quinta-feira, 24 de março de 2022

CHECKLIST - UNIDADE 1 - ENSINO MÉDIO - 1os. ANOS => 2022

 

🙋LINGUAGEM, LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

01.  Seminário sobre: APRENDER A CONVIVER EM CIBERESPAÇO

Atenção! Quem não apresentou o trabalho poderá escrever um resumo de 10 (dez) linhas sobre um dos temas disponíveis AQUI 😊 no blog


02.  PRODUÇÃO DE TEXTO: dissertação-argumentativa (avaliação diagnóstica).

Atenção! Observe as correções, leia as observações e reescreva o texto.

ð  Escolha um dos assuntos sugeridos e escreva uma dissertação escolar (24 a 30 linhas).

ð  Sugestões: A importância da água; Fake News; O cotidiano escolar; O problema da poluição; Cancelamento virtual; A relevância da escola; Meio ambiente; Linchamento virtual; Educação alimentar; Lixo; Cyberbullying; Leitura para formação da juventude; Reciclagem; Stalking; Obesidade na adolescência.

Observação: deixarei as propostas de redação mais complexas para outros momentos.

03.  PRODUÇÃO DE TEXTO: resumo das aulas de linguagem.

Lembre-se de que o resumo deve contemplar os assuntos vivenciados ao longo das aulas. Assim, o seu texto deverá levar em conta: conceito de língua e linguagem, diferença entre língua e linguagem, contribuições de Ferdinand de Saussure, Noam Chomsky e Mikhail Bakhtin; teoria da comunicação: emissor, interlocutor, mensagem, canal, código, contexto; funções da linguagem (segundo Roman Jakobson); Variação/variedades linguísticas (citei William Labov) e combate ao preconceito linguístico (mencionei as contribuições de Marcos Bagno)

04.  PRODUÇÃO DE TEXTO: resumo das aulas de literatura.

Convém destacar nesse texto: conceito de literatura (conforme Antônio Cândido); gêneros literários (de acordo com o pensamento de Aristóteles); Trovadorismo (marco cronológico, contexto histórico, cantigas trovadorescas e diálogo com autores modernos); Humanismo (origem, panorama histórico, destaque para a produção literária de Gil Vicente, relação com autores do Modernismo brasileiro).

05.  Atividade com TIRINHAS: apresentação em dupla (nota individual).

Leia o passo a passo com as orientações que foram publicadas AQUI 😊 no blog.


06.  Pesquise um INFOGRÁFICO complexo e cole no caderno (atividade para reforçar o conteúdo do livro didático, conforme orientei).

Veja o exemplo no livro didático.

07.  LER E COMPREENDER: duas fichas de leitura e as respostas comentadas.

             FICHA 1 - Adolescência em tempo de COVID: como jovens estão enfrentando o      prolongamento da pandemia (Shin Suzuki – da BBC News Brasil em São Paulo, 30/01/2022)

             FICHA 2 – Geração Z

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm Acesso em: 28/02/2022)

 

08.  EM DIA COM O LIVRO DIDÁTICO: cada estudante deverá atualizar as atividades do livro didático (responda no caderno e indique a página).

 

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens” (Pitágoras)


Nenhum comentário:

Postar um comentário