DEBATE REGRADO - 2024
Práticas
de oralidade: escuta atenta, turno e tempo de fala. Tomada de nota. Réplica
(posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias
veiculados por textos e atos de linguagem). Estratégias linguísticas típicas de
negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro. Polidez
linguística.
(EM13LP25PE)
Promover e participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe,
grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em
debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta,
respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada,
respeitosa e ética, diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões,
usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de
consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento,
fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para
endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando
propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for o caso,
com vistas ao entendimento e ao bem comum.
BNCC
(BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)
(EF01LP01)
Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de
falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas,
trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
(EF01LP02)
Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que
organizam a convivência em sala de aula.
Vamos
aprofundar!
01. Qual
a sua tese?
02. Escreva
dois argumentos sobre cada temática ofertada.
03. Levante
uma proposta de intervenção para cada temática.
04. Durante
o debate, o estudante deverá: explicar, comparar, indicar causas e
consequências, fazer descrição, narração, injunção, disjunção etc.
Observações:
Posicionamento responsável com respeito ao ambiente
escolar;
Respeitar os (LINK) => DIREITOS HUMANOS nas ações e nas
colocações;
Respeitar o posicionamento dos interlocutores;
Uso dos operadores argumentativos;
Não tangenciar o tema;
Respeitar o turno de fala dos interlocutores;
Argumentar em favor das próprias ideias sem agredir
os outros;
Não atrapalhar o bom andamento da aula;
Não usar o celular ao longo do processo de
construção da atividade;
Evitar sair da sala de aula para não atrapalhar as
atividades (exige atenção, portanto, o estudante deve fazer a escuta de forma
atenta, deve tomar nota etc.).
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. APRESENTAÇÃO
1.1 DESINFORMAÇÃO
1.2 FAKE NEWS E DEEP FAKE
1.3 BULLYING E CYBERBULLYING
1.4 STALKING
1.5 LINCHAMENTO VIRTUAL
1.6 CANCELAMENTO VIRTUAL
1.7 TROLLS
1.8 HATERS
1.9 CULTURA DE ÓDIO
1.10 RACISMO RECREATIVO
2. PRODUÇÃO INICIAL - leitura, pesquisa, produção escrita de roteiro e resumo (grupos de 5 ou 6).
3. MÓDULO 1 - os estudantes se reúnem em pequenos grupos (5 a 6 componentes) e pesquisam sobre os temas sugeridos acima. Em seguida, fazem anotações sobre os conceitos e elencam uma série de argumentos sobre os assuntos.
4. MÓDULO 2 - os estudantes fazem ensaios de debate em grupo. Na sequência, elegem um representante, que irá representar a equipe.
5. PRODUÇÃO FINAL - Realização do debate com os representantes selecionados de cada grupo.
SUCESSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário