sábado, 15 de agosto de 2020

CINEMA E AUDIOVISUAL - - WEBLOG - - NOSSO DIÁRIO VIRTUAL 2020

WEBLOG - NOSSO DIÁRIO VIRTUAL 2020

Atenção! Em processo de construção e revisão.

CINEMA E AUDIOVISUAL

 Welcome to our Weblog


"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."
(Charles Spencer Chaplin)



INTRODUÇÃO

As mudanças linguísticas e o avanço no uso de tecnologias da informação exigem cada vez mais da professora e do professor estratégias de ensino que, não só contemple o ensino tradicional, mas também envolva práticas de ensino aprendizagem que abrange os multiletramentos.

Por assim dizer, a eletiva Cinema e Audiovisual objetiva desenvolver habilidades práticas e teóricas, a fim de explorar as diferentes linguagens nos variados meios multissemióticos. Além disso, buscamos aprofundar conceitos e técnicas de produção audiovisuais. Tal proposta se dará a partir de: (i) aulas expositivas, (ii) dinâmicas de grupo, (iii) elaboração de roteiro, (iv) criação de oficinas para idealização de figurino e de cenário, (v) treinamento para melhor desenvoltura da expressão corporal, (vi) técnicas de filmagem, (vii) edição de vídeo e áudio etc.

Com isso, diante das demandas exigidas no plano da Pós-modernidade, instamos em pontuar a função imprescindível da literatura clássica, como base para a produção audiovisual. Associado a esse princípio, queremos agregar ao projeto trabalhos exitosos, da área de teatro, que desenvolvemos nas aulas regulares. Entre as obras vivenciadas, podemos destacar excertos dos livros de: William Shakespeare, Gil Vicente e Ariano Suassuna, só para mencionar alguns.

Quanto à dinâmica da eletiva, já nos dois primeiros meses, os estudantes serão orientados para a produção de um documentário. Por isso mesmo, será empreendida uma pesquisa documental sobre a temática proposta. Na sequência, passaremos a produzir um roteiro, com os principais pontos a serem desenvolvidos.  Com isso, abriremos caminho para uma série de entrevistas com o propósito de elaborar a primeira composição audiovisual. Em seguida, passaremos ao estágio de finalização desse trabalho.

Portanto, como se vê, a eletiva Cinema e Audiovisual pretende contemplar os múltiplos aspectos semióticos levando em conta a pedagogia dos multiletramentos, ao considerarmos os aspectos: escrito, visual, espacial, sensorial, gestual, sonoro e oral. Assim, ambicionamos explorar o máximo de possibilidades linguísticas no plano sócio-discursivo, em que os estudantes estão inseridos.    

(Texto publicado no espaço escolar em 12/2/2019) 


OBJETIVOS 


Compreender os conceitos de multiletramento, bem como reconhecer e explorar as suas possibilidades linguísticas;

Explorar os recursos técnicos no âmbito audiovisual;

Orientar a produção de roteiro;

Produzir figurino temático com uso de material reciclado;

Sensibilizar para a apreciação da arte;

Ler clássicos da literatura estrangeira e da literatura nacional;

Inserir os estudantes no mundo cultural;

Desenvolver técnicas de representação;

Organizar oficinas de maquiagem, cenário, produção de figurino etc.;

Incentivar o uso das diferentes linguagens na produção audiovisual;

Organizar uma mostra de curtas e de filmes produzidos na escola;

Aplicar conhecimento de captação de imagem em movimento;

Expor técnicas de produção audiovisual;

Criar roteiro de curta-metragem, vídeo-minuto, trailer, medley, dublagem, documentários etc.;

Revisar e escrever roteiro para produção de curta-metragem e documentário;

Desenvolver a pré-produção audiovisual;

Treinar os estudantes para encenação;

Formar equipe para editoração de vídeo e som;

Promover a consciência ética;

Reconhecer o direito de imagem;

Vivenciar a cidadania, a consciência crítica, o companheirismo e o respeito mútuo. 



BREVE HISTÓRICO


        Em janeiro de 2018, encaminhei uma proposta de implantação da eletiva de Cinema e Audiovisual. Para isso, idealizei e escrevi um projeto que envolve rigor técnico e aprofundamento teórico. Naquela ocasião, tracei  o planejamento anual para garantir, aprioristicamente, que os estudantes pudessem colocar em prática a elaboração de um documentário e de um curta-metragem.            Nas primeira aulas, orientei a organização de grupos específicos para (i) maquiagem, (ii) figurino, (iii) cenário, (iv) roteiro e (v) edição. De pronto, sugeri um cronograma de produção de documentário e de curta-metragem. Mesmo com poucos recursos, comecei uma série de aulas práticas e teóricas sobre equipamento, filmagem, elaboração de figurino (com material reciclado), catálogo de itens para maquiagem, desenhos para cenário, mapas para orientar o roteiro de filmagens, checklist etc. 
             Para a produção do primeiro curta-metragem, sugeri as "Lendas Urbanas do Recife". Por isso mesmo, conduzi uma série de pesquisas sobre o assunto. Na sequência, marquei várias reuniões com os participantes da eletiva para a criação de um figurino a partir da visão da equipe. Como tem sido feito sempre, os componentes decidiram tudo de forma democrática. 
             Na segunda fase, visitamos um mercado público no entorno da unidade escolar. Para isso, tracei um planejamento específico e dividi as esquipes para entrevista, filmagem, roteiro, equipamento etc. 
            As duas experiências foram exitosas, porque mostram resultados positivos dentro daquilo que foi planejado. Assim, em menos de seis meses, desenvolvemos um documentário, um curta-metragem e outros trabalhos.  
       No mesmo período, fez parte de nossas atividades uma visita à Universidade Federal de Pernambuco, a fim que que os estudantes tivessem contato com a dimensão acadêmica e, ao mesmo tempo, com as possibilidades profissionais advindas do curso de Cinema e Audiovisual ofertado pela referida universidade. Não só isso, tivemos a oportunidade de exibir o nosso curta-metragem em um evento de alcance estadual.
 (...)

CINEMA E AUDIOVISUAL

IMAGENS DAS CENAS DO CURTA-METRAGEM: "RECIFE ASSOMBRADO"



Figura 1  - Imagem de cena introdutória do curta-metragem 

Figura 2 - Imagem de cena introdutória do curta-metragem
       


Figura 3  - Imagem de cena introdutória do curta-metragem 



Figura 4  - Imagem de cena introdutória do curta-metragem 



CINEMA E AUDIOVISUAL

     IMAGENS DAS CENAS DOS DOCUMENTÁRIOS


Figura 5  - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO 

Figura 6  - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO
    
Figura 7  - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO



Figura 8   - Imagem de cena do documentário ESCOLA


Figura 9  - Imagem de cena do documentário ESCOLA



Figura 10  - Imagem de cena do documentário ESCOLA



................................

CINEMA E AUDIOVISUAL

 👉👉Acompanhem o nosso WEBLOG para saber o histórico dos projetos da disciplina eletiva CINEMA E AUDIOVISUAL.


Figura 11 - Imagem de apresentação do vídeo
        
          No dia 8/5/2020, enviei para o canal uma proposta de atividade para o canal. No vídeo, mostro passo a passo a produção de um curta-metragem a partir de teatro de sombras. A ideia é promover os multiletramentos a partir de atividades linguísticas no campo audiovisual. Conforme tenho defendido, os diferentes aspectos multimodais levam os aprendizes a uma compreensão mais abrangente dos aspectos linguísticos. Soma-se a isso o meu compromisso com a literatura clássica. Por isso mesmo, usei um trecho de um conto de Clarice Lispector, como pode ser visto no link a seguir:

Segue o link com detalhes do projeto (publicado no canal 8/5/2020):



  
Figura 12 - Imagem de abertura do vídeo


   👇VIDEOCONFERÊNCIA 002

             Ao dar continuidade as atividades da Eletiva de Cinema e Audiovisual, no dia 15/5/2020, lancei a proposta da elaboração de um curta-metragem. A ideia inicial foi levantar uma série de questionamentos sobre o cotidiano dos estudantes,  a fim de encorajar os estudantes, uma vez que passamos por um período rígido de confinamento. Como pode ser acompanhado no vídeo, as perguntas foram elaboradas com a finalidade de produzir um roteiro. 
Para montar o curta-metragem "COTIDIANO", expliquei aos componentes da eletiva, que eu iria usar trechos de filmes que coletei em 2018 (filmei: a entrada da escola, o fluxo de estudantes, os corredores da escola, as salas, atividades na quadra, pátio, cozinha e entrevistei algumas pessoas da escola). O projeto foi explicado com detalhes aos aprendizes para que os textos fossem entregues e em seguida, cada estudantes, deveria gravar um áudio contanto um pouco do seu dia a dia. Depois da coleta de todo esse material, passaríamos pela fase de montagem com fotos, trechos de vídeos e desenhos.
 
Segue o link com detalhes do projeto (publicado no canal 11/6/2020):





Figura 13 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom




   👇VIDEOCONFERÊNCIA 003




Figura 14 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom


   👇VIDEOCONFERÊNCIA 004

          Nesta videoconferência, expliquei o processo de elaboração de um storyboard. Na ocasião, mostrei a importância desse recurso para a produção de um curta-metragem. 


Figura 15 - Imagem de ficha para Storyboard




Figura 16 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom

   👇VIDEOCONFERÊNCIA 004    



Figura 17 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom


   👇VIDEOCONFERÊNCIA 005   


Figura 18 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom

   👇VIDEOCONFERÊNCIA 006              
          No dia 7/8/2020, tivemos um momento todo especial de planejamento. Assim, sugeri os seis temas abaixo:



Figura 19 - Imagem de apresentação de slide durante aula através do Google Meet



          Nessa mesma sexta-feira (7/8/2020), fiz uma videoconferência com os estudantes com o objetivo de orientá-los em relação a pesquisa, a elaboração e a apresentação dos seminários. Nessa aula, exemplifiquei a elaboração de slides com imagens e tópicos bem distribuídos, expliquei a forma técnica de compor as referências (bibliográfica ou a partir de sites), bem como lancei um desafio para que os participantes trouxesse para cada tema uma proposta de aplicação na própria eletiva.


Figura 20 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom

   👇VIDEOCONFERÊNCIA 007        
          Prezados protagonistas, parabéns! 
         Os seminários foram muito bem apresentados. Na ocasião, pude registrar o interesse e a dedicação dos participantes. Quanto aos slides, é preciso ressaltar que todo o material exposto revelou o resultado de uma pesquisa profunda e, ao mesmo tempo, refletiu todo o cuidado na elaboração dos projetos. 


Figura 21 - Imagem de convite



           Na próxima sexta-feira (21/8/2020), planejaremos as atividades agendadas. Em outras palavras, no dia 28/8/2020, iremos vivenciar uma prática de entrevista e uma apresentação de dublagem. 

           👇VIDEOCONFERÊNCIA 008 - 21/8/2020

            Na aula de hoje, planejamos os nossos próximos passos. Assim, definimos a seguinte sequência de apresentações: (i) EQUIPE 1 - começará com uma entrevista; (ii) EQUIPE 2 - apresentará uma dublagem com edição própria; (iii) EQUIPE 3 - irá estrear um trailer e (iv) EQUIPE 4 - finalizará com a apresentação de uma dublagem. 

ATENÇÃO! Os projetos devem ser encaminhados para a plataforma Google Classroom (com antecedência).


          👇VIDEOCONFERÊNCIA 009 - 28/8/2020


Figura 22 - Imagem de convite

Nesta aula, os estudantes apresentaram os seguintes projetos:

1. Dublagem - A partir de uma cena conhecida, os componentes da equipe gravaram um áudio e incorporaram ao trecho de vídeo selecionado.
2. Entrevista - Perguntas foram elaboradas com antecedência sobre atividades de profissionais de educação. Na sequência, sugeriu-se uma componente da eletiva para representar a entrevistada (no caso, uma estudante representou a professora). 
3. Trailer - Na primeira etapa, uma estudante elaborou a apresentação com slides sobre o trailer que serviu de matriz. Em seguida, uma componente planejou e dirigiu o projeto do novo trailer. Para isso, a estudante gravou cenas, fez a montagem e, posteriormente, apresentou.



          👇VIDEOCONFERÊNCIA 010 - 4/9/2020

🙋PRÓXIMA AULA  4/9/2020
Na próxima aula, iremos planejar novas atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário