Esta semana, iremos aprofundar os nossos estudos sobre PRODUÇÃO DE TEXTO a partir das propostas que seguem.
PROPOSTA 1
No Dia Mundial Contra a
Obesidade, especialistas conscientizam população sobre perigos do excesso de
peso
Profissionais da saúde visitaram
comunidades em várias partes do país neste sábado (4). Dados apontam que o
Brasil pode ter um terço das crianças e adolescentes com obesidade até 2035.
4 de março é o Dia Mundial da
Obesidade. Essa data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para
alertar as pessoas para os riscos dessa condição que, segundo o IBGE, atinge 41
milhões de brasileiros.
Dados do
Atlas da Obesidade no Mundo, divulgados nesta semana, apontam que o Brasil pode
ter um terço de crianças e adolescentes com obesidade até 2035
“Os
números vêm aumentando ano a ano, década a década. As medidas são necessárias
no sentido de prevenção, facilitando o acesso das famílias à alimentação
saudável e também orientando e dificultando o aceso daqueles alimentos que
estão associados ao excesso de peso”, diz Paulo Miranda, presidente da
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
As
informações acima serão usadas como textos motivadores para a nossa produção
textual.
Disponível em https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/03/04/no-dia-mundial-contra-a-obesidade-especialistas-conscientizam-populacao-sobre-perigos-do-excesso-de-peso.ghtml
Acesso em: 4 de março de 2023.
PROPOSTA 2
Cinco pessoas são resgatadas de
trabalho análogo à escravidão na Bahia
Eles chegavam a trabalhar mais de
12 horas por dia
Cinco
trabalhadores em condição degradante foram localizados nessa quinta-feira (2),
em Salvador, na Bahia. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego,
trata-se de trabalho semelhante à escravidão, pois eles foram localizados
ensacando carvão vegetal na região de Cassage, bairro da capital baiana, e eram
submetidos a uma jornada exaustiva para atingir a meta estipulada.
Segundo
os auditores do trabalho, eles chegavam a trabalhar mais de 12 horas por dia,
produzindo até mil ensacamentos de carvão, para ganhar apenas 16 centavos por
saco. De acordo com a denúncia, essas pessoas não tinham registro de contrato,
nem adicional de insalubridade.
Auditores
constataram que empregados trabalhavam apenas de chinelos e bermuda, sem água
potável e as instalações sanitárias não tinham porta, lavatório nem assento. As
refeições eram feitas no mesmo galpão onde o carvão era ensacado.
Depois o
carvão era transportado para outras empresas e distribuído no estado. Segundo o
Ministério do Trabalho e Emprego, os auditores estão em negociação para que a
empresa pague os direitos trabalhistas devidos.
Quem
souber de situação de trabalho semelhante a de escravidão pode denunciar de
forma anônima no Sistema Ipê, elaborado em conjunto com a Organização
Internacional do Trabalho (OIT).
Disponível
em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-03/cinco-pessoas-sao-resgatadas-de-trabalho-analogo-escravidao-na-bahia Acesso em 5 de março de 2023
PROPOSTA 3
Ministra da Saúde reforça
importância da assistência permanente para população Yanomami; mais de 6,4 mil
atendimentos já foram feitos na região
Entre as principais causas de
óbitos está a desnutrição. Ministra Nísia Trindade visitou Boa Vista e
acompanhou as ações de enfrentamento à crise humanitária da região
A
ministra da Saúde concluiu nessa quinta-feira (2), a visita em Boa Vista (RR)
para acompanhar as ações de combate a crise humanitária no território Yanomami.
A ministra falou sobre a mobilização do governo federal dos profissionais de
saúde e voluntários para recuperar as estruturas da saúde e garantir
assistência contínua aos indígenas. “Recebemos um plano para recuperação dessas
estruturas e faremos isso o quanto antes. As condições têm de ser permanentes”,
disse.
“A
visita nos mostrou um avanço importante na área das crianças indígenas. Sabemos
que toda crise está relacionada ao garimpo ilegal na organização social dos
povos, impactando nas condições de vida, de pesca. Estamos em uma operação
Interministerial, o foco do Ministério da
Saúde é
a recuperação da saúde”, afirmou Nísia.
Desde o
início das ações no território Yanomami em janeiro, quando foi declarada a
Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional), o Ministério da
Saúde atua com ações emergenciais para salvar vidas. A Pasta já enviou mais de
100 profissionais pela Força Nacional do SUS, sendo 89 voluntários. Já foram
feitos mais de 6,4 mil atendimentos médicos aos indígenas encontrados em situação
de desassistência. Entre as crianças acompanhadas na Casai, 78% evoluíram do
quadro grave de desnutrição para moderado, ganhando peso após elaborado pelas
equipes de nutrição (...)
Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/ministra-da-saude-reforca-importancia-da-assistencia-permanente-para-populacao-yanomami-mais-de-6-4-mil-atendimentos-ja-foram-feitos-na-regiao
Acesso em 5 de março de 2023.
PROPOSTA 4
TEXTO 1
Todas as formas de violência contra mulher aumentam em 2022,
diz pesquisa
Quase metade das vítimas afirmam que não denunciaram episódios
e alegam falta de confiança na polícia
Isabela Menon
São
Paulo: Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil em
2022, aponta uma nova pesquisa Datafolha realizada a pedido do Fórum Brasileiro
de Segurança Pública. A lista inclui desde vítimas de xingamentos e ameaças até
aquelas que foram esfaqueadas ou alvo de tiros.
O
levantamento, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano, ouviu
pessoas acima de 16 anos em 126 cidades do Brasil, abrangendo assim todas as
regiões do país. Do total, foram realizadas 2.017 entrevistas, sendo 1.042
mulheres, das quais 818 responderam ao bloco sobre vitimização.
A
pesquisa, chamada “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil” e
publicada na manha desta quinta-feira (2), mostra um cenário ainda mais preocupante
para a população feminina. Os números apontam que 50.692 mulheres violência
diariamente em 2022.
Disponível
em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/03/todas-as-formas-de-violencia-contra-mulher-aumentam-em-2022-diz-pesquisa.shtml
Acesso em 5 de março de 2023.
TEXTO 2
35 mulheres foram agredidas
física ou verbalmente por minuto no Brasil em 2022, diz pesquisa
Nos últimos 122 meses, 28,9%
(18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de
violência ou agressão, o maior percentual da série histórica do levantamento
feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha
O ano de
2022 foi especialmente difícil para as mulheres no Brasil: todos os indicadores
de violência contra a mulher subiram no ano passado, de acordo com a quarta
pesquisa “Visível e Invisível – a Vitimização de Mulheres no Brasil” – do Fórum
Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha
Divulgada nesta quinta-feira (2).
Nos
últimos 12 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima
de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica;
Isso
significa que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no
país.
Disponível em https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/02/35-mulheres-foram-agredidas-fisica-ou-verbalmente-por-minuto-no-brasil-em-2022-diz-pesquisa.ghtml
Acesso em 5 de março de 2023.
QUADRO DE CORREÇÃO
COMPETÊNCIA |
CRITÉRIOS –
Níveis |
I Demonstrar
domínio da norma padrão da língua escrita. |
0.
Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de
registros e de convenções de escrita. 1.
Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando
graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita. 2.
Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 3.
Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns
desvios gramaticais e de convenções da escrita. 4.
Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios
gramaticais e de convenções da escrita. 5.
Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou
apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
II Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro
dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. |
0.
Foge ao tema proposto. 1.
Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação
ao tipo textual dissertativo-argumentativo. 2.
Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do
senso comum, cópias de textos motivadores ou apresenta domínio precário do
tipo textual dissertativo-argumentativo. 3.
Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação
previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual
dissertativo-argumentativo. 4.
Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. 5.
Desenvolve muito bem o tema com argumentação consciente, além de
apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. |
II Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto
de vista. |
0.
Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos,
opiniões e argumentos incoerentes. 1.
Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos,
opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema. 2.
Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao
tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a
reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu
ponto de vista. 3.
Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos
pertinentes ao tema proposto, porém
pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu
ponto de vista. 4.
Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e
argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de
autoria, em defesa de seu ponto de vista. 5.
Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e
argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando
autoria, em defesa de seu ponto de vista. |
IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
0.
Apresenta informações desconexas, que não se configuram como
texto. 1.
Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária
e/ou inadequada. 2.
Articula as partes do texto, porém com muita inadequação na
utilização dos recursos coesivos. 3.
Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na
utilização dos recursos coesivos. 4.
Articula as partes do texto, com poucas inadequações na
utilização de recursos coesivos. 5.
Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos
recursos coesivos. |
V Elabora
proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos
e considerando a diversidade sociocultural. |
0.
Não elabora proposta de intervenção. 1.
Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa
subentendida no texto. 2.
Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada
ao tema, mas não articula com a discussão desenvolvida no texto. 3.
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco
articulada à discussão desenvolvida no texto. 4.
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem
articulada à discussão desenvolvida no texto. 5.
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem
articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário