sábado, 12 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE EM GRUPO - APRENDER A CONVIVER NO CIBERESPAÇO - 1o. ANO - 2022

 



💻 Atividade em grupo: vamos educar algoritmo!

Atenção! Todos os trabalhos devem respeitar os Direitos Humanos.

🙋OBS.: TODO O CONTEÚDO DEVE SER DESENVOLVIDO COM TOTAL RESPEITO AO AMBIENTE ESCOLAR.

😊 ACESSE ESTE LINK  => DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS 👀 <=  clique AQUI

Atenção! O texto da Declaração dos Direitos Humanos (no link acima) foi traduzido para o PORTUGUÊS EUROPEU. Por isso, há algumas diferenças ortográficas.

Cada equipe terá no máximo 10 (dez) minutos – para os grupos com cinco componentes – e 12 (doze) minutos – para os grupos com seis componentes.

1.      Os estudantes devem fazer um resumo.

2.      Apresentação da equipe e da temática.

3.      Cada componente apresentará em 2(dois) minutos.

4.      Procure apresentar o resumo crítico daquilo que você estudou.

5.      Note que, no gênero discursivo seminário, você deverá assumir uma postura adequada.

6.      Por se tratar de um gênero discursivo formal, use a linguagem adequada (português formal).

7.      Os estudantes deverão apresentar uma síntese (resumo) da pesquisa => no caderno.

Temáticas a serem vivenciadas:

Antes de tudo, vamos refletir!

"Uma mentira contada mil vezes não vira verdade" STF (Supremo Tribunal Federal), Folha de São Paulo, 28/07/2021.

1.      Como combater a cultura de ódio e construir a cidadania no ciberespaço?

2.      Fake News: combate à cultura de mentira 

3.      Troll: multiplicador da cultura de ódio

4.      Hackers: cibercrimes nas redes mundiais.

5.      Crackers: a teia criminosa no ciberespaço

6.      Stalker: crime que deve ser combatido

7.      Cyberbullying: o que é e como agem os agressores?

8.      Cyberbullying: consequências para as vítimas e implicações jurídicas para os agressores.

9.      Cancelamento virtual: o que fazer?

10.  O racismo por trás dos "memes"

11.  Perfil Fake em redes digitais: crime cibernético

12.  Gaslighting: o horror da manipulação invisível nas redes

13.  Calúnia e difamação em grupos de Whatsapp e afins: cibercrimes em grupos seletos.

14.  Linchamento virtual: uma prática criminosa

15.  Como denunciar os cibercrimes?

16.  Milícias digitais: qual o poder de destruição dessa prática e suas consequências?

17.  Crimes digitais: como as vítimas devem agir para denunciar os agressores?

18.  Direito de imagem no ciberespaço: quando uma brincadeira pode custar caro

19.  Lei Ana Carolina Dickerman: histórico e enquadramento jurídico

20.  Consequências da calúnia, da difamação e da injúria para os cibercriminosos

🙌Os estudantes presentes devem participar: os demais estudantes da turma deverão anotar no caderno: tema, ideia central, características e devem elaborar uma pergunta para cada trabalho apresentado.

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