domingo, 9 de junho de 2024

LÍNGUA PORTUGUESA - TÓPICOS DE REVISÃO - AVALIAÇÃO DA II UNIDADE DIDÁTICA - 2024

 

🙋TÓPICOS DE REVISÃO: 💁AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - II UNIDADE

01. Interpretação e compreensão de texto; charge; itens multimodais (cores, fontes etc.); estratégias argumentativas e criticidade.

02. Comparação entre textos de domínio discursivo literário; Classicismo (todos os aspectos discutidos durante as aulas); Camões; conhecimento enciclopédico.

03. Compreensão de texto; ideia central; domínio discursivo científico e conhecimento de mundo.

04. Comparação entre textos de diferentes domínios discursivos.

Disponível em: <https://www.folha.uol.com.br/> Acesso em: 19 maio 2024.


Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2024/03/22/ibge-93-milhoes-de-brasileiros-ainda-sao-analfabetos-a-grande-maioria-com-mais-de-40-anos.ghtml> Acesso em: 11/06/2024

05. Comparação entre textos (leitura intersemiótica);

Na tela, a seguir, podemos refletir sobre a exploração do humano na extração de pau-brasil. Embora a obra tenha sito produzida por um artista modernista, o seu conteúdo pode dialogar com o Quinhentismo, uma vez que, como frisei nas aulas, o registro na Carta, de Pero Vaz de Caminha, expressa o interesse do colonizador de explorar os indígenas já no primeiro contato.


Pau-Brasil, de Cândido Portinari: Disponível em: https://www.portinari.org.br/ Acesso em: 11 jun. 2024


Poderíamos considerar a imagem abaixo como uma foto-denúncia, isto é, estamos diante de um registro para fins de "denúncia", muito comum aos textos em domínio discursivo jornalístico (como reportagem, por exemplo).


Indígena ianomami - disponível em: <https://conexaoplaneta.com.br/blog/imagens-chocantes-denunciam-as-sequelas-do-garimpo-na-terra-indigena-yanomami-criancas-e-idosa-severamente-desnutridas/> Acesso em: 11 jun. 2024.

Por outro lado, o registro da imagem pode nos levar ao entendimento de foto-arte, como pode ser visto no trabalho de Sebastião Salgado. Do modo como podemos verificar, a imagem que segue, traz uma perspectiva diferente da anterior, porque esta última esboça finalidade estética. 


Na aldeia Mutum Terra Indígena do Rio Gregório. Bela Yawanawi posa para Salgado com cocar e rosto pintado. Crédito: Sebastião Salgado: disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/sebastiao-salgado-precisamos-ser-inteligentes-o-suficiente-para-sobreviver/> Acesso em: 11 jun. 2024.

Em síntese, é possível estabelecer uma leitura intersemiótica das três composições, da forma como expliquei nas aulas.


06. Comparação entre textos (atualidade); conhecimento de mundo e textos de domínio discursivo jornalístico.

Exemplo:

Disponível em: <https://www.folha.uol.com.br/> Acesso em: 9 jun. 2024.

Conhecimento de mundo: para entender a charge acima, é preciso ter conhecimento das discussões em torno da possibilidade de "privatização das praias", conforme pode ser visto na matéria a seguir:

PEC da Praias dificultaria acesso da população às áreas à beira-mar e favoreceria especulação imobiliária, diz governo

Contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode “privatizar” áreas à beira-mar que atualmente pertence à União o Governo Federal avaliou nesta quarta-feira (5) que a medida, se adotada, dificultaria o acesso da população ao mar e, também, favoreceria a especulação imobiliária [...]

Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/06/05/pec-das-praias-dificultaria-acesso-da-populacao-as-areas-a-beira-mar-e-favoreceria-especulacao-imobiliaria-diz-governo.ghtml> Acesso em: 9 jun. 2024.


07. Comparação entre textos  de domínio discursivo literário; Quinhentismo (Literatura Informativa e Literatura Formativa: todos os assuntos relacionados discutidos em aula)e atualidades.

Como mencionei nas aulas, trarei para o centro do debate textos de Daniel Munduruku e de Ailton Krenak. 

Daniel Munduruku
Ailton Krenak



08. Homônimos e parônimos; acentuação gráfica e ortografia. Neste particular, estude a ficha de parônimos e homônimos (principalmente a atividade com períodos compostos e a produção de texto envolvendo homônimos e parônimos), bem como leve em conta a ficha de exercício sobre acentuação gráfica.

09. Compreensão de texto; domínio discursivo científico; ideia central; ideias implícita e informação explícita.

10. Compreensão de texto; domínio discursivo literário; gênero do discurso; linguagem e estrutura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário