domingo, 19 de março de 2023

CONTEÚDO DETALHADO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - Ensino Médio - 2.os - Anos - 2023

 


Conteúdo detalhado para a AVALIAÇÃO 1 – BIMESTRE 1 - 2.os ANOS

🙋 Avaliação de Língua Portuguesa – Bimestre I

Para orientar o seu estudo, siga os seguintes tópicos:

1.       Conto: “Os Laços de Família”, de Clarice Lispector. Neste tópico, o estudante deverá ler o texto recomendado, estudar a biografia da autora e atentar para os seguintes itens: 1.1 personagens: Catarina, Severina, Antônio e o filho; 1.2 tipo de narrador, 1.3 espaço e tempo, 1.4 enredo e 1.5 conflito.

2.       Conto: A Cartomante (1884), de Machado de Assis. Aqui, o estudante deverá atentar para: 2.1 personagens: Camilo, Vilela, Rita, cartomante (por que o autor expõe as características físicas desta personagem?); 2.2 crime passional; 2.3 triângulo amoroso e 2.4 projeção para o livro Dom Casmurro (1889).

3.       Sintaxe de Concordância verbal aplicada ao texto: 3.1 concordância com sujeito simples e composto; 3.2 concordância envolvendo verbo mais “se”, 3.3 prevalece no texto verbos no singular ou no plural? Por quê?

4.       Intersemiose: 4.1 Panorama histórico: na Europa e no Brasil: 4.2 Independência do Brasil; 4.3 artes plásticas: telas de Pedro Américo e de Cândido Portinari.

Te      Composição de Pedro Américo.

Independência ou Morte/ O Grito do Ipiranga, 1888. Museu Paulista.

5.       Produção literária no Romantismo: 5.1 A poesia; 5.2 Canção do exílio (influência alemã); 5.3 Lembrança de morrer, de Álvares de Azevedo; 5.4 Meus oito anos, de Casimiro de Abreu (interface com Manuel Bandeira): a questão da paráfrase; 5.5 Cântico do calvário, de Fagundes Varela e 5.6 Louco (Hora de Delírio), de Junqueira Freire.

6.       Os miseráveis, de Victor Hugo; Terceira Geração: Condoreira; Castro Alves; O Navio Negreiro 

7.       Temas a partir da literatura: 7.1 a condição feminina; 7.2 escravização e 7.3 miscigenação; 7.4 Darcy Ribeiro e Gilberto Freyre; 7.5 I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias e 7.6 A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.

8.       Intersemiose: artes plásticas e fotografia; relação passado e presente (temas da atualidade), Indianismo, “Uma canção”, de Mário Quintana e a intertextualidade com a Canção do exílio, de Gonçalves Dias.


Na sequência, você encontrará um link que dá acesso ao PORTAL PORTINARI. Nele, você encontrará o acervo do artista. Confira agora mesmo!

CLICK AQUI 💁  http://www.portinari.org.br/  👀

Uma canção (Mário Quintana)

Minha terra não tem palmeiras...

E em vez de um mero sabiá,

Cantam aves invisíveis

Nas palmeiras que não há

 

Minha terra tem relógios,

Cada qual com sua hora

Nos mais diversos instantes...

Mas onde o instante de agora?

 

 Mas onde a palavra “onde”?

Terra ingrata, ingrato filho,

Sob os céus da minha terra

Eu canto a Canção do Exílio!

 

9.       Charge e manchete de jornal – 9.1 multimodalidade e 9.2 questões discriminatórias: misoginia, sexismo, aporofobia e etarismo.

10.   Poema "Marabá", de Gonçalves Dias

Violência simbólica: persuasão e manipulação das maiorias por meios de estruturas de poder. Isso se dá para legitimar uma cultura dominante em detrimento de minorias. Pierre Bourdieu.

SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário