WEBLOG - NOSSO DIÁRIO VIRTUAL 2020
Atenção! Em processo de construção e revisão.
CINEMA E AUDIOVISUAL
Welcome to our Weblog
"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."
(Charles Spencer Chaplin)
INTRODUÇÃO
As
mudanças linguísticas e o avanço no uso de tecnologias da informação exigem
cada vez mais da professora e do professor estratégias de ensino que, não só
contemple o ensino tradicional, mas também envolva práticas de ensino aprendizagem
que abrange os multiletramentos.
Por
assim dizer, a eletiva Cinema e Audiovisual objetiva desenvolver
habilidades práticas e teóricas, a fim de explorar as diferentes linguagens nos
variados meios multissemióticos. Além disso, buscamos aprofundar conceitos e
técnicas de produção audiovisuais. Tal proposta se dará a partir de: (i) aulas
expositivas, (ii) dinâmicas de grupo, (iii) elaboração de roteiro, (iv) criação
de oficinas para idealização de figurino e de cenário, (v) treinamento para
melhor desenvoltura da expressão corporal, (vi) técnicas de filmagem, (vii) edição
de vídeo e áudio etc.
Com
isso, diante das demandas exigidas no plano da Pós-modernidade, instamos em pontuar a
função imprescindível da literatura clássica, como base para a produção
audiovisual. Associado a esse princípio, queremos agregar ao projeto trabalhos
exitosos, da área de teatro, que desenvolvemos nas aulas regulares. Entre as obras
vivenciadas, podemos destacar excertos dos livros de: William Shakespeare, Gil
Vicente e Ariano Suassuna, só para mencionar alguns.
Quanto
à dinâmica da eletiva, já nos dois primeiros meses, os estudantes serão
orientados para a produção de um documentário. Por isso mesmo, será empreendida
uma pesquisa documental sobre a temática proposta. Na sequência, passaremos a
produzir um roteiro, com os principais pontos a serem desenvolvidos. Com isso, abriremos caminho para uma série de
entrevistas com o propósito de elaborar a primeira composição audiovisual. Em
seguida, passaremos ao estágio de finalização desse trabalho.
Portanto,
como se vê, a eletiva Cinema e Audiovisual pretende contemplar os
múltiplos aspectos semióticos levando em conta a pedagogia dos
multiletramentos, ao considerarmos os aspectos: escrito, visual, espacial,
sensorial, gestual, sonoro e oral. Assim, ambicionamos explorar o máximo de
possibilidades linguísticas no plano sócio-discursivo, em que os estudantes
estão inseridos.
(Texto publicado no espaço escolar em 12/2/2019)
OBJETIVOS
Compreender os
conceitos de multiletramento, bem como reconhecer e explorar as suas
possibilidades linguísticas;
Explorar os recursos
técnicos no âmbito audiovisual;
Orientar a produção de
roteiro;
Produzir figurino
temático com uso de material reciclado;
Sensibilizar para a apreciação da arte;
Ler clássicos da
literatura estrangeira e da literatura nacional;
Inserir os estudantes no
mundo cultural;
Desenvolver técnicas de
representação;
Organizar oficinas de
maquiagem, cenário, produção de figurino etc.;
Incentivar o uso das diferentes linguagens na produção audiovisual;
Organizar uma mostra de
curtas e de filmes produzidos na escola;
Aplicar conhecimento de
captação de imagem em movimento;
Expor técnicas de
produção audiovisual;
Criar roteiro de curta-metragem, vídeo-minuto, trailer, medley, dublagem, documentários etc.;
Revisar e escrever
roteiro para produção de curta-metragem e documentário;
Desenvolver a
pré-produção audiovisual;
Treinar os estudantes
para encenação;
Formar equipe para
editoração de vídeo e som;
Promover a consciência
ética;
Reconhecer o direito de
imagem;
Vivenciar a cidadania,
a consciência crítica, o companheirismo e o respeito mútuo.
BREVE HISTÓRICO
Em janeiro de 2018, encaminhei uma proposta de implantação da eletiva de Cinema e Audiovisual. Para isso, idealizei e escrevi um projeto que envolve rigor técnico e aprofundamento teórico. Naquela ocasião, tracei o planejamento anual para garantir, aprioristicamente, que os estudantes pudessem colocar em prática a elaboração de um documentário e de um curta-metragem. Nas primeira aulas, orientei a organização de grupos específicos para (i) maquiagem, (ii) figurino, (iii) cenário, (iv) roteiro e (v) edição. De pronto, sugeri um cronograma de produção de documentário e de curta-metragem. Mesmo com poucos recursos, comecei uma série de aulas práticas e teóricas sobre equipamento, filmagem, elaboração de figurino (com material reciclado), catálogo de itens para maquiagem, desenhos para cenário, mapas para orientar o roteiro de filmagens, checklist etc.
Para a produção do primeiro curta-metragem, sugeri as "Lendas Urbanas do Recife". Por isso mesmo, conduzi uma série de pesquisas sobre o assunto. Na sequência, marquei várias reuniões com os participantes da eletiva para a criação de um figurino a partir da visão da equipe. Como tem sido feito sempre, os componentes decidiram tudo de forma democrática.
Na segunda fase, visitamos um mercado público no entorno da unidade escolar. Para isso, tracei um planejamento específico e dividi as esquipes para entrevista, filmagem, roteiro, equipamento etc.
As duas experiências foram exitosas, porque mostram resultados positivos dentro daquilo que foi planejado. Assim, em menos de seis meses, desenvolvemos um documentário, um curta-metragem e outros trabalhos.
No mesmo período, fez parte de nossas atividades uma visita à Universidade Federal de Pernambuco, a fim que que os estudantes tivessem contato com a dimensão acadêmica e, ao mesmo tempo, com as possibilidades profissionais advindas do curso de Cinema e Audiovisual ofertado pela referida universidade. Não só isso, tivemos a oportunidade de exibir o nosso curta-metragem em um evento de alcance estadual.
(...)
CINEMA E AUDIOVISUAL
IMAGENS DAS CENAS DO CURTA-METRAGEM: "RECIFE ASSOMBRADO"
Figura 1 - Imagem de cena introdutória do curta-metragem
Figura 2 - Imagem de cena introdutória do curta-metragem
Figura 3 - Imagem de cena introdutória do curta-metragem
Figura 4 - Imagem de cena introdutória do curta-metragem
CINEMA E AUDIOVISUAL
IMAGENS DAS CENAS DOS DOCUMENTÁRIOS
Figura 5 - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO
Figura 6 - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO
Figura 7 - Imagem de cena introdutória do documentário MERCADO
Figura 8 - Imagem de cena do documentário ESCOLA
Figura 9 - Imagem de cena do documentário ESCOLA
Figura 10 - Imagem de cena do documentário ESCOLA
................................
CINEMA E AUDIOVISUAL
👉👉Acompanhem o nosso WEBLOG para saber o histórico dos projetos da disciplina eletiva CINEMA E AUDIOVISUAL.
Figura 11 - Imagem de apresentação do vídeo
No dia 8/5/2020, enviei para o canal uma proposta de atividade para o canal. No vídeo, mostro passo a passo a produção de um curta-metragem a partir de teatro de sombras. A ideia é promover os multiletramentos a partir de atividades linguísticas no campo audiovisual. Conforme tenho defendido, os diferentes aspectos multimodais levam os aprendizes a uma compreensão mais abrangente dos aspectos linguísticos. Soma-se a isso o meu compromisso com a literatura clássica. Por isso mesmo, usei um trecho de um conto de Clarice Lispector, como pode ser visto no link a seguir:
Segue o link com detalhes do projeto (publicado no canal 8/5/2020):
Figura 12 - Imagem de abertura do vídeo
👇VIDEOCONFERÊNCIA 002
Ao dar continuidade as atividades da Eletiva de Cinema e Audiovisual, no dia 15/5/2020, lancei a proposta da elaboração de um curta-metragem. A ideia inicial foi levantar uma série de questionamentos sobre o cotidiano dos estudantes, a fim de encorajar os estudantes, uma vez que passamos por um período rígido de confinamento. Como pode ser acompanhado no vídeo, as perguntas foram elaboradas com a finalidade de produzir um roteiro.
Para montar o curta-metragem "COTIDIANO", expliquei aos componentes da eletiva, que eu iria usar trechos de filmes que coletei em 2018 (filmei: a entrada da escola, o fluxo de estudantes, os corredores da escola, as salas, atividades na quadra, pátio, cozinha e entrevistei algumas pessoas da escola). O projeto foi explicado com detalhes aos aprendizes para que os textos fossem entregues e em seguida, cada estudantes, deveria gravar um áudio contanto um pouco do seu dia a dia. Depois da coleta de todo esse material, passaríamos pela fase de montagem com fotos, trechos de vídeos e desenhos.
Segue o link com detalhes do projeto (publicado no canal 11/6/2020):
Figura 13 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 003
Figura 14 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 004
Nesta videoconferência, expliquei o processo de elaboração de um storyboard. Na ocasião, mostrei a importância desse recurso para a produção de um curta-metragem.
Figura 15 - Imagem de ficha para Storyboard
Figura 16 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 004
Figura 17 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 005
Figura 18 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 006
No dia 7/8/2020, tivemos um momento todo especial de planejamento. Assim, sugeri os seis temas abaixo:
Figura 19 - Imagem de apresentação de slide durante aula através do Google Meet
Nessa mesma sexta-feira (7/8/2020), fiz uma videoconferência com os estudantes com o objetivo de orientá-los em relação a pesquisa, a elaboração e a apresentação dos seminários. Nessa aula, exemplifiquei a elaboração de slides com imagens e tópicos bem distribuídos, expliquei a forma técnica de compor as referências (bibliográfica ou a partir de sites), bem como lancei um desafio para que os participantes trouxesse para cada tema uma proposta de aplicação na própria eletiva.
Figura 20 - Imagem de convite publicada na plataforma Google Classroom
👇VIDEOCONFERÊNCIA 007
Prezados protagonistas, parabéns!
Os seminários foram muito bem apresentados. Na ocasião, pude registrar o interesse e a dedicação dos participantes. Quanto aos slides, é preciso ressaltar que todo o material exposto revelou o resultado de uma pesquisa profunda e, ao mesmo tempo, refletiu todo o cuidado na elaboração dos projetos.
Figura 21 - Imagem de convite
Na próxima sexta-feira (21/8/2020), planejaremos as atividades agendadas. Em outras palavras, no dia 28/8/2020, iremos vivenciar uma prática de entrevista e uma apresentação de dublagem.
👇VIDEOCONFERÊNCIA 008 - 21/8/2020
Na aula de hoje, planejamos os nossos próximos passos. Assim, definimos a seguinte sequência de apresentações: (i) EQUIPE 1 - começará com uma entrevista; (ii) EQUIPE 2 - apresentará uma dublagem com edição própria; (iii) EQUIPE 3 - irá estrear um trailer e (iv) EQUIPE 4 - finalizará com a apresentação de uma dublagem.
ATENÇÃO! Os projetos devem ser encaminhados para a plataforma Google Classroom (com antecedência).
👇VIDEOCONFERÊNCIA 009 - 28/8/2020
Figura 22 - Imagem de convite
Nesta aula, os estudantes apresentaram os seguintes projetos:
1. Dublagem - A partir de uma cena conhecida, os componentes da equipe gravaram um áudio e incorporaram ao trecho de vídeo selecionado.
2. Entrevista - Perguntas foram elaboradas com antecedência sobre atividades de profissionais de educação. Na sequência, sugeriu-se uma componente da eletiva para representar a entrevistada (no caso, uma estudante representou a professora).
3. Trailer - Na primeira etapa, uma estudante elaborou a apresentação com slides sobre o trailer que serviu de matriz. Em seguida, uma componente planejou e dirigiu o projeto do novo trailer. Para isso, a estudante gravou cenas, fez a montagem e, posteriormente, apresentou.
👇VIDEOCONFERÊNCIA 010 - 4/9/2020
🙋PRÓXIMA AULA 4/9/2020
Na próxima aula, iremos planejar novas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário