🙋LINGUAGEM,
LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
01. Seminário sobre: APRENDER A CONVIVER EM CIBERESPAÇO
Atenção! Quem não apresentou o trabalho poderá escrever um resumo de 10
(dez) linhas sobre um dos temas disponíveis AQUI 😊 no blog
02. PRODUÇÃO DE TEXTO: dissertação-argumentativa (avaliação diagnóstica).
Atenção! Observe as correções, leia as observações e reescreva o texto.
ð
Escolha um dos assuntos sugeridos e escreva uma dissertação
escolar (24 a 30 linhas).
ð
Sugestões: A importância da água; Fake News; O cotidiano escolar; O
problema da poluição; Cancelamento virtual; A relevância da escola; Meio
ambiente; Linchamento virtual; Educação alimentar; Lixo; Cyberbullying; Leitura
para formação da juventude; Reciclagem; Stalking; Obesidade na adolescência.
Observação: deixarei as propostas de redação mais complexas para outros
momentos.
03. PRODUÇÃO DE TEXTO: resumo das aulas de linguagem.
Lembre-se de que o resumo deve contemplar os assuntos vivenciados ao longo
das aulas. Assim, o seu texto deverá levar em conta: conceito de língua e
linguagem, diferença entre língua e linguagem, contribuições de Ferdinand de
Saussure, Noam Chomsky e Mikhail Bakhtin; teoria da comunicação: emissor, interlocutor,
mensagem, canal, código, contexto; funções da linguagem (segundo Roman
Jakobson); Variação/variedades linguísticas (citei William Labov) e combate ao
preconceito linguístico (mencionei as contribuições de Marcos Bagno)
04. PRODUÇÃO DE TEXTO: resumo das aulas de literatura.
Convém destacar nesse texto: conceito de literatura (conforme Antônio Cândido);
gêneros literários (de acordo com o pensamento de Aristóteles); Trovadorismo
(marco cronológico, contexto histórico, cantigas trovadorescas e diálogo com
autores modernos); Humanismo (origem, panorama histórico, destaque para a
produção literária de Gil Vicente, relação com autores do Modernismo
brasileiro).
05. Atividade com TIRINHAS: apresentação em dupla (nota individual).
Leia o passo a passo com as orientações que foram publicadas AQUI 😊 no blog.
06. Pesquise um INFOGRÁFICO complexo e cole no caderno (atividade para reforçar o conteúdo
do livro didático, conforme orientei).
Veja o exemplo no livro didático.
07. LER E COMPREENDER: duas fichas de leitura e as respostas comentadas.
FICHA 1 - Adolescência em tempo de COVID: como
jovens estão enfrentando o prolongamento
da pandemia (Shin
Suzuki – da BBC News Brasil em São Paulo, 30/01/2022)
FICHA 2 – Geração Z
(Disponível
em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm
Acesso em: 28/02/2022)
08. EM DIA COM O LIVRO DIDÁTICO: cada estudante deverá atualizar as
atividades do livro didático (responda no caderno e indique a página).
“Educai as crianças
e não será preciso punir os homens” (Pitágoras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário