sábado, 17 de dezembro de 2022

Maria Helena de Moura Neves e Nélida Piñon

 O Brasil perde duas estrelas das letras


Anunciamos, com grande pesar, o falecimento de duas estrelas das letras. Por um lado, a linguista Maria Helena de Moura Neves e, por outro, a escritora Nélida Piñon. Elas contribuíram  para o enriquecimento das letras com as constelações de palavras na Linguística e na Literatura. 

Apresentamos a nossas mais afetuosas condolências às famílias.


domingo, 4 de dezembro de 2022

SSA- 3 => UPE - MEU COMENTÁRIO SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO - SATISFEITÍSSIMOS


 Comentário sobre o SSA - 3 

📖 TEMA DA REDAÇÃO: "FATO, FAKE NEWS, MANIPULAÇÃO DE DADOS E RECEPTIVIDADE DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: COMO FUNCIONAM A INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA?"

Estamos certos de que os internautas que acompanharam este blog não tiveram dificuldade na redação. Como bem sabemos, fato, fake news e manipulação têm sito temas recorrentes em nossas postagens. Basta acompanhar as publicações do ano passado e deste ano, principalmente, no primeiro bimestre do corrente ano de 2022.



ENTÃO, VEM COMIGO!

Na publicação do dia 12 de fevereiro de 2022, fizemos uma série de estudos sobre, o que chamei de: "APRENDER A CONVIVER NO CIBERESPAÇO" (leia a publicação completa do dia 12/02/2022).

Publicamos vários temas e citamos estudiosos como: Amaral, Bakin & Mestay e Santaella. Além disso, elencamos 20 (vinte) temas relacionados ao ciberespaço (confira na publicação de 12/02/2022).

Em 28 de agosto de 2022, voltamos a falar sobre "fake news". Agora, o enfoque contemplou checagem de dados, que denominamos "Fact-checking", como poderá ser conferido. 

Não só isso, mas durante as nossas atividades sobre o eixo oralidade, postamos conteúdo sobre debate regrado com a temática das fake news (tema 33 da publicação do dia 26/10/2022). 

Voltamos a tratar do assunto das fake news em publicação recente de 16 de novembro de 2022.

No ano passado, tratamos do tema da manipulação ao destacar o assunto: "GASLIGHTING", que é considerado o termo mais citado no ambiente digital em 2022.

Diante disso tudo, podemos afirmar que o tema da redação deste ano sempre esteve como foco de nossas discussões. 

Esperamos que todos tenham logrado êxito! 


 

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ATIVIDADE AVALIATIVA - IV BIMESTRE - 2022 - PARA O GRUPO QUE SERÁ CONVOCADO

💁 PREPAREM-SE PARA A ATIVIDADE AVALIATIVA!

ATENÇÃO! SÓ PARA O GRUPO QUE SERÁ CONVOCADO👀.

A ATIVIDADE AVALIATIVA (02/12/2022) contemplará o conteúdo vivenciado ao longo da IV UNIDADE. Vale destacar, portanto, que os estudantes deverão responder questões discursivas referentes aos estudos linguísticos (principalmente, léxico aplicado ao texto) e, no plano da Literatura, a avaliação trará questões sobre a produção literária do Arcadismo brasileiro, a relação entre temáticas do Arcadismo com o livro Romanceiro da Inconfidência (1953), de Cecília Meireles (1901-1964). Não só isso, mas incluiremos os textos citados na aula, isto é, trechos dos livros: Escravidão, de Laurentino Gomes e O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro.

Convém destacar, ainda, que as questões discursivas envolvem: anúncio publicitário, tela (ARTE ROCOCÓ na interface com características do Arcadismo) e charge, conforme aula de revisão. 

LEMBREM-SE DE QUE OS FRAGMENTOS DOS LIVROS ESTÃO DISPONÍVEIS NESTE BLOG. ALÉM DISSO, LEIAM OS TÓPICOS DE REVISÃO - PUBLICAÇÃO DO DIA 16/11/2022.


LINK 📖 LIVRO 1 => ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA (1953) , DE CECÍLIA MEIRELES  

LINK 📖 LIVRO 2 => MARÍLIA DE DIRCEU(1792) , DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA 

domingo, 20 de novembro de 2022

CHECKLIST - IV UNIDADE - 2022

 

1º. ANO - EM DIA COM AS ATIVIDADES - IV UNIDADE

Língua Portuguesa

ATIVIDADES DO QUARTO BIMESTRE - 2022

FAÇAM O CHECKLIST  ATIVIDADES APLICADAS AO TEXTO

1.   Léxico aplicado ao texto 

(veja orientações no BLOG – publicação do dia: 11/09/2022).

2.   Ler e compreender

(veja orientações no BLOG – publicação do dia: 08/11/2022).

                                                                                                                                  

 PRODUÇÃO DE TEXTO                               

3.   Resenha crítica:

 Sobre um dos temas abordados no DEBATE REGRADO

(veja orientações no BLOG – publicação do dia: 29/10/2022).

4.   Dissertação escolar: sobre COP27

(veja orientações no BLOG – publicação do dia 09/11/2022)


Detalhes neste Blog.

                     

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

TÓPICOS DE REVISÃO - IV UNIDADE - 2022

 TÓPICOS DE REVISÃO - IV UNIDADE - 16/11/2022.

Linguagem (estudo aplicado ao texto)

Estrangeirismos; verbo (presente do indicativo e pretérito perfeito) aplicado ao texto; circunstância de concessão e comparação (implícita); onomatopeia; hipérbole; verbo poder (deôntico e epistêmico); sequência descritiva; domínio discursivo; itens remissivos; neologismo; anúncio publicitário (horizontal: esquerdo: ideal e direito: real);  charge: intertextualidade, As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, humor e multimodalidade.

Literatura

Marília de Dirceu; a questão da escravização de africanos em áreas auríferas (exploração no trabalho e castigos); pseudônimos; Cartas Chilenas; Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência; imagem – tela (Rococó); Uraguai (refere-se aos povos que viviam à margem do rio Uruguai – divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina – , à época chamado de Uraguai), Caramuru; ambiente campestre, bucolismo, pastoralismo, termos latinos; Arcadismo x Barroco; Lindoia, Moema (o perfil feminino/ a voz feminina), Intertextualidade (citações de trechos dos livros de: Laurentino Gomes e Darcy Ribeiro); Iluminismo, Inconfidência Mineira; contexto histórico e produção literária.

📖 Citações 👀

"Los esclavos agotaban sus fuerzas y sus días en los lavaderos de oro. 'Allí trabajan - escrebía Luis Gomes Ferreira - allí comen, y a menudo allí tienen que dormir; y como cuando trabajan se bañan en sudor, con sus pies siempre sobre la tierra fría, sobre piedras o en el agua, cuando descansan o comen, sus poros se cierran y se congelan de tal forma que se hacen vulnerables a muchas peligrosas enfermidades, como las muy severas pleuresías, apoplejías, convulsiones, parálisis, neumonías y muchas otras'... Los capitães do mato de Minas Gerais cobraban recompensas en oro a cambio de las cabezas cortadas de los esclavos que se fugaban."

GALEANO, Eduardo.  Las venas abiertas de América Latina. México: Siglo Veintiuno Editores, 2004.

"[...] a multidão se reunia na praça do pelourinho para assistir ao chicote do carrasco abater-se sobre o corpo do escravo condenado, que ali ficava exposto à execração pública..." (GOMES, 2021, p. 312).

"Nos açoites aplicava-se a palmatória ou o bacalhau - um chicote de cabo curto, de couro ou madeira com cinco pontas retorcidas. Fugitivos eram marcados com ferro em brasa com a letra F no rosto ou nas costas ou obrigados a usar o libambo, uma argola de ferro que lhes era presa ao pescoço, com uma haste apontada para cima, às vezes equipada com chocalho, para denunciar os movimentos do escravo. 'A vida do negro escravo desde a sua captura na África até o trabalho nas plantações do novo mundo foi uma longa epopeia de sofrimento'".

(GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021, 314.)

"Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios suplicados... A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar* e machucar os pobres que lhes caem às mãos." 

*seviciar: infligir maus-tratos, torturar.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015, p. 91. 



VEJA UM EXEMPLO DE TELA - ESTUDO DE IMAGEM 

                                                                                                                          Comentário👀
           Observamos que a tela expõe características da arte Rococó. Dessa forma, identificamos cores claras e alusão ao ambiente campestre, bucólico etc. Aqui, verificamos a valorização da burguesia (destaque para as vestes dos personagens representados na tela). 


EXEMPLO DE CHARGE (INTERTEXTUALIDADE)

Disponível em: www.google.com.br Acesso em 16 de nov. de 2022.

                                                                                                                  Comentário👀

          Como mencionei na aula, Geppetto e Pinóquio são personagens do romance As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Nesse sentido, convém destacar que estamos diante de um exemplo de intertextualidade, porque a charge em análise faz referência à produção literária de Collodi. 

         Vale destacar, ainda, que a crítica implícita na composição está relacionada ao fato de que liberdade de expressão não pode se confundir com mentira. Assim, a charge provoca uma reflexão sobre o problema das FAKE NEWS.  Observe, também, que o assunto abordado é atualizado e está relacionado com as próprias demandas sociopolíticas.

           Além desse aspecto, é preciso frisar os itens multimodais, como: letras garrafais, cores, cenários, personagens que fazem alusão ao romance, o nariz crescido de Pinóquio (comprova a prática de mentira) etc.
 

EXEMPLO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Disponível em: www.ferreiracosta.com.br Acesso em: 16 de nov. de 2022. 

Comentário👀
            No anúncio da Ferreira Costa, destacamos os estrangeirismos: black friday, off e LG (este último pode significar Life's Good). Quanto aos itens multimodais, além das cores (plano de fundo preto que alude à promoção), das fontes em tamanhos diferentes; destacamos a imagem fotográfica dos objetos (exibidos como itens promocionais) e o "giroflex"vermelho (no rodapé).  Queremos salientar que, ao fazermos uma leitura horizontal (da esquerda para a direita), as informações do lado esquerdo correspondem ao ideal e as informações do lado direito expressam o real, conforme teoria da Gramática do Design Visual. 

Vocabulário - palavras que serão usadas na avaliação (pesquise o significado de cada uma delas).

Léxico, excerto,  incompatível, instagramável; concessão; exprimir; pseudônimo; incompatível; destoar. 


domingo, 13 de novembro de 2022

O que dizer do tema da redação do ENEM 2022?

 


"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".






💁 O que dizer do tema da redação do ENEM 2022?

"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Gostamos do tema, porque faz algum tempo que temos aprofundado os estudos nessa mesma direção. Aqui, podemos destacar as postagens dos últimos cinco anos e, em especial, dos dias: 10 e 28 de agosto de 2022. Voltamos a estudar o assunto por ocasião de nossa atividade sobre prática de oralidade (debate regrado), como pode ser conferido na postagem de 6 de outubro de 2022.  

Além disso, estudamos essa proposta ao longo das aulas no plano literário, em produção de texto e nas abordagens de linguagem.

Assim, essa temática nos traz satisfação e, ao mesmo tempo, é um indicativo de que estamos no caminho certo.

Esperamos que todos tenham logrado êxito!

SUCESSO!





quarta-feira, 9 de novembro de 2022

PRODUÇÃO DE TEXTO=> ATIVIDADE DO DIA 07/11/2022 => COP27: CONFERÊNCIA DO CLIMA DA ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS)

 

💁DISSERTAÇÃO ESCOLAR
COP27 - CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS


COP27 - Egito (Sharn El-Sheik) - 06 a 11 de novembro de 2022.

Ações contra o aquecimento global:

(1) Fontes de energia limpa;

(2) Plano para a produção de alimento de forma sustentável;

(3) Assistência às comunidades marginalizadas.


CRITÉRIOS BÁSICOS:

Número de linhas: 25 a 30.

Modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  🙋 ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

TEMA => é o assunto que será abordado.

TESE => trata-se de um posicionamento sobre o tema. Procure escrever com imparcialidade. Para isso, use estruturas com sujeito indeterminado.

ARGUMENTOS => estratégias argumentativas: mencionar pesquisas, citar dados estatísticos, fazer comparação entre fatos e procurar fazer alusões históricas.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO => que ações devem ser tomadas para superar os problemas que foram expostos? Quais serão as instâncias que devem intervir? De que forma as ações podem ser desenvolvidas? Para isso, o estudante deverá detalhar (com exemplificação) as possíveis mudanças.

  🙌  EXEMPLOS PARA ESTRUTURA DO TEXTO:

TIPO 1

INTRODUÇÃO => 5 (CINCO) LINHAS

DESENVOLVIMENTO => 15 (QUINZE) LINHAS 

CONCLUSÃO => 5 (CINCO) LINHAS

OU

TIPO 2 

INTRODUÇÃO => 6 (SEIS) LINHAS

DESENVOLVIMENTO 1 => 7 (SETE) LINHAS

DESENVOLVIMENTO 2 => 7 (SETE) LINHAS

CONCLUSÃO => 6 (SEIS) LINHAS

OU

TIPO 3 (estrutura rara, isto é, pouco usada)

INTRODUÇÃO => 5 (CINCO) LINHAS

DESENVOLVIMENTO 1 =>  5 (CINCO) LINHAS

DESENVOLVIMENTO 2 => 5 (CINCO) LINHAS 

DESENVOLVIMENTO 3 => 5 (CINCO) LINHAS

CONCLUSÃO => 5 (CINCO) LINHAS


SUCESSO!

terça-feira, 8 de novembro de 2022

COMO PODERÁ SER A APARÊNCIA HUMANA NO ANO 3000?

💁 LER E COMPREENDER 👀

IV UNIDADE - 2022

Projeção mostra como a tecnologia afetará a aparência humana no ano 3000

Mindy é um modelo criado por cientistas que projeta como ficará a aparência do ser humano após uso excessivo da tecnologia



Com o avanço acelerado da tecnologia, os seres humanos estão se tornando cada vez mais dependentes de celulares, computadores e aparelhos televisores. Tal dependência excessiva já foi tema de diversos estudos científicos, que apontam os efeitos que isso pode causar na vida do ser humano.

Para retratar a aparência dos seres humanos no ano 3000, pesquisadores da Toll Free Forwarding, empresa de telecomunicações com sede nos Estados Unidos, criaram Mindy, um avatar que descreve como os seres humanos seriam em meados de 800 anos – caso ainda dependam tanto da tecnologia.

Mindy foi criada com o objetivo de mostrar o efeito que a tecnologia e a dependência dos celulares e computadores possuem nos corpos humanos. Segundo o modelo, as pessoas terão a postura curvada e as mãos moldadas em forma de garra, chamada de “garra de texto”.

A projeção também prevê que os seres humanos podem apresentar pescoços cada vez mais grossos, além do “cotovelo do smartphone”, com ângulo de 90 graus, causado pelo posicionamento ao segurar o aparelho.

E não para aí. Os cientistas também incluíram um crânio mais grosso e um cérebro menor no avatar, além de uma segunda pálpebra para evitar exposição excessiva à luz.

Outro elemento destacado no estudo é como a tecnologia pode afetar a saúde mental. O estudo mostra os danos que a tecnologia pode causar na mentalidade dos seres humanos, como ansiedade, estresse e depressão.

Estudos recentes estabelecem uma conexão entre o uso excessivo do Facebook e uma piora no bem-estar a longo prazo. As mídias sociais também são responsáveis pelo aumento da ansiedade e depressão infantil.

Por meio de nota divulgada no site da Toll Free Forwarding, o médico Sal Raichbach, do Ambrosia Trearment Center, elencou algumas precauções atuais: “Privacidade, segurança e vícios em tecnologia são as principais preocupações quando se trata de comunicação via tecnologia. A tecnologia evolui mais rápido do que a política, psicologia ou de que os pais possam acompanhar”.

“O que está claro é que usar a tecnologia para se comunicar pode nos deixar mais desconectados. Conversas privadas podem ser exploradas com consequências reais, incluindo causar traumas ou encerrar carreiras. A segurança de nossos filhos ou de nossos negócios pode ser comprometida”, explica.

Em relação ao trabalho, a tecnologia também pode prejudicar no desempenho dos empregados. A falta de uma boa noite de sono pode afetar diversos pontos, uma vez que dormir  melhora a comunicação, criatividade, produtividade, resistência, tempo de reação, concentração, memória, humor e muito mais.

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/11/5049458-projecao-mostra-como-a-tecnologia-afetara-a-aparencia-humana-no-ano-3000.html Acesso em: 6 de nov. de 2022.

ATENÇÃO! Use o caderno para ampliar as respostas.

RESPONDA

01.  De que forma a configuração da imagem (comum a textos especializados) pode complementar o texto alfabético? Explique.

________________________________________________________________________________

02.  Que problemas do campo discursivo-ideológico o texto deveria abordar? Justifique.

________________________________________________________________________________

03.  Que efeito os modalizadores produzem para garantir o suspense e gerar sensacionalismo?

________________________________________________________________________________

04.  Qual o papel dos verbos no futuro do presente do indicativo que aparecem na manchete e no lide? Explique.

________________________________________________________________________________

05.  Destaque do primeiro parágrafo dois itens lexicais remissivos que contribuem para a coesão e para a coerência. Explique.

________________________________________________________________________________

06.  De que maneira a sequência descritiva contribui para a produção de sentido? Explique.

________________________________________________________________________________

07.  Que estratégias argumentativas são usadas no texto? Exemplifique com fragmentos.

_________________________________________________________________________________

08.  Retire do texto circunstâncias de causa, tempo, conformidade e consequência. Em seguida, explique a finalidade do uso de tal estratégia.

________________________________________________________________________________

09.  Escreva sobre a relação da ideia central do texto com as práticas do cotidiano. Além disso, mostre as diferenças e semelhanças entre a realidade atual e a previsão que é feita no texto.  

________________________________________________________________________________

10.  Uma vez que o texto não aponta soluções, escreva duas propostas de intervenção para o problema apresentado ao longo da matéria?

_____________________________________________________________________________________

SUCESSO!

sábado, 29 de outubro de 2022

PRODUÇÃO DE TEXTO => RESENHA CRÍTICA => AVALIE O DEBATE REGRADO DO DIA 26/10/2022



28/10/2022 e  31/10/2022.

💁 ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO: RESENHA CRÍTICA 👀

01.  O que é uma resenha crítica?

A resenha crítica é um gênero discursivo que permite a apreciação crítica de produções do universo cultural. Nessa direção, a resenha crítica permite que o redator faça avaliações, levante posicionamentos críticos através do fio condutor da argumentação. 

Assim sendo, escreva uma resenha crítica de caráter avaliativo sobre a culminância do debate regrado (que foi realizado na quarta-feira, 26 de outubro de 2022). Caso o estudante, por alguma razão, não esteve presente nesse debate regrado; poderá escrever uma resenha crítica sobre os "debates internos" (que foram realizados em cada sala de aula) ou, ainda, terá a opção de escrever sobre os temas que são ofertados aqui neste blog (veja a publicação do dia 06/10/2022).

📖 Atenção! Escreva, no máximo 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 25 (vinte e cinco).

02.   Simplificando, o que devo realizar? 

Os estudantes deverão escrever uma resenha crítica sobre uma das opções a seguir, ou seja, poderão escrever sobre:

(1)   Debate regrado geral que foi apresentado no espaço do refeitório. Como se sabe, nessa ocasião, os representantes das cinco turmas expuseram as propostas construídas ao longo do processo;

(2)   Debates internos que foram desenvolvidos em cada sala ou

(3)   Temas apresentados neste blog (veja a publicação do dia 06/10/2022).

Quanto à estrutura, a resenha crítica deverá apresentar: introdução, desenvolvimento e conclusão. Quanto ao conteúdo, os estudantes precisam abordar um dos três itens acima (leia o item 02). Quanto à linguagem, cada estudante deverá fazer o uso formal da língua portuguesa (com respeito às regras da gramática escolar).

📌O que é crítica? Segundo Houaiss (2015, p. 274), crítica é a “arte ou técnica de julgar a obra de um autor, período etc.”. Por seu caráter de julgamento, a crítica exige análise, aprofundamento, conhecimento, atualização, compreensão da diferença entre “fato” e “opinião” etc.

Nesta atividade, enfatizamos o uso da crítica numa perspectiva construtiva/ positiva. Assim, objetivamos aprimorar o senso crítico de modo que possibilite a reflexão e o enriquecimento das temáticas ofertadas ao longo de toda a atividade (debate regrado).

🙋 Sucesso!👀

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

REVISÃO => CHECKLIST - 14/10/2022

🙋 REVISÃO & CHECKLIST 👀

1.      Compreensão e interpretação de texto, léxico, processo de formação de palavras.

1.1  Idosa volta a estudar aos 93 anos e sonha em virar escritora: “Vou escrever o livro da minha história”

Disponível em <https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2022/07/28/idosa-volta-a-estudar-aos-93-anos-e-sonha-em-virar-escritora-vou-escrever-o-livro-da-minha-historia.ghtml> Acesso em: 11 de set. de 2022.

1.2  OCDE: Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda (16 setembro de 2021).

Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58578511> Acesso em: 11 de set. de 2022.

2.      Ficha com lista de radicais, prefixos e sufixos gregos e latinos. Processo de formação de palavras.

3.      Barroco: a palavra “Barroco”, contexto histórico, características, autores e obras, pintura, escultura, arquitetura e música.

4.      Produção de anúncio publicitário (apresentação em dupla):

4.1  criar uma "marca", um "produto" ou oferecer um "serviço" (alimento, eletrônico, plano de saúde, medicamento etc.). Para isso, leve em conta: intertextualidade, ambiguidade, multimodalidade (cor, fonte, imagem fotográfica, “linguagem matemática” etc.); estrangeirismo.

4.2  ao vir para escola ou retornar para casa, certamente, você se depara com: cartazes, faixas, outdoors, muros, outbus etc.  Diante dessa realidade, registre um anúncio que mais chama a atenção e explique de que maneira os diferentes recursos linguísticos são usados para a produção de sentido.

5.      Dia Internacional da Saúde Mental (10/10/2022) => questões discursivas.

6.      Arcadismo: a palavra “Arcadismo”, contexto histórico, características, autores e obras, pintura e música => apenas para estudar e fazer anotações pontuais para as próximas aulas.

7.      Debate Regrado: eleições interclasses. Estudar os temas ofertados para o debate (veja lista abaixo: publicação do dia: 06/10/2022).

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

PRÁTICA DE ORALIDADE: ATIVIDADE: DEBATE REGRADO - IV UNIDADE

🙋 SEMANA DE PLANEJAMENTO 👀


PRÁTICA DE ORALIDADE: DEBATE REGRADO

Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de nota. Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro. Polidez linguística.

(EM13LP25PE) Promover e participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for o caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.

BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

(EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.

(EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula. 

PARTE 1

REGRAS

1. Os participantes não podem ignorar os assuntos que foram sugeridos (PARTE 4).

2. Os participantes precisam respeitar o turno de fala dos oponentes ao longo do debate.

3. A plateia não pode se manifestar com gestos, cartazes, comentários etc. 

4. Todos precisam respeitar os direitos humanos e o ambiente escolar.

5. Os participantes poderão direcionar perguntas escritas para os candidatos no último bloco.

6. Os candidatos devem se caracterizar em trajes adequados para o momento do debate (orientação de figurino).

7. Os participantes precisam argumentar com: exemplos, apresentação de dados confiáveis (neste caso, podem ler as próprias anotações), podem fazer comparações dos assuntos e fatos, podem fazer alusões históricas etc. 

8. Os participantes devem procurar usar a variedade "padrão" da língua portuguesa.

9. Os dados trazidos pelos candidatos serão checados por uma equipe em tempo real.

10. Um colegiado julgará eventuais necessidades de intervenção.

_______________________________________

*ATENÇÃO! Os estudantes não poderão fazer alusão aos candidatos que disputam e/ou disputaram uma vaga nas eleições 2022. Como expliquei ao longo das atividades, os participantes não poderão fazer qualquer menção aos posicionamentos político-partidários. Portanto, fica vetado usar: qualquer expressão que possa provocar desconforto. Muito pelo contrário, procuraremos desenvolver uma atividade que promova leitores proficientes, críticos e que possam exercer a cidadania a partir dos estudos linguísticos.

                                                                               __________________________________

PARTE 2

ROTEIRO:

1. As equipes deverão estudar os temas sugeridos e, em seguida, devem debatê-los entre os componentes.

2. As equipes deverão eleger (através de voto escrito) um candidato titular e um vice para que os escolhidos possam participar do debate interno, isto é, na sala de aula.

3. Cada equipe deverá preencher* a ficha de inscrição: nome do candidato titular, nome do vice, sigla do partido, cor, slogan, 10 (dez) propostas de governo (a partir dos assuntos sugeridos).

4. O primeiro debate (entre os titulares da turma) realizar-se-á no auditório da escola.

5. No estágio seguinte, cada turma elegerá o seu candidato, que irá participar do debate interclasse. Neste particular, o debate envolverá um representante de cada turma.

6. Na culminância, os candidatos eleitos por turma irão participar do debate final na seguinte ordem:

    6.1 O professor sorteia as perguntas e direciona aos candidatos respectivamente. Para isso, os candidatos terão até dois minutos para responder cada questionamento (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse  período, dois estudantes fazem comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).

    6.2 No segundo momento, os candidatos direcionam perguntas uns aos outros respeitando a ordem do sorteio prévio. (intervalo de 5 minutos os candidatos consultarem os assessores). Nesse  momento, dois estudantes continuam a fazer comentários sobre o debate com entrevistas ao vivo, através do Google Meet (o conteúdo será projetado no telão).

    6.3 No último bloco, a plateia direciona perguntas (escritas) aos candidatos. Neste momento, cada candidato terá até dois minutos para responder. Vale lembrar que cada candidato responderá 3 (três) perguntas do público.

7. Momento para relembrar os objetivos, fazer comentários, e agradecer a todos.

PARTE 3

CRITÉRIOS:  compromisso ético, domínio do conteúdo, argumentação (explicações, exemplificações, comparações, apresentação de dados confiáveis e alusão histórica); noção de causa e consequência; proposta de intervenção, postura, tom de voz, objetividade nas respostas, respeito à mudança de turno, originalidade e criatividade nas respostas, domínio da variedade urbana de prestígio etc.

PARTE 4

ASSUNTOS SUGERIDOS: 

(1) CRISE HÍDRICA

(2) EDUCAÇÃO (11,3 MILHÕES DE ANALFABETOS - segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2019); 

(3) MOBILIDADE URBANA

(4) SAÚDE (citar o SUS - Sistema Único de Saúde); 

(5) DESEMPREGO - CERCA DE 10,1 MILHÕES DE DESEMPREGADOS (TRABALHO FORMAL E INFORMAL, DESALENTADOS - conforme o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2o. trimestre de 2022); 

(6) FOME - insegurança alimentar (33,1 MILHÕES - segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, 8 de jun. de 2022.  Destaquem o MAPA DA FOME; Façam menção ao livro: GEOGRAFIA DA FOME, DE JOSUÉ DE CASTRO;

(7) MEIO AMBIENTE - segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, "até agora, cerca de 729 mil Km2 já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos anos..." => BIOMAS BRASILEIROS (MATA ATLÂNTICA, AMAZÔNIA, PANTANAL, CAATINGA - 222.798 FOCOS DE QUEIMADAS EM 2021); 

(8) SEGURANÇA PÚBLICA (Brasil representa 10% dos homicídios do mundo, segundo pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - G1.globo.com de 2016).

(9) MORADIA (O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES PRECÁRIAS: FAVELAS, CONSTRUÇÕES EM MORROS E AS PALAFITAS - MENCIONAR OS RIBEIRINHOS); 

(10) SISTEMA DE COTAS (Publicada em 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas - Lei No. 12.711); 

(11) TERRAS INDÍGENAS (Constituição de 1988, Artigo 231 "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens"; 

(12) QUILOMBOLAS (De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - há no Brasil cerca de 386.750 quilombolas - terra.com.br  - 8 de set. de 2022) ; 

(13) IMPOSTOS

(14) COMBUSTÍVEIS

(15) ENERGIA

(16) GUERRA NA UCRÂNIA (RELAÇÕES EXTERIORES); 

(17) ARMAS DE FOGO

(18) ABORTO

(19) AGROPECUÁRIA (AGRONEGÓCIO); 

(20) AGROTÓXICOS

(21) MINERAÇÃO

(22) POLUIÇÃO

(23) ACESSIBILIDADE

(24) VIOLÊNCIA (ATLAS DA VIOLÊNCIA); 

(25) PANDEMIA (COVID-19) - MAIS DE 686 MIL ÓBITOS;  

(26) PRIVATIZAÇÕES

(27) CORRUPÇÃO

(28) PROGRAMAS SOCIAIS

(29) RACISMO  Lei no. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Artigo 20: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.  INJÚRIA RACIALCódigo Penal - Decreto Lei no. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Artigo 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: §3o. Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.  

(30) CIBERSEGURANÇA;

(31)  CIBERBULLYING

(32) DISCURSO DE ÓDIO;

(33) FAKE NEWS.  

COMENTEM AQUI  👀

Sucesso!