🙋EM DIA COM O ENEM
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👉👉ENSINO MÉDIO - 2os. ANOS
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📌 PARA A AULA DO DIA 9/9/2020 (QUARTA-FEIRA) 👀
01. ENEM
O texto faz referência aos sistemas de
comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se
fundamenta na falta de
a) opinião dos
leitores nas redes sociais.
b) recursos
tecnológicos nas empresas jornalísticas.
c)
instantaneidade na divulgação da notícia impressa.
d) credibilidade
das informações veiculadas nos blogs.
e) adequação da linguagem jornalística ao público jovem.
02. ENEM
a) o caráter agregador do entretenimento
televisivo.
b) o desinteresse do telespectador pela
programação oferecida.
c) o contentamento de uma família com
seus bens de consumo.
d) a qualidade dos programas televisivos
que são oferecidos à população.
e) a intolerância das pessoas frente à mercantilização da televisão.
03. ENEM
Pelas características
da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto
possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao
a) criticar o transporte rodoviário
brasileiro, em razão da grande quantidade de caminhões nas estradas,
b) ironizar a dificuldade de locomoção
no trânsito urbano, devida ao grande fluxo de veículos.
c) expor a questão do movimento como um
problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada.
d) restringir os problemas de tráfego a
veículos particulares, defendendo, como solução, o transporte público.
e) propor a ampliação de vias nas estradas, detalhando o espaço exíguo ocupado pelos veículos nas ruas.
04. ENEM
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos
sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende
veicular.
b) ironia para conferir um novo
significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do
advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real
pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar
a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
05. ENEM
A tirinha denota a
postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins
de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma
argumentativa, por meio de uma atitude
a) crítica, expressa pelas ironias.
b) resignada, expressa pelas
enumerações.
c) indignada, expressa pelos discursos
diretos.
d) agressiva, expressa pela
contra-argumentação.
e) alienada, expressa
pela negação da realidade.
06. ENEM
Como se apresentam os
atos de ler e escrever no contexto dos canais de chat da internet? O
próprio nome que designa estes espaços no meio virtual elucida que os
leitores-escritores ali estão empenhados em efetivar uma conversação. Porém,
não se trata de uma conversação nos moldes tradicionais, mas de um projeto
discursivo que se realiza só e através das ferramentas do computador via canal
eletrônico mediado por um software específico. A dimensão temporal deste
tipo de interlocução caracteriza-se pela sincronicidade em tempo real,
aproximando-se de uma conversa telefônica, porém, devido às especificidades do
meio que põe os interlocutores em contato, estes devem escrever suas mensagens.
Apesar da sensação de estarem falando, os enunciados que produzem são
construídos num “texto falado por escrito” numa “conversação com expressão
gráfica”. A interação que se dá “tela a tela”, para que seja bem-sucedida,
exige, além das habilidades técnicas anteriormente descritas, muito mais do que
a simples habilidade linguística de seus interlocutores. No interior de uma
enorme coordenação de ações, o fenômeno chat também envolve
conhecimentos paralinguísticos e socioculturais que devem ser partilhados por
seus usuários. Isso significa dizer que esta atividade comunicacional, assim
como as demais, também apresenta uma vinculação situacional, ou seja, não pode
a língua, nesta esfera específica da comunicação humana, ser separada do
contexto em que se efetiva.
BERNARDES, A. S.;
VIEIRA, P. M. T. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 14 ago. 2012.
No texto, descreve-se
o chat como um tipo de conversação “tela a tela” por meio do computador
e enfatiza-se a necessidade de domínio de diversas habilidades. Uma
característica desse tipo de interação é a
a) coordenação de
ações, ou atitudes, que reflitam modelos de conversação tradicionais.
b) Presença obrigatória de elementos
iconográficos que reproduzam características do texto falado.
c) inserção sequencial de elementos
discursivos que sejam similares aos de uma conversa telefônica.
d) produção de uma conversa que articula
elementos das modalidades oral e escrita da língua.
e) agilidade na
alternância de temas e de turnos conversacionais.
07. ENEM
Mas assim que
penetramos no universo da web, descobrimos que ele constitui não apenas
um imenso “território” em expansão acelerada, mas que também oferece inúmeros
“mapas”, filtros, seleções para ajudar o navegante a orientar-se. O melhor guia
para a web é a própria web. Ainda que seja preciso ter a
paciência de explorá-la. Ainda que seja arriscar-se a ficar perdido, aceitar a
“perda de tempo” para familiarizar-se com esta terra estranha. Talvez seja
preciso ceder por um instante a seu aspecto lúdico para descobrir, no desvio de
um link, os sites que mais se aproximam de nossos interesses
profissionais ou de nossas paixões e que poderão, portanto, alimentar da melhor
maneira possível nossa jornada pessoal.
LÉVY, P. Cibercultura.
São Paulo: Editora 34, 1999.
O usuário iniciante
sente-se não raramente desorientado no oceano de informações e possibilidades
disponíveis na rede mundial de computadores. Nesse sentido, Pierre Lévy destaca
como um dos principais aspectos da internet o(a)
a) espaço aberto para a aprendizagem.
b) grande número de ferramentas de
pesquisa.
c) ausência de mapas ou guias
explicativos.
d) infinito número de páginas virtuais.
e) dificuldade de
acesso aos sites de pesquisa.
08 – ENEM
Wiki: liberdade e
colaboração
Liberdade e
colaboração, duas palavras cada vez mais importantes no mundo movido pela
informação. Mas nem sempre foi assim. A mudança para esta nova realidade só foi
possível graças à evolução dos meios de comunicação e dentre estes, em
especial, temos a internet. Você pode estar pensando, mas isto ainda está longe
do ideal. Tenho que concordar com esta afirmação, mas comparando com a situação
de um passado não muito distante já dá para ver que evoluímos muito.
Na internet
encontramos uma classe de ferramentas de software que permite não só o
acesso às informações de forma livre, como também a colaboração entre
indivíduos no desenvolvimento de um projeto (mesmo distantes geograficamente).
São os chamados wikis (pronuncia-se “uiquis”).
Entre, leia e
participe. Os wikis e o trabalho colaborativo através da internet são a
maior prova de que a soma de dois mais dois pode ser cinco ou muito mais.
SUDRÉ, G. Disponível
em: http://imasters.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Com base no texto de
Gilberto Sudré, conclui-se que a ferramenta wiki seria mais adequada
para a
a) realização de trabalhos escolares
individuais.
b) impressão de textos extraídos da
internet.
c) formatação de revistas para
impressão.
d) produção coletiva de um dicionário
on-line.
e) publicação de
livros de autores clássicos.
09. ENEM
O que é possível
dizer em 140 caracteres?
Sucesso do Twitter no
Brasil é oportunidade única de compreender a importância da concisão nos
gêneros de escrita
A máxima “menos é
mais” nunca fez tanto sentido como no caso do microblog Twitter, cuja
premissa é dizer algo – não importa o quê – em 140 caracteres. Desde que o
serviço foi criado, em 2006, o número de usuários da ferramenta é cada vez
maior, assim como a diversidade de usos que se faz dela. Do estilo “querido
diário” à literatura concisa, passando por aforismos, citações, jornalismo,
fofoca, humor etc., tudo ganha o espaço de um tweet [“pio” em inglês] e
entender seu sucesso pode indicar um caminho para o aprimoramento de um recurso
vital à escrita: a concisão.
Disponível em:
http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
O Twitter se presta a
diversas finalidades, entre elas, à comunicação concisa, por isso essa rede
social
a) é um recurso elitizado, cujo público
precisa dominar a língua padrão.
b) constitui recurso próprio para a
aquisição da modalidade escrita da língua.
c) é restrita à divulgação de textos
curtos e pouco significativos e, portanto, é pouco útil.
d) interfere negativamente no processo
de escrita e acaba por revelar uma cultura pouco reflexiva.
e) estimula a
produção de frases com clareza e objetividade, fatores que potencializam a
comunicação interativa.
10. ENEM
O hipertexto
refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e
permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos
a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem
condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de
assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos
estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que
faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza,
pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado,
multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim,
ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a
possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não
tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
MARLUSCHI, L. A.
Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou
nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um
novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos
de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões
associando entre si diversos elementos, o hipertexto
a) é uma estratégia
que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao
confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
b) é uma forma artificial de produção da
escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o
menosprezo pela escrita tradicional.
c) exige do leitor um maior grau de
conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas
pesquisas escolares.
d) facilita a pesquisa, pois proporciona
uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog
oferecidos na internet.
e) possibilita ao
leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência
predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
11. ENEM
O Chat e sua
linguagem virtual
O significado da
palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa
acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas
estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São
muitos os sites que oferecem a opção de bate-papo na internet, basta
escolher a sala que deseja “entrar”, identificar-se e iniciar a conversa.
Geralmente, as salas são divididas por assuntos, como educação, cinema,
esporte, música, sexo, entre outros, Para entrar, é necessário escolher um nick,
uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa.
Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar
se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando
que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua
faixa etária.
AMARAL, S. F.
Internet: novos valores e novos comportamentos. In: SILVA, E. T. (Coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez,
2003. (adaptado).
Segundo o texto, o chat
proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica,
uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados
de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de
comunicação porque
a) possibilita que ocorra diálogo sem a
exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos
fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.
b) disponibiliza salas de bate-papo
sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema
de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos
adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de
idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o
que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de
cada participante.
e) limita a
quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de
garantir a qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
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