola, de José de Alencar
    * Eu, de Augusto dos Anjos
    * Os Sertões, de Euclides da Cunha
    * Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

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  9. Nesse relatório vou falar sobre Macunaíma de Mário de Andrade, Auto da compadecida com a direção de Guel Arraes e Lisbela e o prisioneiro dirigindo também por Guel Arraes. Macunaíma conta a história de um índio preguiçoso nascido as margens do Uraricoera na floresta amazônica e o livro conta as aventuras do mesmo em busca de seu amuleto perdido. Auto da compadecida é um filme que retrata com uma fidelidade emocionante as dificuldades da vida sertanejo. O medo, a fome, as dificuldades mas acima de tudo a fé, que é a mesma desde o mais sabido dos homens até o mais cruel. Lisbela e o prisioneiro conta sobre um amor que transcende o dinheiro e supera as dificuldades com um humor leve e uma trama divertidíssima que só esse filme tem. Atrás dessas atividades pude pesquisar e ler sobre diversas obras da literatura e cinema nacional que deveria ser de conhecimento público. Também tive contato da língua e linguagem, algo que vem me ajudando a entender melhor questões de vestibulares que pretendo cursar.

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  11. Maria Eduarda de Araújo Pedrosa,3° B
    Eu realmente acho muito importante o uso dessa plataforma pois nos ajuda fora da sala de aula,aqui temos uma ligação mais forte com o senhor.Sempre admirei bastante o quanto o senhor insiste para lermos os livros que recomenda,admito que nao consigo ler todos mas ja consegui a metade,nesses 3 anos que o senhor me ensina aprendi muito,não só literatura ou linguagens,sobre outras matérias,ponto de vistas diferentes e contextos diferentes.

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  12. O blog é muito importante para os estudantes conseguirem compreender os assuntos estudados em sala de aula. Ele foca no que devemos estudar, para conseguimos fazer uma boa avaliação na hora da prova.Falando dos livros que foram expostos para nós. Eu pretendo ler alguéns deles como: clara dos anjos de Lima Barreto e macunaíma de Mario de Andrade, em particular macunaíma, pois já assistir o filme que é super sem noção. Porém, é muito engraçado.Já os filmes eu assisti alguns, como o alto da compadecida de Ariano Suassuna, que tem como base as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Também assistir sociedade dos poetas mortos de peter weir, que é um filme que fala do modo que o professor John Keating explicar as suas aulas, que fez os alunos despertar o interesse pela a literatura.Outro filme que já assistir foi morte e vida severina, que foi escrito por João Cabral de Belo neto. O filme narra a história de Severino, um homem que está atrás de uma vida melhor, que vai em direção a Zona da mata, para encontrar um emprego.O outro filme que eu já assisti foi vidas secas, que fala da triste vida de uma família que corre atrás de uma moradia e de alimentos para sobreviver no sertão do nordeste.Com isso, eu pretendo assistir os outros filmes e ler mais sobre a vida e história desses incríveis autores.

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  13. Apenas um estudante8 de abril de 2020 às 18:29

    Uma das razões que me motivam a estudar a literatura nacional é a atemporalidade é universalização presente nas palavras dos escritores que, através de uma leitura crítica do mundo, permitem reflexões voltadas a vários temas relacionados à própria realidade brasileira e até mundial. Um deles é a desarmonia entre a natureza e o homem e seus reflexos na vida cotidiana das populações. Em relação a isso, pode-se citar o poema "O cão sem plumas", do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nesses versos, pode-se perceber uma imagem de descaso e miséria da população das redondezas do Rio Capibaribe, que atravessa a cidade do Recife. Eternizado pelo poeta, o tema ainda rende muitas discussões e movimentos artísticos. Na realidade Pernambucana, é preciso relembrar a figura histórica de Chico Science, que além de retratar a vida cotidiana dos ribeirinhos, dá voz a uma minoria negligenciada pela sociedade em geral e chama a atenção das pessoas para que haja uma mudança. Tanto o poema supracitado como a expressão artística do cantor mostram como as palavras representam uma resistência no Brasil, em Pernambuco e por que não no mundo?
    Seguindo o raciocínio, há uma expressão das ideias dessas formas artísticas na arte atual. Inspirado em "Cão sem plumas", o espetáculo de Deborah Colker, que recebe o mesmo nome do poema, transforma as palavras do poeta em um espetáculo artístico/cinematográfico que reformula as ideias apresentadas nos versos de João Cabral de Melo Neto. Nas palavra da coreógrafa: "A poesia é irmã da dança, e no caso de João Cabral, é árida, crua, contundente, brutal, em cada palavra você vê aquela lama, aquela pedra, aquela terra, aquele homem, aquele caranguejo".
    Portanto, a literatura assume uma forma atemporal por tratar de questões importantes e dar voz àqueles oprimidos por um sistema.
    Em relação ao blog, podemos ter acesso às orientações para apreciarmos esse conteúdo e a vários outros tão expressivos quanto. Por isso, acredito que seja de extrema relevância a continuidade das postagens regulares e da disponibilização de orientações que permeiam os estudos dos discentes. Já li ou assisti alguns dos materiais recomendados, como o poema e alguns filmes como "O Auto da Conpadecida", mas escolhi tratar de "O cão sem plumas" por se tratar de uma realidade mais próxima de nós e por conhecer a obra e os outros artistas que citei.

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  14. Apenas um estudante9 de abril de 2020 às 12:21

    **Compadecida

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  15. Guilherme Enrique- 3B
    Caro professor Leonardo Ferreira. Primeiramente quero ressaltar a minha imensa gratidão por toda a sua dedicação em nosso ensino, nos trazendo um amplo conhecimento através de aulas dinâmicas e muito bem articuladas com toda a sua atenção e dedicação. Muitíssimo obrigado!
    A importância deste blog para o nosso ensino a distância é irrefutável, e se faz mais importante ainda diante dessa situação emergencial vivenciada por todos nós atualmente. Assim como no Google classrom o professor adiciona semanalmente atividades excelentes, onde podemos exercitar nosso conhecimento como em certos exercícios sobre interpretação textual que necessita de um vasto conhecimento do campo semântico e etc. A literatura e a leitura em si, apesar de serem fantásticas, não me chamam muito a atenção, tenho mais afeição pelos filmes, acho que dentro dos longa metragens, pode-se ter um melhor desenvolvimento no enredo, visualmente e sonoramente falando, percebo que os filmes podem passar uma maior gama de emoções (em minha opinião). Dos filmes supracitados pelo professor, o que mais gosto é "o auto da compadecida" uma adaptação fantástica do livro do nosso saudoso Ariano Suassuna. Pretendo ler alguns livros em breve.

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  16. Flávia Almeida 3B. Entendi que na Concordância Verbal o verbo tem que concordar com o sujeito, o verbo na forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará e em pessoa 1a. (eu, nós), 2a. (tu, vós) e 3a. (ele/ela, eles/elas) também concordara com o sujeito. Já a Concordância Nominal, é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.

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  17. Boa tarde professor Leonardo, estou fazendo esse comentário para falar da importância dos assuntos presentes em seu Blog. Os filmes selecionados pelo senhor, são de grande importância para a literatura Moderna, pois são uma releitura dos livros de uma forma mais simples de aprender o assunto. Confesso que assisti apenas um dos filmes da lista, mas em um futuro breve pretendo assistir o restante com muita dedicação, pois eles são muito importantes para compreensão do assunto. Além dos filmes, o Blog mostra outro assunto bem importante para nossa escrita: concordância verbal e nominal. Esse assunto é de grande importância para nós alunos, por ser um dos critérios de avaliação da redação do ENEM. Gostei muito da abordagem do assunto aqui no blog, pois o senhor conseguiu dinamizar o assunto utilizando manchetes de jornal e ainda colocou questões para avaliarmos se compreendemos realmente o assunto. Portanto, esse blog representa uma forma de auxílio importante para os alunos do ensino médio.

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  18. Luan Vitor (3A)
    boa tarde professor, o assunto apresentado nesse post se faz importante pois, na atual situação em que estamos podemos obter conhecimento mesmo a distante da escola, além de ser um material preparado por nosso próprio professor, visando sempre a pratica em forma de atividades para melhor compreensão alem de também ser uma preparação para futuros vestibulares.

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