quarta-feira, 2 de junho de 2021

2o. ANO => ENSINO MÉDIO => ROMANTISMO - EXERCÍCIO

 EXERCÍCIO => ROMANTISMO

01. Assinale a alternativa que rotula adequadamente o tratamento dado ao elemento indígena, nos romances O Guarani, de José de Alencar, e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, respectivamente:

a) Nacionalismo exaltado, nacionalismo caricatural.

b) Idolatria nacionalista, derrotismo nacional.

c) Aversão ao colonizador, aversão ao progresso.

d) Aversão ao colonizador, derrotismo nacional.

e) Nacionalismo exaltado, aversão ao progresso.

Resposta: A

02. Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião.............................................desejava; ..................amava; ....................................adorava. (*organizações = personalidades) (José de Alencar, O Guarani)

Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de

a) Álvaro/Peri/D. Diogo.

b) Loredano/Álvaro/Peri.

c) Loredano/Peri/D. Diogo.

d) Álvaro/D. Diogo/Peri.

e) Loredano/D. Diogo/Peri.

Resposta: B

03. A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.

b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.

c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.

d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.

e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

Resposta: C

04. Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial. Foi característica das preocupações ................ do poeta .................... tomar como protagonista de seus poemas a figura do ............, afirmando em seu caráter heroico, em sua bravura, em sua honra - qualidades que a rigor o identificavam com o mais digno dos cavaleiros medievais.

a) nacionalistas - Gonçalves Dias - índio brasileiro.

b) mitificadoras - Álvares de Azevedo - sertanejo solitário.

c) cosmopolitas - Castro Alves - operário nordestino.

d) ufanistas - Monteiro Lobato - caipira paulista.

e) regionalistas - João Cabral de Melo Neto - trabalhador rural.

 Resposta: A

05. Texto: IRACEMA

Além, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. (José de Alencar)

Para descrever Iracema, Alencar emprega palavras que apelam principalmente

a) à razão

b) aos sentidos

c) aos sentimentos

d) à fantasia

Resposta: B (visão: cor dos cabelos; paladar: doce; olfato:hálito perfumado podem ser tomados como exemplos).

06. Os leitores estarão lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofício que exercia, isto é, daquele arranjei-me, cuja explicação prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. Se alguém perguntasse ao compadre por seus pais, por seus parentes, por seu nascimento, nada saberia responder, porque nada sabia a respeito. Tudo de que se recordava de sua história reduzia-se a bem pouco. Quando chegara à idade de dar acordo da vida achou-se em casa de um barbeiro que dele cuidava, porém que nunca lhe disse se era ou não seu pai ou seu parente, nem tampouco o motivo por que tratava da sua pessoa. Também nunca isso lhe dera cuidado, nem lhe veio a curiosidade de indagá-lo. Esse homem ensinara-lhe o ofício, e por inaudito milagre também a ler e a escrever. Enquanto foi aprendiz passou em casa do seu... mestre, em falta de outro nome, uma vida que por um lado se parecia com a do fâmulo*, por outro com a do filho, por outro com a do agregado, e que afinal não era senão vida de enjeitado, que o leitor sem dúvida já adivinhou que ele o era. A troco disso dava-lhe o mestre sustento e morada, e pagava-se do que por ele tinha já feito. (*) fâmulo: empregado, criado (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias) Neste excerto, mostra-se que o compadre provinha de uma situação de família irregular e ambígua. No contexto do livro, as situações desse tipo

a) caracterizam os costumes dos brasileiros, por oposição aos dos imigrantes portugueses.

b) são apresentadas como consequência da intensa mestiçagem racial, própria da colonização.

c) contrastam com os rígidos padrões morais dominantes no Rio de Janeiro oitocentista.

d) ocorrem com frequência no grupo social mais amplamente representado.

e) começam a ser corrigidas pela doutrina e pelos exemplos do clero católico.

Resposta: D

07. É característica da Lira dos vinte anos, de Alvares de Azevedo:

a) a apresentação do índio como símbolo da nacionalidade brasileira.

b) a manifestação do mal - do - século, pessimismo e desejo de morrer.

c) a opção por uma poesia de denúncia social, engajada na luta abolicionista.

d) a representação de uma natureza brasileira, tropical e exótica.

Resposta: B

08. "A tragédia ___________, de ___________, é considerada pelos críticos uma das obras-primas do Romantismo português. O drama inspira-se num episódio matrimonial, vivido no final do século XVI por Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal - desaparecido com D. Sebastião, na batalha de Alcácer-Quibir -, e por D. Manuel de Sousa Coutinho. Os dois se casam e têm uma filha, Maria. Passam-se os anos. Eis que, um dia, D. João de Portugal regresse, disfarçado de romeiro." Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano

b) As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Dinis

c) Frei Luís de Sousa - Almeida Garrett

d) Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco e) A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queirós

Resposta: C

09. Memórias de um Sargento de Milícias é um romance escrito por Manuel Antônio de Almeida. Considerando-o como um todo, indique a alternativa que NÃO confirma suas características romanescas.

a) É um romance folhetim, já que saiu em fascículos no suplemento “A Pacotilha”, do jornal Correio Mercantil, que o publicava semanalmente entre 1852 e 1853.

b) Utiliza a língua falada sem reservas e com toda a dignidade e naturalidade, o que confere à obra um caráter espontâneo e despretensioso.

c) Enquadra-se fundamente na estética realista, opondo-se ao ideário romântico, particularmente no que concerne à construção da personagem feminina e ao destaque dado às camadas mais populares da sociedade.

d) Reveste-se de comicidade, na linha do pitoresco, e desenvolve sátira saborosa aos costumes da época que atinge todas as camadas sociais.

e) Põe em prática a afirmação de que através do riso pode-se falar das coisas sérias da vida e instaurar a correção dos costumes.

Resposta: C

10.  O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de

a) o par romântico central - Aurélia e Seixas - se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.

b) o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.

c) o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos sócio-econômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico.

d) a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.

e) o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.

Resposta: D

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