domingo, 3 de março de 2024

ORALIDADE - DEBATE REGRADO - 2024

 


DEBATE REGRADO - 2024

Práticas de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de nota. Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro. Polidez linguística.

(EM13LP25PE) Promover e participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for o caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.

BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

(EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.

(EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula. 

 

Vamos aprofundar!

01.  Qual a sua tese?

02.  Escreva dois argumentos sobre cada temática ofertada.

03.  Levante uma proposta de intervenção para cada temática.

04.  Durante o debate, o estudante deverá: explicar, comparar, indicar causas e consequências, fazer descrição, narração, injunção, disjunção etc.

Observações:

Posicionamento responsável com respeito ao ambiente escolar;

Respeitar os (LINK) => DIREITOS HUMANOS nas ações e nas colocações;

Respeitar o posicionamento dos interlocutores;

Uso dos operadores argumentativos;

Não tangenciar o tema;

Respeitar o turno de fala dos interlocutores;

Argumentar em favor das próprias ideias sem agredir os outros;

Não atrapalhar o bom andamento da aula;

Não usar o celular ao longo do processo de construção da atividade;

Evitar sair da sala de aula para não atrapalhar as atividades (exige atenção, portanto, o estudante deve fazer a escuta de forma atenta, deve tomar nota etc.).

SEQUÊNCIA DIDÁTICA



1. APRESENTAÇÃO

1.1  DESINFORMAÇÃO

1.2 FAKE NEWS E DEEP FAKE

1.3  BULLYING E CYBERBULLYING

1.4  STALKING 

1.5 LINCHAMENTO VIRTUAL

1.6 CANCELAMENTO VIRTUAL

1.7 TROLLS

1.8 HATERS

1.9 CULTURA DE ÓDIO

1.10 RACISMO RECREATIVO

2. PRODUÇÃO INICIAL - leitura, pesquisa, produção escrita de roteiro e resumo (grupos de 5 ou 6).

3. MÓDULO 1 - os estudantes se reúnem em pequenos grupos (5 a 6 componentes) e pesquisam sobre os temas sugeridos acima. Em seguida, fazem anotações sobre os conceitos e elencam uma série de argumentos sobre os assuntos. 

4. MÓDULO 2 -  os estudantes fazem ensaios de debate em grupo. Na sequência, elegem um representante, que irá representar a equipe. 

5. PRODUÇÃO FINAL - Realização do debate com os representantes selecionados de cada grupo. 

SUCESSO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário