domingo, 18 de fevereiro de 2024

LITERATURA - NOSSO TEATRO - ATIVIDADE EM GRUPO - 1os ANOS - 2024 - I UNIDADE


 

LITERATURA CLÁSSICA EM AÇÃO

GÊNERO ÉPICO

1. ILÍADA, de Homero 

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/iliadap.pdf

2. ODISSEIA, de Homero 

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/odisseiap.pdf

3. ENEIDA, de Virgílio 

LINK AQUI => https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/eneida.pdf

4. OS LUSÍADAS, de Luís Vaz de Camões 

LINK AQUI=> http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000162.pdf

5. O CONDE DE MONTE CRISTO, de Alexandre Dumas

LINK AQUI => https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/3-O-Conde-de-Monte-Cristo-Alexandre-Dumas-1_compressed1.pdf

6. ROBINSON CRUSUÉ, de Daneiel Defoe

LINK AQUI => https://www.itapema.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Robinson-Crusoe.pdf

GÊNERO DRAMÁTICO

1. HAMLET, de William Shakespeare 

LINK AQUI =>https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf

2. ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare

LINK  AQUI=> https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf

3. MACBATH,  de William Shakespeare

LINK=>https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187471/A%20trag%C3%A9dia%20de%20Macbeth%20e-book.pdf?sequence=1&isAllowed=y

4. A MEGERA DOMADA, de William Shakespeare

LINK AQUI =>http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/megera.pdf

5. REI LEAR, de William Shakespeare

LINK AQUI => http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/lear.pdf

6. AUTO DA BARCA DO INFERNO,  de Gil Vicente 

LINK AQUI => http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00111a.pdf

7. AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Villar Suassuna

LINK=> https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5419645/mod_resource/content/1/Auto%20da%20Compadecida.pdf

Adaptação para a nossa SEQUÊNCIA DIDÁTICA:


Da maneira como expomos acima, faremos algumas adaptações para as apresentações teatrais, na seguinte ordem:

1. Apresentação da situação: neste momento, explicarei os gêneros literários, quais sejam: épico, lírico e dramático, porém, inicialmente, darei ênfase aos gêneros épico e dramático. Em seguida, serão apresentados resumos das obras. Diante disso, os estudantes escolhem um dos títulos (nos links acima). Depois disso, as equipes serão formadas e os exemplos serão vivenciadas em pequenas apresentações.

2. Produção inicial: os estudantes farão a leitura dos fragmentos escolhidos, assistirão ao trecho do filme referente ao trecho particular (os estudantes usarão o laboratório de línguas para assistir aos fragmentos de filme). Em seguida, escreverão um roteiro da apresentação  teatral.

3. Módulo 1: os estudantes são orientados a escrever um roteiro a partir do fragmento escolhido. Neste particular, as equipes definirão: personagens, figurino, sonoplastia e cenário (com uso de slide e datashow - como projeção ao fundo). Vale destacar que a gravação de áudio e a sonoplastia deverá ser feita neste momento.

4. Módulo 2: neste estágio, os estudantes farão um ensaio no auditório da escola com base no resultado do módulo anterior.

5. Produção final: culminância para a apresentação das cenas no auditório da escola (a data será definida em breve).


SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário