domingo, 5 de março de 2023

PRODUÇÃO DE TEXTO - A DISSERTAÇÃO ESCOLAR - BIMESTRE 1 - PROPOSTAS COM TEXTOS MOTIVADORES - SEMANA - DE 7/3/2023 ATÉ 10/3/2023

 



 Esta semana, iremos aprofundar os nossos estudos sobre PRODUÇÃO DE TEXTO a partir das propostas que seguem. 

PROPOSTA 1

No Dia Mundial Contra a Obesidade, especialistas conscientizam população sobre perigos do excesso de peso

Profissionais da saúde visitaram comunidades em várias partes do país neste sábado (4). Dados apontam que o Brasil pode ter um terço das crianças e adolescentes com obesidade até 2035.

4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. Essa data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar as pessoas para os riscos dessa condição que, segundo o IBGE, atinge 41 milhões de brasileiros.

Dados do Atlas da Obesidade no Mundo, divulgados nesta semana, apontam que o Brasil pode ter um terço de crianças e adolescentes com obesidade até 2035

“Os números vêm aumentando ano a ano, década a década. As medidas são necessárias no sentido de prevenção, facilitando o acesso das famílias à alimentação saudável e também orientando e dificultando o aceso daqueles alimentos que estão associados ao excesso de peso”, diz Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

As informações acima serão usadas como textos motivadores para a nossa produção textual.

Disponível em https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/03/04/no-dia-mundial-contra-a-obesidade-especialistas-conscientizam-populacao-sobre-perigos-do-excesso-de-peso.ghtml Acesso em: 4 de março de 2023.

 

PROPOSTA 2

Cinco pessoas são resgatadas de trabalho análogo à escravidão na Bahia

Eles chegavam a trabalhar mais de 12 horas por dia

Cinco trabalhadores em condição degradante foram localizados nessa quinta-feira (2), em Salvador, na Bahia. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, trata-se de trabalho semelhante à escravidão, pois eles foram localizados ensacando carvão vegetal na região de Cassage, bairro da capital baiana, e eram submetidos a uma jornada exaustiva para atingir a meta estipulada.

Segundo os auditores do trabalho, eles chegavam a trabalhar mais de 12 horas por dia, produzindo até mil ensacamentos de carvão, para ganhar apenas 16 centavos por saco. De acordo com a denúncia, essas pessoas não tinham registro de contrato, nem adicional de insalubridade.

Auditores constataram que empregados trabalhavam apenas de chinelos e bermuda, sem água potável e as instalações sanitárias não tinham porta, lavatório nem assento. As refeições eram feitas no mesmo galpão onde o carvão era ensacado.

Depois o carvão era transportado para outras empresas e distribuído no estado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os auditores estão em negociação para que a empresa pague os direitos trabalhistas devidos.

Quem souber de situação de trabalho semelhante a de escravidão pode denunciar de forma anônima no Sistema Ipê, elaborado em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-03/cinco-pessoas-sao-resgatadas-de-trabalho-analogo-escravidao-na-bahia Acesso em 5 de março de 2023

 

PROPOSTA 3

Ministra da Saúde reforça importância da assistência permanente para população Yanomami; mais de 6,4 mil atendimentos já foram feitos na região

Entre as principais causas de óbitos está a desnutrição. Ministra Nísia Trindade visitou Boa Vista e acompanhou as ações de enfrentamento à crise humanitária da região

A ministra da Saúde concluiu nessa quinta-feira (2), a visita em Boa Vista (RR) para acompanhar as ações de combate a crise humanitária no território Yanomami. A ministra falou sobre a mobilização do governo federal dos profissionais de saúde e voluntários para recuperar as estruturas da saúde e garantir assistência contínua aos indígenas. “Recebemos um plano para recuperação dessas estruturas e faremos isso o quanto antes. As condições têm de ser permanentes”, disse.

“A visita nos mostrou um avanço importante na área das crianças indígenas. Sabemos que toda crise está relacionada ao garimpo ilegal na organização social dos povos, impactando nas condições de vida, de pesca. Estamos em uma operação Interministerial, o foco do Ministério da

Saúde é a recuperação da saúde”, afirmou Nísia.

Desde o início das ações no território Yanomami em janeiro, quando foi declarada a Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional), o Ministério da Saúde atua com ações emergenciais para salvar vidas. A Pasta já enviou mais de 100 profissionais pela Força Nacional do SUS, sendo 89 voluntários. Já foram feitos mais de 6,4 mil atendimentos médicos aos indígenas encontrados em situação de desassistência. Entre as crianças acompanhadas na Casai, 78% evoluíram do quadro grave de desnutrição para moderado, ganhando peso após elaborado pelas equipes de nutrição (...)

Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/ministra-da-saude-reforca-importancia-da-assistencia-permanente-para-populacao-yanomami-mais-de-6-4-mil-atendimentos-ja-foram-feitos-na-regiao Acesso em 5 de março de 2023.

 

PROPOSTA 4

TEXTO 1

Todas as formas de violência contra mulher aumentam em 2022, diz pesquisa

Quase metade das vítimas afirmam que não denunciaram episódios e alegam falta de confiança na polícia

 

Isabela Menon

São Paulo: Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil em 2022, aponta uma nova pesquisa Datafolha realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A lista inclui desde vítimas de xingamentos e ameaças até aquelas que foram esfaqueadas ou alvo de tiros.

O levantamento, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano, ouviu pessoas acima de 16 anos em 126 cidades do Brasil, abrangendo assim todas as regiões do país. Do total, foram realizadas 2.017 entrevistas, sendo 1.042 mulheres, das quais 818 responderam ao bloco sobre vitimização.

A pesquisa, chamada “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil” e publicada na manha desta quinta-feira (2), mostra um cenário ainda mais preocupante para a população feminina. Os números apontam que 50.692 mulheres violência diariamente em 2022.

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/03/todas-as-formas-de-violencia-contra-mulher-aumentam-em-2022-diz-pesquisa.shtml Acesso em 5 de março de 2023.

 

 TEXTO 2

35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no Brasil em 2022, diz pesquisa

Nos últimos 122 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica do levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha

O ano de 2022 foi especialmente difícil para as mulheres no Brasil: todos os indicadores de violência contra a mulher subiram no ano passado, de acordo com a quarta pesquisa “Visível e Invisível – a Vitimização de Mulheres no Brasil” – do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha  

 Divulgada nesta quinta-feira (2).

Nos últimos 12 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica;

Isso significa que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no país.

Disponível em https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/02/35-mulheres-foram-agredidas-fisica-ou-verbalmente-por-minuto-no-brasil-em-2022-diz-pesquisa.ghtml Acesso em 5 de março de 2023.


QUADRO DE CORREÇÃO

COMPETÊNCIA

CRITÉRIOS – Níveis

 

 

 

 

 

 

 

 

I

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

0.        Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registros e de convenções de escrita.

1.        Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

2.        Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

3.        Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

4.        Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

5.        Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

 

 

 

 

 

II

 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

0.        Foge ao tema proposto.

1.        Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

2.        Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias de textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.

3.        Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.

4.        Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

5.        Desenvolve muito bem o tema com argumentação consciente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

 

 

 

 

 

II

 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

0.        Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.

1.        Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.

2.        Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.

3.        Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes  ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.

4.        Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.

5.        Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.

 

 

 

 

 

IV

 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

0.        Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.

1.        Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.

2.        Articula as partes do texto, porém com muita inadequação na utilização dos recursos coesivos.

3.        Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.

4.        Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.

5.        Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.

 

 

 

V

Elabora proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

0.        Não elabora proposta de intervenção.

1.        Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.

2.        Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articula com a discussão desenvolvida no texto.

3.        Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

4.        Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.

5.        Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário