quarta-feira, 16 de novembro de 2022

TÓPICOS DE REVISÃO - IV UNIDADE - 2022

 TÓPICOS DE REVISÃO - IV UNIDADE - 16/11/2022.

Linguagem (estudo aplicado ao texto)

Estrangeirismos; verbo (presente do indicativo e pretérito perfeito) aplicado ao texto; circunstância de concessão e comparação (implícita); onomatopeia; hipérbole; verbo poder (deôntico e epistêmico); sequência descritiva; domínio discursivo; itens remissivos; neologismo; anúncio publicitário (horizontal: esquerdo: ideal e direito: real);  charge: intertextualidade, As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, humor e multimodalidade.

Literatura

Marília de Dirceu; a questão da escravização de africanos em áreas auríferas (exploração no trabalho e castigos); pseudônimos; Cartas Chilenas; Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência; imagem – tela (Rococó); Uraguai (refere-se aos povos que viviam à margem do rio Uruguai – divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina – , à época chamado de Uraguai), Caramuru; ambiente campestre, bucolismo, pastoralismo, termos latinos; Arcadismo x Barroco; Lindoia, Moema (o perfil feminino/ a voz feminina), Intertextualidade (citações de trechos dos livros de: Laurentino Gomes e Darcy Ribeiro); Iluminismo, Inconfidência Mineira; contexto histórico e produção literária.

📖 Citações 👀

"Los esclavos agotaban sus fuerzas y sus días en los lavaderos de oro. 'Allí trabajan - escrebía Luis Gomes Ferreira - allí comen, y a menudo allí tienen que dormir; y como cuando trabajan se bañan en sudor, con sus pies siempre sobre la tierra fría, sobre piedras o en el agua, cuando descansan o comen, sus poros se cierran y se congelan de tal forma que se hacen vulnerables a muchas peligrosas enfermidades, como las muy severas pleuresías, apoplejías, convulsiones, parálisis, neumonías y muchas otras'... Los capitães do mato de Minas Gerais cobraban recompensas en oro a cambio de las cabezas cortadas de los esclavos que se fugaban."

GALEANO, Eduardo.  Las venas abiertas de América Latina. México: Siglo Veintiuno Editores, 2004.

"[...] a multidão se reunia na praça do pelourinho para assistir ao chicote do carrasco abater-se sobre o corpo do escravo condenado, que ali ficava exposto à execração pública..." (GOMES, 2021, p. 312).

"Nos açoites aplicava-se a palmatória ou o bacalhau - um chicote de cabo curto, de couro ou madeira com cinco pontas retorcidas. Fugitivos eram marcados com ferro em brasa com a letra F no rosto ou nas costas ou obrigados a usar o libambo, uma argola de ferro que lhes era presa ao pescoço, com uma haste apontada para cima, às vezes equipada com chocalho, para denunciar os movimentos do escravo. 'A vida do negro escravo desde a sua captura na África até o trabalho nas plantações do novo mundo foi uma longa epopeia de sofrimento'".

(GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021, 314.)

"Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios suplicados... A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar* e machucar os pobres que lhes caem às mãos." 

*seviciar: infligir maus-tratos, torturar.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015, p. 91. 



VEJA UM EXEMPLO DE TELA - ESTUDO DE IMAGEM 

                                                                                                                          Comentário👀
           Observamos que a tela expõe características da arte Rococó. Dessa forma, identificamos cores claras e alusão ao ambiente campestre, bucólico etc. Aqui, verificamos a valorização da burguesia (destaque para as vestes dos personagens representados na tela). 


EXEMPLO DE CHARGE (INTERTEXTUALIDADE)

Disponível em: www.google.com.br Acesso em 16 de nov. de 2022.

                                                                                                                  Comentário👀

          Como mencionei na aula, Geppetto e Pinóquio são personagens do romance As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Nesse sentido, convém destacar que estamos diante de um exemplo de intertextualidade, porque a charge em análise faz referência à produção literária de Collodi. 

         Vale destacar, ainda, que a crítica implícita na composição está relacionada ao fato de que liberdade de expressão não pode se confundir com mentira. Assim, a charge provoca uma reflexão sobre o problema das FAKE NEWS.  Observe, também, que o assunto abordado é atualizado e está relacionado com as próprias demandas sociopolíticas.

           Além desse aspecto, é preciso frisar os itens multimodais, como: letras garrafais, cores, cenários, personagens que fazem alusão ao romance, o nariz crescido de Pinóquio (comprova a prática de mentira) etc.
 

EXEMPLO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Disponível em: www.ferreiracosta.com.br Acesso em: 16 de nov. de 2022. 

Comentário👀
            No anúncio da Ferreira Costa, destacamos os estrangeirismos: black friday, off e LG (este último pode significar Life's Good). Quanto aos itens multimodais, além das cores (plano de fundo preto que alude à promoção), das fontes em tamanhos diferentes; destacamos a imagem fotográfica dos objetos (exibidos como itens promocionais) e o "giroflex"vermelho (no rodapé).  Queremos salientar que, ao fazermos uma leitura horizontal (da esquerda para a direita), as informações do lado esquerdo correspondem ao ideal e as informações do lado direito expressam o real, conforme teoria da Gramática do Design Visual. 

Vocabulário - palavras que serão usadas na avaliação (pesquise o significado de cada uma delas).

Léxico, excerto,  incompatível, instagramável; concessão; exprimir; pseudônimo; incompatível; destoar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário