🙋TÓPICOS DE REVISÃO: 💁AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - II UNIDADE
01. Interpretação e compreensão de texto; charge; itens multimodais (cores, fontes etc.); estratégias argumentativas e criticidade.02. Comparação entre textos de domínio discursivo literário; Classicismo (todos os aspectos discutidos durante as aulas); Camões; conhecimento enciclopédico.
03. Compreensão de texto; ideia central; domínio discursivo científico e conhecimento de mundo.
04. Comparação entre textos de diferentes domínios discursivos.
Por exemplo, na sequência, temos uma charge e uma manchete:
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2024/03/22/ibge-93-milhoes-de-brasileiros-ainda-sao-analfabetos-a-grande-maioria-com-mais-de-40-anos.ghtml>
Acesso em: 11/06/2024
05. Comparação entre textos (leitura intersemiótica);
Na tela, a seguir, podemos refletir sobre a exploração do humano na extração de pau-brasil. Embora a obra tenha sito produzida por um artista modernista, o seu conteúdo pode dialogar com o Quinhentismo, uma vez que, como frisei nas aulas, o registro na Carta, de Pero Vaz de Caminha, expressa o interesse do colonizador em explorar os indígenas já no primeiro contato.
Pau-Brasil, de Cândido Portinari: Disponível em: https://www.portinari.org.br/ Acesso
em: 11 jun. 2024
Por outro lado, o registro da imagem pode nos levar ao entendimento de foto-arte, como pode ser visto no trabalho de Sebastião Salgado. Do modo como podemos verificar, a imagem que segue, traz uma perspectiva diferente da anterior, porque esta última esboça finalidade estética.
Na aldeia Mutum Terra Indígena do Rio Gregório. Bela
Yawanawi posa para Salgado com cocar e rosto pintado. Crédito: Sebastião
Salgado: disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/sebastiao-salgado-precisamos-ser-inteligentes-o-suficiente-para-sobreviver/>
Acesso em: 11 jun. 2024.
06. Comparação entre textos (atualidade); conhecimento de mundo e textos de domínio discursivo jornalístico.
Exemplo:
Conhecimento de mundo: para entender a charge acima, é preciso ter conhecimento das discussões em torno da possibilidade de "privatização das praias", conforme pode ser visto na matéria a seguir:
PEC da Praias dificultaria acesso da população às áreas à
beira-mar e favoreceria especulação imobiliária, diz governo
Contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode
“privatizar” áreas à beira-mar que atualmente pertence à União o Governo Federal avaliou nesta quarta-feira (5) que a medida, se adotada, dificultaria o
acesso da população ao mar e, também, favoreceria a especulação imobiliária [...]
Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/06/05/pec-das-praias-dificultaria-acesso-da-populacao-as-areas-a-beira-mar-e-favoreceria-especulacao-imobiliaria-diz-governo.ghtml> Acesso em: 9 jun. 2024.
07. Comparação entre textos de domínio discursivo literário; Quinhentismo (Literatura Informativa e Literatura Formativa: todos os assuntos relacionados discutidos em aula)e atualidades.
Como mencionei nas aulas, trarei para o centro do debate textos de Daniel Munduruku e de Ailton Krenak.
08. Homônimos e parônimos; acentuação gráfica e ortografia. Neste particular, estude a ficha de parônimos e homônimos (principalmente a atividade com períodos compostos e a produção de texto envolvendo homônimos e parônimos), bem como leve em conta a ficha de exercício sobre acentuação gráfica.
09. Compreensão de texto; domínio discursivo científico; ideia central; ideias implícita e informação explícita.
10. Compreensão de texto; domínio discursivo literário; gênero do discurso; linguagem e estrutura.
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