sábado, 12 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE EM DUPLA - ANÁLISE DE TIRINHA - 1o. ANO - ENSINO MÉDIO

🙋Próxima atividade em dupla:

Pesquise uma tirinha; faça a impressão, desenhe ou recorte e cole conforme o modelo a seguir:


Folha de ofício A4 na posição horizontal e imagem de tirinha ao centro

 

Nesta etapa, pesquise uma das tirinhas sugeridas na sequência abaixo: 👀

Mafalda, Calvin & Haroldo, Hagar, Frank e Ernest, Recruta Zero, As cobras e outros bichos, Níquel Náusea, Garfield e Charlie Brown & Snoopy.

Na sequência, leia as explicações: 

Exemplo 1:


O que a dupla deve abordar neste primeiro momento?👀

Itens multimodais: cores (em alguns casos, as cores interferem da produção de sentido), fontes, formas, expressões fisionômicas etc.

Observe que, no primeiro quadrinho, o registro da fala de Filipe apresenta uma fonte em "caixa alta", ou seja: “OI!” e a sua expressão "fisionômica"/ facial inicial pode significar: entusiasmo, alegria, satisfação em ver a colega etc. Depois do gesto de Mafalda, no sentido de pedir silêncio, logo no segundo quadrinho, a expressão "fisionômica"/facial das personagens pode indicar: dúvida, preocupação etc. Note que no último quadrinho, Filipe expressa um olhar de espanto, surpresa etc. e Mafalda esboça profunda apreensão.

Qual o humor da tira?

Geralmente, o último quadrinho apresenta uma mudança de expectativa. Isso pode provocar o riso. Assim, como pode ser visto acima, o resultado é totalmente inesperado, pois é improvável que um “globo terrestre” esteja enfermo. Com isso, tal estratégia humorística provoca a reflexão.

Qual a principal crítica?

A partir dessa tirinha, poderíamos perguntar: qual seria a possível doença do planeta (representado pelo globo)? Poderíamos inferir que o aquecimento global (suposta doença) é provocado pela ação irresponsáveis dos humanos. Essa ação negativa se dá por: desmatamento, queimadas, poluição etc. Nesse sentido, a tirinha tem o objetivo de criticar a ação irresponsável dos humanos. Portanto, as tirinhas em geral, de alguma forma, podem problematizar uma temática de forma crítica.

 Agora, vamos usar outra tirinha para explicar a intertextualidade. Observe:

Exemplo 2:

A intertextualidade se dá quando o autor faz referência a Robin Hood. Além disso, de forma mais complexa, a crítica ao Neoliberalismo ocorre quando Veríssimo usa a palavra “Neo” para designar o “novo” Robin que, nesse contexto, faz o contrário do herói lendário inglês, ou seja, “tira dos pobres para dar aos ricos”.

Observação: outras instruções serão expostas durante a aula presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário