sábado, 18 de abril de 2020

REVISÃO - CONCORDÂNCIA VERBO-NOMINAL

LÍNGUA/LINGUAGEM 
®Leonardo Ferreira da Silva

🚶 Um passeio pela gramática...🚶



     CONCORDÂNCIA VERBO-NOMINAL   
®Leonardo Ferreira da Silva

®Leonardo Ferreira da Silva

                                        CONCORDÂNCIA NOMINAL


➤CONCORDÂNCIA NOMINAL 

A gramática escolar declara que o adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome (adjetivo) concordarão com o substantivo em gênero e número.

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Lembre-se! Pronome adjetivo é aquele que acompanha o substantivo.

Exemplos:

 "Minha terra tem palmeiras" (Canção do Exílio, de Gonçalves Dias)
      ↪ pronome possessivo adjetivo (acompanha o substantivo)

"Alguns anos vivi em Itabira" (Confidência do Itabirano, de Carlos Drummond)
      ↪ pronome indefinido adjetivo (acompanha o substantivo)


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Exemplos:

"[...] 
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção ..."
                                                              (Fragmento de: "Poética", de Manuel Bandeira) 
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
Vemos que no fragmento de "Poética", de Manuel Bandeira, o pronome indefinido "todas" e o artigo "as" concordam em gênero (feminino) e em número (plural) com o substantivo "palavras" (feminino, plural). Na sequência, o artigo "os" e o adjetivo "universais" concordam com o substantivo "barbarismos". No outro verso, o pronome adjetivo (indefinido) "todas" e o artigo "as" concordam em gênero e número com o substantivo "construções" e, em seguida, o artigo "as" concorda com o substantivo "sintaxes".


"Bom dia, mestre Zé - foi dizendo o pintor Laurentino a um velho, de aparência doentia, de olhos amarelos, de barba crescida."
                                   (REGO, José Lins do. Fogo Morto. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 9)


®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
No fragmento do romance "Fogo Morto", de José Lins do Rego, destaco que o artigo "o" concorda em gênero e em número com o substantivo "pintor". Em seguida, convém observar que o artigo "um" concorda em gênero e número com o substantivo "velho" (note que, aqui, a palavra "velho" não é adjetivo, pois tal item vem determinado por artigo). Ainda no trecho em análise, o adjetivo "doentia" concorda com o substantivo "aparência", "amarelos" concorda com o substantivo olhos e "crescida" concorda com o substantivo "barba". 



®Leonardo Ferreira da Silva


Alguns casos apontados pela gramática escolar
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PARTE 1 -  Quando o adjetivo vier anteposto aos substantivos, a concordância será com o núcleo mais próximo.
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Exemplos:

Ela escolheu péssima hora e lugar para fazer comentários.
                           ↪ adjetivo
A estudante comprou velhas revistas e jornal.
                                        ↪ adjetivo
O secretário escreveu: caro professor e equipe...
                                        ↪ adjetivo

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Lembre-se! Se o adjetivo vier anteposto a nomes próprios de pessoas ou a graus de parentesco, o adjetivo concordará com os dois núcleos.

Exemplos: 

O rapaz encontrou com as charmosas irmã e prima de Carlota.
                                            adjetivo plural⇢   grau de parentesco
Todos reconheceram as produções literárias dos notáveis Rui Barbosa e Machado de Assis.
                                                                              adjetivo plural  nomes próprios de pessoas


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Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?


®Leonardo Ferreira da Silva
Questão 1 - Assinale a alternativa que não atende à gramática escolar.

A) O narrador pulou longos páginas e capítulos
B) Ele pulou longos capítulos e páginas
C) Ele escreveu capítulos e páginas compactas.
D) Ele escreveu capítulos e páginas compactas.
E) Ele escreveu páginas e capítulos compactos.
®Leonardo Ferreira da Silva

Comentário👀
Segundo a gramática normativa, quando o adjetivo vem anteposto aos substantivos, a concordância será exclusivamente com o "nome" mais próximo. Então, na letra A, a oração deveria ser escrita assim: "O narrador pulou longas páginas e capítulos", conforme a "norma padrão". Logo, o adjetivo "longas" deve concordar em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo "páginas"(feminino, plural).

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PARTE 2 - Com os adjetivos e com os pronomes adjetivos: anexo, incluso, obrigado, mesmo e próprio

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Exemplos:

O documento segue anexo.
As notas seguem anexas ao processo.
Os brindes seguem inclusos.
A fotografia voltou inclusa.
As cantoras próprias receberam homenagem.
O jogador mesmo fez a doação milionária.
O professor disse: muitíssimo obrigado.
A advogada, antes de desligar o telefone, falou: obrigada


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PARTE 3 -  O caso das palavras: meio, bastante e menos
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Exemplos:


As atrizes chegaram meio cansadas.
                                     ↪ advérbio (=um pouco)
O adolescente comeu meia maçã, meia pera e meio morango, durante o lanche da tarde.
                                    ↪ numeral    ↪ numeral    ↪ numeral (sofre flexão quando indica quantidade)
Bastantes estudantes se interessam por um projeto de vida.
 ↪ pronome indefinido, portanto sofre flexão
Aqueles candidatos estudam bastante.
                                                      ↪ advérbio, pois modifica um verbo (invariável)
Menos crianças comeram hambúrguer.
    ↪ palavra invariável, logo não sofre flexão
menos reclamações esta semana.
         ↪ palavra invariável, portanto não sofre flexão


Agora, professor Leonardo, como esse assunto pode ser explorado na avaliação?

Questão 2 - Responda:

A) Analise os itens multimodais da tirinha e, em seguida, explique o sentido humorístico desse mesmo texto.
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B) Por que a palavra "bastantes" está flexionada, no último quadrinho?
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PARTE 4 - Certas palavras que podem funcional como adjetivo: muito, pouco, caro, barato e longe
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®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
As palavras 'adjetivas' que destaquei acima podem concordar com o substantivo a que se referem.


Exemplos: 
                                         
Existem muitas mercadorias baratas, em Recife?
                                     
Não compraremos roupas caras, porque temos pouco dinheiro.
                             
Viajamos por longes países.



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PARTE 5 - Com as expressões formadas pelo verbo "ser" mais um "adjetivo", haverá duas opções de concordâncias
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🙋 SER + ADJETIVO

Exemplos:

Fumar é proibido.
Água é ótimo.
Chuva é necessário.
®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
Observe que nos três casos acima, não há a presença de determinante, portanto permanecem invariáveis.


A bebida alcoólica é proibida neste lugar.
A água é boa.
Esta chuva é necessária.


®Leonardo Ferreira da Silva
Comentário👀
Contudo, se a expressão vier com um determinante, a concordância será com esse item obrigatoriamente. Então, "proibida" concorda com o determinante "a" (artigo), "boa" concorda com "a" e "necessária" concorda com "esta"





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PARTE 6 -  Com expressão formada por: 
                             "...mais ...adjetivo... possível"
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1. O adjetivo concordará com o substantivo.

Exemplos:

Venderam apartamentos o mais confortáveis possível.
O estudante gosta de ler livros o mais volumosos possível.

2. A palavra possível concordará com o artigo.

Exemplos:

Alugaram apartamentos os mais confortáveis possíveis.
A estudante gosta de ler livros os mais volumosos possíveis.






                                        CONCORDÂNCIA VERBAL

Revisão, em 19/4/2020
®Leonardo Ferreira da Silva
➤CONCORDÂNCIA VERBAL

Do ponto de vista da gramática normativa, o verbo concorda com o sujeito em número pessoa. Em outras palavras, o verbo se "alinha harmonicamente" ao sujeito em número (singular ou plural) e em pessoa [1a. (eu, nós), 2a. (tu, vós) e 3a. (ele/ela, eles/elas)] com o sujeito.

Exemplos:

Coronavírus: Congresso e governo dos EUA chegam a acordo por pacote de US$ 2 tri
                                                                                       (Estadão, 25/3/2020)

Comentário👀
Nesta manchete, o verbo "chegam" concorda na 3a. pessoa do plural com o sujeito composto "Congresso e governo dos EUA" (observe que o sujeito composto "Congresso e governo dos EUA" equivale ao pronome "eles", portanto o verbo se harmoniza com essa ideia de 3a. pessoa do plural).
®Leonardo Ferreira da Silva

Coronavírus: montadoras do Brasil se preparam para produzir respiradores
                                                                                     (O Globo, 25/3/2020)

Comentário👀
Neste outro exemplo, o verbo "preparam" concorda com o sujeito "montadoras do Brasil". Como pode ser visto, o verbo fica na 3a. pessoa do plural tal qual o sujeito "montadoras do Brasil", que se encontra na 3a. pessoa do plural.
®Leonardo Ferreira da Silva
Olimpíada é adiada para 2021
                                                                                  (Folha de S. Paulo, 24/3/2020)

Comentário👀
Aqui, o verbo "é" permanece na 3a. pessoa do singular para assentir com o sujeito "Olimpíada", que também está na 3a. pessoa do singular (o sujeito "Olimpíada" equivale ao pronome "ela").

®Leonardo Ferreira da Silva

No Rio, favelas esperam a chegada do vírus sem água e com aglomeração
                                                                                 (Folha de S. Paulo, 22/3/2020)

Comentário👀
Este exemplo é interessante, porque há um adjunto adverbial de lugar deslocado. Em casos como o da manchete em análise, existem aqueles que têm dificuldade de encontrar o sujeito, logo, inevitavelmente, muitos se deparam com esse impedimento de estabelecer a concordância. Assim sendo, depois de localizado o sujeito "favelas", fica mais fácil entender que o verbo "esperam" concorda com tal sujeito na 3a. pessoa do plural. Então, reitero, fica compreensível que o verbo "esperam" assume a 3a. pessoa do plural para se "adequar harmônica e solidariamente" ao sujeito "favelas". 

Observação: vale lembrar que os textos da esfera jornalística são mais monitorados, portanto a linguagem é tida como formal. Por essa razão, os editores adotam, na maioria dos casos, as regras da gramática normativa.
®Leonardo Ferreira da Silva
NOTA:
Concordância do verbo com sujeito composto
A complexidade da língua/linguagem exige um estudo detalhado sobre certos usos (refiro-me à pragmática, quer dizer, ao uso efetivo da língua) em determinados gêneros. Dessa forma, o sujeito composto, por exemplo, pode se manifestar em diferentes textos de forma a atender uma lógica específica. Assim, é imprescindível destacar, no plano ainda da gramática escolar, algumas dessas regras.

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PARTE 1 -  Quando há sujeito composto

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1. O verbo ficará no plural, quando o sujeito comporto vier anteposto.


"Isolamento social e menor circulação barateiam preço de combustível"
                                                              (Correio Braziliense, 15/4/2020)

"SP, RJ, DF, CE e AM podem entrar em fase de aceleração descontrolada do coronavírus"
                                                               (Folha de S. Paulo 4/4/2020)
2. Quando o sujeito composto vem posposto, o verbo poderá ficar no singular ou poderá ir ao plural.

"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão"
                                                              (Mateus 24.35; Bíblia de Estudo Almeida, 2006, p.50)

"Cumprimentaram-se o professor e o motorista"
                                                              (SACCONI, 1994, p. 377)
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PARTE 1 -  Casos especiais 
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1. VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (partícula apassivadora)


Comentário👀
Aqui, podemos ver a imagem de um recorte de "classificados" de jornal impresso. Nele, encontramos um verbo transitivo direto mais uma partícula apassivadora "se". Nesse sentido, convém notar que o verbo "vender", segundo a regência verbal, é transitivo direto (ou seja, precisa de complemento sem preposição). A partícula "se" funciona como pronome apassivador e nos dá a certeza de que o sujeito paciente é Celta Life. Assim, o verbo deve ficar no singular, porque concorda com o sujeito Celta Life. Ademais isso, vale pontuar que, se o sujeito fosse composto ou se o sujeito estivesse no plural, consequentemente, o verbo iria ao plural como em: "Vendem-se carros" ou "Alugam-se apartamentos".

2. VERBO TRANSITIVO INDIRETO + SE (índice de indeterminação do sujeito)
Comentário👀
A placa, acima, traz um verbo transitivo indireto mais um índice de indeterminação do sujeito. Isso significa afirmar que o sujeito da oração é classificado como indeterminado, logo esse verbo (precisar) deverá ficar no singular. Note bem que "profissionais" é objeto indireto (no entanto, a redação da placa, conforme a gramática escolar, deveria ser: "Precisa-se de profissionais com experiência").

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DESTAQUE ESPECIAL -  A concordância ideológica é aquela que se faz a partir da ideia. Por isso mesmo, a estrutura morfossintática pouco importa. 
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Exemplos:

As meninas é uma belíssima composição.
Comentário👀
Quero destacar que o verbo fica no singular para concordar com a ideia de pintura (quadro do pintor espanhol Diego Velázquez). Logo, não haverá uma concordância dependente do mecanismo convencional, mas o princípio, que defendo, é notoriamente ideológico.

A linda  Recife fascina os visitantes.
Comentário👀
Como vemos, a ideia de que Recife é uma cidade está evidente. Nesse sentido, a concordância se dará com essa ideia de cidade, isto é,com a  palavra cidade que está subentendida.

Os docentes defendemos a ciência.
Comentário👀
É importante destacar que todo o estranhamento provocado por essa oração reside no fato de que não há um elemento morfossintático que possa justificar o "emprego" do  verbo na 1a. pessoa do plural. No entanto, a ideia - de que o falante (que também é professor) mais outros docentes - equivale a nós( eu + eles). Portanto, o verbo deverá ficar na primeira pessoa do plural.


🔺🔺 Em processo de construção...

15 comentários:

  1. Professor Leonardo, essa postagem referente ao assunto de "Concordância verbo-nominal" (que é um dos conteúdos que devem ser trabalhados ao longo do ano) é muito importante para que os estudantes aprendam e tirem suas dúvidas, para a prova do ENEM e de outros vestibulares.

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  2. Acredito que essa revisão sobre "concordância verbo-nominal" tenha sido de grande importância para que eu e meus colegas compreenderssemos melhor o assunto,sendo assim essas postagens só vem a melhorar o aprendizado.

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  3. Bianca Maria 3B


    O estudo do assunto concordância do verbo nominal é muito importante para o decorrer da nossa aprendizagem, porque vejamos,uns dos principais temas do Enem e também da gramática abordam isso. E com ajuda do professor Leonardo Ferreira temos um meio mais acessível para estudar, pela a plataforma online.

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  4. Bruno Monteiro Tavares22 de abril de 2020 às 13:20

    Os assuntos tratados aqui no blog são de extrema importância para estudantes que irão prestar vestibular em um futuro próximo. Com a concordância verbo-nominal não é diferente. Além da disponibilização de explicações sobre o vasto tema, ainda são disponibilizadas questões exemplos referente ao assunto. Diante de uma gama de funções, esse blog se torna de grande relevância na vida estudantil dos discentes, uma vez que o mundo está em quarentena, não sendo possível obter outras fontes tão completas e confiáveis sobre assuntos como esse.

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  5. O blog como eu já falei anteriores, é muito importante para a compreensão dos assuntos visto em sala de aula.No caso da " concordância verbal-nominal" é muito importante. Pois, precisamos compreender a gramática para conseguimos ir bem em qualquer prova.

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  6. Concordância verbo-nominal é um assunto de suma importância para o exame nacional do ensino médio, que iremos realizar. Por mesmo desta publicação podemos estudar mesmo sem as aulas presenciais que não estão acontecendo por conta da situação que o mundo está. Agradeço ao professor Leonardo por dividir esse conhecimento conosco.

    Mariana Bezerra da Silva 3B

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  7. O assunto abordado neste blog é de extrema importância para a vida escolar dos alunos que irão prestar vestibular em um futuro próximo pois assim o aluno terá conhecimento de regras sobre assuntos diversos, não só com a c concordância verbo-nominal mas também com outros conteúdos.

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  8. Flávia Almeida 3B Entendi que na Concordância Verbal o verbo tem que concordar com o sujeito, o verbo na forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará e em pessoa 1a. (eu, nós), 2a. (tu, vós) e 3a. (ele/ela, eles/elas) também concordara com o sujeito. Já a Concordância Nominal, é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.

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  9. Eu pude aprender bastante sobre o assunto de Concordância Nominal nesta revisão, que é um assunto de extrema importância e que iremos constantemente precisar em nossa carreira profissional e vida acadêmica ao longo dos anos.

    Julia Carla Pereira de Carvalho - 3°B

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  10. O assunto de concordância verbal e nominal foi muito bem tratado aqui no blog. O senhor conseguiu dinamizar o assunto utilizando manchetes de jornais e ainda nos deu a oportunidade de observarmos se aprendemos realmente o assunto disponibilizando questões. Esse assunto é muito importante para nós estudantes do ensino médio, que iremos realizar o ENEM.

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  11. Um assunto de grande importância no vestibular como esse é impossível deixar de lado , e claro o Professor Leonardo sempre nos incentivando a Ler e Estudar mais. Os textos bem explicativos e de fácil entendimento e as atividades nos ajudam a exercitar o que aprendemos na postagem , a importância do assunto é maior do que pensávamos e ele não será usado apenas na escola ou no vestibular , na carreira profissional também.

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  12. Maria Eduarda de Araújo Pedrosa 3 b
    Fico muito feliz pelo senhor colocar esse assunto no blog,pois é um dos assuntos que eu tinha muitas dúvidas.É extremamente importante para o nosso aprendizado esse assunto já que cai muito no ENEM,espero que o senhor continue a nós ajudar.

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