segunda-feira, 1 de abril de 2024

TÓPICOS DE REVISÃO - FANZINE 1 - PRIMEIRA UNIDADE DIDÁTICA - ESTUDE MAIS!



 
TÓPICOS DE REVISÃO EM FORMA DE FANZINE


Imagem ampliada ou Outbus






Imagem ampliada do Outbus
-  acervo do prof. Leonardo Ferreira

COMENTÁRIO👀 

Nos últimos dias, um anúncio de desodorante tem chamado atenção no Recife. Trata-se do lançamento do desodorante Rosa Selvagem, que pode ser visto em outbus, outdoor, painéis de mensagem led (em abrigos de ônibus) etc. É curioso notar as diferentes estratégias que são utilizadas pelo anunciante. Em primeiro lugar, observe o uso das cores em contraste, isto é, a cor predominante desse anúncio, bem como a aparência de um líquido leitoso (que pode remeter à ideia de higiene, limpeza, asseio, pureza etc.)  que compõem a peça publicitária. O apelo, que chega a ser hiperbólico, apare ao lado de um ícone de relógio com o seguinte enunciado: "Dura até 2 meses". Isso levaria o leitor médio a aceitar não na possível duração do conteúdo do produto na embalagem, mas "na 'ilusão' de que o efeito de cada aplicação do produto teria uma duração prolongadíssima. Embora seja uma falsa impressão, provavelmente, o leitor incauto, aceitaria tal oferta exagerada. 
A frase: "Desafie o suor", apesar de apresentar um verbo no imperativo que não corresponde às regras da gramática escolar, busca aproximar-se do público em geral, quando se vale de uma linguagem coloquial (como se sabe, a gramática escolar traz a segunda pessoa do singular o imperativo afirmativo: "desafia")  e no fragmento: "nas melhores farmácias e shoppingns" (lado a lado com o preço R$19,99 e mediado pela imagem fotográfica do desodorante) revela que o produto é de qualidade, porém acessível ao grande público. 

Imagem ampliada de Outdoor - acervo do prof. Leonardo Ferreira 

COMENTÁRIO👀

O outdoor visto na imagem acima está situado na Avenida Dezessete de Agosto, Monteiro, Recife-PE. Da forma como pode ser visto, verifica-se que as cores predominantes são: rosa e branco (cores que compõem a embalagem do produto e faz parte da marca). Além disso, a duração do produto e o ícone do relógio correspondem ao mesmo apelo exagerado (e talvez ambíguo) do "tempo de efeito do produto aplicado" e do "tempo de duração do conteúdo - 85 ml"). Vale destacar que a estratégia do anunciante é fazer referência à quantidade e à durabilidade. Por isso mesmo, "Grande e com longa duração..." enfatizam a mensagem. Nessa direção, o reforço é dado com a frase: "Grande e com longa duração, feito especialmente para você". Na sequência, vemos: "controle o suor e  mau odor com desodorante Rosa Selvagem". Da mesma forma que ocorre no outbus, o anunciante (agora, no outdoor) se utiliza de um verbo no imperativo, que não atende à exigência da gramática escolar, no entanto, torna a mensagem mais acessível ao público alvo. Nota-se que o apelo se dá de forma curiosa, pois o produto anunciado foi desenvolvido "exclusivamente para você", isto é, o anunciante já pressupõe o que o público alvo precisa.
Convém lembrar, também, que a expressão: "Rosa Selvagem" revela certo grau de oposição, porque "rosa" representa: perfume, suavidade, fragilidade, pureza etc., ao passo que, "selvagem" pode significar, segundo Houaiss (2015, p. 856), "[...] próprio da selva ou que nela habita, que vive sem cultura ou cuidados especiais, fig. que se desenvolve sem controle, não domesticado, grosseiro...". Não ignoramos, no entanto, que existe um tipo de planta denominada "rosa selvagem". 
Imagem disponível em: https://betaflores.blogspot.com/2012/08/rosa-selvagem.html Acesso em: 1o abr. 2024.



Portanto, é possível inferir, guardando-se as devidas proporções, que  o jogo entre essas palavras antagônicas tem o objetivo claro de gerar a ideia de "selvageria das exigências cotidianas sob o efeito do calor que os recifenses enfrentam" face "ao perfume suave das rosas", que é garantido ao público alvo (com longa duração e com preço acessível) . 










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